Ciências da Comunicação

Ensinar a pensar, a fazer, a criar!

Proporcionar um ensino estimulante, rigoroso e adaptado às necessidades dos alunos é o principal objetivo do Departamento de Ciências da Comunicação, que conta com quase três décadas de existência, por onde passaram profissionais de reconhecido mérito e que apresenta, segundo o Ministério da Educação e da Ciência, uma taxa de empregabilidade na ordem dos 90 por cento.

Oferecemos dois níveis de formação: uma Licenciatura, com a duração de três anos, que propõe uma formação transversal na área da Comunicação, ministrando conhecimentos em alguns dos seus sub-domínios – como o jornalismo, a publicidade e a comunicação organizacional – e um Mestrado, com a duração de dois anos, votado à especialização em comunicação digital e construído em parceria com empresas do setor.

Em ambos os ciclos de ensino, temos uma preocupação central: interligar a teoria com a prática. Promovemos a leitura e a reflexão em torno de temas vitais para a área da comunicação e convidamos os alunos a desenvolver trabalho prático em laboratórios com equipamento técnico em tudo semelhantes às redações profissionais.

O Departamento de Ciências da Comunicação promove ainda uma formação interdisciplinar, trabalhando em parceria com outros departamentos da UAL e convidando os alunos à participação na vida académica da universidade, através de colóquios e conferências, entre outras atividades.

Objectivos

  • Desenvolver a análise crítica do mundo contemporâneo tendo como referência as ciências sociais e humanas, em especial o quadro teórico-analítico das Ciências da Comunicação.
  • Promover a aquisição de competências e conhecimentos necessários para a actuação profissional na área da comunicação, seja na produção, análise ou na gestão de conteúdos e produtos comunicacionais.
  • Fomentar competências técnico-tecnológicas que permitam a elaboração de conteúdos para diferentes meios de comunicação (impresso, rádio, televisão e digital).
  • Aprofundar conhecimentos especializados que possibilitem a actuação profissional nas áreas do Jornalismo, Publicidade e Marketing e Relações Públicas.
  • Estimular a reflexão e a sensibilização para as implicações éticas e sociais inerentes às actividades de comunicação.

Parcerias

  • Università Degli Studi di Roma La Sapienza
  • Universidad Complutense de Madrid
  • Universidad del País Vasco
  • Universidad de Valladolid
  • Universidad de Salamanca
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Universidade de São Paulo
  • Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Universidade Federal de Alagoas
  • Universidade Federal de Santa Catarina
  • Universidad Autónoma de Santo Domingo (República Dominicana).

Prof.ª Doutora Célia Quintas

Prof. Doutor Hélder Filipe Prior

Dr. João de Sousa

Mestre João Louro

Prof. Doutor Miguel Santos Neves

Profª. Doutora Nancy Elena Ferreira Gomes

Mestre Pedro Pinto

Prof. Doutor Vítor Tomé