Arquitetura (Mestrado Integrado)

Anúncio n.º 153/2017, publicado no Diário da República, 2.ª série, N.º 168, 31 de agosto de 2017

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas:

  • 06 – Filosofia
  • 10 – Geometria Descritiva
  • 16 – Matemática

O plano de estudos está dividido em dois ciclos segundo o Processo de Bolonha.

O 1º ciclo, com a duração de 3 anos, confere o grau de Licenciatura em Estudos de Arquitectura e corresponde à obtenção de 180 ECTS.

O 2º ciclo, com a duração de 2 anos, confere o grau de Mestrado Integrado em Arquitetura e corresponde à obtenção de 120 ECTS.

    Plano Curricular

    - Prof.ª Doutora Filipa Ramalhete

    O objetivo da unidade curricular consiste em conhecer a natureza ou os fundamentos da Ciência e caracterizar o conhecimento científico
    em relação a outros tipos de conhecimento.

    São ainda objetivos Identificar e saber operacionalizar os principais métodos e técnicas de pesquisa aplicáveis à Arquitetura.

    - Arquiteto Telmo Cruz

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo dos aspetos relativos à evolução das tecnologias e sistemas construtivos.
    Analisam-se os aspetos construtivos que caracterizaram os principais períodos da História da Arquitetura, colocando em evidência a evolução dos materiais e tecnologias associadas. Pretende-se a compreensão dos aspetos que envolvem uma construção arquitetónica bem como uma síntese criativa dos principais temas abordados.

    Projecto I
    11 ECTS

    - Arquiteto Egas Vieira - Prof. Doutor Manuel Graça Dias

    O objetivo da unidade curricular consiste na iniciação gradual à complexidade disciplinar da Arquitetura (da cidades aos objetos arquitetónicos), tornando familiares quer o maior número de especificidades espaciais quer os conceitos concorrentes para a sua caracterização quer os instrumentos e procedimentos necessários à sua representação e comunicação. Analisam-se os elementos constituintes do espaço urbano, identificando as experiências espacio-temporais significantes e abrindo o “saber científico” à apropriação criativa, possibilitando a invenção.
    Descoberta dos “mecanismos” da composição.

    - Arquiteto João Belo Rodeia

    A UC permite ao aluno conhecer as fontes da Arquitectura e do Urbanismo ocidentais desde as origens até ao final do Mundo Antigo, tendo em conta a especificidade de cada contexto espacio-temporal. Pretende-se apetrechar o aluno com a utensilagem teórica e metodológica.

    Pretende-se que, do ponto de vista dos conteúdos, o aluno:

    1. identifique os exemplos mais representativos das formas arquitectónicas;
    2. reconheça os aspectos sociais, culturais, económicos, políticos e simbólicos;
    3. identifique e compreenda os cruzamentos, sobreposições e encadeamentos formais e semânticos;
    4. possa estabelecer relações fundamentadas de analogia ou de confronto formal, funcional,e de significado.

    Pretende-se que o aluno conheça e utilize:

    1. recepção crítica da imagem;
    2. vocabulário específico;
    3. os protocolos metodológicos do trabalho académico;
    4. se familiarize com as principais fontes de informação textual, gráfica e iconográfica.

    - Mestre Gonçalo Folgado

    O objetivo da unidade curricular consiste em sensibilizar e instruir os alunos para a importância da teoria e das práticas de representação, enquanto ferramentas para desenhar arquitetura, segundo métodos codificados e universais, como linguagens de comunicação.

    As apresentações teóricas e os trabalhos práticos recorrem a diferentes meios e suportes, planimétricos e tridimensionais, consoante as matérias. Abordam-se noções essenciais de geometria (figuras planas, cubo e tetraedro) e representações da modelação de espaços em pequenos objetos.

