Ciências da Comunicação

DR, 2ª Série, Nº 190, de 29 setembro de 2020, Anúncio nº 236/2020

Prova de Ingresso

Duas das seguintes provas:

  • 06-Filosofia
  • 11-História
  • 18-Português

O mundo não pára e a UAL acompanha-o. Porque sabemos que o setor dos media em Portugal e no mundo está em permanente transformação, oferecemos uma formação multifacetada nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Marketing.

A nossa Licenciatura pretende responder a um mercado de trabalho cada vez mais exigente e abre portas aos licenciados para atuarem profissionalmente em qualquer uma destas áreas da Comunicação.

Mantemo-nos fiéis ao rigor e à qualidade que nos caracterizam desde que, em 1989, abrimos portas pela primeira vez. Os nossos licenciados chegaram ao mercado de trabalho em 1994 e, desde aí, a Licenciatura em Ciências da Comunicação formou centenas de profissionais de renome nas diferentes áreas da Comunicação em Portugal e no estrangeiro. Continuamos a privilegiar a qualidade num ensino teórico suportado por uma prática em ambiente de trabalho real atrás do UALMedia, uma plataforma multimédia alimentada diariamente por alunos de Ciências da Comunicação.

A Licenciatura em Ciências da Comunicação articula-se ainda com o núcleo de investigação NIP-C@M, dedicado ao estudo das práticas jornalísticas, da educação para os media e da literacia mediática, com particular enfoque nas competências digitais e nos desafios da desinformação no espaço lusófono

Estamos no coração de Lisboa, a dois passos do Marquês de Pombal, com estúdios de televisão e rádio dotados de equipamento de topo e redações multiplataforma.

O Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) decidiu acreditar, por um período de 6 anos, a Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa, tendo efeito a partir de 31/07/2019.

Possibilidade de formação em contexto profissional.

Nº do processo: ACEF/1819/0207532. Data da publicação: 30/04/2020.

    Plano Curricular

    - Bruno Reis - Catarina Delaunay

    • Conseguir identificar e interpretar os principais postulados sociológicos que têm contribuído para a compreensão da comunicação como fenómeno social.
    • Possuir autonomia interpretativa para discutir a formação do processo comunicativo, nas suas dimensões pública e privada, atendendo ao papel que os media jogam como agentes de socialização e de mediadores de sociabilidades.
    • Produzir reflexão crítica e fundamentada acerca dos aspetos apresentados no conteúdo programático.
    • Discutir as distintas abordagens metodológicas da sociologia aplicadas ao estudo mediático, sendo capaz de perceber as limitações e as potencialidades dos modelos teóricos e das formulações empíricas.

    - Isabel Fernandes Silva - Ana Pedro

    • Aprofundar conhecimentos sobre a organização e funcionamento da língua portuguesa;
    • Produzir diferentes tipos de texto com correção gramatical, clareza e precisão;
    • Utilizar estratégias de argumentação;
    • Refletir sobre a cultura e a língua portuguesa.

    - Carmen Monereo

    • Saber o que é um modelo de negócio;
    • Saber como identificar oportunidades de negócio;
    • Saber como desenvolver um modelo de negócio;
    • Saber como comunicar um modelo de negócio aos diferentes stakeholders;
    • Entender os diferentes modelos de negócio na indústria da comunicação (on e offline).

    - Vítor Tomé - Isabel Fernandes Silva - Isabel Nery

    • Conhecer e entender noções básicas do processo da investigação científica (através do entendimento da ciência como processo de produção, o aluno será capaz de planear, gerir e exercer questionamentos das problemáticas e possíveis soluções empíricas adequadas);
    • Identificar, avaliar e aplicar ferramentas de pesquisa, tratamento, avaliação, sistematização da literatura e transposição em teses ou hipóteses operacionalizáveis;
    • Conhecer, entender e aplicar instrumentos metodológicos de redação e apresentação de trabalhos académicos, incluindo questões de coerência, espírito crítico e uso normas de citação/referenciação;
    • Conhecer e aplicar métodos de recolha e tratamento de dados.

    - Telma Ruas

    • Compreender e refletir sobre a evolução do pensamento político e social.
    • Reconhecer e caracterizar as diversas correntes do pensamento político e social
    • Discutir a atualidade das ideias
    • Promover o interesse pela leitura científica, reflexão e problematização do conhecimento histórico.
    • Estimular o espírito crítico.

