VOLUNTARIADO
Voluntariado na UAL
Ser voluntário/a é ser um/a agente da paz.
A ação altruísta de usar o nosso tempo, por opção, a ajudar outrem, é recompensada com a aquisição e reforço de competências pessoais, sociais e profissionais, cada vez mais valorizadas na atualidade.
A contribuição ativa para a comunidade, o aumento da rede de contactos, a aproximação a oportunidades, o enriquecimento do currículo, o desenvolvimento do espírito de iniciativa e solidariedade, o conhecimento de novos contextos e realidades, a prática antes da entrada no mercado de trabalho, são algumas das vantagens que o voluntariado transporta.
Fazer voluntariado é ter a oportunidade de deixar uma marca no mundo, de o melhorar, é um ato de cidadania, de acordo com a ONU, multiplicado por inúmeras pessoas que protagonizam o ideal de ajudar, como Nilton, Catarina Furtado, Mariana Monteiro, Pedro Barroso, José Mourinho, ou Emma Watson, Angelina Jolie, Leonardo DiCaprio, Roger Waters, Bono Vox, entre tantos outros.
O trabalho voluntário na UAL vem sendo feito desde há décadas, em ações como o Banco Alimentar, projetos de tutorias, entre outros, em sintonia com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A UAL procura o Selo de Qualidade Académica Voluntária da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social que considera as práticas, dinâmicas e instrumentos criados em prol da promoção da prática do voluntariado merecedoras de tal distinção.
Participe na construção de um mundo solidário. Inscreva-se.
Contactos
Coordenação
Professora Doutora Cláudia Castro
Comissão de Voluntariado
Cláudia Castro
João Santareno de Sousa
Ana Paula Lourenço
Sandra Ribeiro
Diogo Maltez (AAUAL)