Prof. Doutor Hélder Filipe Prior

- Departamento de Ciências da Comunicação - Mestrado Ciências da Comunicação

hprior@autonoma.pt

Doutor em Ciências da Comunicação (2013) pela Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Portugal, com a classificação de Excelente por unanimidade e menção de “Doutor Europeu”. Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior com a classificação final de Muito Bom. Realizou investigação de pós-doutoramento na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, com bolsa do Plano Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES/2013), entre Maio de 2014 e Dezembro de 2015, integrado na linha de Jornalismo e Sociedade e estágio doutoral na Universidade Autónoma de Barcelona, com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2008-2011). Actualmente, é bolseiro de Pós-Doutoramento na Fundação para a Ciência e a Tecnologia, desenvolvendo investigação no Centro Comunicação, Filosofia e Humanidades (LabCom), da Universidade da Beira Interior. No âmbito das actividades de pós-doutoramento, foi investigador visitante na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (2017) e na Facultat de Comunicació de Universitat Autónoma de Barcelona (2018). Em 2016, foi Professor Convidado do Mestrado em Ciência Política da Universidade da Beira Interior e, desde 2018, é professor no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa (Mestrado e Licenciatura).
É investigador integrado no centro de investigação Comunicação, Filosofia e Humanidades (LabCom.Ifp) da Universidade da Beira Interior, investigador colaborador no Observatorio Iberoamericano de la Comunicación da Universidade Autónoma de Barcelona, onde realizou períodos de investigação de Doutoramento entre 2008 e 2012, e investigador colaborador estrangeiro no Núcleo de Marketing da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Núcleo de Estudo em Mídia e Política da Universidade de Brasília.
É vogal executivo da Junta Directiva da Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (ALICE) desde 2012 e membro do editorial board das revistas: “Rhêtorikê” (LabCom – UBI), “Más Poder Local” (Fundación Ortega y Gasset – Madrid”) e Estudos em Comunicação (LabCom).
É autor do livro “Esfera Pública e Escândalo Político” (2016), editado pela Media XXI e co-organizador, com Liziane Guazina e Bruno Araújo, das obras “Diálogos Lusófonos em Comunicação e Política” (2016), editada pelos Livros LabCom. E (des)Construindo uma queda: a mídia e o impeachment de Dilma Rousseff (2018) editado pela Insular.