    - Isabel Fernandes Silva

    • Dominar conceitos-chave para a compreensão do debate teórico das ciências da comunicação;
    • Caracterizar as principais teorias da comunicação a partir das suas perspetivas quanto aos efeitos e papéis dos media na sociedade.
    • Contextualizar as teorias da comunicação nas dimensões histórica, cultural, política e económica.
    • Analisar criticamente as principais teorias da comunicação.
    • Analisar os media considerando as diferentes perspetivas estudadas.

    - Carmen Monereo

    • Estar capacitado para produzir uma reflexão fundamentada acerca do papel desempenhado pelos meios de comunicação de massas no decorrer do transcurso histórico;
    • Refletir acerca do impacto dos novos media no processo de construção da realidade social;
    • Conhecer metodologias para desenvolvimento de estudos científicos sobre os média e produzir conhecimento na área das Ciências da Comunicação;
    • Conseguir estruturar e executar um produto mediático, tendo por base o conhecimento das características técnicas e dos conteúdos para os diferentes suportes.

    - Paula Lopes - Jaime Lourenço - Isabel Nery

    • Analisar criticamente o papel do jornalismo nas sociedades democráticas.
    • Compreender os diversos fatores que condicionam o exercício do jornalismo: a economia política dos media, a cultura organizacional, as rotinas profissionais e a relação entre jornalistas e fontes de informação.
    • Conhecer os elementos fundamentais da linguagem jornalística a partir do debate teórico sobre o que são as notícias e os critérios de noticiabilidade dos acontecimentos.
    • Perceber a relevância da educação para os media e da literacia mediática (na sua relação com o jornalismo).
    • Dominar técnicas básicas da escrita jornalística.

    - José Guilherme Victorino - João Louro

    • providenciar aos estudantes um panorama aprofundado da comunicação publicitária como vertente fundamental nas estratégias de marketing das organizações.
    • Analisar a importância e os efeitos da componente persuasiva no contexto das mensagens, bem como a evolução histórica da publicidade comercial e as suas envolventes sociológicas, económicas e culturais;
    • Analisar os atuais paradigmas de envolvimento entre marcas e consumidores;
    • Analisar o contexto operativo da comunicação publicitária e as suas diferentes abordagens criativas e suportes, procurando desenvolver, em paralelo, uma atitude de reflexão face às potencialidades, desafios e constrangimentos que se colocam na atualidade a este sector.

    - Telma Ruas

    • Apresentar e desenvolver o panorama da história política e social da Europa e de Portugal no período de transição da Modernidade para a Época Contemporânea.
    • Desenvolver competências na área da histórica permitindo compreender a evolução das sociedades de Antigo Regime à realidade política e social atual.
    • Contribuir para uma melhor apreciação e interpretação dos factos históricos.
    • Estimular o espírito crítico.
    • Promover o interesse pela leitura científica, reflexão e problematização.

     

    - Ana Calapez Gomes

    • Conhecer a evolução histórica e o desenvolvimento da psicologia social, da psicologia organizacional e da psicologia do trabalho, identificando os seus pontos de contacto.
    • Identificar as experiências clássicas da psicologia social e a sua importância no desenvolvimento desta ciência.
    • Conhecer as particularidades psicossociais que alavancaram o surgimento da psicologia organizacional e a sua relevância no contexto das organizações.
    • Conhecer as várias ciências que interagem com a psicologia social, das organizações e do trabalho.
    • Compreender o contributo que a psicologia social das organizações e do trabalho pode oferecer ao nível individual.
    • Compreender a mais-valia que a psicologia social das organizações e do trabalho pode representar para as organizações e para a sociedade em geral.
    • Sensibilizar os discentes para as competências do psicólogo social, organizacional e do trabalho.

    - Luís Lima

    • Compreender os modos de significar o mundo através de uma apresentação da historiografia das diversas correntes semióticas.
    • Incorporar a importância de um saber cada vez mais transversal a toda a produção comunicacional contemporânea.
    • Interagir com as teorias semióticas de modo a criar modos de entendimento prático aplicados aos modelos estéticos de produção artística e de comunicação política, social e cultural.

