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Two of the following tests:
- 06-Philosophy
- 11-History
- 18-Portuguese
The world does not stop and UAL follows suit. Because we know that the media sector in Portugal and in the world is in permanent transformation, we offer a multifaceted training in the areas of Journalism, Public Relations, Advertising and Marketing.
Our Degree aims to respond to an increasingly demanding job market and opens doors for graduates to work professionally in any of these areas of Communication.
Mantemo-nos fiéis ao rigor e à qualidade que nos caracterizam desde que, em 1989, abrimos portas pela primeira vez. Os nossos licenciados chegaram ao mercado de trabalho em 1994 e, desde aí, a Licenciatura em Ciências da Comunicação formou centenas de profissionais de renome nas diferentes áreas da Comunicação em Portugal e no estrangeiro. Continuamos a privilegiar a qualidade num ensino teórico suportado por uma prática em ambiente de trabalho real atrás do UALMedia, uma plataforma multimédia alimentada diariamente por alunos de Ciências da Comunicação.
A Licenciatura em Ciências da Comunicação articula-se ainda com o núcleo de investigação NIP-C@M, dedicado ao estudo das práticas jornalísticas, da educação para os media e da literacia mediática, com particular enfoque nas competências digitais e nos desafios da desinformação no espaço lusófono
We are in the heart of Lisbon, a stone's throw from Marquês de Pombal, with television and radio studios equipped with state-of-the-art equipment and multiplatform newsrooms.
The Board of Directors of the Higher Education Assessment and Accreditation Agency (A3ES) decided to accredit, for a period of 6 years, the Degree in Communication Sciences from the Autonomous University of Lisbon, with effect from 07/31/2019.
Possibility of training in a professional context.
Case No: ACEF/1819/0207532. Publication date: 04/30/2020.
SYLLABUS
Sociology of Communication
6 ECTS
- Conseguir identificar e interpretar os principais postulados sociológicos que têm contribuído para a compreensão da comunicação como fenómeno social.
- Possuir autonomia interpretativa para discutir a formação do processo comunicativo, nas suas dimensões pública e privada, atendendo ao papel que os media jogam como agentes de socialização e de mediadores de sociabilidades.
- Produzir reflexão crítica e fundamentada acerca dos aspetos apresentados no conteúdo programático.
- Discutir as distintas abordagens metodológicas da sociologia aplicadas ao estudo mediático, sendo capaz de perceber as limitações e as potencialidades dos modelos teóricos e das formulações empíricas.
- Aprofundar conhecimentos sobre a organização e funcionamento da língua portuguesa;
- Produzir diferentes tipos de texto com correção gramatical, clareza e precisão;
- Utilizar estratégias de argumentação;
- Refletir sobre a cultura e a língua portuguesa.
- Saber o que é um modelo de negócio;
- Saber como identificar oportunidades de negócio;
- Saber como desenvolver um modelo de negócio;
- Saber como comunicar um modelo de negócio aos diferentes stakeholders;
- Entender os diferentes modelos de negócio na indústria da comunicação (on and offline).
Scientific Work Methods
6 ECTS
- Conhecer e entender noções básicas do processo da investigação científica (através do entendimento da ciência como processo de produção, o aluno será capaz de planear, gerir e exercer questionamentos das problemáticas e possíveis soluções empíricas adequadas);
- Identificar, avaliar e aplicar ferramentas de pesquisa, tratamento, avaliação, sistematização da literatura e transposição em teses ou hipóteses operacionalizáveis;
- Conhecer, entender e aplicar instrumentos metodológicos de redação e apresentação de trabalhos académicos, incluindo questões de coerência, espírito crítico e uso normas de citação/referenciação;
- Conhecer e aplicar métodos de recolha e tratamento de dados.
Political and Social Thought
6 ECTS
- Compreender e refletir sobre a evolução do pensamento político e social.
- Reconhecer e caracterizar as diversas correntes do pensamento político e social
- Discutir a atualidade das ideias
- Promover o interesse pela leitura científica, reflexão e problematização do conhecimento histórico.
- Estimular o espírito crítico.