    Desenho I
    6 ECTS

    - Escultor Carlos Nogueira

    O objetivo da unidade curricular consiste no desenvolvimento do sentido crítico, criativo e interpretativo através do desenho. Parte-se do espaço como objeto de estudo, convocando o domínio dos materiais manuais e mentais através da experiência de utilização de várias técnicas, métodos e processos gráficos.

    Desenho II
    6 ECTS

    - Escultor Carlos Nogueira

    O objetivo da unidade curricular consiste no desenvolvimento do sentido crítico, criativo e interpretativo através do desenho. Partese do espaço como objeto de estudo, convocando o domínio dos materiais manuais e mentais através da experiência de utilização de várias técnicas, métodos e processos gráficos. Desenho II relaciona-se com o trabalho de Arquitetura para lá dos limites estritamente disciplinares.

    - Prof.ª Doutora Filipa Ramalhete

    O objetivo da unidade curricular consiste em conhecer e compreender os conceitos básicos da Geografia, assim como as suas diversas áreas de atuação, conhecer as diversas dimensões do território, nas suas vertentes biótica, abiótica e antrópica e compreender a importância do ordenamento do território e os seus principais conceitos e instrumentos.

    - Mestre Gonçalo Folgado

    O objetivo da unidade curricular consiste em sensibilizar e instruir os alunos para a importância da teoria e das práticas de representação, enquanto ferramentas para desenhar arquitetura, segundo métodos codificados e universais, como linguagens de comunicação. As apresentações teóricas e os trabalhos práticos recorrem a diferentes meios e suportes, planimétricos e tridimensionais, consoante as matérias.

    Abordam-se geometrias dos sólidos, secções e planificações, noções métricas de escala (humanas e topográficas), representação de espaços (escadas, coberturas e sombras) e modelação de “cubos incompletos”.

    UC permite ao aluno conhecer o percurso da Arquitectura e do Urbanismo ocidentais durante a Idade Média em sentido lato (sécs. V-XV).

    Pretende-se que o aluno:

    1. identifique e conheça os exemplos mais representativos;
    2. reconheça na arquitectura a mais transversal das artes;
    3. identifique e compreenda os cruzamentos, sobreposições e encadeamentos formais e semânticos;
    4. exercite a capacidade de estabelecer relações fundamentadas de analogia ou de confronto formal e de significado.

    Sobre o método de aprendizagem, pretende-se que o aluno:

    1. desenvolva as suas capacidades de recepção crítica da imagem;
    2. conheça e utilize o vocabulário específico;
    3. conheça e utilize os protocolos metodológicos do trabalho académico;
    4. se familiarize com as principais fontes de informação.

    - Prof. Doutora Joana Vilhena

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo dos aspetos relativos às tecnologias tradicionais (populares e eruditas) bem como os processos da sua evolução e preservação.
    Outro objetivo é a compreensão baseada na observação dos processos e sistemas utilizados na construção contemporânea. Aborda-se
    a análise dos aspetos construtivos e estruturais que caracterizam as tecnologias e sistemas tradicionais em território português.

    Projecto II
    11 ECTS

    - Arquiteto Egas Vieira - Prof. Doutor Manuel Graça Dias

    O objetivo da unidade curricular consiste na iniciação gradual à complexidade disciplinar da Arquitetura (da cidades aos objetos arquitetónicos), tornando familiares, quer o maior número de especificidades espaciais quer os conceitos concorrentes para a sua caracterização quer os instrumentos e procedimentos necessários à sua representação e comunicação. Analisam-se os elementos constituintes do espaço urbano, identificando as experiências espácio-temporais significantes e abrindo o “saber científico” à apropriação criativa, possibilitando a invenção.
    Continuação do incentivo à descoberta dos “mecanismos” da composição.

    - Arquiteto Egas Vieira

    O objetivo da unidade curricular consiste no desenvolvimento das capacidades de observação e análise de modo a que o desenho, como reprodução gráfica dos objetos reais ou imaginados cumpra o seu papel na comunicação e análise dos desejos arquitetónicos.

