Prova de Ingresso
Duas das seguintes provas:
- 06-Filosofia
- 11-História
- 18-Português
O mundo não pára e a UAL acompanha-o. Porque sabemos que o setor dos media em Portugal e no mundo está em permanente transformação, oferecemos uma formação multifacetada nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Marketing.
A nossa Licenciatura pretende responder a um mercado de trabalho cada vez mais exigente e abre portas aos licenciados para atuarem profissionalmente em qualquer uma destas áreas da Comunicação.
Mantemo-nos fiéis ao rigor e à qualidade que nos caracterizam desde que, em 1989, abrimos portas pela primeira vez. Os nossos licenciados chegaram ao mercado de trabalho em 1994 e, desde aí, a Licenciatura em Ciências da Comunicação formou centenas de profissionais de renome nas diferentes áreas da Comunicação em Portugal e no estrangeiro. Continuamos a privilegiar a qualidade num ensino teórico suportado por uma prática em ambiente de trabalho real atrás do UALMedia, uma plataforma multimédia alimentada diariamente por alunos de Ciências da Comunicação.
A Licenciatura em Ciências da Comunicação articula-se ainda com o núcleo de investigação NIP-C@M, dedicado ao estudo das práticas jornalísticas, da educação para os media e da literacia mediática, com particular enfoque nas competências digitais e nos desafios da desinformação no espaço lusófono
Estamos no coração de Lisboa, a dois passos do Marquês de Pombal, com estúdios de televisão e rádio dotados de equipamento de topo e redações multiplataforma.
O Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) decidiu acreditar, por um período de 6 anos, a Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa, tendo efeito a partir de 31/07/2019.
Possibilidade de formação em contexto profissional.
Nº do processo: ACEF/1819/0207532. Data da publicação: 30/04/2020.
Plano Curricular
Sociologia da Comunicação
6 ECTS
- Conseguir identificar e interpretar os principais postulados sociológicos que têm contribuído para a compreensão da comunicação como fenómeno social.
- Possuir autonomia interpretativa para discutir a formação do processo comunicativo, nas suas dimensões pública e privada, atendendo ao papel que os media jogam como agentes de socialização e de mediadores de sociabilidades.
- Produzir reflexão crítica e fundamentada acerca dos aspetos apresentados no conteúdo programático.
- Discutir as distintas abordagens metodológicas da sociologia aplicadas ao estudo mediático, sendo capaz de perceber as limitações e as potencialidades dos modelos teóricos e das formulações empíricas.
- Aprofundar conhecimentos sobre a organização e funcionamento da língua portuguesa;
- Produzir diferentes tipos de texto com correção gramatical, clareza e precisão;
- Utilizar estratégias de argumentação;
- Refletir sobre a cultura e a língua portuguesa.
- Saber o que é um modelo de negócio;
- Saber como identificar oportunidades de negócio;
- Saber como desenvolver um modelo de negócio;
- Saber como comunicar um modelo de negócio aos diferentes stakeholders;
- Entender os diferentes modelos de negócio na indústria da comunicação (on e offline).
- Conhecer e entender noções básicas do processo da investigação científica (através do entendimento da ciência como processo de produção, o aluno será capaz de planear, gerir e exercer questionamentos das problemáticas e possíveis soluções empíricas adequadas);
- Identificar, avaliar e aplicar ferramentas de pesquisa, tratamento, avaliação, sistematização da literatura e transposição em teses ou hipóteses operacionalizáveis;
- Conhecer, entender e aplicar instrumentos metodológicos de redação e apresentação de trabalhos académicos, incluindo questões de coerência, espírito crítico e uso normas de citação/referenciação;
- Conhecer e aplicar métodos de recolha e tratamento de dados.
Pensamento Político e Social
6 ECTS
- Compreender e refletir sobre a evolução do pensamento político e social.
- Reconhecer e caracterizar as diversas correntes do pensamento político e social
- Discutir a atualidade das ideias
- Promover o interesse pela leitura científica, reflexão e problematização do conhecimento histórico.
- Estimular o espírito crítico.
