Luís Tomé

- Composição do Conselho Científico - Departamento de Ciências da Comunicação - Departamento de Relações Internacionais - Doutoramento em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Doutoramento em Relações Internacionais: Gepolítica e Geoeconomia - Licenciatura em Relações Internacionais - Mestrado em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais - Mestrado em Relações Internacionais

Ver Ciência Vitae
Ver curriculum vitae ORCID
ltome@autonoma.pt

Professor Catedrático da Universidade Autónoma de Lisboa, onde é Diretor do Departamento de Relações Internacionais e da sua unidade de investigação OBSERVARE-Observatório de Relações Exteriores. Investigador integrado no Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI-NOVA).

Professor Convidado do Instituto da Defesa Nacional (IDN), do Instituto Universitário Militar (IUM), do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI) e Visiting Professor de La Sapienza-Universitá di Roma, Itália e da Middle East Technical University (METU) de Ankara-Turquia.

Foi Adjunto/Técnico Especialista para as Relações Internacionais e o Combate ao Terrorismo no Gabinete da Ministra da Administração Interna (Nov. 2015 – Out. 2017); Assessor do Vice-Presidente do Parlamento Europeu (1999-2004); e Investigador da NATO-EAPC durante dois anos, elaborando o relatório “Russia and NATO’s Enlargement” (2000).

Investigador nas áreas das Relações Internacionais, Geopolítica e Estudos de Segurança especializado nas regiões Euro-Atlântica, Eurásia e Ásia-Pacífico, é autor e coautor de mais de uma dezena de livros e de inúmeros ensaios e artigos publicados nas revistas da especialidade. Tem sido orador convidado de conferências de alto nível e colabora regularmente com vários órgãos de comunicação social, analisando e comentando assuntos de política internacional e de segurança.

É Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), Mestre em Estratégia pelo Instituto Superior de Ciências Socias e Políticas (ISCSP) da então Universidade Técnica de Lisboa e Doutorado em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).