Communication Theories
6 ECTS
- Dominar conceitos-chave para a compreensão do debate teórico das ciências da comunicação;
- Caracterizar as principais teorias da comunicação a partir das suas perspetivas quanto aos efeitos e papéis dos media na sociedade.
- Contextualize the theories of communication in the historical, cultural, political and economic dimensions.
- Critically analyze the main theories of communication.
- Analisar os media considerando as diferentes perspetivas estudadas.
Media and Society
6 ECTS
- Estar capacitado para produzir uma reflexão fundamentada acerca do papel desempenhado pelos meios de comunicação de massas no decorrer do transcurso histórico;
- Refletir acerca do impacto dos novos media no processo de construção da realidade social;
- Conhecer metodologias para desenvolvimento de estudos científicos sobre os média e produzir conhecimento na área das Ciências da Comunicação;
- Conseguir estruturar e executar um produto mediático, tendo por base o conhecimento das características técnicas e dos conteúdos para os diferentes suportes.
Introduction to Journalism
6 ECTS
- Critically analyze the role of journalism in democratic societies.
- Compreender os diversos fatores que condicionam o exercício do jornalismo: a economia política dos media, a cultura organizacional, as rotinas profissionais e a relação entre jornalistas e fontes de informação.
- Knowing the fundamental elements of journalistic language from the theoretical debate on what news is and the criteria for newsworthiness of events.
- Perceber a relevância da educação para os media e da literacia mediática (na sua relação com o jornalismo).
- Master basic techniques of journalistic writing.
Introduction to Advertising
6 ECTS
- Providenciar aos estudantes um panorama aprofundado da comunicação publicitária como vertente fundamental nas estratégias de marketing das organizações.
- Analisar a importância e os efeitos da componente persuasiva no contexto das mensagens, bem como a evolução histórica da publicidade comercial e as suas envolventes sociológicas, económicas e culturais;
- Analisar os atuais paradigmas de envolvimento entre marcas e consumidores;
- Analisar o contexto operativo da comunicação publicitária e as suas diferentes abordagens criativas e suportes, procurando desenvolver, em paralelo, uma atitude de reflexão face às potencialidades, desafios e constrangimentos que se colocam na atualidade a este sector.
- Critically analyze the role of journalism in democratic societies.
- Compreender os diversos fatores que condicionam o exercício do jornalismo: a economia política dos media, a cultura organizacional, as rotinas profissionais e a relação entre jornalistas e fontes de informação.
- Knowing the fundamental elements of journalistic language from the theoretical debate on what news is and the criteria for newsworthiness of events.
- Perceber a relevância da educação para os media e da literacia mediática (na sua relação com o jornalismo).
- Master basic techniques of journalistic writing.
- Apresentar e desenvolver o panorama da história política e social da Europa e de Portugal no período de transição da Modernidade para a Época Contemporânea.
- Desenvolver competências na área da histórica permitindo compreender a evolução das sociedades de Antigo Regime à realidade política e social atual.
- Contribuir para uma melhor apreciação e interpretação dos factos históricos.
- Estimular o espírito crítico.
- Promover o interesse pela leitura científica, reflexão e problematização.
- Conhecer a evolução histórica e o desenvolvimento da psicologia social, da psicologia organizacional e da psicologia do trabalho, identificando os seus pontos de contacto.
- Identificar as experiências clássicas da psicologia social e a sua importância no desenvolvimento desta ciência.
- Conhecer as particularidades psicossociais que alavancaram o surgimento da psicologia organizacional e a sua relevância no contexto das organizações.
- Conhecer as várias ciências que interagem com a psicologia social, das organizações e do trabalho.
- Compreender o contributo que a psicologia social das organizações e do trabalho pode oferecer ao nível individual.
- Compreender a mais-valia que a psicologia social das organizações e do trabalho pode representar para as organizações e para a sociedade em geral.
- Sensibilizar os discentes para as competências do psicólogo social, organizacional e do trabalho.
Communication Semiotics
6 ECTS
- Compreender os modos de significar o mundo através de uma apresentação da historiografia das diversas correntes semióticas.
- Incorporar a importância de um saber cada vez mais transversal a toda a produção comunicacional contemporânea.
