História, Artes e Humanidades

A formação na área de História remonta à fundação da Universidade Autónoma de Lisboa, em 1985, e constitui-se numa trave mestra da sua oferta formativa.

Ao longo destas três décadas e meia cursaram os diversos ciclos de estudo, hoje reunidos no Departamento de História, Artes e Humanidades, centenas de estudantes que atualmente se encontram colocados na vida ativa nas mais diversas ocupações aplicando as competências adquiridas na Autónoma.

Do ensino secundário ao universitário, nos arquivos, bibliotecas, museus e centros de interpretação, nos media e no corpo diplomático, em empresas de arqueologia, gestão das artes e defesa do património, autarquias e instituições públicas de toda a ordem, a posição diversificada dos antigos alunos do DHAH comprova um dos princípios fundamentais da atividade formativa, a de transmitir uma solida preparação cultural e humanística que permite um desempenho compatível nas mais diversas áreas.

Nos níveis avançados projetam-se carreiras mais especializados no quadro de competências programadas nos respetivos programas curriculares.
Num mundo cada vez mais carente de formação humanística e de transmissão dos respetivos valores, justifica-se a crescente adesão à nossa oferta por públicos muito diversificados, e que se ampliam, desde os mais jovens oriundos de ensino secundário na continuação da sua formação académica, aos profissionais com vida ativa que procuram novas valorizações de competências, até ao público sénior que busca obter informação sistematizada que os auxilie a uma nova compreensão e consolidação do mundo que nos rodeia.

Na resposta aos desafios que o tempo presente continuamente projeta e em conformidade com as boas praticas seguidas internacionalmente, o DHAH mantém ativas comissões de revisão dos Curricula, garantindo uma adequada atualização programática.

Dispondo de instalações eficientes localizadas no centro de Cidade, na Zona classificada da Avenida da Liberdade, compõe o corpo docente do departamento um conjunto de professores de grande experiência pedagógica e notória produção cientifica, a que se associa uma nova geração de jovens docentes, garantindo atempadamente a adequada renovação.

Aos que agora iniciam a sua formação no DHAH uma palavra muito calorosa de boas-vindas, certos que encontrarão uma equipa sempre disponível para os acolher convenientemente.

Aos que nos visitam recolhendo informação para melhor orientarem a sua escolha damos igualmente as boas vindas e reencaminhamo-los para os documentos oficiais onde poderão apreender em detalhe a nossa realidade.

 

O Diretor do Departamento de História, Artes e Humanidades
Professor Doutor Miguel Figueira de Faria

 

Decisão do Conselho de Administração do Relatório Final de Avaliação/Acreditação elaborado pela Comissão de Avaliação Externa relativamente ao ciclo de estudos em História

Profª. Dr.ª Carmen Figueiredo

Prof. Dr. Fernando Martins

Profª. Doutora Helena Pinto

Prof. Doutor João Lima Sousa

Drª. Maria Luísa Jacquinet