Campanha
O Mestrado em Psicologia Clínica e de Aconselhamento (2º ciclo de estudos), fundamental para a prática profissional da Psicologia, permite aos mestrandos aprofundar conhecimentos teóricos relativos à compreensão do Ser Humano e suas problemáticas, assim como, desenvolver competências específicas de intervenção psicológica nos diversos âmbitos de ação (ex. na prática clínica de relação de ajuda e aconselhamento; nas situações profissionais múltiplas em que as competências relacionais sejam determinantes, tais como, gestão de equipas, gestão de relacionamentos institucionais ou profissionais; na avaliação psicológica; no psicodiagnóstico).
Não descurando a exposição de conteúdos teóricos fundamentais à sedimentação do conhecimento da ciência psicológica, é privilegiada a aprendizagem experiencial que permite uma vivência integrada da forma de realizar uma intervenção psicológica. Como exemplo, em UCs Aconselhamento e Terapia de Família I e II, é utilizado o psicodrama profissional, considerado como uma ferramenta de aprendizagem experiencial; nas UCs Temas Transdisciplinares em Psicologia, os alunos participam ativamente na organização de conferências e sua divulgação.
O 2º ano ciclo de estudos tem a duração de dois semestres (60 ECTS) e é destinado à preparação e apresentação de uma dissertação original ou à realização de um estágio curricular e à preparação do respetivo relatório ou na opção mista (dissertação, estágio e relatório de estágio). Os alunos têm a oportunidade de desenvolver o estágio académico nas mais diversas instituições e contextos de intervenção, nomeadamente, na área da saúde primária, em contexto hospitalar, em instituições de ensino e de reabilitação, em lares e centros de apoio a diferentes populações e problemáticas.
O grau de Mestre em Psicologia Clínica e de Aconselhamento será conferido após aprovação nas UCs e na Dissertação (opção Investigação) ou no Relatório de Estágio (opção Estágio) ou em ambas (opção mista).
Especificidades do curso
- Observação de consultas de Psicologia;
- Realização do Workshop de Desenvolvimento Pessoal e Integração Académica (início do Ano Letivo);
- Acesso aos Laboratórios de Psicometria e de Neurociências;
- Envolvimento no Gabinete de Tutoria permitindo dar apoio aos alunos da licenciatura que apresentem dificuldades de âmbito académico;
- Integração das dissertações de mestrado nos projetos de investigação desenvolvidos no Centro de Investigação em Psicologia (CIP) do qual fazem parte os orientadores/investigadores;
- Desenvolvimento de atividades extra curriculares de cariz social e solidário. A participação ativa dos alunos na sua organização potencia o desenvolvimento de competências sociais, pessoais e profissionais relevantes no futuro.
*Nos 3º e 4º semestres escolher apenas um dos grupos (a), (b) ou (c).
Plano Curricular
- Adquirir uma visão crítica dos paradigmas científicos e de análise vigentes e a destrinça entre o paradigma cartesiano e sistémico;
- Compreender a história da família e sua contextualização sociocultural, como instituição;
- Adquirir conhecimentos relativos as dinâmicas familiares e sua intersubjetividade e mecanismos de autorregulação e homeostasia;
- Compreender os fundamentos da teoria sistémica e sua aplicação;
- Demonstrar capacidade de compreensão clínica e análise dos diversos processos familiares;
- Revelar capacidade de compreensão clínica das diversas vulnerabilidades e perturbações familiares;
- Compreender os processos de transgeracionalidade;
- Adquirir competências para elaborar um genograma familiar.
- Sensibilizar para a prática da intervenção em Aconselhamento, numa perspetiva humanista;
- Debater e explicar com clareza e profundidade os princípios teóricos em que assenta a Abordagem Centrada na Pessoa;
- Identificar os conceitos-chave associados ao aconselhamento centrado no cliente;
- Identificar as diversas formas que o aconselhamento pode assumir, numa perspetiva humanista;
- Desenvolver competências relacionais a partir da realização de entrevistas de ajuda numa perspetiva humanista.