- Interagir com as teorias semióticas de modo a criar modos de entendimento prático aplicados aos modelos estéticos de produção artística e de comunicação política, social e cultural.
cyberculture
6 ECTS
- Compreender o contexto emergente da cibercultura e das suas mais prementes manifestações, identificando as principais repercussões sociais, culturais e políticas, em particular nas práticas comunicacionais, nas relações sociais, nas artes e nas indústrias criativas.
- Conhecer a natureza dos media interativos e dominar as suas linguagens através da leitura e interpretação de autores que permitam ao aluno compreender a cultura digital.
- Identificar as características emergentes das novas tecnologias de comunicação e informação e saber operar perante as novas práticas comunicacionais decorrentes da inteligência artificial e suas problemáticas
- Compreender as dimensões de novas tendências culturais e de pensamento crítico em torno das noções de ciborgue, pós-humanismo e transumanismo.
Visual communication
6 ECTS
- Identify the main theoretical framework of graphic, iconic and image communication
- Know and master digital image processing tools
- Master infographic composition/editing techniques
- Acquire and deepen conceptual, technical and narrative knowledge in the field of digital video editing
- Operationalize digital video editing strategies and tools
- Identificar e distinguir os géneros jornalísticos. Adequar a escrita a cada género e a cada formato.
- Pesquisar, recolher e validar informação tendo em conta o objetivo, o género, o formato e o meio.
- Compreender e dominar as técnicas da escrita jornalística e suas especificidades.
- Saber titular e legendar, tendo em conta o género, o formato, o meio e o público.
- Reconhecer novos modelos, novos géneros, novos formatos jornalísticos.
- Study the origin and understand the evolutionary dynamics of international organizations
- Systematize the characteristics of international organizations as a form of international cooperation, and as guarantors of global governance
- Identify the main theoretical contributions to the study of international organizations
- Know and analyze the decision-making process in international organizations
- Reflect the relationship between the international reality and the functioning of International Organizations
- Realize the importance of organizations in the multilateral political/diplomatic framework
- Understand Portugal's role as a member of international organizations
Human Rights (optional)
6 ECTS
- Aquisição dos conceitos fundamentais e conhecimento dos aspetos mais relevantes do Direito Internacional dos Direitos Humanos e do Direito Internacional Humanitário, incluindo o regime jurídico internacional, os sistemas de proteção e reação, os atores e o contexto em que se situam.
- Análise crítica comparativa destas duas áreas do Direito Internacional, incluindo a articulação entre ambas no contexto dos conflitos armados.
- Estimular a reflexão sobre a interação entre abordagens teóricas de Direito Internacional e Relações Internacionais, de modo a desenvolver a compreensão da dinâmica dos processos internacionais e das limitacções de eficácia do próprio Direito Internacional.
- Compreender alguns dos mais importantes debates contemporâneos sobre o Direito Internacional dos Direitos Humanos e sobre o Direito Internacional Humanitário e situá-los de forma crítica nalguns dos mais relevantes temas e casos da atualidade.
- Reflexão crítica sobre o papel dos media na promoção, proteção e prevenção da violação de direitos humanos, assim como na prevenção e resolução de conflitos armados.
Communication Psychology
6 ECTS
- Saber identificar as formas e os tipos de comunicação (verbal e não-verbal).
- Compreender os diversos modelos de comunicação e a sua aplicabilidade à análise dos processo.
- Perceber os pressupostos teóricos e a aplicabilidade da pragmática da comunicação.
- Entender a importância da proxémia na comunicação e saúde humanas e as diferenças culturais associadas.
- Identificar fatores individuais, grupais e sociais que influenciam a comunicação interpessoal e grupal.
- Saber as diferenças entre um estudo de mercado e um projeto de investigação;
- Conhecer e ser capaz de implementar diferentes metodologias de análise do consumidor e da sociedade;
- Saber como aplicar o novo conhecimento em estratégias de marketing e comunicação;
- Saber como aplicar o novo conhecimento na produção de conteúdos jornalísticos.