Teorias da Comunicação
6 ECTS
- Dominar conceitos-chave para a compreensão do debate teórico das ciências da comunicação;
- Caracterizar as principais teorias da comunicação a partir das suas perspetivas quanto aos efeitos e papéis dos media na sociedade.
- Contextualizar as teorias da comunicação nas dimensões histórica, cultural, política e económica.
- Analisar criticamente as principais teorias da comunicação.
- Analisar os media considerando as diferentes perspetivas estudadas.
Media e Sociedade
6 ECTS
- Estar capacitado para produzir uma reflexão fundamentada acerca do papel desempenhado pelos meios de comunicação de massas no decorrer do transcurso histórico;
- Refletir acerca do impacto dos novos media no processo de construção da realidade social;
- Conhecer metodologias para desenvolvimento de estudos científicos sobre os média e produzir conhecimento na área das Ciências da Comunicação;
- Conseguir estruturar e executar um produto mediático, tendo por base o conhecimento das características técnicas e dos conteúdos para os diferentes suportes.
Introdução ao Jornalismo
6 ECTS
- Analisar criticamente o papel do jornalismo nas sociedades democráticas.
- Compreender os diversos fatores que condicionam o exercício do jornalismo: a economia política dos media, a cultura organizacional, as rotinas profissionais e a relação entre jornalistas e fontes de informação.
- Conhecer os elementos fundamentais da linguagem jornalística a partir do debate teórico sobre o que são as notícias e os critérios de noticiabilidade dos acontecimentos.
- Perceber a relevância da educação para os media e da literacia mediática (na sua relação com o jornalismo).
- Dominar técnicas básicas da escrita jornalística.
Introdução à Publicidade
6 ECTS
- providenciar aos estudantes um panorama aprofundado da comunicação publicitária como vertente fundamental nas estratégias de marketing das organizações.
- Analisar a importância e os efeitos da componente persuasiva no contexto das mensagens, bem como a evolução histórica da publicidade comercial e as suas envolventes sociológicas, económicas e culturais;
- Analisar os atuais paradigmas de envolvimento entre marcas e consumidores;
- Analisar o contexto operativo da comunicação publicitária e as suas diferentes abordagens criativas e suportes, procurando desenvolver, em paralelo, uma atitude de reflexão face às potencialidades, desafios e constrangimentos que se colocam na atualidade a este sector.
- Apresentar e desenvolver o panorama da história política e social da Europa e de Portugal no período de transição da Modernidade para a Época Contemporânea.
- Desenvolver competências na área da histórica permitindo compreender a evolução das sociedades de Antigo Regime à realidade política e social atual.
- Contribuir para uma melhor apreciação e interpretação dos factos históricos.
- Estimular o espírito crítico.
- Promover o interesse pela leitura científica, reflexão e problematização.
- Conhecer a evolução histórica e o desenvolvimento da psicologia social, da psicologia organizacional e da psicologia do trabalho, identificando os seus pontos de contacto.
- Identificar as experiências clássicas da psicologia social e a sua importância no desenvolvimento desta ciência.
- Conhecer as particularidades psicossociais que alavancaram o surgimento da psicologia organizacional e a sua relevância no contexto das organizações.
- Conhecer as várias ciências que interagem com a psicologia social, das organizações e do trabalho.
- Compreender o contributo que a psicologia social das organizações e do trabalho pode oferecer ao nível individual.
- Compreender a mais-valia que a psicologia social das organizações e do trabalho pode representar para as organizações e para a sociedade em geral.
- Sensibilizar os discentes para as competências do psicólogo social, organizacional e do trabalho.
Semiótica da Comunicação
6 ECTS
- Compreender os modos de significar o mundo através de uma apresentação da historiografia das diversas correntes semióticas.
- Incorporar a importância de um saber cada vez mais transversal a toda a produção comunicacional contemporânea.
- Interagir com as teorias semióticas de modo a criar modos de entendimento prático aplicados aos modelos estéticos de produção artística e de comunicação política, social e cultural.
Cibercultura
6 ECTS
- Compreender o contexto emergente da cibercultura e das suas mais prementes manifestações, identificando as principais repercussões sociais, culturais e políticas, em particular nas práticas comunicacionais, nas relações sociais, nas artes e nas indústrias criativas.
