Psicologia Clínica e de Aconselhamento

Diário da República, 2ª série - N.151 - 5 de agosto de 2020. Anúncio nº179/2020

O Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento (2º ciclo de estudos), fundamental para a prática profissional da Psicologia, permite aos mestrandos aprofundar conhecimentos teóricos relativos à compreensão do Ser Humano e suas problemáticas, assim como, desenvolver competências específicas de intervenção psicológica nos diversos âmbitos de ação (ex. na prática clínica de relação de ajuda e aconselhamento; nas situações profissionais múltiplas em que as competências relacionais sejam determinantes, tais como, gestão de equipas, gestão de relacionamentos institucionais ou profissionais; na avaliação psicológica; no psicodiagnóstico).
Não descurando a exposição de conteúdos teóricos fundamentais à sedimentação do conhecimento da ciência psicológica, é privilegiada a aprendizagem experiencial que permite uma vivência integrada da forma de realizar uma intervenção psicológica. Como exemplo, em UCs Aconselhamento e Terapia de Família I e II, é utilizado o psicodrama profissional, considerado como uma ferramenta de aprendizagem experiencial; nas UCs Temas Transdisciplinares em Psicologia, os alunos participam ativamente na organização de conferências e sua divulgação.
O 2º ano ciclo de estudos tem a duração de dois semestres (60 ECTS) e é destinado à preparação e apresentação de uma dissertação original ou à realização de um estágio curricular e à preparação do respetivo relatório ou na opção mista (dissertação, estágio e relatório de estágio). Os alunos têm a oportunidade de desenvolver o estágio académico nas mais diversas instituições e contextos de intervenção, nomeadamente, na área da saúde primária, em contexto hospitalar, em instituições de ensino e de reabilitação, em lares e centros de apoio a diferentes populações e problemáticas.
O grau de Mestre em Psicologia Clínica e de Aconselhamento será conferido após aprovação nas UCs e na Dissertação (opção Investigação) ou no Relatório de Estágio (opção Estágio) ou em ambas (opção mista).

Especificidades do curso
  • Observação de consultas de Psicologia;
  • Realização do Workshop de Desenvolvimento Pessoal e Integração Académica (início do Ano Letivo);
  • Acesso aos Laboratórios de Psicometria e de Neurociências;
  • Envolvimento no Gabinete de Tutoria permitindo dar apoio aos alunos da licenciatura que apresentem dificuldades de âmbito académico;
  • Integração das dissertações de mestrado nos projetos de investigação desenvolvidos no Centro de Investigação em Psicologia (CIP) do qual fazem parte os orientadores/investigadores;
  • Desenvolvimento de atividades extra curriculares de cariz social e solidário. A participação ativa dos alunos na sua organização potencia o desenvolvimento de competências sociais, pessoais e profissionais relevantes no futuro.

 

*Nos 3º e 4º semestres escolher apenas um dos grupos (a), (b) ou (c).

    Plano Curricular

    - Luísa Ribeiro

    • Adquirir uma visão crítica dos paradigmas científicos e de análise vigentes e a destrinça entre o paradigma cartesiano e sistémico;
    • Compreender a história da família e sua contextualização sociocultural, como instituição;
    • Adquirir conhecimentos relativos as dinâmicas familiares e sua intersubjetividade e mecanismos de autorregulação e homeostasia;
    • Compreender os fundamentos da teoria sistémica e sua aplicação;
    • Demonstrar capacidade de compreensão clínica e análise dos diversos processos familiares;
    • Revelar capacidade de compreensão clínica das diversas vulnerabilidades e perturbações familiares;
    • Compreender os processos de transgeracionalidade;
    • Adquirir competências para elaborar um genograma familiar.

    - Tito Laneiro

    • Sensibilizar para a prática da intervenção em Aconselhamento, numa perspetiva humanista;
    • Debater e explicar com clareza e profundidade os princípios teóricos em que assenta a Abordagem Centrada na Pessoa;
    • Identificar os conceitos-chave associados ao aconselhamento centrado no cliente;
    • Identificar as diversas formas que o aconselhamento pode assumir, numa perspetiva humanista;
    • Desenvolver competências relacionais a partir da realização de entrevistas de ajuda numa perspetiva humanista.