    - Prof.ª Doutora Claúdia Pinto

    Domínio dos conceitos básicos da estática, nomeadamente os que se referem aos princípios fundamentais da mecânica Newtoniana, aplicada aos pontos materiais – sistemas de forças/equilíbrio e aos corpos rígidos – forças externas e internas, sistemas equivalentes de forças e binários de forças/momentos.

    Domínio da análise de estruturas isostáticas com cargas concentradas e distribuídas, reacções e equilíbrio de forças.

    - Prof. Doutor José Monterroso Teixeira

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo cronológico dos temas centrais do século XV ao século XVI, face ao desenvolvimento
    científico, cultural e político. Analisam-se a tratadística renascentista, a representação da Cidade Ideal, o Maneirismo, o estilo “Chão” e as arquiteturas produzidas pelas ordens religiosas da Companhia de Jesus, Beneditinos, Cisterciences, bem como o urbanismo quinhentista: o Bairro Alto de S. Roque, as novas cidades planificadas, a colonização do Brasil e da Índia. Pretende-se que o aluno reconheça, compreenda e interprete
    criticamente os temas em estudo; que compreenda os cruzamentos, sobreposições e sucessões formais e de conteúdo das diferentes expressões arquitetónicas.

    - Mestre Gonçalo Folgado

    O objetivo da unidade curricular consiste em apresentar várias soluções informáticas que possam ajudar o aluno a compreender o computador. Apresenta-se uma breve história da Informática, formas de licenciamento e segurança de dados. Utilizam-se ferramentas de software que permitam a procura de soluções de espaço, relações entre objetos e escala, que permitam auxiliar o processo criativo e de conceção de projeto, como complemento do desenho manual e da maqueta física. Introdução ao CAD e ao desenho 2D.

    - Prof.ª Doutora Claúdia Pinto

    O objetivo da unidade curricular consiste na uniformização dos conhecimentos de álgebra, trigonometria, geometria analítica, cálculo vetorial e cálculo diferencial. Aborda-se o conceito de diferenciação e suas aplicações e a relação entre a matemática e o mundo real.

    Projecto III
    12 ECTS

    - Arquiteto João Pedro Simões Santa Rita Fernandes

    O objetivo da unidade curricular consiste no entendimento da arquitetura como uma disciplina onde produção do pensamento e construção são equiparadas. Trabalha-se sobre o desenvolvimento da consciência do espaço como objetivo central da Arquitetura e sobre análises da História da Arquitetura como base de metodologia de projeto. Coloca-se a aproximação conceptual como objetivo estruturante de um projeto: identificação,
    invenção e construção. Desenvolvimento e consolidação dos códigos e instrumentos de comunicação e construção (desenhos e maquetas).

    - Prof. Doutora Joana Vilhena

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo dos principais aspetos associados à natureza geográfica e geológica de um terreno, bem como dos principais sistemas estruturais e construtivos. Outro objetivo é a compreensão de modos de construir, no pressuposto de que essa atividade força um profundo e fundamentado conhecimento dos processos, das tecnologias e dos materiais, bem como das suas diferentes qualidades
    e da sua adequabilidade. É ainda objetivo abordar as inovações tecnológicas da construção bem como das suas diversas componentes.

    Desenho IV
    3 ECTS

    - Arquiteto Egas Vieira

    O objetivo da unidade curricular consiste no desenvolvimento das capacidades de observação e análise de modo a que o desenho, como reprodução gráfica dos objetos reais ou imaginados, cumpra o seu papel na comunicação e análise dos desejos arquitetónicos. Estende-se o objetivo à compreensão da estrutura do espaço urbano e dos seus modos de habitabilidade.

    - Prof.ª Doutora Claúdia Pinto

    O objetivo da unidade curricular consiste no aprofundamento dos conceitos básicos de estática, nomeadamente os que se referem ao equilíbrio de corpos rígidos, estruturas isoestáticas, peças lineares, esforços axiais, esforços transversos, momentos fletores e respetivos diagramas.

