O Mestrado em Comunicação Aplicada da Universidade Autónoma de Lisboa assume-se como composição multidisciplinar orientada para o mercado de trabalho. Tem por objetivo fornecer formação avançada e especializada em Comunicação Digital, o que, hoje, passa por dominar um conjunto de competências provenientes de outros ramos do saber, como sejam as técnicas do digitalstorytelling, o marketing digital e o e-governance.
As aulas decorrem nos Laboratórios de Comunicação, um espaço com equipamento multiplataforma capaz de responder às necessidades crossmedia específicas desta área.
O ensino teórico-prático é complementado pela reflexão aprofundada sobre algumas das grandes temáticas das Ciências da Comunicação, entre as quais a relação entre Comunicação e Espaço Público, a Literacia Mediática e, porque estamos em Portugal, a compreensão do mercado mediático português em articulação com o lusófono.
O Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) decidiu acreditar, por um período de 6 anos, o Mestrado em Comunicação Aplicada da Universidade Autónoma de Lisboa, tendo efeito a partir de 31/07/2019.
Nº do processo: ACEF/1819/1200131. Data da publicação: 30/04/2020.
“O 1º semestre decorre normalmente entre março e junho, e o 2º semestre entre outubro e fevereiro. As aulas ocorrem em regime pós-laboral (entre as 18h30 e as 22h30), 2 vezes por semana, normalmente em dias consecutivos.”
Possibilidade de formação em contexto profissional
Plano Curricular
No final da UC o aluno deverá ser capaz de;
- planificar uma investigação académica;
- realizar uma aproximação científica a um tema previamente delimitado;
- utilizar ferramentas informáticas que auxiliem na praxis investigativa.
- Compreender o conceito de Educação para os Media / Literacia dos Media no contexto atual de convergência dos media;
- Identificar atividades adequadas ao desenvolvimento da operacionalização da Educação para os Media /Literacia dos Media;
- Analisar criticamente conteúdos mediáticos multimodais;
- Compreender a importância da aquisição de competências de Literacia Mediática para o exercício de uma cidadania ativa e inclusiva no século XXI.
Espaço Público e Comunicação Digital
7.5 ECTS
- Compreender e descrever as transformações históricas e sociais da ideia de Espaço Público;
- Reflectir criticamente sobre os conceitos “público”, “privado”, “opinião pública”, “sociedade civil” e “deliberação democrática”;
- Discutir as relações entre a Política e a Comunicação nas sociedades contemporâneas, com especial destaque para o papel da comunicação digital na configuração do novo Espaço Público;
- Analisar os novos modos de comunicação e interacção no espaço público e avaliar criticamente o seu impacto social;
- Desenvolver competências de investigação.
Comunicação e Digital Storytelling
7.5 ECTS
- Pensar a experiência do utilizador contemporâneo mediante as novas tecnologias da comunicação;
- Adquirir competências para o desenvolvimento conceptual de narrativas interativas;
- Compreender a necessidade de adaptação de conteúdos multimédia para dispositivos e plataformas distintas;
- Conceber e produzir narrativas adequadas à especificidade de cada projeto;
- Compreender as vantagens dos audiovisuais para uma comunicação imersiva;
- Pensar o digital storytelling como ferramenta de comunicação eficaz e complexa;
- Analisar os potenciais recursos audiovisuais e identificar os seus efeitos como produtores de percepções e afeções no receptor;
- Adaptar e criar conteúdos digitais na comunicação de histórias;
- Analisar e decidir recursos multimédia mais adequados ao objectivo da história.
Gestão de Produtos Digitais
7.5 ECTS
Pretende-se que os alunos possam aprender a estruturar um projeto de negócio digital. Concretamente, como desenvolver o modelo conceptual, modelo de negócio, validar o conceito, estimar a sua sustentabilidade, como propor a possíveis investidores.
• Adquirir conhecimentos teóricos e metodológicos que possibilitem a observação, análise e explicação de conteúdos noticiosos e respectivos enquadramentos em cross-media;
• Desenvolver uma perspetiva crítica sobre os enquadramentos mediáticos no novo ecossistema dos media;
• Dominar os critérios de noticiabilidade dos acontecimentos e os conceitos de agendamento e enquadramento noticioso;
• Compreender a visibilidade das temáticas nos media (e respetivos suportes) e quais as justificações inerentes a esses enquadramentos jornalísticos;
• Analisar os conceitos de framing e agenda-setting à luz de um ecossistema mediático centrado na convergência digital;
• Estudar os modelos analíticos e ferramentas metodológicas para a análise de conteúdos jornalísticos a partir de estudos de caso.
Pretende-se que as/os alunas/alunos consigam analisar as políticas públicas para a comunicação social nos espaços europeu e internacional, a evolução das políticas públicas para a comunicação social em Portugal, compreender as relações entre as políticas públicas para a comunicação e os regimes políticos, e estudar as consequências da evolução tecnológica na definição das políticas pública.
Media e Mercado de Língua Portuguesa
7.5 ECTS
Pretende-se que os/as aluno/as consigam discutir de modo fundamentado conceitos/postulados/autores que enquadram e problematizam as concepções identitárias subjacentes à constituição dos campos mediáticos em língua portuguesa.
Seminário de Projecto Final
15 ECTS
Planificar a investigação: da formatação à linguagem científica; potencialidades e limitações da Dissertação e do Projecto Final; etapas do procedimento metodológico; discussão do plano de trabalho final: debate e reflexão dos procedimentos adoptados.
Desenvolvimento de Dissertação ou Projecto Final com vista à aquisição do grau de mestre.
Desenvolvimento de Dissertação ou Projecto Final com vista à aquisição do grau de mestre.