    - Ana Gomes

    • Conhecer e utilizar modelos teóricos sobre o desenvolvimento infantil. Fatores protetores e fatores de risco;
    • Conhecer, diferenciar e justificar os modelos teóricos sobre as perturbações psicológicas na idade infantil ena vida adulta;
    • Refletir sobre a prevenção das perturbações da pessoa.

    - Joana Monteiro

    • Reconhecer a importância da Relação Psicológica com o Cliente;
    • Integrar as consequências e o impacto que a Relação Psicológica exerce na pessoa do Cliente e no processo terapêutico;
    • Compreender como a Relação Psicológica com o Cliente funciona como ponto de partida e desenvolvimento na atividade da psicologia;
    • Fomentar e desenvolver competências individuais que possibilitem uma adequada Relação Psicológica com o Cliente (psicoterapia de apoio);
    • Possibilitar a aquisição de conhecimentos relevantes que permitam desenvolver uma atitude de reflexão crítica sobre a relação Psicológica com o Cliente;
    • Abordar bases da situação clínica inerentes ao setting (1ª sessão, diagnóstico, prognóstico, contrato terapêutico, outras variáveis);
    • Analisar a importância das variáveis do profissional e do cliente, inerentes ao processo de relação psicológica, em contextos específicos;
    • Abordar diferentes formas de intervenção terapêutica, com populações específicas;
    • Sensibilizar para a necessidade e pertinência da ética profissional.

    - Pedro Armelim Almiro

    • Conhecer os principais aspetos clínicos das doenças neurológicas, nomeadamente sinais e sintomas, etiologias, fisiopatologia e terapêutica;
    • Conhecer as principais doenças neurológicas;
    • Desenvolver a noção do papel do psicólogo clinico e d e aconselhamento no tratamento das doenças neurológicas;
    • Perceber a complementaridade entre a Medicina e a Psicologia no tratamento destas doenças.

    - Lídia Serra

    • Proporcionar aos alunos uma visão geral sobre vários temas transversais às várias áreas da Psicologia. Abordam-se questões teóricas e filosóficas, pratica, investigação, modelos psicoterapêuticos, ética e temas atuais em Psicologia;
    • Proporcionar uma visão geral e crítica de alguns dos principais temas da Psicologia, que não são abordados no âmbito de outras unidades curriculares, e que se revelam fundamentais para a formação;
    • Proporcionar um espaço de discussão, reflexão e sensibilização para questões atuais, nomeadamente populações e problemáticas específicas no âmbito da intervenção da psicologia;
    • Aprofundar temas pertinentes para a formação do psicólogo.

    - Luísa Ribeiro

    • Compreender os fundamentos da teoria sistémica e sua aplicação;
    • Compreender os diversos modelos teóricos de abordagem e intervenção com a família;
    • Demonstrar capacidade de compreensão e análise dos diversos processos familiares;
    • Revelar capacidade de compreensão clínica das diferentes vulnerabilidades e perturbações familiares;
    • Compreender os diferentes modelos terapêuticos de base e sua aplicação à terapia de família;
    • Compreender a dinâmica familiar observada nas sessões terapêuticas e o tipo de intervenção prestada;
    • Desenvolver competências de análise clínica;
    • Desenvolver competências de realização de um genograma familiar e compreender a riqueza da sua utilização e análise.

    - Tito Laneiro

    • Aprofundar os conceitos que caracterizam a perspetiva Centrada no Cliente, nomeadamente a teoria da personalidade e a utilização das 6 condições necessárias e suficientes para a mudança, como meio de “diagnóstico relacional”;
    • Desenvolver competências para a realização de intervenções, na prática do aconselhamento psicológico, adequadas aos contextos clínicos ou mais direcionados para a promoção/ manutenção da saúde;
    • Promover o autoconhecimento sobre a forma-de-estar durante a realização de entrevistas de ajuda;
    • Desenvolver a capacidade de análise critica de casos apresentados, através do recurso às 6 condições necessárias e suficientes para a mudança como meio de “diagnóstico relacional”.

    - Ana Gomes

    • Utilizar diferentes modelos teóricos, que estão na base da consulta psicológica com bebés, crianças, adolescentes, adultos e idosos;
    • Pensar a consulta psicológica com base num desenho coerente da metodologia do diagnóstico progressivo (“guidelines for the assessment process”) e da planificação de intervenção de orientação/indicação dos casos clínicos;
    • Melhorar conhecimentos, justificar e integrar as técnicas fundamentais da entrevista e da observação e as técnicas complementares (testes);
    • Saber formular a hipótese de diagnóstico definitivo à luz da análise e da síntese dos resultados qualitativos e quantitativos obtidos;
    • Refletir e praticar as garantias éticas requeridas na avaliação psicológicas e no planeamento da intervenção;
    • Conhecer, avaliar e praticar o planeamento da intervenção;
    • Repensar os desenhos clínicos que se utilizam nas consultas psicológicas.

