Relações Internacionais

Diário da República,  2ª Série, Nº 39 – 25 de fevereiro de 2021. Anúncio nº 31/2021

A atualidade trouxe-nos uma evidência: os processos políticos, económicos e sociais estão cada vez mais internacionalizados. Não se pode, pois, estranhar o crescente relevo dos estudos das relações internacionais, estudos esses que se afirmaram como uma área científica própria no quadro do ensino universitário.

O Mestrado em Relações Internacionais (MRI) é composto por 4 semestres (120 ECTS) onde se pretende desenvolver os conhecimentos e capacidades de compreensão e análise autónoma das complexas interações mundializadas. Para o efeito o mestrado:

  1. Articula o tema central da Política Internacional (Relações Internacionais) com as disciplinas do Direito e a Economia;
  2. Está estruturado com duas áreas de especialização, uma especialização em Política Internacional Contemporânea e uma especialização em Estudos de Segurança, da Paz e da Guerra;
  3. Tem uma forte componente de epistemologia, métodos e técnicas de investigação.

 

A estrutura curricular no 1º semestre é comum a ambas as especializações focando-se num conjunto de referências teóricas da disciplina, com origem nas áreas científicas das Relações Internacionais, Direito e Economia, e na aquisição de competências de investigação científica.

As especializações no Mestrado em Relações Internacionais concretizam-se no 2º semestre.

  1. Especialização em Política Internacional Contemporânea

Esta especialização aprofunda a análise das relações internacionais ao nível das características da sua agência (estatal, organizações multilateral e atores não-estatais) e especificidades regionais.

  1. Especialização em Estudos de Segurança, da Paz e da Guerra

Nesta especialização faz-se a ligação entre a segurança, a reflexão estratégica e a promoção da paz.

No segundo semestre são também desenvolvidas as competências para a realização de investigação científica de uma forma autónoma, incluindo no que se refere à preparação do projeto de investigação para a dissertação.

Desta forma o Mestrado em Relações Internacionais está estruturado com cinco unidades curriculares teórico-práticas comuns a ambas as especializações no primeiro semestre e cinco unidades curriculares teórico-práticas específicas a cada especialização no segundo semestre.

No terceiro e quarto semestres é realizada a investigação para a dissertação. Este projeto de investigação poderá estar articulado com as linhas de investigação do centro de investigação OBSERVARE, unidade de investigação em Relações Internacionais da UAL.

 

Destinatários:

Este curso destina-se a diplomatas, funcionários internacionais, jornalistas, especialistas em Relações Internacionais, mesmo recém-licenciados, bem como a militares e a elementos das forças de segurança.

 

Bolsas de isenção de propinas para alunos que fizeram a licenciatura na UAL:

Oferta de 4 bolsas de isenção de propinas a atribuir aos candidatos do Mestrado em Relações Internacionais em qualquer das especializações (primeiro critério: alunos que tenham efetuado a licenciatura na Autónoma).

 

Horário:

As aulas decorrem normalmente de outubro a fevereiro (1.º Semestre) e de março a junho/julho (2.º Semestre). Normalmente as aulas ocorrem em três dias semanais, com pelo menos dois dias consecutivos de aulas, entre as 18h30 e as 22h30.

 

O Mestrado em Relações Internacionais existe desde 2013 e foi reestruturado para o seu presente formato em 2021 integrando as principais unidades curriculares do Mestrado em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais. O Mestrado em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais existe desde 2003 e que foi descontinuado em 2021. A reestruturação do Mestrado em Relações Internacionais é constituída pelo anúncio nº 31/2021 – 2ª série – Nº 39 – 25 de fevereiro do Diário da República. O Mestrado encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (ACEF/1819/1200151).

