Jaime Lourenço

- Departamento de Ciências da Comunicação

Ver Ciência Vitae
jlourenco@autonoma.pt

Doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL, com diploma de Estudos Avançados e com uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Mestre em Jornalismo e licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa. Frequentou cursos de formação em jornalismo no Cenjor e de conceitos teóricos do cinema na FCSH-UNL.

Jaime Lourenço é professor assistente convidado na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do ISCTE-IUL e membro do NIP-C@M, da UAL.

Coordenou a rubrica cultural do jornal Reconquista (Navegações), trabalhou na Warner Bros. Television Production, na RTP, na TVI (no programa Cinebox), no programa E2 (emitido na RTP2), foi membro da 4ª edição da Academia RTP, e foi colaborador de várias revistas e jornais.

É sócio da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM).

A sua tese de mestrado, Um Olhar sobre o Jornalismo de Cinema na Televisão Portuguesa: O Caso do Cinebox da TVI24, foi o primeiro trabalho académico sobre a temática em Portugal. Em 2014, publicou o livro Jaime Lourenço, 10 Anos em Retrospectiva, uma coletânea de artigos publicados em vários jornais e revistas.