Ciências da Comunicação

Ensinar a pensar, a fazer, a criar!

Proporcionar um ensino estimulante, rigoroso e adaptado às necessidades dos alunos é o principal objetivo do Departamento de Ciências da Comunicação, que conta com quase três décadas de existência, por onde passaram profissionais de reconhecido mérito e que apresenta, segundo o Ministério da Educação e da Ciência, uma taxa de empregabilidade na ordem dos 90 por cento.

Oferecemos dois níveis de formação: uma Licenciatura, com a duração de três anos, que propõe uma formação transversal na área da Comunicação, ministrando conhecimentos em alguns dos seus sub-domínios – como o jornalismo, a publicidade e a comunicação organizacional – e um Mestrado, com a duração de dois anos, votado à especialização em comunicação digital e construído em parceria com empresas do setor.

Em ambos os ciclos de ensino, temos uma preocupação central: interligar a teoria com a prática. Promovemos a leitura e a reflexão em torno de temas vitais para a área da comunicação e convidamos os alunos a desenvolver trabalho prático em laboratórios com equipamento técnico em tudo semelhantes às redações profissionais.

O Departamento de Ciências da Comunicação promove ainda uma formação interdisciplinar, trabalhando em parceria com outros departamentos da UAL e convidando os alunos à participação na vida académica da universidade, através de colóquios e conferências, entre outras atividades.

Objectivos

  • Desenvolver a análise crítica do mundo contemporâneo tendo como referência as ciências sociais e humanas, em especial o quadro teórico-analítico das Ciências da Comunicação.
  • Promover a aquisição de competências e conhecimentos necessários para a actuação profissional na área da comunicação, seja na produção, análise ou na gestão de conteúdos e produtos comunicacionais.
  • Fomentar competências técnico-tecnológicas que permitam a elaboração de conteúdos para diferentes meios de comunicação (impresso, rádio, televisão e digital).
  • Aprofundar conhecimentos especializados que possibilitem a actuação profissional nas áreas do Jornalismo, Publicidade e Marketing e Relações Públicas.
  • Estimular a reflexão e a sensibilização para as implicações éticas e sociais inerentes às actividades de comunicação.

Parcerias

  • Università Degli Studi di Roma La Sapienza
  • Universidad Complutense de Madrid
  • Universidad del País Vasco
  • Universidad de Valladolid
  • Universidad de Salamanca
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Universidade de São Paulo
  • Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Universidade Federal de Alagoas
  • Universidade Federal de Santa Catarina
  • Universidad Autónoma de Santo Domingo (República Dominicana).