- Conhecer e utilizar modelos teóricos sobre o desenvolvimento infantil. Fatores protetores e fatores de risco;
- Conhecer, diferenciar e justificar os modelos teóricos sobre as perturbações psicológicas na idade infantil ena vida adulta;
- Refletir sobre a prevenção das perturbações da pessoa.
- Reconhecer a importância da Relação Psicológica com o Cliente;
- Integrar as consequências e o impacto que a Relação Psicológica exerce na pessoa do Cliente e no processo terapêutico;
- Compreender como a Relação Psicológica com o Cliente funciona como ponto de partida e desenvolvimento na atividade da psicologia;
- Fomentar e desenvolver competências individuais que possibilitem uma adequada Relação Psicológica com o Cliente (psicoterapia de apoio);
- Possibilitar a aquisição de conhecimentos relevantes que permitam desenvolver uma atitude de reflexão crítica sobre a relação Psicológica com o Cliente;
- Abordar bases da situação clínica inerentes ao setting (1ª sessão, diagnóstico, prognóstico, contrato terapêutico, outras variáveis);
- Analisar a importância das variáveis do profissional e do cliente, inerentes ao processo de relação psicológica, em contextos específicos;
- Abordar diferentes formas de intervenção terapêutica, com populações específicas;
- Sensibilizar para a necessidade e pertinência da ética profissional.
- Conhecer os principais aspetos clínicos das doenças neurológicas, nomeadamente sinais e sintomas, etiologias, fisiopatologia e terapêutica;
- Conhecer as principais doenças neurológicas;
- Desenvolver a noção do papel do psicólogo clinico e d e aconselhamento no tratamento das doenças neurológicas;
- Perceber a complementaridade entre a Medicina e a Psicologia no tratamento destas doenças.
- Proporcionar aos alunos uma visão geral sobre vários temas transversais às várias áreas da Psicologia. Abordam-se questões teóricas e filosóficas, pratica, investigação, modelos psicoterapêuticos, ética e temas atuais em Psicologia;
- Proporcionar uma visão geral e crítica de alguns dos principais temas da Psicologia, que não são abordados no âmbito de outras unidades curriculares, e que se revelam fundamentais para a formação;
- Proporcionar um espaço de discussão, reflexão e sensibilização para questões atuais, nomeadamente populações e problemáticas específicas no âmbito da intervenção da psicologia;
- Aprofundar temas pertinentes para a formação do psicólogo.
- Compreender os fundamentos da teoria sistémica e sua aplicação;
- Compreender os diversos modelos teóricos de abordagem e intervenção com a família;
- Demonstrar capacidade de compreensão e análise dos diversos processos familiares;
- Revelar capacidade de compreensão clínica das diferentes vulnerabilidades e perturbações familiares;
- Compreender os diferentes modelos terapêuticos de base e sua aplicação à terapia de família;
- Compreender a dinâmica familiar observada nas sessões terapêuticas e o tipo de intervenção prestada;
- Desenvolver competências de análise clínica;
- Desenvolver competências de realização de um genograma familiar e compreender a riqueza da sua utilização e análise.
- Aprofundar os conceitos que caracterizam a perspetiva Centrada no Cliente, nomeadamente a teoria da personalidade e a utilização das 6 condições necessárias e suficientes para a mudança, como meio de “diagnóstico relacional”;
- Desenvolver competências para a realização de intervenções, na prática do aconselhamento psicológico, adequadas aos contextos clínicos ou mais direcionados para a promoção/ manutenção da saúde;
- Promover o autoconhecimento sobre a forma-de-estar durante a realização de entrevistas de ajuda;
- Desenvolver a capacidade de análise critica de casos apresentados, através do recurso às 6 condições necessárias e suficientes para a mudança como meio de “diagnóstico relacional”.