    Plano Curricular

    - Daniel Cardoso

    • Dotar aos alunos de instrumentos teóricos e metodológicos que lhes permitam investigar, analisar, interpretar e ainda refletir sobre a realidade internacional/global de uma forma científica.
    • Identificar, selecionar e avaliar fontes de informação documentais e bibliográficas a partir de autores das Relações Internacionais.
    • Aprofundar o conhecimento de ideias, conceitos centrais e interpretações das principais teorias em RI.
    • Compreender o aparecimento das teorias de RI no seu contexto histórico.
    • Adquirir capacidade para a produzir e comunicar por escrito e oralmente um trabalho científico.

    - Mateus Kowalski - Patricia Galvão Teles

    • Aprofundar conhecimentos sobre as tendências atuais do Direito Internacional;
    • Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre a matéria, bem como adquirir metodologias de investigação específicas no contexto de uma abordagem jurídico-internacional;
    • Conseguir aplicar os conhecimentos adquiridos numa perspetiva de investigação multidisciplinar, que envolva as Relações Internacionais e o Direito Internacional Público;
    • Aplicar os conhecimentos adquiridos a questões concretas contemporâneas

    - Carlos Gaspar - Luís Tomé

    • Adquirir o quadro teórico e metodológico adequado à análise das questões internacionais na perspetiva da geopolítica;
    • Desenvolver uma atitude de reflexão crítica sobre as principais dinâmicas geopolíticas que afetam a agenda internacional e de certas regiões;
    • Compreender as metamorfoses da estrutura de poder mundial, o quadro de interações e as opções políticas e estratégias dos principais atores na atualidade;
    • Entender as alterações na segurança internacional e capacidade de reflexão sobre o ambiente estratégico e principais desafios geopolíticos.

    - Henrique Morais - José Félix Ribeiro

    • Compreender a situação atual das principiais economias, seus padrões de crescimento e desafios que se colocam;
    • Identificar os movimentos de rotação do motor do crescimento económico mundial rumo a oriente e às economias emergentes;
    • Descrever a ascensão das economias do Hemisfério Ocidental e da Ásia Oriental;
    • Reconhecer os desafios que se colocam à Área do euro;
    • Identificar os problemas estruturais da economia norte-americana.

    - Brígida Brito

    • Conhecimento e competência nas principais metodologias de investigação;
    • Compreensão do método científico e da perspetiva de investigação;
    • Capacidade de pesquisar, ler e organizar informação científica;
    • Capacidade de comunicar conhecimento científico por escrito e oralmente.

    - Brígida Brito - Nancy Gomes

    • Familiarizar os mestrandos com conceitos, problemas centrais e práticas fundamentais inerentes ao processo de investigação em Ciências Sociais;
    • Fornecer uma compreensão sobre o procedimento científico e as dimensões fundamentais do processo de investigação em Relações Internacionais;
    • Promover o desenvolvimento de uma consciência ética e crítica em torno das atividades de investigação e produção do conhecimento científico tendo presentes os objetivos definidos e o campo de estudo;
    • Capacitar o mestrando para o desenvolvimento de práticas de investigação apoiadas na formulação de um problema, na argumentação racional e logicamente elaborada, na pesquisa, sistematização e organização da informação;
    • Dotar o aluno de instrumentos orientados para a comunicação escrita e oral estruturada, clara e consistente dos objetivos, métodos, resultados e fontes utilizadas.

    - Daniel Cardoso

    • Estudar a origem e o desenvolvimento da globalização;
    • Identificar as contribuições teóricas para o estudo da governação e multilateralismo;
    • Analisar o papel dos Estados, das Organizações Internacionais e de outros atores transnacionais (formais e informais) no processo de evolução da governação e multilateralismo;
    • Identificar as possibilidades e os principais obstáculos da governação global e multilateralismo num cenário prospetivo.