Law, Ethics and Deontology
6 ECTS
Skills to acquire
- Know the national, European and international legal framework that regulates the activity of communication in its various aspects, including communication through new technologies, the regime of regulatory authorities, disciplinary, civil and criminal consequences of their action, with special emphasis on matters relating to fundamental rights, deontological and ethical rules governing the communication professions.
- To be able, in a specific case, to choose the appropriate solution, in strict compliance with the legal, ethical and deontological norms that regulate the area of communication.
- Explicitar conceitos-chave como ciberjornalismo, convergência, jornalismo participativo, narrativas hipertextuais, multimédia e interatividade.
- Transformar peças jornalísticas de suporte impresso para digital.
- Adquirir competências técnicas que permitam a criação de produtos jornalísticos digitais.
- Desenvolver competências pessoais e interpessoais para desenvolver o trabalho jornalístico numa redação.
- Desenvolver trabalho com recurso a ferramentas digitais.
- Recorrer a fontes de informação acessíveis online.
- Reforçar a capacidade de análise crítica de media.
- Apurar a consciência da responsabilidade social do jornalismo.
- Abordar as principais estruturas narrativas e imagéticas como dispositivos de criação de histórias criativas.
- Aprofundar as potencialidades plásticas oferecidas pela língua portuguesa.
- Incorporar e aplicar dispositivos que otimizarão a eficácia nas áreas da descrição, narração e poética no âmbito da criação publicitária.
- Estimular a expressão estética, aliando dados teóricos e críticos à natureza publicitária.
- Compreender a natureza dos novos géneros híbridos de criatividade redaccional para órgãos de comunicação (escrita e audiovisual) como creative content, brand content and native.
- Recorrer a técnicas de criatividade que assentam em exercícios de constrangimento e desterritorialização da linguagem e da expressividade habitual, abrindo caminho para a elaboração de um estilo direcionado a uma determinada marca.
- Compreensão dos dispositivos de criação literária e storytelling multimédia e reflexão sobre os próprios procedimentos, através de um meta-discurso crítico sobre os trabalhos práticos
- Refletir acerca das alterações e implicações nas dimensões social, económica e política sobre a introdução e uso de novas tecnologias da comunicação e da informação;
- Identificar as tendências da comunicação digital, no domínio do jornalismo e da informação, no entretenimento e na comunicação estratégica;
- Analisar as principais transformações que os sistemas de comunicação atravessam, bem como os desafios colocados pela sociedade da informação em Portugal e no mundo.
- Perceber a importância do marketing estratégico e operacional no desenvolvimento de produtos / serviços / conteúdos inovadores, que satisfaçam as necessidades do consumidor e promovam bem-estar na sociedade.
- Know how to structure strategic marketing thinking.
- Know how to develop a marketing and communication plan.
- Saber estimar a rentabilidade e sustentabilidade de um novo projeto.
Radio Workshop I
6 ECTS
- Construir um corpus teórico e desenvolver uma praxis na conceção, produção, realização e apresentação de programas radiofónicos, podcasts e produtos áudio para novos media, fazendo uma síntese entre conhecimentos e práticas adquiridos ao longo do curso e outros adquiridos na unidade curricular.
- Criar uma atitude de constante reflexão e crítica perante os produtos radiofónicos e áudio.
- Contactar e experimentar a realidade profissional da rádio e do áudio para novos media.
- Saber conceber, realizar e produzir um programa de rádio, podcast ou conteúdo áudio: apresentar um conteúdo de áudio ou rádio, redigir para áudio e rádio, editar e colocar áudio na web e redes sociais, produzir para animação de programas, e conceber um spot publicitário ou autopromoção.
Television Workshop I
6 ECTS
- Conhecer de modo teórico e prático todas as etapas da criação de uma peça audiovisual: pré-produção, realização e pós-produção;
- Compreender e definir as diferentes linguagens audiovisuais;
- Realizar diferentes tipos de peças audiovisuais no âmbito do jornalismo, da publicidade, da comunicação organizacional e das relações-públicas;
- Identificar a existência e reconhecer a importância das multiplataformas na contemporaneidade.
- Conhecer os conceitos-base do discurso do jornal e da sua natureza transdisciplinar.
