Psicologia Clínica e de Aconselhamento

O Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento (2º ciclo de estudos), fundamental para a prática profissional da Psicologia, permite aos mestrandos aprofundar conhecimentos teóricos relativos à compreensão do Ser Humano e suas problemáticas, assim como, desenvolver competências específicas de intervenção psicológica, nos diversos âmbitos de ação (ex. na prática clínica de relação de ajuda e aconselhamento; nas situações profissionais múltiplas em que as competências relacionais sejam determinantes, tais como, gestão de equipas, gestão de relacionamentos institucionais ou profissionais; na avaliação psicológica; no psicodiagnóstico).
Não descurando a exposição de conteúdos teóricos fundamentais à sedimentação do conhecimento da ciência psicológica, é privilegiada a aprendizagem experiencial que permite uma vivência integrada da forma de realizar uma intervenção psicológica. Como exemplo, em UCs Aconselhamento e Terapia de Família I e II, é utilizado o psicodrama profissional, considerado como uma ferramenta de aprendizagem experiencial; nas UCs Temas Transdisciplinares em Psicologia, os alunos participam ativamente na organização de conferências e sua divulgação.
O 2º ano ciclo de estudos tem a duração de dois semestres (60 ECTS) e é destinado à preparação e apresentação de uma dissertação original ou à realização de um estágio curricular e à preparação do respetivo relatório ou na opção mista (dissertação, estágio e relatório de estágio). Os alunos têm a oportunidade de desenvolver o estágio académico nas mais diversas instituições e contextos de intervenção, nomeadamente, na área da saúde primária, em contexto hospitalar, em instituições de ensino e de reabilitação, em lares e centros de apoio a diferentes populações e problemáticas.
O grau de Mestre em Psicologia Clínica e de Aconselhamento será conferido após aprovação nas UCs e na Dissertação (opção Investigação) ou no Relatório de Estágio (opção Estágio) ou em ambas (opção mista).

 

Especificidades do curso:

• Observação de consultas de Psicologia e Logopedia (realizadas por docentes do curso de Psicologia da UAL, psicólogos efetivos da OPP);
• Realização do Workshop de Desenvolvimento Pessoal e Integração Académica (início do Ano Letivo).
• Obtenção de ajuda (apoio psicológico) face a dificuldades de ordem pessoal, através do Gabinete de Aconselhamento e Promoção da Saúde (GAPS).
• Acesso aos Laboratórios de Psicometria e de Neurociências;
• Envolvimento no Gabinete de Tutoria. Os melhores alunos do mestrado podem candidatar-se a uma bolsa de estudo o que lhes permitirá dar apoio aos alunos da licenciatura que apresentem dificuldades de âmbito académico;
• Integração das dissertações de mestrado nos projetos de investigação desenvolvidas no Centro de Investigação em Psicologia (CIP) do qual fazem parte os orientadores/investigadores.
• Desenvolvimento de atividades extra curriculares de cariz social e solidário. A participação ativa dos alunos na sua organização potencia o desenvolvimento de competências sociais, pessoais e profissionais relevantes no futuro.

Nos 3º e 4º semestres escolher apenas um dos grupos (a), (b) ou (c).

    Plano Curricular

    - Prof. Doutor Tito Laneiro

    Sensibilizar os alunos para os conceitos e a prática da intervenção em Aconselhamento, numa perspetiva humanista. Esta sensibilização parte de um aprofundamento conceptual que se pretende apoiado na observação e análise de casos reais, e na experiência da entrevista de ajuda.

    Os alunos deverão adquirir competências para:

    – Realizar entrevistas de ajuda numa perspetiva humanista;
    – Identificar os conceitos-chave associados ao aconselhamento centrado no cliente;
    – Debater e explicar, com clareza e profundidade, os princípios teóricos em que assenta a Abordagem Centrada na Pessoa;
    – Identificar as diversas formas que o aconselhamento pode assumir, numa perspetiva humanista

    - Professor Doutor João Hipolito - Prof.ª Doutora Mónica Pires

    São abordados o Paradigma Sistémico e a Teoria Geral dos Sistemas assim como as suas implicações para a compreensão da família.

    Os alunos deverão:

    • Adquirir uma visão crítica dos paradigmas científicos e de análise vigentes e a destrinca entre o paradigma cartesiano e sistémico;
    • Compreender a história da família e sua contextualização sociocultural, como instituição;
    • Adquirir conhecimentos relativos as dinâmicas familiares e sua intersubjetividade e mecanismos de autorregulação e homeostasia;
    • Compreender os fundamentos da teoria sistémica e sua aplicação;
    • Demonstrar capacidade de compreensão clínica e análise dos diversos processos familiares;
    • Revelar capacidade de compreensão clínica das diversas vulnerabilidades e perturbações familiares;
    • Compreender os processos de transgeracionalidade;
    • Adquirir competências para elaborar um genograma familiar.

