O Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento (2º ciclo de estudos), fundamental para a prática profissional da Psicologia, permite aos mestrandos aprofundar conhecimentos teóricos relativos à compreensão do Ser Humano e suas problemáticas, assim como, desenvolver competências específicas de intervenção psicológica, nos diversos âmbitos de ação (ex. na prática clínica de relação de ajuda e aconselhamento; nas situações profissionais múltiplas em que as competências relacionais sejam determinantes, tais como, gestão de equipas, gestão de relacionamentos institucionais ou profissionais; na avaliação psicológica; no psicodiagnóstico).
Não descurando a exposição de conteúdos teóricos fundamentais à sedimentação do conhecimento da ciência psicológica, é privilegiada a aprendizagem experiencial que permite uma vivência integrada da forma de realizar uma intervenção psicológica. Como exemplo, em UCs Aconselhamento e Terapia de Família I e II, é utilizado o psicodrama profissional, considerado como uma ferramenta de aprendizagem experiencial; nas UCs Temas Transdisciplinares em Psicologia, os alunos participam ativamente na organização de conferências e sua divulgação.
O 2º ano ciclo de estudos tem a duração de dois semestres (60 ECTS) e é destinado à preparação e apresentação de uma dissertação original ou à realização de um estágio curricular e à preparação do respetivo relatório ou na opção mista (dissertação, estágio e relatório de estágio). Os alunos têm a oportunidade de desenvolver o estágio académico nas mais diversas instituições e contextos de intervenção, nomeadamente, na área da saúde primária, em contexto hospitalar, em instituições de ensino e de reabilitação, em lares e centros de apoio a diferentes populações e problemáticas.
O grau de Mestre em Psicologia Clínica e de Aconselhamento será conferido após aprovação nas UCs e na Dissertação (opção Investigação) ou no Relatório de Estágio (opção Estágio) ou em ambas (opção mista).
Especificidades do curso:
• Observação de consultas de Psicologia e Logopedia (realizadas por docentes do curso de Psicologia da UAL, psicólogos efetivos da OPP);
• Realização do Workshop de Desenvolvimento Pessoal e Integração Académica (início do Ano Letivo).
• Obtenção de ajuda (apoio psicológico) face a dificuldades de ordem pessoal, através do Gabinete de Aconselhamento e Promoção da Saúde (GAPS).
• Acesso aos Laboratórios de Psicometria e de Neurociências;
• Envolvimento no Gabinete de Tutoria. Os melhores alunos do mestrado podem candidatar-se a uma bolsa de estudo o que lhes permitirá dar apoio aos alunos da licenciatura que apresentem dificuldades de âmbito académico;
• Integração das dissertações de mestrado nos projetos de investigação desenvolvidas no Centro de Investigação em Psicologia (CIP) do qual fazem parte os orientadores/investigadores.
• Desenvolvimento de atividades extra curriculares de cariz social e solidário. A participação ativa dos alunos na sua organização potencia o desenvolvimento de competências sociais, pessoais e profissionais relevantes no futuro.
Nos 3º e 4º semestres escolher apenas um dos grupos (a), (b) ou (c).
Plano Curricular
Sensibilizar os alunos para os conceitos e a prática da intervenção em Aconselhamento, numa perspetiva humanista. Esta sensibilização parte de um aprofundamento conceptual que se pretende apoiado na observação e análise de casos reais, e na experiência da entrevista de ajuda.
Os alunos deverão adquirir competências para:
– Realizar entrevistas de ajuda numa perspetiva humanista;
– Identificar os conceitos-chave associados ao aconselhamento centrado no cliente;
– Debater e explicar, com clareza e profundidade, os princípios teóricos em que assenta a Abordagem Centrada na Pessoa;
– Identificar as diversas formas que o aconselhamento pode assumir, numa perspetiva humanista
São abordados o Paradigma Sistémico e a Teoria Geral dos Sistemas assim como as suas implicações para a compreensão da família.