- Conhecer a natureza dos media interativos e dominar as suas linguagens através da leitura e interpretação de autores que permitam ao aluno compreender a cultura digital.
- Identificar as características emergentes das novas tecnologias de comunicação e informação e saber operar perante as novas práticas comunicacionais decorrentes da inteligência artificial e suas problemáticas
- Compreender as dimensões de novas tendências culturais e de pensamento crítico em torno das noções de ciborgue, pós-humanismo e transumanismo.
Comunicação Visual
6 ECTS
- Identificar o principal quadro teórico da comunicação gráfica, icónica e por imagens
- Conhecer e dominar ferramentas de processamento da imagem digital
- Dominar técnicas de composição/edição infográfica
- Adquirir e aprofundar conhecimentos conceptuais, técnicos e narrativos no campo da edição de vídeo digital
- Operacionalizar estratégias e ferramentas de edição de vídeo digital
- Identificar e distinguir os géneros jornalísticos. Adequar a escrita a cada género e a cada formato.
- Pesquisar, recolher e validar informação tendo em conta o objetivo, o género, o formato e o meio.
- Compreender e dominar as técnicas da escrita jornalística e suas especificidades.
- Saber titular e legendar, tendo em conta o género, o formato, o meio e o público.
- Reconhecer novos modelos, novos géneros, novos formatos jornalísticos.
- Estudar a origem e compreender a dinâmica evolutiva das organizações internacionais
- Sistematizar as características das organizações internacionais como forma de cooperação internacional, e na qualidade de garantes da governação global
- Identificar as principais contribuições teóricas para o estudo das organizações internacionais
- Conhecer e analisar o processo de decisão nas organizações internacionais
- Refletir a relação entre a realidade internacional e o funcionamento das Organizações Internacionais
- Perceber a importância das organizações no quadro político/diplomático multilateral
- Compreender o papel de Portugal na qualidade de membro nas organizações internacionais
Direitos Humanos (opcional)
6 ECTS
- Aquisição dos conceitos fundamentais e conhecimento dos aspetos mais relevantes do Direito Internacional dos Direitos Humanos e do Direito Internacional Humanitário, incluindo o regime jurídico internacional, os sistemas de proteção e reação, os atores e o contexto em que se situam.
- Análise crítica comparativa destas duas áreas do Direito Internacional, incluindo a articulação entre ambas no contexto dos conflitos armados.
- Estimular a reflexão sobre a interação entre abordagens teóricas de Direito Internacional e Relações Internacionais, de modo a desenvolver a compreensão da dinâmica dos processos internacionais e das limitacções de eficácia do próprio Direito Internacional.
- Compreender alguns dos mais importantes debates contemporâneos sobre o Direito Internacional dos Direitos Humanos e sobre o Direito Internacional Humanitário e situá-los de forma crítica nalguns dos mais relevantes temas e casos da atualidade.
- Reflexão crítica sobre o papel dos media na promoção, proteção e prevenção da violação de direitos humanos, assim como na prevenção e resolução de conflitos armados.
Psicologia da Comunicação
6 ECTS
- Saber identificar as formas e os tipos de comunicação (verbal e não-verbal).
- Compreender os diversos modelos de comunicação e a sua aplicabilidade à análise dos processo.
- Perceber os pressupostos teóricos e a aplicabilidade da pragmática da comunicação.
- Entender a importância da proxémia na comunicação e saúde humanas e as diferenças culturais associadas.
- Identificar fatores individuais, grupais e sociais que influenciam a comunicação interpessoal e grupal.
- Saber as diferenças entre um estudo de mercado e um projeto de investigação;
- Conhecer e ser capaz de implementar diferentes metodologias de análise do consumidor e da sociedade;
- Saber como aplicar o novo conhecimento em estratégias de marketing e comunicação;
- Saber como aplicar o novo conhecimento na produção de conteúdos jornalísticos.