    Cibercultura
    6 ECTS

    - Isabel Nery

    • Compreender o contexto emergente da cibercultura e das suas mais prementes manifestações, identificando as principais repercussões sociais, culturais e políticas, em particular nas práticas comunicacionais, nas relações sociais, nas artes e nas indústrias criativas.
    • Conhecer a natureza dos media interativos e dominar as suas linguagens através da leitura e interpretação de autores que permitam ao aluno compreender a cultura digital.
    • Identificar as características emergentes das novas tecnologias de comunicação e informação e saber operar perante as novas práticas comunicacionais decorrentes da inteligência artificial e suas problemáticas
    • Compreender as dimensões de novas tendências culturais e de pensamento crítico em torno das noções de ciborgue, pós-humanismo e transumanismo.

    - Isabel Fernandes Silva - João Louro

    • Identificar o principal quadro teórico da comunicação gráfica, icónica e por imagens
    • Conhecer e dominar ferramentas de processamento da imagem digital
    • Dominar técnicas de composição/edição infográfica
    • Adquirir e aprofundar conhecimentos conceptuais, técnicos e narrativos no campo da edição de vídeo digital
    • Operacionalizar estratégias e ferramentas de edição de vídeo digital

    - Paula Lopes - João Ferreira Oliveira

    • Identificar e distinguir os géneros jornalísticos. Adequar a escrita a cada género e a cada formato.
    • Pesquisar, recolher e validar informação tendo em conta o objetivo, o género, o formato e o meio.
    • Compreender e dominar as técnicas da escrita jornalística e suas especificidades.
    • Saber titular e legendar, tendo em conta o género, o formato, o meio e o público.
    • Reconhecer novos modelos, novos géneros, novos formatos jornalísticos.

    - Luís Bernardino

     

    • Estudar a origem e compreender a dinâmica evolutiva das organizações internacionais
    • Sistematizar as características das organizações internacionais como forma de cooperação internacional, e na qualidade de garantes da governação global
    • Identificar as principais contribuições teóricas para o estudo das organizações internacionais
    • Conhecer e analisar o processo de decisão nas organizações internacionais
    • Refletir a relação entre a realidade internacional e o funcionamento das Organizações Internacionais
    • Perceber a importância das organizações no quadro político/diplomático multilateral
    • Compreender o papel de Portugal na qualidade de membro nas organizações internacionais

     

    - Camilla Benevides

    • Aquisição dos conceitos fundamentais e conhecimento dos aspetos mais relevantes do Direito Internacional dos Direitos Humanos e do Direito Internacional Humanitário, incluindo o regime jurídico internacional, os sistemas de proteção e reação, os atores e o contexto em que se situam.
    • Análise crítica comparativa destas duas áreas do Direito Internacional, incluindo a articulação entre ambas no contexto dos conflitos armados.
    • Estimular a reflexão sobre a interação entre abordagens teóricas de Direito Internacional e Relações Internacionais, de modo a desenvolver a compreensão da dinâmica dos processos internacionais e das limitacções de eficácia do próprio Direito Internacional.
    • Compreender alguns dos mais importantes debates contemporâneos sobre o Direito Internacional dos Direitos Humanos e sobre o Direito Internacional Humanitário e situá-los de forma crítica nalguns dos mais relevantes temas e casos da atualidade.
    • Reflexão crítica sobre o papel dos media na promoção, proteção e prevenção da violação de direitos humanos, assim como na prevenção e resolução de conflitos armados.

    - Sandra Figueiredo

    • Saber identificar as formas e os tipos de comunicação (verbal e não-verbal).
    • Compreender os diversos modelos de comunicação e a sua aplicabilidade à análise dos processo.
    • Perceber os pressupostos teóricos e a aplicabilidade da pragmática da comunicação.
    • Entender a importância da proxémia na comunicação e saúde humanas e as diferenças culturais associadas.
    • Identificar fatores individuais, grupais e sociais que influenciam a comunicação interpessoal e grupal.

    - Georg Dutschke

    • Saber as diferenças entre um estudo de mercado e um projeto de investigação;
    • Conhecer e ser capaz de implementar diferentes metodologias de análise do consumidor e da sociedade;
    • Saber como aplicar o novo conhecimento em estratégias de marketing e comunicação;
    • Saber como aplicar o novo conhecimento na produção de conteúdos jornalísticos.

    - Camilla Benevides

    • Facultar aos alunos o conhecimento essencial do quadro legal nacional, europeu e internacional regulador da actividade da Comunicação nas suas várias vertentes, incluindo a comunicação através de novas tecnologias, o regime das entidades reguladoras, consequências disciplinares, civis e criminais da sua actuação, com especial ênfase para as matérias relativas aos direitos fundamentais, regras deontológicas e éticas que regem a sua profissão;
    • Pretende-se, deste modo, que os alunos adquiram competências que lhes possibilitem decidir-se pela solução adequada, num caso concreto, no estrito respeito das normas legais, éticas e deontológicas que regulam a missão informativa que irão exercer.