Os alunos deverão:
- Adquirir uma visão crítica dos paradigmas científicos e de análise vigentes e a destrinca entre o paradigma cartesiano e sistémico;
- Compreender a história da família e sua contextualização sociocultural, como instituição;
- Adquirir conhecimentos relativos as dinâmicas familiares e sua intersubjetividade e mecanismos de autorregulação e homeostasia;
- Compreender os fundamentos da teoria sistémica e sua aplicação;
- Demonstrar capacidade de compreensão clínica e análise dos diversos processos familiares;
- Revelar capacidade de compreensão clínica das diversas vulnerabilidades e perturbações familiares;
- Compreender os processos de transgeracionalidade;
- Adquirir competências para elaborar um genograma familiar.
Escolher apenas uma das duas opções:
- Conhecer os principais aspetos clínicos das doenças neurológicas, nomeadamente sinais e sintomas, etiologias, fisiopatologia e terapêutica;
- Conhecer as principais doenças neurológicas;
- Desenvolver a noção do papel do psicólogo clinico e d e aconselhamento no tratamento das doenças neurológicas;
- Perceber a complementaridade entre a Medicina e a Psicologia no tratamento destas doenças.
- Conhecer e utilizar modelos teóricos sobre o desenvolvimento infantil. Fatores protetores e fatores de risco;
- Conhecer, diferenciar e justificar os modelos teóricos sobre as perturbações psicológicas na idade infantil ena vida adulta;
- Refletir sobre a prevenção das perturbações da pessoa.
Reconhecer a importância da Relação Psicológica com o Cliente;
Integrar as consequências e o impacto que a Relação Psicológica exerce na pessoa do Cliente e no processo terapêutico;
Compreender como a Relação Psicológica com o Cliente funciona como ponto de partida e desenvolvimento na atividade da psicologia;
Fomentar e desenvolver competências individuais que possibilitem uma adequada Relação Psicológica com o Cliente (psicoterapia de apoio);
Possibilitar a aquisição de conhecimentos relevantes que permitam desenvolver uma atitude de reflexão crítica sobre a relação Psicológica com o Cliente;
Abordar bases da situação clínica inerentes ao setting (1ª sessão, diagnóstico, prognóstico, contrato terapêutico, outras variáveis);
Analisar a importância das variáveis do profissional e do cliente, inerentes ao processo de relação psicológica, em contextos específicos;
Abordar diferentes formas de intervenção terapêutica, com populações específicas;
Sensibilizar para a necessidade e pertinência da ética profissional.
Antropologia da Saúde6 ECTS
- Estudar os conceitos teóricos associados à vivência da saúde e à prática de comportamentos de saúde, numa perspetiva de análise antropológica;
- Aprofundar o estudo da saúde enquanto construção social;
- Compreender as implicações sociais e culturais das representações de saúde e da medicina e e as diferenças entre o saber ocidental e oriental;
- Conhecer os significados do conceito de saúde e debater sobre as diferenças, em termos de cultura e de sociedade, entre os hábitos de cura e de promoção da saúde.
- Proporcionar aos alunos uma visão geral sobre vários temas transversais às várias áreas da Psicologia. Abordam-se questões teóricas e filosóficas, pratica, investigação, modelos psicoterapêuticos, ética e temas atuais em Psicologia;
- Proporcionar uma visão geral e crítica de alguns dos principais temas da Psicologia, que não são abordados no âmbito de outras unidades curriculares, e que se revelam fundamentais para a formação;
- Proporcionar um espaço de discussão, reflexão e sensibilização para questões atuais, nomeadamente populações e problemáticas específicas no âmbito da intervenção da psicologia;
- Aprofundar temas pertinentes para a formação do psicólogo.
No seguimento da UC de Psicologia Aconselhamento I, pretende-se que os alunos aumentem o seu nível de formação teórico-prática, assente no aprofundamento de conceitos que caracterizam a perspetiva humanista, nomeadamente a teoria da personalidade e a utilização das 6 condições necessárias e suficientes para a mudança, como meio de “diagnóstico relacional”.
Estas aprendizagens permitir-lhes-ão realizar intervenções, na prática do aconselhamento psicológico, adequadas aos contextos com que se deparam no decorrer da atividade profissional, nomeadamente clínicos ou mais direcionados para a promoção/ manutenção da saúde.
