Doutoramento em História

Diário da República, 2ª série - N.146 - 29 de julho de 2022

O Doutoramento em História do Departamento de História, Artes e Humanidades da Universidade Autónoma de Lisboa forma doutores com capacidade de investigação própria e de integração em projetos coletivos, desenvolvidos em centtros de investigação de excelência, facultando-lhes competências  de um trabalho crítico e em rede capaz de concretizar projetos culturais de diversa natureza.

O curso possui um plano curricular assente em um conjunto de conhecimentos teóricos e epistemológicos bem como um acervo de metodologias e práticas de investigação que habilitam os alunos a produzir um trabalho científico com elevada qualidade, inovação e interesse cultural, patrimonial e social. A sua estrutura flexível, ancorada em seminários de investigação em diferentes áreas historiográficas e períodos históricos e no acompanhamento tutorial por parte de corpo docente altamente qualificado, atende às necessidades de formação de cada doutorando.

 

O estímulo à investigação no âmbito deste Curso de Doutoramento poderá ser apoiado com algumas bolsas para os seus melhores candidatos, de acordo com os objetivos programáticas de desenvolvimento científico da Universidade Autónoma de Lisboa.

 

Os padrões do Doutoramento estão perfeitamente alinhados com a Declaração de Lisboa sobre Humanidades, Investigação Aberta e Inovação redigida durante a Conferência Europeia das Humanidades, em 2021, pelo CIPSH-UNESCO (International Council for Philosophy and Humanistic Studies).

 

A Universidade Autónoma de Lisboa é a mais antiga universidade privada de Portugal. Desde a sua fundação que a Universidade Autónoma oferece uma gama de formações avançadas na área de História, cuja taxa de empregabilidade de 94%* demonstra a qualidade e o sucesso dos seus programas.

* Dados obtidos pela Direção Geral de Estatísticas de Educação e Ciência junto do IEFP e consultados em fevereiro de 2021.

    Plano Curricular

    - Roberta Stumpf - Duarte Freitas - Graça Almeida Borges

    Trata-se de refletir sobre o trabalho de investigação em História abordando diferentes âmbitos, de forma a contribuir para a elaboração dos projetos de investigação que serão desenvolvidos pelos discentes no seu doutoramento.

    Para tanto, pretende-se trabalhar com temáticas ligadas ao acesso à informação e à gestão do conhecimento, desde as formas tradicionais até às mais atuais, nomeadamente as que recorrem à inteligência artificial, debatendo as implicações desta para a produção de conhecimento.  Nesta linha, objetiva-se refletir sobre o conceito de integridade académica e sobre as noções de novidade e de originalidade na escrita académica.

    Pretende-se ainda dar a conhecer e debater conceções teórico-metodológicas tradicionais, mas sobretudo as mais recentes, perpassando assim a história narrativa, a micro-história, a história quantitativa, a história comparada e conectada, a história global, entre outras.

    Da mesma forma, se procurará aprofundar a metodologia do tratamento de fontes de natureza diversa e, por fim, a metodologia de elaboração do texto historiográfico.

    - Maria Helena Macedo - Frédéric Vidal - Nuno Monteiro

    Cada aluno terá de se debruçar sobre um assunto de interesse histórico, de qualquer época e de qualquer tema (político, religioso, social, entre tantos outros) e apresentar um plano concreto, com objectivos específicos, de modo a poder desenvolver o trabalho por fases, não necessariamente seguidas, pois pode escrever o primeiro capítulo não em primeiro lugar, mas em todos os capítulos tem de haver uma harmonia e um seguimento de pensamento lógico.

    O plano deve ser apresentado de um modo sintético, mas perfeitamente elaborado de forma a ser, como já foi dito, perceptível sob todos os pontos de vista.

    - Armando Carvalho Homem - Maria Helena Macedo

    A opção historiográfica escolhida para o seminário fundamenta-se na ideia de que os factos históricos resultam dos esquemas de interpretação teórica que, no caso do conhecimento do período moderno, confluem entre a filosofia, a sociologia, a história e o direito. Assim, os objectivos da unidade curricular são os seguintes:

    • Fornecer uma utensilagem conceptual adequada ao estudo da modernidade;
    • Articular essa bagagem conceptual com as linhas de orientação teórica dos seus autores de referência;
    • Aplicar esse conhecimento teórico para interpretar a «realidade» europeia no domínio político, social, cultural e das relações internacionais;
    • Conhecer as estruturas estruturantes dos sistemas políticos e sociais em Portugal entre a Restauração e o Liberalismo;
    • Interpretar a evolução e a ruptura dos modelos de governo e administração ;
    • Explicar e compreender a relação entre as invasões franceses e a emergência do liberalismo.

    - Adolfo Silveira Martins

    • Definir o contexto das arqueo ciências na defesa e salvaguarda do Património Cultural
    • Fornecer recursos conceptuais necessários à intervenção arqueológica.
    • Caracterizar a natureza da intervenção arqueológica e a sua aplicabilidade
    • Descrever o processo de preparação de uma intervenção arqueológica.
    • Identificar e aplicar as diversas metodologias de intervenção arqueológica no campo, ao nível dos processos e estratégias.

    - Miguel Faria

    O seminário procura situar o aluno na diversidade de especializações existentes no âmbito da disciplina de História de Arte, como pressuposto para o escrutínio da metodologia mais adequada ao projecto de investigação a desenvolver.

    O âmbito cronológico será delimitado entre o período final da Monarquia Absoluta à II República (1750-1974), elegendo como tema central as manifestações de Arte Pública, vista em contexto europeu, através de estudos de caso em ambiente de estabilidade e crise política, numa perspectiva pluridisciplinar.

    Procura-se suprir a lacunahistoriográfica existente, aberta na fronteira entre a História da Arquitectura e do Urbanismo, devendo o aluno ficar apto a uma leitura integrada da Arte Pública nos respectivos contextos, e habilitado ao reconhecimento dos aspectos mais específicos (artísticos e simbólicos) dos monumentos em análise.

    Procura-se criar competências para o desenvolvimento de estudos monográficos.

    - José Amado Mendes

    • Aquisição de conhecimentos e competências sobre:
    • O que é uma tese de doutoramento;
    • Para que serve uma tese de doutoramento;
    • Como se faz uma tese de doutoramento;
    • Como fazer investigação;
    • Organização formal de uma tese de doutoramento;
    • Função do orientador;
    • Orientação conjunta e sua especificidade;
    • Apresentação e discussão pública da tese.