Hélder Prior

- Departamento de Ciências da Comunicação - Doutoramento em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Licenciatura Ciências da Comunicação - Mestrado Comunicação Aplicada

Ver curriculum vitae ORCID
hprior@autonoma.pt

Hélder Prior é professor de Comunicação Política e Media no Brasil e Espaço Público e Comunicação Digital no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa, actuando nos cursos de Mestrado e Doutoramento. Actualmente, é professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil), onde lecciona Metodologias de Pesquisa em Comunicação e Comunicação e Política, além de orientar no Mestrado em Comunicação.

Doutor em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (2013), com a classificação de Excelente por unanimidade e menção “Doctor Europaeus” pelos estudos de doutoramento que desenvolveu na Universidade Autónoma de Barcelona (2008-2012), num projecto doutoral financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Realizou estágio de Pós-Doutoramento, financiado pela CAPES/Governo Brasileiro, na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, tendo actuado como professor convidado em disciplinas de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento (2014, 2015 e 2017). Entre 2016 e 2018, desenvolveu nova investigação pós-doutoral no Centro de investigação Comunicação, Filosofia e Humanidades (LabCom.Universidade da Beira Interior), e no Observatorio Iberoamericano de la Comunicación da Universidade Autónoma de Barcelona, com patrocínio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Foi professor convidado no curso de Mestrado em Ciência Politica da Universidade da Beira Interior (2016).

É investigador integrado do LabCom (UBI), e investigador colaborador do Observare (UAL), do Observatorio Iberoamericano de la Comunicación da Universidade Autónoma de Barcelona, do Núcleo de Estudos em Mídia e Política da Universidade de Brasília e do Núcleo de Marketing da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autor do livro Esfera Pública e Escândalo Político (Media XXI, 2016), e co-editor das obras Diálogos Lusófonos em Comunicação e Política (LabCom, 2016) e (Des) Construindo uma queda: a Mídia e o Impeachment de Dilma Rousseff, editado pela Insular. É, também, co-autor do Diccionario Enciclopédico de Comunicación Política, editado pelo Centro de Estúdios Políticos y Constitucionales (Madrid, 2015).