No final, os alunos deverão ser capazes de analisar criticamente a sua forma-de-estar durante a realização de entrevistas de ajuda; analisar casos estudados à luz da teoria da personalidade humana; analisar a potencialidade terapêutica de casos apresentados, através do recurso às 6 condições necessárias e suficientes para a mudança como meio de “diagnóstico relacional”.
Estudar os aspetos teórico-práticos dos diferentes modelos de intervenção da psicoterapia de Família. São abordados conteúdos referentes ao paradigma Sistémico e a sua adequação à Terapia Familiar nos diversos modelos conceptuais de intervenção terapêutica.
Os alunos deverão:
- Compreender os fundamentos da teoria sistémica e sua aplicação;
- Compreender os diversos modelos teóricos de abordagem e intervenção com a família;
- Demonstrar capacidade de compreensão e análise dos diversos processos familiares;
- Revelar capacidade de compreensão clínica das diferentes vulnerabilidades e perturbações familiares;
- Compreender os diferentes modelos terapêuticos de base e sua aplicação à terapia de família;
- Compreender a dinâmica familiar observada nas sessões terapêuticas e o tipo de intervenção prestada;
- Desenvolver competências de análise clínica;
- Desenvolver competências de realização de um genograma familiar e compreender a riqueza da sua utilização e análise.
- Utilizar diferentes modelos teóricos, que estão na base da consulta psicológica com bebés, crianças, adolescentes, adultos e idosos.
- Pensar a consulta psicológica com base num desenho coerente da metodologia do diagnóstico progressivo (“guidelines for the assessment process”) e da planificação de intervenção de orientação/indicação dos casos clínicos.
- Melhorar conhecimentos, justificar e integrar as técnicas fundamentais da entrevista e da observação e as técnicas complementares (testes).
- Saber formular a hipótese de diagnóstico definitivo à luz da análise e da síntese dos resultados qualitativos e quantitativos obtidos.
- Refletir e praticar as garantias éticas requeridas na avaliação psicológicas e no planeamento da intervenção.
- Conhecer, avaliar e praticar o planeamento da intervenção.
- Repensar os desenhos clínicos que se utilizam nas consultas psicológicas
Comportamentos Desviantes 6 ECTS
- Conhecer as bases, objetivos e âmbito da intervenção em psicologia e sociologia dos Comportamentos Desviantes;
- Compreender a importância da intervenção da Psicologia no âmbito das organizações que intervêm nesta área e demais contextos ligados à marginalidade e à delinquência;
- Conhecer o papel do psicólogo no contexto da psicologia dos comportamentos desviantes e da intervenção para a mudança nesta área.
Psicofarmacologia 5 ECTS
- Conhecer os modos de ação, de apresentação, das indicações e dos efeitos desejáveis e indesejáveis (secundários, colaterais, graves) de fármacos e, em especial, de psicofármacos.
- Conhecer as diferentes formas de terapia, a discutir de acordo com o paciente.
- Conhecer uma afeção e seus sintomas, saber fazer a anamnese de saúde e medicamentosa com Genograma e distinguir em pacientes os efeitos secundários através da Escala de Mannheim.
- Distinguir o que é próprio da doença e o que advém dos efeitos secundários dos medicamentos que tomam.
- Proporcionar aos alunos uma visão geral sobre vários temas transversais às diferentes áreas da psicologia.
- Abordar, de acordo com o estado da arte, questões teóricas e filosóficas, tipos de práticas, investigação, modelos psicoterapêuticos, princípios éticos e deontológicos.
- Possibilitar a complementaridade e o alargamento de temáticas que vão para além do currículo proposto nas UCs e que alicercem a formação em psicologia.
- Contactar com saberes, experiências de profissionais e investigadores de elevado mérito. Atualizar conhecimentos de “ponta” ao nível da ciência, impossíveis de prever e consequentemente, de enquadrar nas UCs em funcionamento.
Antropologia da Doença6 ECTS
- Estudar os conceitos teóricos associados à vivência da doença e à manutenção de comportamentos de risco, numa perspetiva de análise antropológica; aprofundar o estudo da doença enquanto construção social;
- Compreender as implicações sociais e culturais dos saberes médicos, e as diferenças entre o saber ocidental e oriental.
