Comunicação Aplicada

Diário da República, 2ª série - N.118 - 19 de junho de 2020. Anúncio n.º 140/2020

O Mestrado em Comunicação Aplicada da Universidade Autónoma de Lisboa assume-se como composição multidisciplinar orientada para o mercado de trabalho. Tem por objetivo fornecer formação avançada e especializada em Comunicação Digital, o que, hoje, passa por dominar um conjunto de competências provenientes de outros ramos do saber, como sejam as técnicas do digitalstorytelling, o marketing digital e o e-governance.

As aulas decorrem nos Laboratórios de Comunicação, um espaço com equipamento multiplataforma capaz de responder às necessidades crossmedia específicas desta área.

O ensino teórico-prático é complementado pela reflexão aprofundada sobre algumas das grandes temáticas das Ciências da Comunicação, entre as quais a relação entre Comunicação e Espaço Público, a Literacia Mediática e, porque estamos em Portugal, a compreensão do mercado mediático português em articulação com o lusófono.

O Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) decidiu acreditar, por um período de 6 anos, o Mestrado em Comunicação Aplicada da Universidade Autónoma de Lisboa, tendo efeito a partir de 31/07/2019.

Nº do processo: ACEF/1819/1200131. Data da publicação: 30/04/2020.

 

1º semestre decorre normalmente entre março e junho, e o 2º semestre entre outubro e fevereiro. As aulas ocorrem em regime pós-laboral (entre as 18h30 e as 22h30), 2 vezes por semana, normalmente em dias consecutivos.”

    Plano Curricular

    - Bruno Reis

    No final da UC o aluno deverá ser capaz de;

    • planificar uma investigação académica;
    • realizar uma aproximação científica a um tema previamente delimitado;
    • utilizar ferramentas informáticas que auxiliem na praxis investigativa.

    - Paula Lopes

    • Compreender o conceito de Educação para os Media / Literacia dos Media no contexto atual de convergência dos media;
    • Identificar atividades adequadas ao desenvolvimento da operacionalização da Educação para os Media /Literacia dos Media;
    • Analisar criticamente conteúdos mediáticos multimodais;
    • Compreender a importância da aquisição de competências de Literacia Mediática para o exercício de uma cidadania ativa e inclusiva no século XXI.

    - Hélder Prior

    • Compreender e descrever as transformações históricas e sociais da ideia de Espaço Público;
    • Reflectir criticamente sobre os conceitos “público”, “privado”, “opinião pública”, “sociedade civil” e “deliberação democrática”;
    • Discutir as relações entre a Política e a Comunicação nas sociedades contemporâneas, com especial destaque para o papel da comunicação digital na configuração do novo Espaço Público;
    • Analisar os novos modos de comunicação e interacção no espaço público e avaliar criticamente o seu impacto social;
    • Desenvolver competências de investigação.

    - Luís Lima

    • Pensar a experiência do utilizador contemporâneo mediante as novas tecnologias da comunicação;
    • Adquirir competências para o desenvolvimento conceptual de narrativas interativas;
    • Compreender a necessidade de adaptação de conteúdos multimédia para dispositivos e plataformas distintas;
    • Conceber e produzir narrativas adequadas à especificidade de cada projeto;
    • Compreender as vantagens dos audiovisuais para uma comunicação imersiva;
    • Pensar o digital storytelling como ferramenta de comunicação eficaz e complexa;
    • Analisar os potenciais recursos audiovisuais e identificar os seus efeitos como produtores de percepções e afeções no receptor;
    • Adaptar e criar conteúdos digitais na comunicação de histórias;
    • Analisar e decidir recursos multimédia mais adequados ao objectivo da história.

    - Georg Dutschke

    Pretende-se que os alunos possam aprender a estruturar um projeto de negócio digital. Concretamente, como desenvolver o modelo conceptual, modelo de negócio, validar o conceito, estimar a sua sustentabilidade, como propor a possíveis investidores.

    - Ioli Campos

    • Adquirir conhecimentos teóricos e metodológicos que possibilitem a observação, análise e explicação de conteúdos noticiosos e respectivos enquadramentos em cross-media;
    • Desenvolver uma perspetiva crítica sobre os enquadramentos mediáticos no novo ecossistema dos media;
    • Dominar os critérios de noticiabilidade dos acontecimentos e os conceitos de agendamento e enquadramento noticioso;
    • Compreender a visibilidade das temáticas nos media (e respetivos suportes) e quais as justificações inerentes a esses enquadramentos jornalísticos;
    • Analisar os conceitos de framing e agenda-setting à luz de um ecossistema mediático centrado na convergência digital;
    • Estudar os modelos analíticos e ferramentas metodológicas para a análise de conteúdos jornalísticos a partir de estudos de caso.

    - Maria do Carmo Piçarra

    Pretende-se que os/as aluno/as consigam discutir de modo fundamentado conceitos/postulados/autores que enquadram e problematizam as concepções identitárias subjacentes à constituição dos campos mediáticos em língua portuguesa.

    - Bruno Reis

    Planificar a investigação: da formatação à linguagem científica; potencialidades e limitações da Dissertação e do Projecto Final; etapas do procedimento metodológico; discussão do plano de trabalho final: debate e reflexão dos procedimentos adoptados.

    Desenvolvimento de Dissertação ou Projecto Final com vista à aquisição do grau de mestre.

    Desenvolvimento de Dissertação ou Projecto Final com vista à aquisição do grau de mestre.