    - Prof. Doutor Carlos José Godinho Calado - Prof.ª Doutora Cláudia de Castro - Prof. Doutor Joaquim Monteiro - Prof.ª Doutora Sandra Bastos-Figueiredo

    Escolher apenas uma das duas opções:

    1. Conhecer os principais aspetos clínicos das doenças neurológicas, nomeadamente sinais e sintomas, etiologias, fisiopatologia e terapêutica;
    2. Conhecer as principais doenças neurológicas;
    3. Desenvolver a noção do papel do psicólogo clinico e d e aconselhamento no tratamento das doenças neurológicas;
    4. Perceber a complementaridade entre a Medicina e a Psicologia no tratamento destas doenças.

    - Prof.ª Doutora Ana Gomes

    • Conhecer e utilizar modelos teóricos sobre o desenvolvimento infantil. Fatores protetores e fatores de risco;
    • Conhecer, diferenciar e justificar os modelos teóricos sobre as perturbações psicológicas na idade infantil ena vida adulta;
    • Refletir sobre a prevenção das perturbações da pessoa.

    - Prof.ª Doutora Rute Brites - Prof.ª Doutora Luísa Ribeiro

    Reconhecer a importância da Relação Psicológica com o Cliente;

    Integrar as consequências e o impacto que a Relação Psicológica exerce na pessoa do Cliente e no processo terapêutico;

    Compreender como a Relação Psicológica com o Cliente funciona como ponto de partida e desenvolvimento na atividade da psicologia;

    Fomentar e desenvolver competências individuais que possibilitem uma adequada Relação Psicológica com o Cliente (psicoterapia de apoio);

    Possibilitar a aquisição de conhecimentos relevantes que permitam desenvolver uma atitude de reflexão crítica sobre a relação Psicológica com o Cliente;

    Abordar bases da situação clínica inerentes ao setting (1ª sessão, diagnóstico, prognóstico, contrato terapêutico, outras variáveis);

    Analisar a importância das variáveis do profissional e do cliente, inerentes ao processo de relação psicológica, em contextos específicos;

    Abordar diferentes formas de intervenção terapêutica, com populações específicas;

    Sensibilizar para a necessidade e pertinência da ética profissional.

    - Prof. Doutora Odete Nunes - Professor Doutor João Hipolito

    • Estudar os conceitos teóricos associados à vivência da saúde e à prática de comportamentos de saúde, numa perspetiva de análise antropológica;
    •  Aprofundar o estudo da saúde enquanto construção social;
    • Compreender as implicações sociais e culturais das representações de saúde e da medicina e  e as diferenças entre o saber ocidental e oriental;
    • Conhecer os significados do conceito de saúde e debater sobre as diferenças, em termos de cultura e de sociedade, entre os hábitos de cura e de promoção da saúde.

    - Professor Doutor João Hipolito - Prof.ª Doutora Sandra Bastos-Figueiredo

    • Proporcionar aos alunos uma visão geral sobre vários temas transversais às várias áreas da Psicologia. Abordam-se questões teóricas e filosóficas, pratica, investigação, modelos psicoterapêuticos, ética e temas atuais em Psicologia;
    • Proporcionar uma visão geral e crítica de alguns dos principais temas da Psicologia, que não são abordados no âmbito de outras unidades curriculares, e que se revelam fundamentais para a formação;
    • Proporcionar um espaço de discussão, reflexão e sensibilização para questões atuais, nomeadamente populações e problemáticas específicas no âmbito da intervenção da psicologia;
    • Aprofundar temas pertinentes para a formação do psicólogo.

    - Prof. Doutor Tito Laneiro

    No seguimento da UC de Psicologia Aconselhamento I, pretende-se que os alunos aumentem o seu nível de formação teórico-prática, assente no aprofundamento de conceitos que caracterizam a perspetiva humanista, nomeadamente a teoria da personalidade e a utilização das 6 condições necessárias e suficientes para a mudança, como meio de “diagnóstico relacional”.
    Estas aprendizagens permitir-lhes-ão realizar intervenções, na prática do aconselhamento psicológico, adequadas aos contextos com que se deparam no decorrer da atividade profissional, nomeadamente clínicos ou mais direcionados para a promoção/ manutenção da saúde.