    Física
    3 ECTS

    - Prof.ª Doutora Claúdia Pinto

    O objetivo desta unidade curricular consiste na apreensão de alguns conceitos básicos de Física que são fundamentais para compreender o  funcionamento de um edifício.

    Estes conceitos são analisados recorrendo a exemplos e analogias que tornam intuitivas as manifestações e influências destes conceitos no comportamento dos edifícios.

    - Prof. Doutor José Monterroso Teixeira

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo cronológico dos temas centrais do século XVII ao XVIII, face à evolução científica,
    cultural e política. Analisam-se a época Barroca e o Rococó, o Classicismo francês e o Neo-Palladianismo, bem como o urbanismo e arquitetura civil europeia e a reconstrução Pombalina de Lisboa. Pretendese que o aluno: reconheça, compreenda e interprete criticamente os temas em estudo; que compreenda os cruzamentos, sobreposições e sucessões formais e de conteúdo das diferentes expressões arquitetónicas.

    - Mestre Gonçalo Folgado

    O objetivo da unidade curricular consiste em trabalhar com soluções de CAD paramétricas orientadas para Arquitetura de forma a tirar partido do modelo como objeto de construção, ao qual são extraídos de forma automática ou semiautomática os desenhos técnicos. Faz-se a introdução a ferramentas de modelação, renderização e animação, através de várias soluções de 3D.

    O aluno terá contacto com ferramentas de Planeamento, de Visualização não fotorrealista, Apresentações e Internet.

    Projecto IV
    12 ECTS

    - Arquiteto Rui Mendes - Arquiteto João Pedro Simões Santa Rita Fernandes

    O objetivo da unidade curricular consiste no entendimento da arquitetura como uma disciplina onde produção do pensamento e construção são equiparadas. Trabalha-se sobre o desenvolvimento da consciência do espaço como objetivo central da Arquitetura e sobre análises da História da Arquitetura como base de metodologia de projeto. Coloca-se a aproximação conceptual como objetivo estruturante de um projeto: identificação,
    invenção e construção. Desenvolvimento e consolidação dos códigos e instrumentos de comunicação e construção (desenhos e maquetas).

    Será um objectivo fundamental deste semestre alunos conhecerem os principais critérios exigenciais e as principais características e sistemas construtivos utilizados na construção dos vários tipos de paredes, pavimentos e coberturas.

    Será, ainda, objectivo que o aluno comece a integrar na cadeira de Projecto os conhecimentos adquiridos nesta Unidade Curricular ao longo do semestre através de desenhos simples de detalhe e pormenorização nas diferentes escalas.

    Em paralelo com os objectivos principais identificados acima ir-se-á dando a conhecer aos alunos alguns aspectos relativos a recentes inovações tecnológicas no domínio da construção, bem como das suas diversas componentes/materiais e suas especificidades.

    - Prof.ª Doutora Filipa Ramalhete

    O objetivo da unidade curricular é estabelecer relações entre a Antropologia do Espaço e a Arquitetura, familiarizando o aluno com as diferentes formas de representação coletiva do espaço. O objetivo consiste ainda no desenvolvimento da capacidade de compreensão das múltiplas formas de vivência e representação do espaço.

    - Eng.º Fernando Rodrigues

    Conceitos fundamentais da resistência dos materiais, nomeadamente os que se referem ao comportamento depeças lineares – Relações tensão/extensão e dimensionamento/verificação da segurança das mesmas.

