Ciências da Comunicação

DR, 2ª Série, Nº 190, de 29 setembro de 2020, Anúncio nº 236/2020

Prova de Ingresso

Uma das seguintes provas:

  • 06-Filosofia
  • 11-História
  • 18-Português

O mundo não pára e a UAL acompanha-o. Porque sabemos que o setor dos media em Portugal e no mundo está em permanente transformação, oferecemos uma formação multifacetada nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Marketing.

A nossa Licenciatura pretende responder a um mercado de trabalho cada vez mais exigente e abre portas aos licenciados para atuarem profissionalmente em qualquer uma destas áreas da Comunicação.

Mantemo-nos fiéis ao rigor e à qualidade que nos caracterizam desde que, em 1989, abrimos portas pela primeira vez. Os nossos licenciados chegaram ao mercado de trabalho em 1994 e, desde aí, a Licenciatura em Ciências da Comunicação formou centenas de profissionais de renome nas diferentes áreas da Comunicação em Portugal e no estrangeiro. Continuamos a privilegiar a qualidade num ensino teórico suportado por uma prática em ambiente de trabalho real atrás do UALMedia, uma plataforma multimédia alimentada diariamente por alunos de Ciências da Comunicação.

Estamos no coração de Lisboa, a dois passos do Marquês de Pombal, com estúdios de televisão e rádio dotados de equipamento de topo e redações multiplataforma.

O Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) decidiu acreditar, por um período de 6 anos, a Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa, tendo efeito a partir de 31/07/2019.

Nº do processo: ACEF/1819/0207532. Data da publicação: 30/04/2020.

    Plano Curricular

    - Bruno Reis - Catarina Delaunay

    • Identificar e interpretar os principais postulados sociológicos que têm contribuído para a compreensão da comunicação como fenómeno social.
    • Interpretar a formação do processo comunicativo, nas suas dimensões pública e privada, atendendo ao papel dos media como agentes de socialização e de mediadores de sociabilidades.
    • Dominar as distintas abordagens metodológicas da sociologia no estudo mediático, sendo capaz de perceber as limitações e as potencialidades dos modelos teóricos e das formulações empíricas.

    - Isabel Fernandes Silva - Ana Pedro

    Competências a adquirir:

    • Saber produzir diferentes tipos de texto com correcção gramatical, clareza e precisão.
    • Avaliar o funcionamento da língua a partir de textos produzidos nos media (textos jornalísticos, publicitários, etc.).
    • Dominar estratégias de argumentação.
    • Saber caracterizar a cultura e a língua portuguesa no mundo.

    - Carmen Monereo

    Competências a adquirir:

    • Saber identificar as características e o funcionamento da indústria dos media.
    • Perceber as profundas transformações tecnológicas e normativas que afectam a indústria dos media na actualidade.
    • Entender as variáveis societais que afetam a evolução dos media.
    • Saber caracterizar o panorama actual da indústria nacional e internacional dos media.
    • Contextualizar a gestão dos media num mundo em mudança.
    • Conhecer as tendências e os desafios emergentes na gestão dos media.

    - Vítor Tomé - Isabel Fernandes Silva

    Apresentar e desenvolver noções básicas sobre o processo da investigação científica, fazendo com que o aluno entenda a ciência como processo de produção e comunicação do conhecimento e reconheça o planeamento da pesquisa como economia de tempo, racionalização de recursos e, sobretudo, exercício da capacidade científico-académica;

    Dar ferramentas para o aluno saber definir as suas necessidades informativas, como buscar e ter acesso à informação, como avaliá-la, organizá-la e transformá-la em conhecimento;

    Fornecer instrumentos metodológicos para que o aluno possa redigir e apresentar trabalhos académicos com rigor, sistematização e espírito crítico, incutindo-lhe noções de escrita adequada e de coerência interna do discurso, incentivando a prática de uniformização de critérios na metodologia de citação/referenciação (fontes documentais/bibliográficas, electrónicas, etc.).

    - Telma Ruas

    Competências a adquirir

    • Refletir e problematizar o pensamento político-social.
    • Analisar a evolução das ideias e do pensamento político e social.
    • Interpretar e comentar comparativamente as ideias e pensamentos dos diferentes “homens portadores de ideias”.
    • Desenvolvimento da criatividade e espírito crítico.

