Documentos
O 3.º ciclo de História apresenta, como objetivo essencial, a formação de futuros doutores com capacidade de investigação própria.
O curso de Doutoramento visa transmitir um conjunto de conhecimentos teóricos, epistemológicos e ontológicos, bem como um acervo de metodologias e técnicas de investigação que habilitem os alunos, por um lado, a caracterizar e formalizar problemas de investigação e, por outro, atestar a validade científica das conjeturas, proposições e hipóteses formuladas ao nível empírico, no quadro da exigência disciplinar definida pela respetiva comunidade científica e reconhecível pelos seus membros.
Pretende-se, com este nível de formação, promover o saber investigar e produzir um trabalho científico (tese de doutoramento) com elevada qualidade, inovação e interesse social. Assim, as diferentes unidades curriculares incluem a pesquisa e análise crítica de obras e artigos científicos de referência, de modo a que o aluno se encontre habilitado a preparar e apresentar investigação própria sobre a matéria.
O cumprimento dos objetivos é aferido quer pela capacidade de interpretação e de crítica relativamente à investigação produzida pela comunidade, quer pela capacidade de produção científica e respetiva defesa perante especialistas na área e temática, submetida a discussão pública.
Despacho n.º 20 823-T/2007, de 10 de setembro, D.R. Acreditado pela A3ES, em 04/05/2012.
Plano Curricular
Trabalho alicerçado em alguns suportes fundamentais. Na presente unidade curricular desenvolvem-se as seguintes competências, de modo a:
- Aprofundar o estudo das várias concepções historiográficas ? incluindo as respectivas teoria e filosofia da história ?, não só as tradicionais, em geral melhor conhecidas, como as mais recentes: nova história económica, história cultural, regresso da narrativa, história virtual e história do presente;
- Prestar especial atenção à temática, planificação e hipóteses de trabalho;
- Explorar e criticar as fontes: escritas, orais, materiais, literárias, artísticas;
- Recordar o papel da história serial, no âmbito da nova história;
- Aprofundar a metodologia do tratamento das fontes e da elaboração do texto histórico;
- Manusear, adequadamente, as referências bibliográficas e das fontes;
- Aperfeiçoara o modo de ilustração: gráficos, quadros, imagens fotográficas, reprodução de documentos, etc.;
- Cuidar da apresentação gráfica
Cada aluno terá de se debruçar sobre um assunto de interesse histórico, de qualquer época e de qualquer tema (político, religioso, social, entre tantos outros) e apresentar um plano concreto, com objectivos específicos, de modo a poder desenvolver o trabalho por fases, não necessariamente seguidas, pois pode escrever o primeiro capítulo não em primeiro lugar, mas em todos os capítulos tem de haver uma harmonia e um seguimento de pensamento lógico.
O plano deve ser apresentado de um modo sintético, mas perfeitamente elaborado de forma a ser, como já foi dito, perceptível sob todos os pontos de vista.
A opção historiográfica escolhida para o seminário fundamenta-se na ideia de que os factos históricos resultam dos esquemas de interpretação teórica que, no caso do conhecimento do período moderno, confluem entre a filosofia, a sociologia, a história e o direito. Assim, os objectivos da unidade curricular são os seguintes:
- Fornecer uma utensilagem conceptual adequada ao estudo da modernidade;
- Articular essa bagagem conceptual com as linhas de orientação teórica dos seus autores de referência;
- Aplicar esse conhecimento teórico para interpretar a «realidade» europeia no domínio político, social, cultural e das relações internacionais;
- Conhecer as estruturas estruturantes dos sistemas políticos e sociais em Portugal entre a Restauração e o Liberalismo;
- Interpretar a evolução e a ruptura dos modelos de governo e administração ;
- Explicar e compreender a relação entre as invasões franceses e a emergência do liberalismo.
- Definir o contexto das arqueo ciências na defesa e salvaguarda do Património Cultural
- Fornecer recursos conceptuais necessários à intervenção arqueológica.
- Caracterizar a natureza da intervenção arqueológica e a sua aplicabilidade
- Descrever o processo de preparação de uma intervenção arqueológica.
- Identificar e aplicar as diversas metodologias de intervenção arqueológica no campo, ao nível dos processos e estratégias.
O seminário procura situar o aluno na diversidade de especializações existentes no âmbito da disciplina de História de Arte, como pressuposto para o escrutínio da metodologia mais adequada ao projecto de investigação a desenvolver.
O âmbito cronológico será delimitado entre o período final da Monarquia Absoluta à II República (1750-1974), elegendo como tema central as manifestações de Arte Pública, vista em contexto europeu, através de estudos de caso em ambiente de estabilidade e crise política, numa perspectiva pluridisciplinar.
Procura-se suprir a lacunahistoriográfica existente, aberta na fronteira entre a História da Arquitectura e do Urbanismo, devendo o aluno ficar apto a uma leitura integrada da Arte Pública nos respectivos contextos, e habilitado ao reconhecimento dos aspectos mais específicos (artísticos e simbólicos) dos monumentos em análise.
Procura-se criar competências para o desenvolvimento de estudos monográficos.
Elaboração do Projeto de Tese
12 ECTS
- Aquisição de conhecimentos e competências sobre:
- O que é uma tese de doutoramento;
- Para que serve uma tese de doutoramento;
- Como se faz uma tese de doutoramento;
- Como fazer investigação;
- Organização formal de uma tese de doutoramento;
- Função do orientador;
- Orientação conjunta e sua especificidade;
- Apresentação e discussão pública da tese.