- Conhecer os significados da doença e debater sobre as diferenças, em termos de cultura e de sociedade, entre o saber médico ocidental e oriental.
Via Mista (Dissertação e Estágio).
- Preparar os alunos para a reflexão epistemológica e para o domínio das bases da teoria do conhecimento
- Dar a conhecer alguns dos principais representantes da epistemologia contemporânea
- Sistematizar elementos e formatos da metodologia científica.
- Listar alguns dos principais instrumentos de medida utilizados em psicologia.
Dissertação (a)24 ECTS
Via Investigação (Dissertação).
Escolher apenas entre um dos Grupos a), b) e c):
- Via Investigação (Dissertação)
- Via Profissionalizante (Estágio)
- Via Mista (Dissertação e Estágio)
Estágio I (b)8 ECTS
Via Profissionalizante (Estágio).
Via Mista (Dissertação e Estágio).
- Estimular a capacidade de análise e de reflexão sobre a pertinência do tipo de intervenções que observam e sobre a gestão das dinâmicas institucionais.
- Ajudar os alunos a sedimentar competências e conhecimentos teóricos relativamente à intervenção psicológica nos diferentes locais de estágio. Acompanhar os alunos na prática clínica no âmbito da realização do seu estágio académico.
- Sensibilizar os alunos para as questões éticas e deontológicas ligadas à profissão de psicólogo, tais como, a conduta e postura do profissional.
Via Profissionalizante (Estágio).
Estágio I (c)7 ECTS
Via Mista (Dissertação e Estágio).
Via Mista (Dissertação e Estágio).
Dissertação (c)15 ECTS
Via Mista (Dissertação e Estágio).
- A unidade curricular tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma visão geral sobre vários temas transversais às várias áreas da Psicologia. Abordam-se questões teóricas e filosóficas, pratica, investigação, modelos psicoterapêuticos, ética e temas atuais em Psicologia;
- Pretende-se proporcionar uma visão geral e crítica de alguns dos principais temas da Psicologia, que não são abordados no âmbito de outras unidades curriculares, e que se revelam fundamentais para a formação;
- Os temas abordados têm como objetivo proporcionar um espaço de discussão, reflexão e sensibilização para questões atuais, nomeadamente populações e problemáticas específicas no âmbito da intervenção da Psicologia;
- Aprofundar temas pertinentes para a formação do psicólogo.
Via Investigação (Dissertação).
- Ajudar os alunos no aperfeiçoamento dos projetos de investigação e do curso da mesma com base na metodologia científica
- Ajudar a desenvolver uma atitude autocrítica e de análise relativamente aos projetos de investigação
- Possibilitar uma preparação para a apresentação pública do trabalho realizado
- Saber estruturar e delinear um projeto e desenvolver uma investigação
- Saber analisar autocriticamente as investigações em curso
- Saber apresentar publicamente uma investigação tendo em conta a gestão de tempo, clareza no discurso
- Saber argumentar criticamente sobre o trabalho realizado
Dissertação (a)24 ECTS
Via Investigação (Dissertação).
Estágio II (b)8 ECTS
Via Profissionalizante (Estágio).
Via Profissionalizante (Estágio).
Via Profissionalizante (Estágio).
Estágio II (c)7 ECTS
Dissertação (c)15 ECTS
Via Mista (Dissertação e Estágio).
- A unidade curricular tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma visão geral sobre vários temas transversais às várias áreas da Psicologia. Abordam-se questões teóricas e filosóficas, pratica, investigação, modelos psicoterapêuticos, ética e temas atuais em Psicologia;
- Pretende-se proporcionar uma visão geral e crítica de alguns dos principais temas da Psicologia, que não são abordados no âmbito de outras unidades curriculares, e que se revelam fundamentais para a formação;
- Os temas abordados têm como objetivo proporcionar um espaço de discussão, reflexão e sensibilização para questões atuais, nomeadamente populações e problemáticas específicas no âmbito da intervenção da psicologia;
- Aprofundar temas pertinentes para a formação do psicólogo.