Direito, Ética e Deontologia
6 ECTS
- Facultar aos alunos o conhecimento essencial do quadro legal nacional, europeu e internacional regulador da actividade da Comunicação nas suas várias vertentes, incluindo a comunicação através de novas tecnologias, o regime das entidades reguladoras, consequências disciplinares, civis e criminais da sua actuação, com especial ênfase para as matérias relativas aos direitos fundamentais, regras deontológicas e éticas que regem a sua profissão;
- Pretende-se, deste modo, que os alunos adquiram competências que lhes possibilitem decidir-se pela solução adequada, num caso concreto, no estrito respeito das normas legais, éticas e deontológicas que regulam a missão informativa que irão exercer.
- Explicitar conceitos-chave como ciberjornalismo, convergência, jornalismo participativo, narrativas hipertextuais, multimédia e interatividade.
- Transformar peças jornalísticas de suporte impresso para digital.
- Adquirir competências técnicas que permitam a criação de produtos jornalísticos digitais.
- Desenvolver competências pessoais e interpessoais para desenvolver o trabalho jornalístico numa redação.
- Desenvolver trabalho com recurso a ferramentas digitais.
- Recorrer a fontes de informação acessíveis online.
- Reforçar a capacidade de análise crítica de media.
- Apurar a consciência da responsabilidade social do jornalismo.
- Abordar as principais estruturas narrativas e imagéticas como dispositivos de criação de histórias criativas.
- Aprofundar as potencialidades plásticas oferecidas pela língua portuguesa.
- Incorporar e aplicar dispositivos que otimizarão a eficácia nas áreas da descrição, narração e poética no âmbito da criação publicitária.
- Estimular a expressão estética, aliando dados teóricos e críticos à natureza publicitária.
- Compreender a natureza dos novos géneros híbridos de criatividade redaccional para órgãos de comunicação (escrita e audiovisual) como creative content, brand content e native.
- Recorrer a técnicas de criatividade que assentam em exercícios de constrangimento e desterritorialização da linguagem e da expressividade habitual, abrindo caminho para a elaboração de um estilo direcionado a uma determinada marca.
- Compreensão dos dispositivos de criação literária e storytelling multimédia e reflexão sobre os próprios procedimentos, através de um meta-discurso crítico sobre os trabalhos práticos
- Refletir acerca das alterações e implicações nas dimensões social, económica e política sobre a introdução e uso de novas tecnologias da comunicação e da informação;
- Identificar as tendências da comunicação digital, no domínio do jornalismo e da informação, no entretenimento e na comunicação estratégica;
- Analisar as principais transformações que os sistemas de comunicação atravessam, bem como os desafios colocados pela sociedade da informação em Portugal e no mundo.
- Perceber a importância do marketing estratégico e operacional no desenvolvimento de produtos / serviços / conteúdos inovadores, que satisfaçam as necessidades do consumidor e promovam bem-estar na sociedade.
- Saber estruturar um pensamento estratégico de marketing.
- Saber desenvolver um plano de marketing e comunicação.
- Saber estimar a rentabilidade e sustentabilidade de um novo projeto.
Atelier de Rádio I
6 ECTS
- Construir um corpus teórico e desenvolver uma praxis na conceção, produção, realização e apresentação de programas radiofónicos, podcasts e produtos áudio para novos media, fazendo uma síntese entre conhecimentos e práticas adquiridos ao longo do curso e outros adquiridos na unidade curricular.
- Criar uma atitude de constante reflexão e crítica perante os produtos radiofónicos e áudio.
- Contactar e experimentar a realidade profissional da rádio e do áudio para novos media.
- Saber conceber, realizar e produzir um programa de rádio, podcast ou conteúdo áudio: apresentar um conteúdo de áudio ou rádio, redigir para áudio e rádio, editar e colocar áudio na web e redes sociais, produzir para animação de programas, e conceber um spot publicitário ou autopromoção.
Atelier de Televisão I
6 ECTS
- Conhecer de modo teórico e prático todas as etapas da criação de uma peça audiovisual: pré-produção, realização e pós-produção;
- Compreender e definir as diferentes linguagens audiovisuais;
- Realizar diferentes tipos de peças audiovisuais no âmbito do jornalismo, da publicidade, da comunicação organizacional e das relações-públicas;
- Identificar a existência e reconhecer a importância das multiplataformas na contemporaneidade.
- Conhecer os conceitos-base do discurso do jornal e da sua natureza transdisciplinar.