- Identificar as principais diferenças entre jornalismo generalista e jornalismo de especialidade.
- Perceber o papel do jornalismo e do jornalista em diferentes meios de produção.
- Aprender a linguagem das diversas temáticas que compõem o jornalismo especializado e as suas idiossincrasias, nomeadamente no jornalismo de política, de economia, internacional, cultural, de desporto, de saúde, de ambiente e de ciência e quer seja em contexto tradicional como nos media digitais.
- Compreender a dinâmica dos meios alternativos e dos novos meios emergentes.
- Entender o que distingue o jornalismo de âmbito nacional do jornalismo de proximidade.
- Adquirir competências de produção de informação especializada.
- Conhecer as possibilidades de novos modelos de informação especializada numa perspetiva global.
- Compreender o enquadramento das R. P. no campo científico das Ciências da Comunicação;
- Enquadrar a atividade de R.P. e de assessoria de imprensa no quadro ético-deontológico (jornalismo vs. R.P.);
- Definir conceitos de imagem e reputação organizacionais;
- Definir mapeamento e estratégia de públicos/;
- Conceber, planear e avaliar planos de comunicação;
- Conceber, planear stakeholders e avaliar uma estratégia de Assessoria de Imprensa;
- Design, plan and evaluate a press office plan in the context of crisis;
- Aplicar as principais técnicas de assessoria de imprensa, de acordo com objetivos e formatos (inclusive em ambiente digital);
- Compreender os pressupostos do protocolo empresarial e de Estado, no sentido de apoiar atividades de assessoria de imprensa e de organização de eventos;
- Conceber, planear e gerir um evento de R.P.
Political Communication
6 ECTS
- Delimitar e operacionalizar conceitos fundamentais do campo, tais como: comunicação política, propaganda, marketing político, esfera pública e política mediática.
- Identificar as fases de desenvolvimento do campo da comunicação política
- Compreender as dinâmicas hodiernas da mediatização da política e o impacto da comunicação digital nas democracias contemporâneas, com especial ênfase para a relação entre a campo mediático e a esfera política portuguesa.
Organizational communication
6 ECTS
- Compreender os mecanismos de comunicação no contexto organizacional que permitam pensar estrategicamente as necessidades de comunicação
- Implementar um plano de comunicação com métricas que permitam avaliar se os objetivos pretendidos foram atingidos.
Radio Workshop II
6 ECTS
- Construir um corpus teórico e desenvolver uma praxis de produção de produtos jornalísticos radiofónicos e de áudio para os novos media, fazendo uma síntese entre conhecimentos e práticas adquiridos ao longo do curso (enfâse para a unidade curricular de Atelier Rádio I) e outros adquiridos na unidade curricular.
- Aumentar a atitude de constante reflexão e autocrítica perante o trabalho desenvolvido.
- Praticar a realidade profissional da rádio e dos novos media.
- Redigir para rádio e áudio.
- Produzir e apresentar um noticiário, peças para noticiários, reportagem, entrevista, magazine, e publicar produtos áudio na internet e redes sociais.
Television Workshop II
6 ECTS
- Conhecer de modo teórico e prático todas as etapas da criação de um produto audiovisual: pré-produção, produção/realização e pós-produção;
- Compreender e definir as diferentes linguagens audiovisuais;
- Realizar diferentes tipos de peças audiovisuais no âmbito das ciências da comunicação;
- Identificar a existência e reconhecer a importância das multiplataformas e dos diferentes géneros e formatos audiovisuais na contemporaneidade.
Final Project
6 ECTS
- Incorporar as técnicas, os métodos e as fases de construção de um projeto, tendo em vista a apresentação estruturada de trabalhos profissionais e académicos na área da comunicação.
- Planear, elaborar e finalizar um projeto de comunicação numa das seguintes vertentes: jornalismo, relações públicas, publicidade, entretenimento, audiovisual, televisão, rádio, comunicação digital, criatividade, ficção, comunicação estratégica ou investigação científica (monografia).
- Estimular autonomia e a capacidade de planeamento e de execução de projetos comunicacionais em estudantes finalistas de Ciências da Comunicação