    - Prof. Doutor Paulo Pires do Vale

    O objetivo do programa procura fornecer um enquadramento para as questões genéricas da arte moderna e contemporânea, partindo do princípio que as relações entre arte e arquitetura ocupam um segmento essencial das práticas artísticas e arquitetónicas contemporâneas. O objeto desta unidade curricular reside na interpenetração entre as práticas das artes visuais e a construção de sucessivas abordagens da espacialidade. O tema desta unidade curricular reside numa visão da transformação das práticas artísticas e, consequentemente, da teoria sobre arte, a partir de dois dispositivos diferentes, mas interligados.

    São eles: o surgimento da exposição como dispositivo inseparável da apresentação pública das obras e as transformações no interior da escultura e da pintura no contexto das vanguardas do séc. XX.

    - Prof.ª Doutora Claúdia Pinto

    O objetivo desta unidade curricular consiste na compreensão do edifício com um sistema térmico em equilíbrio. Nesta disciplina são analisados os processos que ocorrem continuamente num edifício e que envolvem transferências de energia. Nesta unidade curricular discute-se também o conceito de conforto térmico e discute-se a eficiência térmica de um edifício.

    - Prof. Doutora Joana Vilhena

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo dos principais materiais e sistemas utilizados na construção e respetivas tecnologias de aplicação, nos aspetos relacionados com a pormenorização do projeto e nos aspetos relativos ao comportamento geral dos materiais e sua manutenção. Abordam-se os seguintes materiais: ligantes e vedantes; pedra e derivados; madeiras e derivados; metais; argamassas; betões /derivados; vidro; acrílicos/ policarbonatos; cerâmicas e betuminosos.

    Projecto V
    12 ECTS

    - Arquiteto Rui Mendes - Prof. Doutor Ricardo Carvalho

    O objetivo da unidade curricular consiste na materialização de ideias num quadro prático e teórico, através da leitura crítica de realidades no tempo (assimilando a História e a Teoria) e na materialidade (física e construtiva). Pretende-se abordar em todas as fases do projeto os princípios conceptuais relativos aos temas enunciados e uma correspondência construtiva dos mesmos.
    Aborda-se a relação da Arquitetura com a Paisagem e o Território, os Sistemas naturais e os Sistemas Artificiais. Pretende-se operar com os sentidos, apelando à experiência, reconhecendo fragmentos aplicáveis em novos contextos, e obrigando à tomada de consciência dos partidos a assumir em cada fase do trabalho.

    - Prof.ª Doutora Filipa Ramalhete

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo da responsabilidade social da Arquitetura e da “rentabilidade social” da função do arquiteto, revelando o contributo da perspetiva sociológica na prática da Arquitetura. O desafio consiste em perceber como atuam os sociólogos no sentido de desvendar tais cumplicidades, procurando despertar o aluno para os contextos e os efeitos sociais da Arquitetura.

    Conceitos fundamentais da resistência dos materiais, nomeadamente os que se referem ao comportamento de peças lineares – Relações tensão/extensão e dimensionamento/verificação da segurança das mesmas.

    Compreensão do funcionamento das construções na sua vertente estrutural e de fundações, nomeadamente os relacionados com o comportamento estrutural e com os aspectos conceptuais interligados com os materiais interessados/disponíveis e os aspectos construtivos propriamente ditos.

    - Prof.ª Doutora Claúdia Pinto

    Nesta área curricular são abordadas algumas vertentes dos edifícios com forte impacto na arquitetura. Nesta disciplina estuda-se em particular a acústica e a iluminação de espaço e é discutido o conceito de conforto acústico. Nesta unidade curricular é ainda feita uma introdução às energias renováveis, abordando em particular a energia solar térmica e a energia solar fotovoltaica.

    - Prof. Doutor Joaquim Moreno

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo da época contemporânea. A transição entre os séculos XIX e XX proporcionará um debate que se estende até ao final da I Grande Guerra Mundial e anuncia a fixação de uma ideia de Estilo Internacional. Após a II Guerra Mundial, a Europa assiste à crise da modernidade e a uma nova aposta na história, no contexto, nos conceitos que recuperam a noção de lugar. Seguem-se as
    discussões em torno do Pós-Modernismo e as saídas que o final de novecentos trará.