    - Isabel Fernandes Silva

    Competências a adquirir

    • Dominar conceitos-chave para a compreensão do debate teórico das ciências da comunicação.
    • Caracterizar as principais teorias da comunicação a partir das suas perspectivas quanto aos efeitos e papéis dos media na sociedade.
    • Analisar criticamente as principais teorias da comunicação.
    • Contextualizar as teorias da comunicação nas dimensões histórica, cultural, política e económica.

    Competências a adquirir

    • Conhecer os grandes paradigmas sociológicos sobre o papel dos media em distintos momentos históricos, em particular desde o advento do século XX.
    • Perceber os postulados e conceitos dos autores mais significativos para cada uma das correntes teóricas apresentadas.
    • Estar capacitado para produzir uma reflexão fundamentada acerca do papel desempenhado pelos media na História recente.

    - Paula Lopes - Jaime Lourenço

    Competências a adquirir

    • Analisar criticamente o papel do jornalismo nas sociedades democráticas.
    • Compreender os diversos factores que condicionam o exercício do jornalismo: a economia política dos media, a cultura organizacional, as rotinas profissionais e a relação entre jornalistas e fontes de informação.
    • Conhecer os elementos fundamentais da linguagem jornalística a partir do debate teórico sobre o que são as notícias e os critérios de noticiabilidade dos acontecimentos.
    • Dominar técnicas básicas da escrita jornalística.

    - José Guilherme Victorino - João Louro

    Competências a adquirir

    • Compreender a comunicação publicitária como vertente fundamental nas estratégias de marketing das organizações.
    • Perceber a importância e os efeitos da componente persuasiva na mensagem publicitária.
    • Conhecer a evolução da publicidade comercial e suas envolventes sociológicas, económicas e culturais.
    • Entender os actuais paradigmas de envolvimento entre marcas e consumidores.
      Dominar as técnicas básicas da produção publicitária.

    - Telma Ruas

    – Apresentar e desenvolver o panorama da história política e social da Europa e de Portugal no período de transição da Modernidade para a Época Contemporânea.

    – Conhecer comparativamente a História Europeia e a História Portuguesa.

    – Proporcionar elementos históricos  para compreender e interpretar a realidade política e social do passado à atualidade.

    – Contribuir para uma melhor avaliação e interpretação dos factos históricos.

    — Interpretar e comentar documentos propostos.

    – Promover o interesse pela leitura científica, reflexão e problematização e, estimular o espírito crítico

    – Fornecer bibliografia que permita orientar o aluno na preparação do seu estudo.

    - Maria Helena Proença

    Competências a adquirir

    • Conhecer a evolução histórica e o desenvolvimento da psicologia social e da psicologia organizacional, identificando os pontos de contacto e de intervenção da psicologia social das organizações;
    • Conhecer as várias ciências que interagem com a psicologia social e das organizações;
    • Compreender o contributo que a psicologia social das organizações pode trazer ao nível individual;
    • Compreender a mais valia que a psicologia social e das organizações pode trazer para as organizações e para a sociedade em geral;
    • Desenvolver conhecimentos e competências que lhes permitam actuar ao nível da psicologia social e das organizações.

    - Luís Lima

    Competências a adquirir:

    • Reconhecer o papel da linguagem como suporte do pensamento, aquisição e transmissão de conhecimento.
    • Distinguir diferentes tipos de códigos semiológicos e seus funcionamentos.
    • Descodificar e elaborar mensagens persuasivas em diferentes suportes.
    • Saber analisar e produzir objectos comunicacionais a partir da semiótica.

