Arquitetura

O Departamento de Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa é uma escola criada em 1998 com créditos já firmados no panorama nacional e internacional do ensino, da prática e da investigação em Arquitetura. O ensino da arquitetura assenta na excelência teórica, tecnológica e cultural da formação dos seus futuros arquitetos, docentes e investigadores. O ensino está ligado à prática profissional e à investigação através de um corpo docente constituído por profissionais de mérito reconhecido, que marcam qualitativamente a produção arquitetónica contemporânea nacional e internacional, bem como as áreas da arte, tecnologia, humanística e crítica de arquitetura.

O plano de estudos está dividido em dois ciclos segundo o Processo de Bolonha. O 1º ciclo, com a duração de 3 anos, confere o grau de Licenciatura em Estudos de Arquitetura e corresponde à obtenção de 180 ECTS. O 2º ciclo, com a duração de 2 anos, confere o grau de Mestrado Integrado em Arquitetura, e corresponde à obtenção de 120 ECTS.
Associado ao Departamento de Arquitetura existe um centro de investigação – O Centro de Estudos de Arquitetura, Cidade e Território (CEACT) – e um serviço editorial próprio com uma série de linhas e projetos editoriais. Estas valências proporcionam atividades extracurriculares diversificadas sobre a condição da cidade, do território e da própria disciplina.

Possui uma dimensão de escola moderada, da ordem dos 230 alunos e 45 docentes. O ensino está centrado nos ateliers de Projeto, unidade curricular concêntrica às disciplinas de carácter científico, tecnológico e humanístico.

Objetivos

O Departamento de Arquitetura tem como objetivo promover um ensino da arquitetura assente em critérios de excelência teórico-prática, tecnológica e cultural, assegurado por um corpo docente de reconhecido valor académico e profissional.

Acreditação Internacional

O Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) é o primeiro curso de Arquitetura português, de acordo com o novo currículo de Bolonha, a obter reconhecimento a nível europeu com a recente inscrição na Diretiva Comunitária 2006/36/EC (Jornal Oficial da Comunidade Europeia 2010/EC129/02), o que permite a mobilidade dos nossos mestres no espaço profissional europeu da Arquitetura.

 

Despacho de autorização ministerial

  • Despacho n.º 9957-AP/2007, de 18 de abril, publicado no Diário da República, 2ª série – N.º 103 – 29 de maio de 2007. Registado com o nº R/B-AD-544/2006.
  • Adequação do curso de licenciatura em Estudos de Arquitetura e mestrado de Arquitetura ministrado pela Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões aos 1.º e 2.º ciclos de estudos conducentes aos graus de licenciado e de mestre em Arquitetura — Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março.

 

Consulte aqui a página do Departamento de Arquitetura.

Bárbara Silva

Claúdia Pinto

Fernando Rodrigues

Gonçalo Folgado Santos

João Belo Rodeia

João Gomes Silva

João Quintela

José Adrião Martins

José Monterroso Teixeira

Marta Sequeira

Nuno Ribeiro Mateus

Pedro Júlio Reis

Ricardo Carvalho