    - Filipe Vasconcelos Romão

    • Aprofundar os conhecimentos sobre diferentes perspetives teóricas relativas à política externa e seus processos de formulação e implementação;
    • Compreender os modos e processos que os atores internacionais, Estados e atores não-estatais, adotam para formular decisões e estratégias no relacionamento com outros atores da comunidade internacional, incluindo através da análise de estudos de caso;
    • Analisar, através de estudos de caso, as políticas externas de grandes potências e países emergentes procurando compreender o impacto da opinião pública e do funcionamento de sistemas políticos democráticos e não democráticos sobre a política externa;
    • Desenvolver as capacidades de comunicar ideias e expor argumentos numa perspetiva de participação no debate público;
    • Promover a aquisição de competências de investigação sobre as temáticas das Relações Internacionais e da formulação e implementação da política externa.

    - Luísa Godinho

    • Conhecer os principais processos de natureza transnacional que ocorrem nas sociedades contemporâneas, tanto na sua teorização como nas suas práticas;
    • Compreender a actual importância da interacção entre as sociedades e a dimensão sociológica das interdependências, com relevo para os movimentos sociais;
    • Identificar os fluxos culturais e informacionais que actuam num mundo sem fronteiras;
    • Compreender os impactos decorrentes dos movimentos de pessoas a nível internacional;
    • Apreender os presentes debates em torno do multiculturalismo;
    • Compreender os modos como as opiniões públicas e as dinâmicas sociais agem sobre os centros de decisão política;
    • Refletir criticamente novos temas de actualidade, como sejam o da “sociedade civil global” ou da “democracia cosmopolita”.

    - Sónia Sénica

    • Conhecer e compreender as dinâmicas regionais da política internacional, nomeadamente: do Continente Americano, da Ásia-Pacífico, do Médio-Oriente e Magrebe, da África Subsariana e da Eurásia;
    • Ter um entendimento das dinâmicas geopolíticas regionais e das principais potências regionais;
    • Compreender as especificidades culturais regionais e o seu impacto nas relações internacionais;
    • Refletir sobre Teorias de Relações Internacionais não Ocidentais, no que se refere à sua validade, complementaridade e concorrência.

    - Nancy Gomes - Brígida Brito

    • Familiarizar os mestrandos com conceitos, problemas centrais e práticas fundamentais inerentes ao processo de investigação em Ciências Sociais;
    • Fornecer uma compreensão sobre o procedimento científico e as dimensões fundamentais do processo de investigação em Relações Internacionais;
    • Promover o desenvolvimento de uma consciência ética e crítica em torno das atividades de investigação e produção do conhecimento científico tendo presentes os objetivos definidos e o campo de estudo;
    • Capacitar o mestrando para o desenvolvimento de práticas de investigação apoiadas na formulação de um problema, na argumentação racional e logicamente elaborada, na pesquisa, sistematização e organização da informação;
    • Dotar o aluno de instrumentos orientados para a comunicação escrita e oral estruturada, clara e consistente dos objetivos, métodos, resultados e fontes utilizadas.

    - Ana Isabel Xavier

    • Aprofundar os conhecimentos teóricos e metodológicos necessários ao conhecimento e à crítica do saber referente a questões essenciais do âmbito da Segurança e à sua evolução;
    • Identificar, avaliar e selecionar fontes de informação documentais e bibliográficas relativas ao estudo conceptual das questões da Segurança;
    • Desenvolver técnicas, perceções e comportamentos alicerçados nas capacidades de aprendizagem, bem como uma atitude de atenção e reflexão sobre as múltiplas variáveis e dimensões da Segurança.

    - Fernando Jorge Cardoso

    • Compreender as causas e dinâmicas dos conflitos armados tendo por base estudos de caso e as diferentes perspetivas teóricas;
    • Reconhecer e entender a importância dos regimes internacionais e instituições na prevenção da guerra e construção da paz, em especial os pilares do sistema de segurança coletiva previsto na Carta ONU;
    • Compreender, comparativamente, as lógicas dos processos de prevenção do conflito, pacificação, imposição da paz, manutenção da paz e consolidação da paz;
    • Desenvolver as capacidades de comunicar ideias e expor argumentos numa perspectiva de participação no debate público;
    • Promover a aquisição de competências de investigação sobre as temáticas das Relações Internacionais e da gestão de conflitos internacionais.

