Profª. Doutora Nancy Elena Ferreira Gomes

- Composição do Conselho Pedagógico - Departamento de Ciências da Comunicação - Departamento de Ciências Económicas e Empresariais - Departamento de Relações Internacionais - Doutoramento em Relações Internacionais: Gepolítica e Geoeconomia - Licenciatura Ciências da Comunicação - Licenciatura em Economia - Licenciatura em Relações Internacionais - Mestrado em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais - Mestrado em Relações Internacionais

Ver curriculum vitae ORCID
ngomes@autonoma.pt

Doutora em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Licenciada em Estudos Internacionais pela Faculdade de Ciências Económicas e Sociais da Universidade Central da Venezuela (Grau reconhecido pela Universidade Técnica de Lisboa).
Desde Outubro de 1995, é Professora Auxiliar no Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) onde leccionou ou lecciona as seguintes disciplinas, na Licenciatura em Relações Internacionais: Teoria das Relações Internacionais, Fontes e Metodologia da Investigação, Organizações Internacionais (em sinergia com o Departamento de Ciências da Comunicação, desde 2015), Política Europeia dos séculos XIX y XX, História das Relações Internacionais, Estados Unidos e Continente Americano, Teoria Diplomática, Assuntos Estratégicos, Assuntos Económicos Internacionais; no Mestrado em Relações Internacionais: Governança e Multilateralismo, e Seminário de Investigação; e no Doutoramento em Relações Internacionais: Seminário de Investigação.
Investigadora integrada no Observatório de Relações Exteriores / OBSERVARE da UAL, desde 2010. É membro do Conselho Pedagógico da UAL, desde 2017. Membro dos Conselhos Editoriais das Revistas Janus.net e Pensamiento Iberoamericano, desde a data da sua criação, respectivamente. Colaborou como analista (externa) com o Real Instituto Elcano de Estudos Internacionais e Estratégicos (sediado em Madrid), entre 2016 e 2017.
É membro do Grupo de Estudos sobre as “Relações Portugal – Brasil”, constituído em 2011 pelo Instituto de Defesa Nacional. Directora académica da Representação da FEDERASUR em Portugal, desde 2011. Membro do Conselho Consultivo do IPDAL, desde 2012. É ainda comentadora habitual de assuntos relacionados com os países da América Latina em vários órgãos de comunicação social portugueses.
Entre Setembro de 2001 e Outubro de 2008 exerceu funções de Consultoria e Gestão de bolsas de estudo, no Serviço de Educação e Bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian.