Carlos Gaspar

- Departamento de Relações Internacionais - Doutoramento em Relações Internacionais: Gepolítica e Geoeconomia - Licenciatura em Relações Internacionais - Mestrado em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais

Professor catedrático convidado da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL)-Departamento de Relações Internacionais.

Investigador integrado do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (IPRI NOVA) e Investigador Associado no OBSERVARE-Observatório de Relações Exteriores da UAL.. Assessor do Instituto de Defesa Nacional. Assessor do Conselho de Administração da Fundação Oriente. Membro do European Council on Foreign Relations. Membro da Associação Portuguesa de Ciência Política. Membro do Conselho Científico do Real Instituto Elcano.

Antigo Conselheiro do Presidente António Ramalho Eanes (1977-1986), do Presidente Mário Soares (1986-1996) e do Presidente Jorge Sampaio (1996-2006), foi Director do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (2006-2011) e Professor convidado da Universidade Nova de Lisboa (2006-2020). Foi investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa e docente em várias instituições universitárias portuguesas desde 1988.

Mestre em Relações Internacionais pelo Institut d’Études Politiques de Paris e doutorado em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. Publicou artigos em revistas académicas portuguesas e internacionais e é autor de O Pós-Guerra Fria (Tinta-da-china, 2016); A Balança da Europa (Alêtheia, 2017); Raymond Aron e a Guerra Fria (Alêtheia, 2018); O Regresso da Anarquia (Alêtheia, 2019); e O Mundo de Amanhã (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2020).