    - Luís Bernardino

    • Adquirir os conhecimentos teóricos e metodológicos necessários ao conhecimento e à crítica do saber referente ao pensamento estratégico e à sua evolução;
    • Identificar, avaliar e selecionar fontes de informação documentais e bibliográficas referentes ao estudo conceptual da Estratégia;
    • Desenvolver técnicas, perceções e comportamentos alicerçados nas capacidades de aprendizagem, bem como uma atitude de atenção e reflexão sobre as múltiplas variáveis e dimensões do raciocínio estratégico.

    - Mateus Kowalski - Patricia Galvão Teles

    • Adquirir conhecimentos teóricos sobre a temática do recurso à força adotando uma perspetiva jurídico-internacional;
    • Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre a matéria, bem como adquirir metodologias de investigação específicas no contexto de uma abordagem jurídico-internacional;
    • Aplicar os conhecimentos adquiridos numa perspetiva de investigação multidisciplinar, que envolva as Relações Internacionais e o Direito Internacional Público;
    • Aplicar os conhecimentos adquiridos a questões concretas contemporâneas.

    - Sandra Ribeiro - Pedro Pinto

    • Compreender a situação atual das principiais economias, seus padrões de crescimento e desafios que se colocam;
    • Identificar o enquadramento teórico em torno da questão dos recursos e da conflitualidade, suas causas e consequências;
    • Identificar o debate instalado quanto à relação entre conflitos violentos e dotação de recursos pelos países;
    • Reconhecer o papel das transformações económicas internacionais na ocorrência de conflitualidade;
    • Descrever a problemática dos recursos energéticos face à ocorrência de conflitos violentos;
    • Descrever a eventual relação entre os recursos diamantíferos e a conflitualidade.

    O segundo ano do mestrado em Relações Internacionais, 3º e 4º semestres, correspondem ao desenvolvimento do projeto de investigação e sua realização orientado por um professor doutorado da Universidade Autónoma de Lisboa.

    Caso se considere apropriado poderá existir um orientador externo à Universidade Autónoma de Lisboa, tendo nestes casos de existir um coorientador que seja um doutorado docente na UAL.

    O mestrando(a) poderá desenvolver o trabalho sobre um tema inserido nas linhas de investigação do OBSERVARE – Observatório de Relações Exteriores da Universidade Autónoma de Lisboa e da área de investigação do orientador de dissertação de mestrado.

    No 3º semestre o mestrando(a) apresenta o seu projeto de investigação, que é submetido para aprovação na Comissão Científica do Departamento de Relações Internacionais e da Universidade Autónoma de Lisboa.

    Após a aprovação do projeto o mestrando(a) realiza a investigação até ao momento de submissão da dissertação no 4º semestre, que é defendida em provas públicas perante um júri.

    O segundo ano do mestrado em Relações Internacionais, 3º e 4º semestres, correspondem ao desenvolvimento do projeto de investigação e sua realização orientado por um professor doutorado da Universidade Autónoma de Lisboa.

    Caso se considere apropriado poderá existir um orientador externo à Universidade Autónoma de Lisboa, tendo nestes casos de existir um coorientador que seja um doutorado docente na UAL.

    O mestrando(a) poderá desenvolver o trabalho sobre um tema inserido nas linhas de investigação do OBSERVARE – Observatório de Relações Exteriores da Universidade Autónoma de Lisboa e da área de investigação do orientador de dissertação de mestrado.

    No 3º semestre o mestrando(a) apresenta o seu projeto de investigação, que é submetido para aprovação na Comissão Científica do Departamento de Relações Internacionais e da Universidade Autónoma de Lisboa.

    Após a aprovação do projeto o mestrando(a) realiza a investigação até ao momento de submissão da dissertação no 4º semestre, que é defendida em provas públicas perante um júri.