    - Vítor Tomé - João Ferreira Oliveira

    • Explicitar conceitos-chave como ciberjornalismo, convergência, jornalismo participativo, narrativas hipertextuais, multimédia e interatividade.
    • Transformar peças jornalísticas de suporte impresso para digital.
    • Adquirir competências técnicas que permitam a criação de produtos jornalísticos digitais.
    • Desenvolver competências pessoais e interpessoais para desenvolver o trabalho jornalístico numa redação.
    • Desenvolver trabalho com recurso a ferramentas digitais.
    • Recorrer a fontes de informação acessíveis online.
    • Reforçar a capacidade de análise crítica de media.
    • Apurar a consciência da responsabilidade social do jornalismo.

    - Luís Lima - João Louro

    • Abordar as principais estruturas narrativas e imagéticas como dispositivos de criação de histórias criativas.
    • Aprofundar as potencialidades plásticas oferecidas pela língua portuguesa.
    • Incorporar e aplicar dispositivos que otimizarão a eficácia nas áreas da descrição, narração e poética no âmbito da criação publicitária.
    • Estimular a expressão estética, aliando dados teóricos e críticos à natureza publicitária.
    • Compreender a natureza dos novos géneros híbridos de criatividade redaccional para órgãos de comunicação (escrita e audiovisual) como creative content, brand content e native.
    • Recorrer a técnicas de criatividade que assentam em exercícios de constrangimento e desterritorialização da linguagem e da expressividade habitual, abrindo caminho para a elaboração de um estilo direcionado a uma determinada marca.
    • Compreensão dos dispositivos de criação literária e storytelling multimédia e reflexão sobre os próprios procedimentos, através de um meta-discurso crítico sobre os trabalhos práticos

    - Hélder Prior - Reginaldo Almeida

    • Refletir acerca das alterações e implicações nas dimensões social, económica e política sobre a introdução e uso de novas tecnologias da comunicação e da informação;
    • Identificar as tendências da comunicação digital, no domínio do jornalismo e da informação, no entretenimento e na comunicação estratégica;
    • Analisar as principais transformações que os sistemas de comunicação atravessam, bem como os desafios colocados pela sociedade da informação em Portugal e no mundo.

    - Georg Dutschke

    • Perceber a importância do marketing estratégico e operacional no desenvolvimento de produtos / serviços / conteúdos inovadores, que satisfaçam as necessidades do consumidor e promovam bem-estar na sociedade.
    • Saber estruturar um pensamento estratégico de marketing.
    • Saber desenvolver um plano de marketing e comunicação.
    • Saber estimar a rentabilidade e sustentabilidade de um novo projeto.

    - João Santareno Sousa - Miguel van-der Kellen - Ruben Martins

    • Construir um corpus teórico e desenvolver uma praxis na conceção, produção, realização e apresentação de programas radiofónicos, podcasts e produtos áudio para novos media, fazendo uma síntese entre conhecimentos e práticas adquiridos ao longo do curso e outros adquiridos na unidade curricular.
    • Criar uma atitude de constante reflexão e crítica perante os produtos radiofónicos e áudio.
    • Contactar e experimentar a realidade profissional da rádio e do áudio para novos media.
    • Saber conceber, realizar e produzir um programa de rádio, podcast ou conteúdo áudio: apresentar um conteúdo de áudio ou rádio, redigir para áudio e rádio, editar e colocar áudio na web e redes sociais, produzir para animação de programas, e conceber um spot publicitário ou autopromoção.

    - Carlos Pedro Dias - Isabel Damásio - Joana Reis - Pedro Pinto

    • Conhecer de modo teórico e prático todas as etapas da criação de uma peça audiovisual: pré-produção, realização e pós-produção;
    • Compreender e definir as diferentes linguagens audiovisuais;
    • Realizar diferentes tipos de peças audiovisuais no âmbito do jornalismo, da publicidade, da comunicação organizacional e das relações-públicas;
    • Identificar a existência e reconhecer a importância das multiplataformas na contemporaneidade.