    No final, os alunos deverão ser capazes de analisar criticamente a sua forma-de-estar durante a realização de entrevistas de ajuda; analisar casos estudados à luz da teoria da personalidade humana; analisar a potencialidade terapêutica de casos apresentados, através do recurso às 6 condições necessárias e suficientes para a mudança como meio de “diagnóstico relacional”.

    - Professor Doutor João Hipolito - Prof.ª Doutora Rute Brites

    Estudar os aspetos teórico-práticos dos diferentes modelos de intervenção da psicoterapia de Família. São abordados conteúdos referentes ao paradigma Sistémico e a sua adequação à Terapia Familiar nos diversos modelos conceptuais de intervenção terapêutica.

    Os alunos deverão:

    • Compreender os fundamentos da teoria sistémica e sua aplicação;
    • Compreender os diversos modelos teóricos de abordagem e intervenção com a família;
    • Demonstrar capacidade de compreensão e análise dos diversos processos familiares;
    • Revelar capacidade de compreensão clínica das diferentes vulnerabilidades e perturbações familiares;
    • Compreender os diferentes modelos terapêuticos de base e sua aplicação à terapia de família;
    • Compreender a dinâmica familiar observada nas sessões terapêuticas e o tipo de intervenção prestada;
    • Desenvolver competências de análise clínica;
    • Desenvolver competências de realização de um genograma familiar e compreender a riqueza da sua utilização e análise.

    - Prof.ª Doutora Ana Gomes - Prof.ª Doutora Rute Brites

    • Utilizar diferentes modelos teóricos, que estão na base da consulta psicológica com bebés, crianças, adolescentes, adultos e idosos.
    • Pensar a consulta psicológica com base num desenho coerente da metodologia do diagnóstico progressivo (“guidelines for the assessment process”) e da planificação de intervenção de orientação/indicação dos casos clínicos.
    • Melhorar conhecimentos, justificar e integrar as técnicas fundamentais da entrevista e da observação e as técnicas complementares (testes).
    • Saber formular a hipótese de diagnóstico definitivo à luz da análise e da síntese dos resultados qualitativos e quantitativos obtidos.
    • Refletir e praticar as garantias éticas requeridas na avaliação psicológicas e no planeamento da intervenção.
    • Conhecer, avaliar e praticar o planeamento da intervenção.
    • Repensar os desenhos clínicos que se utilizam nas consultas psicológicas

    - Prof. Doutor Manuel Sommer

    • Conhecer as bases, objetivos e âmbito da intervenção em psicologia e sociologia dos Comportamentos Desviantes;
    • Compreender a importância da intervenção da Psicologia no âmbito das organizações que intervêm nesta área e demais contextos ligados à marginalidade e à delinquência;
    • Conhecer o papel do psicólogo no contexto da psicologia dos comportamentos desviantes e da intervenção para a mudança nesta área.

    - Prof. Doutor Joaquim Monteiro

    • Conhecer os modos de ação, de apresentação, das indicações e dos efeitos desejáveis e indesejáveis (secundários, colaterais, graves) de fármacos e, em especial, de psicofármacos.
    • Conhecer as diferentes formas de terapia, a discutir de acordo com o paciente.
    • Conhecer uma afeção e seus sintomas, saber fazer a anamnese de saúde e medicamentosa com Genograma e distinguir em pacientes os efeitos secundários através da Escala de Mannheim.
    • Distinguir o que é próprio da doença e o que advém dos efeitos secundários dos medicamentos que tomam.

    - Professor Doutor João Hipolito - Prof.ª Doutora Sandra Bastos-Figueiredo

    • Proporcionar aos alunos uma visão geral sobre vários temas transversais às diferentes áreas da psicologia.
    • Abordar, de acordo com o estado da arte, questões teóricas e filosóficas, tipos de práticas, investigação, modelos psicoterapêuticos, princípios éticos e deontológicos.
    • Possibilitar a complementaridade e o alargamento de temáticas que vão para além do currículo proposto nas UCs e que alicercem a formação em psicologia.
    • Contactar com saberes, experiências de profissionais e investigadores de elevado mérito. Atualizar conhecimentos de “ponta” ao nível da ciência, impossíveis de prever e consequentemente, de enquadrar nas UCs em funcionamento.

    - Professor Doutor João Hipolito

    • Estudar os conceitos teóricos associados à vivência da doença e à manutenção de comportamentos de risco, numa perspetiva de análise antropológica; aprofundar o estudo da doença enquanto construção social;
    • Compreender as implicações sociais e culturais dos saberes médicos, e as diferenças entre o saber ocidental e oriental.
    • Conhecer os significados da doença e debater sobre as diferenças, em termos de cultura e de sociedade, entre o saber médico ocidental e oriental.