    Projecto VI
    13 ECTS

    - Mestre Arquiteto José Adrião - Prof. Doutor Ricardo Carvalho

    O objetivo da unidade curricular consiste na materialização de ideias num quadro prático e teórico, através da leitura crítica de realidades no tempo (assimilando a História e a Teoria) e na materialidade (física e construtiva). Pretende-se abordar em todas as fases do projeto os princípios conceptuais realativos aos temas enunciados e uma correspondência construtiva dos mesmos. Aborda-se a cidade na sua complexidade e heterogeneidade através de um projeto urbano. Pretende-se operar com os sentidos, apelando à experiência, reconhecendo fragmentos
    aplicáveis em novos contextos, e obrigando à tomada de consciência dos partidos a assumir em cada fase do trabalho.

    No último ano do 1º ciclo do Mestrado Integrado em Arquitectura as UC\’s Tecnologias V e Tecnologias VI, devem garantir a conclusão da aquisição de conhecimentos basilares relativos à dimensão construtiva do espaço arquitectónico, e simultaneamente familiarizar os discentes com os instrumentos e procedimentos necessários à representação, comunicação e análise das diversas opções construtivas.

    Num 1º momento os discentes resolvem e representam um conjunto de situações construtivas genéricas de um “edifício” hipotético recorrendo a soluções variadas mas correntes, permutando entre si as diversas soluções.

    Num 2º momento, e em função do programa em desenvolvimento no exercício das UC\’s de Projecto, serão realizados exercícios de resolução de situações construtivas significativas e caracterizantes das diversas soluções em curso.

    Em complemento são apresentadas aulas teóricas de análise e descrição do sistema construtivo de edifícios exemplares.

    A unidade curricular estuda a evolução das ideias de cidade desde a invenção da cidade moderna, nos finais do século XIX, até à cidade contemporânea. A concentração da análise em cidades concretas permite tanto um escrutínio das ideias que estas produziram; do modo como contribuíram para transformar o urbano, como dos efeitos de algumas destas ideias na construção das cidades.

    Através deste estudo de ideias de cidade pretende-se que os alunos adquiram capacidade crítica e verbal para relacionar diferentes construções teóricas e críticas do urbano com as cidades que os rodeiam. A necessidade de produzir uma síntese explicativa capaz de relacionar ideias com factos urbanos construídos desenvolve capacidades analíticas e comunicativas que servem a unidade curricular bem como a concentração horizontal no urbanismo da estrutura curricular to quarto ano.

    Objectivos

    • sensibilizar os alunos para as questões fundamentais que se colocam no domínio específico das intervenções sobre o património arquitectónico e urbano, e para a diversidade dos domínios de intervenção;
    • apetrechar os alunos com os conceitos próprios;
    • apetrechar os alunos com o enquadramento teórico de suporte à fundamentação do projecto de intervenção sobre o património arquitectónico e urbano;
    • apetrechar os alunos com capacidade analítica e crítica para problematizar os projectos de intervenção sobre património arquitetónico e urbano.

    Competências

    • capacidade de pesquisa, análise e crítica relativamente aos conteúdos programáticos;
    • capacidade de organização e de planeamento dos trabalhos propostos;
    • domínio de conceitos e da expressão escrita e verbal relativa aos conteúdos programáticos;
    • capacidade de aplicação de conceitos e corpo teórico na execução de trabalhos;
    • capacidade de argumentação e fundamentação na aplicação de propostas.

    Objectivos:

    Considerando o universo de conhecimento do curso onde esta disciplina se integra e, consequentemente, o perfil dos alunos que o frequentam, pretende-se:

    1. apelar para a necessidade inalienável de se assumir a linguagem como um instrumento essencial à vida em sociedade
    2. igualmente, transmitir a ideia de que o carácter funcional da escrita está ao alcance de qualquer indivíduo, e que só o exercício da mesma tornará possível detectar e compreender erros que constituirão matéria para os evitar no futuro.