    Cibercultura
    6 ECTS

    - Alexandra Martins

    Competências a adquirir

    • Conhecer o cenário dos media interativos e dominar as linguagens, tipos, formatos e técnicas de produção de conteúdos digitais
    • Reconhecer as características da Sociedade da Informação e saber agir perante as novas práticas comunicacionais e as novas relações sociais eletrónicas
    • Compreender a lógica do Digital Storytelling e saber criar cibernarrativas e produtos transmediáticos
    • Conhecer os fundamentos do Blended Marketing, as novas dinâmicas no contexto da rede e saber utilizar, de forma produtiva, ferramentas de recolha de dados de consumo digital

    - Isabel Fernandes Silva - João Pupo Correira

    Competências a adquirir

    • Identificar o principal quadro teórico da comunicação gráfica, icónica e por imagens
    • Conhecer e dominar ferramentas de processamento da imagem digital
    • Dominar técnicas de composição/edição infográfica
    • Adquirir e aprofundar conhecimentos conceptuais, técnicos e narrativos no campo da edição de vídeo digital
    • Operacionalizar estratégias e ferramentas de edição de vídeo digital

    - Paula Lopes - João Ferreira Oliveira

    Competências a adquirir

    • Identificar e distinguir os géneros jornalísticos. Adequar a escrita a cada género.
    • Pesquisar, recolher e validar informação tendo em conta o objectivo, o género e o meio.
    • Compreeender e dominar as técnicas da escrita jornalística e suas especificidades.
    • Saber titular e legendar, tendo em conta o género, o meio e o público.

    - Fernando Jorge Cardoso - Paula Pereira

    Estudar a origem e compreender a dinâmica evolutiva das organizações internacionais

    Sistematizar as características das organizações internacionais como forma de cooperação internacional, e na qualidade de garantes da governação global

    Identificar as principais contribuições teóricas para o estudo das organizações internacionais

    Conhecer e analisar o processo de decisão nas organizações internacionais

    Refletir a relação entre a realidade internacional e o funcionamento das Organizações Internacionais

    Perceber a importância das organizações no quadro político/diplomático multilateral

    Compreender o papel de Portugal na qualidade de membro nas organizações internacionais

    - Vânia Simões

    Competências a adquirir

    1. Aquisição dos conceitos fundamentais e conhecimento dos aspectos fundamentais do direito internacional dos direitos humanos, instrumentos juridicos mais relevantes, e do direito internacional humanitário e conhecimento dos principais instrumentos normativos internacionais.
    2. Análise critica comparativa destes dois corpos de normas e definição do modelo de articulação entre ambas no contexto de conflitos armados.
    3. Estimular uma maior articulação e interação entre a dimensão normativa do Direito Internacional e a dimensão das relações internacionais na compreensão dos processos internacionais e das limitações de eficácia do próprio direito internacional.
    4. Reflexão critica sobre o papel dos media na proteção e na prevenção das violações dos direitos humanos assim como na prevenção e resolução de conflitos armados.

    - Ana Gomes

    Competências a adquirir:

    • Saber identificar as formas e os tipos de comunicação (verbal e não-verbal)
      Compreender os diversos modelos de comunicação e a sua aplicabilidade à análise dos processos comunicacionais.
    • Perceber os pressupostos teóricos e a aplicabilidade da pragmática da comunicação.
    • Saber analisar a comunicação nos contextos interpessoal e grupal.

    - Georg Dutschke

    Competências a adquirir

    • Saber o que é a opinião pública.
    • Atentar aos cuidados a ter na condução de estudos de opinião pública e na sua interpretação prática.
    • Distinguir as condicionantes à extrapolação de resultados para uma população mais vasta.
    • Conhecer as diferentes metodologias que permitem conhecer a opinião do público.

    - Ana Lourenço

    Competências a adquirir

    • Conhecer o quadro legal nacional, europeu e internacional regulador da actividade da comunicação nas suas várias vertentes, incluindo a comunicação através de novas tecnologias, o regime das entidades reguladoras, consequências disciplinares, civis e criminais da sua actuação, com especial ênfase para as matérias relativas aos direitos fundamentais, regras deontológicas e éticas que regem as profissões da comunicação.
    • Ser capaz de, num caso concreto, optar pela solução adequada, no estrito respeito das normas legais, éticas e deontológicas que regulam a área da comunicação.

    - Vítor Tomé

    Competências a adquirir

    Atelier de imprensa:

    • Planear um projecto editorial.
    • Pré-produzir um projecto editorial: planeamento estratégico e de marketing.
    • Pesquisar, recolher e validar informação. Aprofundar a escrita de géneros jornalísticos informativos e opinativos.
    • Editar um projecto editorial.
    • Comunicar e promover um projecto editorial junto do seu público-alvo e dos/nos media (tradicionais, novos e sociais).