- Utilizar diferentes modelos teóricos, que estão na base da consulta psicológica com bebés, crianças, adolescentes, adultos e idosos;
- Pensar a consulta psicológica com base num desenho coerente da metodologia do diagnóstico progressivo (“guidelines for the assessment process”) e da planificação de intervenção de orientação/indicação dos casos clínicos;
- Melhorar conhecimentos, justificar e integrar as técnicas fundamentais da entrevista e da observação e as técnicas complementares (testes);
- Saber formular a hipótese de diagnóstico definitivo à luz da análise e da síntese dos resultados qualitativos e quantitativos obtidos;
- Refletir e praticar as garantias éticas requeridas na avaliação psicológicas e no planeamento da intervenção;
- Conhecer, avaliar e praticar o planeamento da intervenção;
- Repensar os desenhos clínicos que se utilizam nas consultas psicológicas.
- Conhecer os modos de ação, de apresentação, das indicações e dos efeitos desejáveis e indesejáveis (secundários, colaterais, graves) de fármacos e, em especial, de psicofármacos;
- Conhecer as diferentes formas de terapia, a discutir de acordo com o paciente;
- Conhecer uma afeção e seus sintomas, saber fazer a anamnese de saúde e medicamentosa com Genograma e distinguir em pacientes os efeitos secundários através da Escala de Mannheim;
- Distinguir o que é próprio da doença e o que advém dos efeitos secundários dos medicamentos que tomam.
Comportamentos Desviantes
5 ECTS
- Conhecer as bases, objetivos e âmbito da intervenção em psicologia dos Comportamentos Desviantes;
- Compreender a importância da intervenção da Psicologia no âmbito das organizações que intervêm nesta área e demais contextos ligados à marginalidade e à delinquência;
- Conhecer o papel do psicólogo no contexto da psicologia dos comportamentos desviantes e da intervenção para a mudança nesta área.
- Proporcionar aos alunos uma visão geral sobre vários temas transversais às diferentes áreas da psicologia;
- Abordar, de acordo com o estado da arte, questões teóricas e filosóficas, tipos de práticas, investigação, modelos psicoterapêuticos, princípios éticos e deontológicos;
- Possibilitar a complementaridade e o alargamento de temáticas que vão para além do currículo proposto nas UCs e que alicercem a formação em psicologia;
- Contactar com saberes, experiências de profissionais e investigadores de elevado mérito. Atualizar conhecimentos de “ponta” ao nível da ciência, impossíveis de prever e consequentemente, de enquadrar nas UCs em funcionamento.
Via Mista (Dissertação e Estágio).
- Preparar os alunos para a reflexão epistemológica e para o domínio das bases da teoria do conhecimento;
- Sistematizar elementos e formatos da metodologia científica;
- Sedimentar o conhecimento sobre os tipos de investigação e suas especificidades;
- Incrementar o domínio dos diversos delineamentos existentes;
- Listar alguns dos principais instrumentos de medida utilizados em psicologia;
- Auxiliar na preparação do projeto de dissertação a desenvolver, pela facilitação das escolhas mais adequadas.
Estágio e Seminário de Estágio I
28 ECTS
- A unidade curricular tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma visão geral sobre vários temas transversais às várias áreas da Psicologia. Abordam-se questões teóricas e filosóficas, pratica, investigação, modelos psicoterapêuticos, ética e temas atuais em Psicologia;
- Pretende-se proporcionar uma visão geral e crítica de alguns dos principais temas da Psicologia, que não são abordados no âmbito de outras unidades curriculares, e que se revelam fundamentais para a formação;
- Os temas abordados têm como objetivo proporcionar um espaço de discussão, reflexão e sensibilização para questões atuais, nomeadamente populações e problemáticas específicas no âmbito da intervenção da Psicologia;
- Aprofundar temas pertinentes para a formação do psicólogo.
- A unidade curricular tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma visão geral sobre vários temas transversais às várias áreas da Psicologia. Abordam-se questões teóricas e filosóficas, pratica, investigação, modelos psicoterapêuticos, ética e temas atuais em Psicologia;
- Pretende-se proporcionar uma visão geral e crítica de alguns dos principais temas da Psicologia, que não são abordados no âmbito de outras unidades curriculares, e que se revelam fundamentais para a formação;
- Os temas abordados têm como objetivo proporcionar um espaço de discussão, reflexão e sensibilização para questões atuais, nomeadamente populações e problemáticas específicas no âmbito da intervenção da psicologia;
- Aprofundar temas pertinentes para a formação do psicólogo.