    Competências:

    1. Aperfeiçoamento da capacidade de expressão oral, tendo em conta:
    2. Entender o carácter diversificado da linguagem e o seu enquadramento social.
    3. A correcta execução de um discurso escrito, que contemple:
    4. Assumir a importância da leitura e da escrita para a construção do indivíduo bem como saber transmitir esse valor.
    5. Incentivar e criar disciplina no acto de leitura e levar os discentes a integrá-la como constância e hábito na sua vida.

    Projecto VII
    16 ECTS

    No Segundo Ciclo do Mestrado Integrado em Arquitectura procura-se uma síntese dos conhecimentos e domínio dos instrumentos que de uma forma mais espectral foram adquiridos no 1º Ciclo.Neste contexto o projecto e o local de intervenção é o ponto de partida para uma articulação interpretativa interdisciplinar das unidades curriculares de Projecto VII, História da Cidade, Urbanística e Tecnologias da Arquitectura.

    Pretende-se que num modelo que de algum modo replique a prática profissional, de onde convergem várias especialidades (engenharias, Arquitectura Paisagista, outras), o aluno seja colocado perante problemas complexos, sobre os quais desenvolverá o domínio da sua leitura e exercitará a capacidade de produzir respostas de síntese satisfatórias.

    É objectivo da unidade curricular a aquisição de competências na área de projecto, num contexto de aprofundamento cultural e técnico, promovendo o desenvolvimento da autonomia crítica do aluno.

    1. Contribuir para a construção de saberes multidisciplinares que alicercem uma prática da arquitetura que responda aos desafios urbanos contemporâneos.
    2. Fornecer um conjunto de conhecimentos conceptuais e teóricos que permitam aos alunos complementar os seus conhecimentos e, em simultâneo, construir um corpo teórico que possam utilizar em intervenções no território.
    3. Aumentar o conhecimento sobre a cidade de Lisboa.
    4. Dar a conhecer a investigação sobre cidades realizada na UAL.

    As UC\’s de Tecnologias VII e Tecnologias VIII são o momento de exercícios de síntese, integráveis directamente na elaboração das propostas de projectos.As sínteses pretendidas são obtidas propondo uma abordagem de trabalho “bottom-up” ao invés da abordagem ” top-down”.

    Esta abordagem (bottom-up) ao deixar em crise o paradigma da sequência linear de escalas (top-down), permite o aparecimento de outras opções de análise e abordagem aos desafios da Arquitectura.

    O facto de a abordagem, propositadamente, não ser familiar aos discentes e forçar à proposta de procedimentos de organização construtiva logo no início dos processos de elaboração de projectos, obriga à conceptualização das temáticas das Tecnologias em Arquitectura. A alternativa disponível para os discentes é forçosamente o aprofundar das motivações e consequências das suas decisões, tornando simultâneos diversos níveis de decisão, sem distinção hierárquica, e tão indissociáveis quanto possível entre eles.

    Pretende-se que através da análise e interpretação da complexidade urbana, através do estudo de morfologias, tipologias, funcionalidade, carácter social, fluxos, coexistências e conflitos da área de intervenção, se adquira uma compreensão e sensibilização para os processos interdisciplinares, dando um especial tratamento às noções contemporâneas de sustentabilidade e suas consequências e contradições na sociedade ocidental.

    Pretende-se ainda motivar o trabalho de grupo e estimular a sua necessária interactividade efectiva na concepção de propostas urbanas sustentadas em reflexões sobre as várias forças que se cruzam na construção da cidade. O objectivo destes exercícios de grupo é dotar os alunos de ferramentas, de compreensão do objecto estudado, como da capacidade de crítica e proposta de soluções operativas consistentes e adequadas, à complexidade urbana contemporânea.