    - Catarina Tomé Pires

    • Conhecer os modos de ação, de apresentação, das indicações e dos efeitos desejáveis e indesejáveis (secundários, colaterais, graves) de fármacos e, em especial, de psicofármacos;
    • Conhecer as diferentes formas de terapia, a discutir de acordo com o paciente;
    • Conhecer uma afeção e seus sintomas, saber fazer a anamnese de saúde e medicamentosa com Genograma e distinguir em pacientes os efeitos secundários através da Escala de Mannheim;
    • Distinguir o que é próprio da doença e o que advém dos efeitos secundários dos medicamentos que tomam.

    - Samuel Antunes

    • Conhecer as bases, objetivos e âmbito da intervenção em psicologia dos Comportamentos Desviantes;
    • Compreender a importância da intervenção da Psicologia no âmbito das organizações que intervêm nesta área e demais contextos ligados à marginalidade e à delinquência;
    • Conhecer o papel do psicólogo no contexto da psicologia dos comportamentos desviantes e da intervenção para a mudança nesta área.

    - Mónica Pires

    • Proporcionar aos alunos uma visão geral sobre vários temas transversais às diferentes áreas da psicologia;
    • Abordar, de acordo com o estado da arte, questões teóricas e filosóficas, tipos de práticas, investigação, modelos psicoterapêuticos, princípios éticos e deontológicos;
    • Possibilitar a complementaridade e o alargamento de temáticas que vão para além do currículo proposto nas UCs e que alicercem a formação em psicologia;
    • Contactar com saberes, experiências de profissionais e investigadores de elevado mérito. Atualizar conhecimentos de “ponta” ao nível da ciência, impossíveis de prever e consequentemente, de enquadrar nas UCs em funcionamento.

    - Genta Kulari

    Via Mista (Dissertação e Estágio).

    • Preparar os alunos para a reflexão epistemológica e para o domínio das bases da teoria do conhecimento;
    •  Sistematizar elementos e formatos da metodologia científica;
    •  Sedimentar o conhecimento sobre os tipos de investigação e suas especificidades;
    •  Incrementar o domínio dos diversos delineamentos existentes;
    •  Listar alguns dos principais instrumentos de medida utilizados em psicologia;
    •  Auxiliar na preparação do projeto de dissertação a desenvolver, pela facilitação das escolhas mais adequadas.

    - Lídia Serra

    • A unidade curricular tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma visão geral sobre vários temas transversais às várias áreas da Psicologia. Abordam-se questões teóricas e filosóficas, pratica, investigação, modelos psicoterapêuticos, ética e temas atuais em Psicologia;
    • Pretende-se proporcionar uma visão geral e crítica de alguns dos principais temas da Psicologia, que não são abordados no âmbito de outras unidades curriculares, e que se revelam fundamentais para a formação;
    • Os temas abordados têm como objetivo proporcionar um espaço de discussão, reflexão e sensibilização para questões atuais, nomeadamente populações e problemáticas específicas no âmbito da intervenção da Psicologia;
    • Aprofundar temas pertinentes para a formação do psicólogo.

    - Odete Nunes - Rute Brites

    Via Profissionalizante (Estágio).

    - Mónica Pires

    • A unidade curricular tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma visão geral sobre vários temas transversais às várias áreas da Psicologia. Abordam-se questões teóricas e filosóficas, pratica, investigação, modelos psicoterapêuticos, ética e temas atuais em Psicologia;
    • Pretende-se proporcionar uma visão geral e crítica de alguns dos principais temas da Psicologia, que não são abordados no âmbito de outras unidades curriculares, e que se revelam fundamentais para a formação;
    • Os temas abordados têm como objetivo proporcionar um espaço de discussão, reflexão e sensibilização para questões atuais, nomeadamente populações e problemáticas específicas no âmbito da intervenção da psicologia;
    • Aprofundar temas pertinentes para a formação do psicólogo.

    Joana Monteiro