    Atelier de Jornalismo Online:

    • Explorar os conceitos que compõem a noção de Ciberjornalismo e Convergência Multimédia.
    • Dominar conceitos como “jornalismo participativo” e reconhecer as mutações no conceito de “gatekeeping” e “agenda setting”.
    • Desenvolver competências para a produção de produtos ciberjornalísticos e compreender a linguagem das narrativas hipertextuais e do multimédia interativo.
    • Dominar técnicas de Jornalismo de Dados.
    • Compreender as questões éticas, legais e técnicas do Jornalismo Assistido por Computador.

    - Luís Carmelo - Luís Lima - João Louro

    Competências a adquirir

    • Dominar ferramentas e técnicas de criatividade
    • Saber produzir textos criativos, literários e não literários
    • Reconhecer os conceitos e teorias de narrativas visuais, linhas narrativas, encadeamentos de imagens e interatividade
    • Concretizar a teoria e as técnicas de escrita do argumento
    • Dominar as técnicas fundamentais de escrita de um guião e produzir guiões para televisão, cinema e narrativa interativa

    - Hélder Prior - Evandro Oliveira

    Competências a adquirir

    • Refletir sobre as dimensões contemporâneas e futuras das diferentes dinâmicas comunicacionais.
    • Propõe-se um modelo vivo; que em cada sessão articule e desenvolva ideias activas, tendo em vista a produção de competências próprias, para adequada abordagem das complexidades dos novos paradigmas da actualidade comunicacional.

    - Georg Dutschke

    Competências a adquirir

    • Perceber a importância do marketing estratégico e operacional para o desenvolvimento de inovação e comunicação.
    • Conhecer as características do marketing de produto, serviços, industrial e interno, que permitam uma imagem coerente junto de diferentes públicos-alvo.
    • Saber estruturar um pensamento estratégico de marketing.
    • Saber realizar e analisar estudos de mercado, e como aplicar o novo conhecimento obtido em inovação que permita à organização ser sustentável.
    • Saber desenvolver um plano de marketing e comunicação.

    - João Santareno Sousa - Miguel van-der Kellen - Ruben Martins

    Competências a adquirir

    • Saber conceber, realizar e produzir um programa de rádio e conteúdos áudio.
    • Apresentar conteúdos de áudio ou rádio.
    • Redigir para áudio e rádio.
    • Editar e colocar áudio na web e nas redes sociais.
    • Seleccionar, redigir e apresentar notícias.
    • Realizar reportagens e entrevistas.
    • Conceber um spot ou uma autopromoção.

    - Carlos Pedro Dias - Isabel Damásio - Joana Reis

    Competências a adquirir

    • Dominar as técnicas e os conceitos principais para produção, elaboração e apresentação de um boletim informativo de TV, de um direto televisivo e de uma reportagem.
    • Conhecer as técnicas e os conceitos principais para produção e elaboração de conteúdos de promoção e publicidade no contexto televisivo.

    - Jaime Lourenço

    Competências a adquirir

    • Conhecer os conceitos-base indispensáveis a uma definição do discurso do jornal e sua natureza transdisciplinar.
    • Perspectivar o papel do jornalismo e do jornalista em contextos desiguais, atendendo designadamente ao facto de cada vez mais oscilarem entre o tradicional (o «clássico») e os alternativos.
    • Aprender (e apreender) a linguagem dos diferentes (e desiguais) meios, sejam eles o jornal, a rádio, a televisão ou a internet (na prática, o jornalismo escrito, o audiovisual e o digital), tendo sempre presente, no entanto, a necessidade de se atingirem objectivos idênticos, independentemente dos meios utilizados.
    • Identificar a distinção existente entre o jornalismo generalista e o jornalismo de especialidade.
    • Entender o que distingue o jornalismo de âmbito nacional do jornalismo de proximidade. Os media regionais/locais, enquanto alternativa credível (a «racionalidade alternativa») e instância de reforço da identidade das comunidades.

