Licenciatura
Doutoramento
O Departamento de Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa é uma escola criada em 1998 com créditos já firmados no panorama nacional e internacional do ensino, da prática e da investigação em Arquitetura. O ensino da arquitetura assenta na excelência teórica, tecnológica e cultural da formação dos seus futuros arquitetos, docentes e investigadores. O ensino está ligado à prática profissional e à investigação através de um corpo docente constituído por profissionais de mérito reconhecido, que marcam qualitativamente a produção arquitetónica contemporânea nacional e internacional, bem como as áreas da arte, tecnologia, humanística e crítica de arquitetura.
O plano de estudos está dividido em dois ciclos segundo o Processo de Bolonha. O 1º ciclo, com a duração de 3 anos, confere o grau de Licenciatura em Estudos de Arquitetura e corresponde à obtenção de 180 ECTS. O 2º ciclo, com a duração de 2 anos, confere o grau de Mestrado Integrado em Arquitetura, e corresponde à obtenção de 120 ECTS.
Associado ao Departamento de Arquitetura existe um centro de investigação – O Centro de Estudos de Arquitetura, Cidade e Território (CEACT) – e um serviço editorial próprio com uma série de linhas e projetos editoriais. Estas valências proporcionam atividades extracurriculares diversificadas sobre a condição da cidade, do território e da própria disciplina.
Possui uma dimensão de escola moderada, da ordem dos 230 alunos e 45 docentes. O ensino está centrado nos ateliers de Projeto, unidade curricular concêntrica às disciplinas de carácter científico, tecnológico e humanístico.
Objetivos
O Departamento de Arquitetura tem como objetivo promover um ensino da arquitetura assente em critérios de excelência teórico-prática, tecnológica e cultural, assegurado por um corpo docente de reconhecido valor académico e profissional.
Acreditação Internacional
O Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) é o primeiro curso de Arquitetura português, de acordo com o novo currículo de Bolonha, a obter reconhecimento a nível europeu com a recente inscrição na Diretiva Comunitária 2006/36/EC (Jornal Oficial da Comunidade Europeia 2010/EC129/02), o que permite a mobilidade dos nossos mestres no espaço profissional europeu da Arquitetura.
Despacho de autorização ministerial
- Despacho n.º 9957-AP/2007, de 18 de abril, publicado no Diário da República, 2ª série – N.º 103 – 29 de maio de 2007. Registado com o nº R/B-AD-544/2006.
- Adequação do curso de licenciatura em Estudos de Arquitetura e mestrado de Arquitetura ministrado pela Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões aos 1.º e 2.º ciclos de estudos conducentes aos graus de licenciado e de mestre em Arquitetura — Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março.
Consulte aqui a página do Departamento de Arquitetura.