- Identificar as principais diferenças entre jornalismo generalista e jornalismo de especialidade.
- Perceber o papel do jornalismo e do jornalista em diferentes meios de produção.
- Aprender a linguagem das diversas temáticas que compõem o jornalismo especializado e as suas idiossincrasias, nomeadamente no jornalismo de política, de economia, internacional, cultural, de desporto, de saúde, de ambiente e de ciência e quer seja em contexto tradicional como nos media digitais.
- Compreender a dinâmica dos meios alternativos e dos novos meios emergentes.
- Entender o que distingue o jornalismo de âmbito nacional do jornalismo de proximidade.
- Adquirir competências de produção de informação especializada.
- Conhecer as possibilidades de novos modelos de informação especializada numa perspetiva global.
- Compreender o enquadramento das R. P. no campo científico das Ciências da Comunicação;
- Enquadrar a atividade de R.P. e de assessoria de imprensa no quadro ético-deontológico (jornalismo vs. R.P.);
- Definir conceitos de imagem e reputação organizacionais;
- Definir mapeamento e estratégia de públicos/;
- Conceber, planear e avaliar planos de comunicação;
- Conceber, planear stakeholders e avaliar uma estratégia de Assessoria de Imprensa;
- Conceber, planear e avaliar um plano de assessoria de imprensa no contexto de crise;
- Aplicar as principais técnicas de assessoria de imprensa, de acordo com objetivos e formatos (inclusive em ambiente digital);
- Compreender os pressupostos do protocolo empresarial e de Estado, no sentido de apoiar atividades de assessoria de imprensa e de organização de eventos;
- Conceber, planear e gerir um evento de R.P.
Comunicação Política
6 ECTS
- Delimitar e operacionalizar conceitos fundamentais do campo, tais como: comunicação política, propaganda, marketing político, esfera pública e política mediática.
- Identificar as fases de desenvolvimento do campo da comunicação política
- Compreender as dinâmicas hodiernas da mediatização da política e o impacto da comunicação digital nas democracias contemporâneas, com especial ênfase para a relação entre a campo mediático e a esfera política portuguesa.
Comunicação Organizacional
6 ECTS
- Compreender os mecanismos de comunicação no contexto organizacional que permitam pensar estrategicamente as necessidades de comunicação
- Implementar um plano de comunicação com métricas que permitam avaliar se os objetivos pretendidos foram atingidos.
Atelier de Rádio II
6 ECTS
- Construir um corpus teórico e desenvolver uma praxis de produção de produtos jornalísticos radiofónicos e de áudio para os novos media, fazendo uma síntese entre conhecimentos e práticas adquiridos ao longo do curso (enfâse para a unidade curricular de Atelier Rádio I) e outros adquiridos na unidade curricular.
- Aumentar a atitude de constante reflexão e autocrítica perante o trabalho desenvolvido.
- Praticar a realidade profissional da rádio e dos novos media.
- Redigir para rádio e áudio.
- Produzir e apresentar um noticiário, peças para noticiários, reportagem, entrevista, magazine, e publicar produtos áudio na internet e redes sociais.
Atelier de Televisão II
6 ECTS
- Conhecer de modo teórico e prático todas as etapas da criação de um produto audiovisual: pré-produção, produção/realização e pós-produção;
- Compreender e definir as diferentes linguagens audiovisuais;
- Realizar diferentes tipos de peças audiovisuais no âmbito das ciências da comunicação;
- Identificar a existência e reconhecer a importância das multiplataformas e dos diferentes géneros e formatos audiovisuais na contemporaneidade.
Projecto Final
6 ECTS
- Incorporar as técnicas, os métodos e as fases de construção de um projeto, tendo em vista a apresentação estruturada de trabalhos profissionais e académicos na área da comunicação.
- Planear, elaborar e finalizar um projeto de comunicação numa das seguintes vertentes: jornalismo, relações públicas, publicidade, entretenimento, audiovisual, televisão, rádio, comunicação digital, criatividade, ficção, comunicação estratégica ou investigação científica (monografia).
- Estimular autonomia e a capacidade de planeamento e de execução de projetos comunicacionais em estudantes finalistas de Ciências da Comunicação