    - Nuno Correia de Brito - Andreia Garcia

    Compreender o enquadramento das Relações Públicas no campo científico das Ciências da Comunicação;

    Enquadrar a atividade de relações públicas e de assessoria de imprensa no quadro ético-deontológico (jornalismo vs relações públicas);

    Definir os conceitos de imagem e reputação organizacionais;

    Definir um mapeamento e estratégia de públicos/ stakeholders;

    Conceber, planear e avaliar planos de comunicação externa;

    Conceber, planear e avaliar uma estratégia de Assessoria de Imprensa;

    Conceber, planear e avaliar um plano de assessoria de imprensa no contexto de crise;

    Aplicar as principais técnicas de assessoria de imprensa, de acordo com objetivos e formatos (press release/ comunicado, conferência de imprensa, almoço de trabalho, briefing, evento, etc);

    Compreender os pressupostos do protocolo empresarial e de Estado, no sentido de apoiar atividades de assessoria de imprensa e de organização de eventos (precedências, colocação de bandeiras, comitivas, comunicação telefónica e escrita, vestuário, refeições, tratamento, etc);

    Conceber, planear e gerir um evento de relações públicas (comunicação institucional).

    - Hélder Prior

    Competências a adquirir

    • Conhecer a genealogia da comunicação política contemporânea.
    • Identificar os mecanismos da representação, suas proporcionalidades e seus limites.
    • Reconhecer a capacidade oferecida às minorias para acederem ao espaço público através do sistema dos media.
    • Compreender o funcionamento da comunicação institucional de Estado, do marketing e do advertising político, incluindo seus enquadramentos ético e jurídico.
    • Dominar o conceito de espaço público.

    - Nuno Correia de Brito

    Competências a adquirir

    • Reflectir sobre a necessidade de uma política de comunicação eficaz, ética e credível para um posicionamento coerente e consistente das instituições.
    • Compreender a lógica e as necessidades de comunicação das organizações.
    • Reconhecer a importância da persuasão na comunicação organizacional.
    • Entender a tensão existente entre “comunicadores de empresa” e “comunicadores de imprensa”.
    • Dominar as técnicas e os recursos comunicacionais ao dispor das organizações.

    - João Santareno Sousa - Miguel van-der Kellen - Ruben Martins

    Competências a adquirir

    • Saber redigir um texto segundo as especificidades da linguagem radiofónica;
    • Produzir e apresentar noticiários, peças para noticiários, reportagens e revistas de imprensa;
    • Produzir e conduzir uma entrevista;
    • Produzir e animar rubricas, programas e podcasts;
    • Colocar produtos áudio na internet;
    • Criar e produzir publicidade radiofónica.

    - Carlos Pedro Dias - Isabel Damásio - Pedro Pinto - Joana Reis

    Competências a adquirir

    • Saber elaborar uma reportagem: desde a escrita televisiva à sonorização do texto e à edição vídeo e áudio.
    • Dominar as técnicas para a realização de um direto televisivo: a estrutura do discurso, a improvisação, como “enfrentar” uma câmara de televisão, entrevistas a um ou mais intervenientes.
    • Saber apresentar um boletim informativo: técnicas redatoriais, lançamento de diretos e outros conteúdos, técnicas de entrevista em estúdio, a atitude e a movimentação corporal adequada, técnicas de improviso e leitura do teleponto.
    • Dominar as técnicas para a produção de conteúdos publicitários audiovisuais: escrita, conceção, produção, realização e edição de spots publicitários e promocionais.

    - Andreia Garcia

    Competências a adquirir

    • Dominar os conceitos e as aplicações práticas dos conteúdos aprendidos ao longo do curso.
    • Planear, elaborar, produzir e finalizar projectos de comunicação de acordo com os interesses de cada aluno, seja na vertente informativa (jornalismo), estratégica (relações públicas ou publicidade e marketing), de entretenimento (produtos educativos, culturais ou ficcionais) ou investigação científica (monografia).
    • Planear e executar projectos comunicacionais.
    • No final da UC, cada aluno deverá ter construído um portefólio com um ou mais produtos de comunicação elaborados a partir de trabalho de campo e pesquisa aprofundada.

    João Pupo Correira