    - Jaime Lourenço

    • Conhecer os conceitos-base do discurso do jornal e da sua natureza transdisciplinar.
    • Identificar as principais diferenças entre jornalismo generalista e jornalismo de especialidade.
    • Perceber o papel do jornalismo e do jornalista em diferentes meios de produção.
    • Aprender a linguagem das diversas temáticas que compõem o jornalismo especializado e as suas idiossincrasias, nomeadamente no jornalismo de política, de economia, internacional, cultural, de desporto, de saúde, de ambiente e de ciência e quer seja em contexto tradicional como nos media digitais.
    • Compreender a dinâmica dos meios alternativos e dos novos meios emergentes.
    • Entender o que distingue o jornalismo de âmbito nacional do jornalismo de proximidade.
    • Adquirir competências de produção de informação especializada.
    • Conhecer as possibilidades de novos modelos de informação especializada numa perspetiva global.

     

    - Andreia Garcia

    • Compreender o enquadramento das R. P. no campo científico das Ciências da Comunicação;
    • Enquadrar a atividade de R.P. e de assessoria de imprensa no quadro ético-deontológico (jornalismo vs. R.P.);
    • Definir conceitos de imagem e reputação organizacionais;
    • Definir mapeamento e estratégia de públicos/;
    • Conceber, planear e avaliar planos de comunicação;
    • Conceber, planear stakeholders e avaliar uma estratégia de Assessoria de Imprensa;
    • Conceber, planear e avaliar um plano de assessoria de imprensa no contexto de crise;
    • Aplicar as principais técnicas de assessoria de imprensa, de acordo com objetivos e formatos (inclusive em ambiente digital);
    • Compreender os pressupostos do protocolo empresarial e de Estado, no sentido de apoiar atividades de assessoria de imprensa e de organização de eventos;
    • Conceber, planear e gerir um evento de R.P.

    - Hélder Prior

    • Delimitar e operacionalizar conceitos fundamentais do campo, tais como: comunicação política, propaganda, marketing político, esfera pública e política mediática.
    • Identificar as fases de desenvolvimento do campo da comunicação política
    • Compreender as dinâmicas hodiernas da mediatização da política e o impacto da comunicação digital nas democracias contemporâneas, com especial ênfase para a relação entre a campo mediático e a esfera política portuguesa.

    - Carmen Monereo - Andreia Garcia

    • Compreender os mecanismos de comunicação no contexto organizacional que permitam pensar estrategicamente as necessidades de comunicação
    • Implementar um plano de comunicação com métricas que permitam avaliar se os objetivos pretendidos foram atingidos.

    - João Santareno Sousa - Miguel van-der Kellen - Ruben Martins

    • Construir um corpus teórico e desenvolver uma praxis de produção de produtos jornalísticos radiofónicos e de áudio para os novos media, fazendo uma síntese entre conhecimentos e práticas adquiridos ao longo do curso (enfâse para a unidade curricular de Atelier Rádio I) e outros adquiridos na unidade curricular.
    • Aumentar a atitude de constante reflexão e autocrítica perante o trabalho desenvolvido.
    • Praticar a realidade profissional da rádio e dos novos media.
    • Redigir para rádio e áudio.
    • Produzir e apresentar um noticiário, peças para noticiários, reportagem, entrevista, magazine, e publicar produtos áudio na internet e redes sociais.

    - Carlos Pedro Dias - Isabel Damásio - Pedro Pinto - Joana Reis

    • Conhecer de modo teórico e prático todas as etapas da criação de um produto audiovisual: pré-produção, produção/realização e pós-produção;
    • Compreender e definir as diferentes linguagens audiovisuais;
    • Realizar diferentes tipos de peças audiovisuais no âmbito das ciências da comunicação;
    • Identificar a existência e reconhecer a importância das multiplataformas e dos diferentes géneros e formatos audiovisuais na contemporaneidade.

    - Andreia Garcia - Isabel Nery

     

    • Incorporar as técnicas, os métodos e as fases de construção de um projeto, tendo em vista a apresentação estruturada de trabalhos profissionais e académicos na área da comunicação.
    • Planear, elaborar e finalizar um projeto de comunicação numa das seguintes vertentes: jornalismo, relações públicas, publicidade, entretenimento, audiovisual, televisão, rádio, comunicação digital, criatividade, ficção, comunicação estratégica ou investigação científica (monografia).
    • Estimular autonomia e a capacidade de planeamento e de execução de projetos comunicacionais em estudantes finalistas de Ciências da Comunicação

    Ana Calapez Gomes