    - Prof.ª Doutora Rute Brites - Prof.ª Doutora Tânia Brandão

    Via Mista (Dissertação e Estágio).

    • Preparar os alunos para a reflexão epistemológica e para o domínio das bases da teoria do conhecimento
    • Dar a conhecer alguns dos principais representantes da epistemologia contemporânea
    • Sistematizar elementos e formatos da metodologia científica.
    • Listar alguns dos principais instrumentos de medida utilizados em psicologia.

    Via Investigação (Dissertação).

    Escolher apenas entre um dos Grupos a), b) e c):

    • Via Investigação (Dissertação)
    • Via Profissionalizante (Estágio)
    • Via Mista (Dissertação e Estágio)

    Via Profissionalizante (Estágio).

    - Prof.ª Doutora Mónica Pires

    Via Mista (Dissertação e Estágio).

    • Estimular a capacidade de análise e de reflexão sobre a pertinência do tipo de intervenções que observam e sobre a gestão das dinâmicas institucionais.
    • Ajudar os alunos a sedimentar competências e conhecimentos teóricos relativamente à intervenção psicológica nos diferentes locais de estágio. Acompanhar os alunos na prática clínica no âmbito da realização do seu estágio académico.
    • Sensibilizar os alunos para as questões éticas e deontológicas ligadas à profissão de psicólogo, tais como, a conduta e postura do profissional.

    Via Profissionalizante (Estágio).

    Via Mista (Dissertação e Estágio).

    - Prof.ª Doutora Mónica Pires

    Via Mista (Dissertação e Estágio).

    Via Mista (Dissertação e Estágio).

    - Professor Doutor João Hipolito - Prof.ª Doutora Sandra Bastos-Figueiredo

    • A unidade curricular tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma visão geral sobre vários temas transversais às várias áreas da Psicologia. Abordam-se questões teóricas e filosóficas, pratica, investigação, modelos psicoterapêuticos, ética e temas atuais em Psicologia;
    • Pretende-se proporcionar uma visão geral e crítica de alguns dos principais temas da Psicologia, que não são abordados no âmbito de outras unidades curriculares, e que se revelam fundamentais para a formação;
    • Os temas abordados têm como objetivo proporcionar um espaço de discussão, reflexão e sensibilização para questões atuais, nomeadamente populações e problemáticas específicas no âmbito da intervenção da Psicologia;
    • Aprofundar temas pertinentes para a formação do psicólogo.

    - Prof.ª Doutora Rute Brites - Prof.ª Doutora Iolanda Galinha

    Via Investigação (Dissertação).

    • Ajudar os alunos no aperfeiçoamento dos projetos de investigação e do curso da mesma com base na metodologia científica
    • Ajudar a desenvolver uma atitude autocrítica e de análise relativamente aos projetos de investigação
    • Possibilitar uma preparação para a apresentação pública do trabalho realizado
    • Saber estruturar e delinear um projeto e desenvolver uma investigação
    • Saber analisar autocriticamente as investigações em curso
    • Saber apresentar publicamente uma investigação tendo em conta a gestão de tempo, clareza no discurso
    • Saber argumentar criticamente sobre o trabalho realizado

    Via Investigação (Dissertação).

    Via Profissionalizante (Estágio).

    - Prof.ª Doutora Mónica Pires

    Via Profissionalizante (Estágio).

    Via Profissionalizante (Estágio).

    - Prof. Doutora Odete Nunes - Prof.ª Doutora Mónica Pires

    Via Mista (Dissertação e Estágio).

    Via Mista (Dissertação e Estágio).

    - Professor Doutor João Hipolito - Prof.ª Doutora Sandra Bastos-Figueiredo

    • A unidade curricular tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma visão geral sobre vários temas transversais às várias áreas da Psicologia. Abordam-se questões teóricas e filosóficas, pratica, investigação, modelos psicoterapêuticos, ética e temas atuais em Psicologia;
    • Pretende-se proporcionar uma visão geral e crítica de alguns dos principais temas da Psicologia, que não são abordados no âmbito de outras unidades curriculares, e que se revelam fundamentais para a formação;
    • Os temas abordados têm como objetivo proporcionar um espaço de discussão, reflexão e sensibilização para questões atuais, nomeadamente populações e problemáticas específicas no âmbito da intervenção da psicologia;
    • Aprofundar temas pertinentes para a formação do psicólogo.

    Prof. Doutor Carlos José Godinho Calado

    Prof.ª Doutora Cláudia de Castro

    Prof. Doutor Joaquim Monteiro