Ciências da Comunicação

Ensinar a pensar, a fazer, a criar!

Proporcionar um ensino estimulante, rigoroso e adaptado às necessidades dos alunos é o principal objetivo do Departamento de Ciências da Comunicação, que conta com mais de três décadas de existência, por onde passaram profissionais de reconhecido mérito e que apresenta, segundo dados oficiais da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, uma taxa de empregabilidade na ordem dos 90 por cento.

Oferecemos três níveis de formação: uma Licenciatura, com a duração de três anos, que propõe uma formação transversal na área da Comunicação, ministrando conhecimentos em alguns dos seus subdomínios – como o jornalismo, a publicidade e a comunicação organizacional –, um Mestrado, com a duração de dois anos, votado à especialização em comunicação digital e construído em parceria com empresas do setor, e um Doutoramento, com a duração de quatro anos, com um extraordinário caráter inovador, pela sua formulação e temática: “Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”.

Em todos os ciclos de ensino, temos uma preocupação central: interligar a teoria com a prática. Promovemos a leitura e a reflexão em torno de temas vitais para a área da comunicação e convidamos os alunos a desenvolver trabalho prático em laboratórios com equipamento técnico em tudo semelhantes às redações profissionais.

O Departamento de Ciências da Comunicação promove ainda uma formação interdisciplinar, trabalhando em parceria com outros departamentos da UAL e convidando os alunos à participação na vida académica da universidade, através de colóquios e conferências, entre outras atividades.

Objetivos
  • Desenvolver a análise crítica do mundo contemporâneo tendo como referência as ciências sociais e humanas, em especial o quadro teórico-analítico das Ciências da Comunicação.
  • Promover a aquisição de competências e conhecimentos necessários para a atuação profissional na área da comunicação, seja na produção, análise ou na gestão de conteúdos e produtos comunicacionais.
  • Fomentar competências técnico-tecnológicas que permitam a elaboração de conteúdos para diferentes meios de comunicação (impresso, rádio, televisão e digital).
  • Aprofundar conhecimentos especializados que possibilitem a atuação profissional nas áreas do Jornalismo, Publicidade e Marketing e Relações Públicas.
  • Estimular a reflexão e a sensibilização para as implicações éticas e sociais inerentes às atividades de comunicação.

João Pupo Correira

Rui Brites da Silva