    A unidade curricular estuda a evolução das ideias de cidade desde a invenção da cidade moderna, nos finais do século XIX, até à cidade contemporânea. A concentração da análise em cidades concretas permite tanto um escrutínio das ideias que estas produziram; do modo como contribuíram para transformar o urbano, como dos efeitos de algumas destas ideias na construção das cidades.

    Através deste estudo de ideias de cidade pretende-se que os alunos adquiram capacidade crítica e verbal para relacionar diferentes construções teóricas e críticas do urbano com as cidades que os rodeiam. A necessidade de produzir uma síntese explicativa capaz de relacionar ideias com factos urbanos construídos desenvolve capacidades analíticas e comunicativas que servem a unidade curricular bem como a concentração horizontal no urbanismo da estrutura curricular to quarto ano.

    Objectivos

    • sensibilizar os alunos para as questões fundamentais que se colocam no domínio específico das intervenções sobre o património arquitectónico e urbano, e para a diversidade dos domínios de intervenção;
    • apetrechar os alunos com os conceitos próprios;
    • apetrechar os alunos com o enquadramento teórico de suporte à fundamentação do projecto de intervenção sobre o património arquitectónico e urbano;
    • apetrechar os alunos com capacidade analítica e crítica para problematizar os projectos de intervenção sobre património arquitetónico e urbano.

    Competências

    • capacidade de pesquisa, análise e crítica relativamente aos conteúdos programáticos;
    • capacidade de organização e de planeamento dos trabalhos propostos;
    • domínio de conceitos e da expressão escrita e verbal relativa aos conteúdos programáticos;
    • capacidade de aplicação de conceitos e corpo teórico na execução de trabalhos;
    • capacidade de argumentação e fundamentação na aplicação de propostas.

    Objectivos

    Considerando o universo de conhecimento do curso onde esta disciplina se integra e, consequentemente, o perfil dos alunos que o frequentam, pretende-se:

    1. apelar para a necessidade inalienável de se assumir a linguagem como um instrumento essencial à vida em sociedade;
    2. igualmente, transmitir a ideia de que o carácter funcional da escrita está ao alcance de qualquer indivíduo, e que só o exercício da mesma tornará possível detectar e compreender erros que constituirão matéria para os evitar no futuro.

    Competências

    1. Aperfeiçoamento da capacidade de expressão oral, tendo em conta:
    2. Entender o carácter diversificado da linguagem e o seu enquadramento social..
    3. A correcta execução de um discurso escrito, que contemple:
    4. Assumir a importância da leitura e da escrita para a construção do indivíduo bem como saber transmitir esse valor.
    5. Incentivar e criar disciplina no acto de leitura e levar os discentes a integrá-la como constância e hábito na sua vida.

    O projecto deste semestre apoia-se e desenvolve-se a partir de estratégias lançadas no contexto da unidade curricular de Urbanística, enquadrado, tal como no semestre anterior numa lógica de condensação urbana reactiva e inversa ao “Urban Sprawl” das últimas décadas. Do ponto de vista do programa, os projectos responderão às carências detectadas nas respectivas áreas de intervenção resultantes do estudo analítico do 1º Semestre, alargando a área de influência a um perímetro mais abrangente.

    Neste contexto o projecto e o local de intervenção é o ponto de partida para uma articulação interpretativa interdisciplinar das unidades curriculares de Projecto VII, História da Cidade, Urbanística e Tecnologias da Arquitectura.

    Pretende-se que num modelo que de algum modo replique a prática profissional. É objectivo da unidade curricular a aquisição de competências na área de projecto, num contexto de aprofundamento cultural e técnico, promovendo o desenvolvimento da autonomia crítica do aluno.

    Objectivos:

    • Conhecer problemas sob uma perspectiva de prática de atelier.
    • Compreender a articulação entre o trabalho do arquitecto e a urgência de respostas.
    • Adquirir novos conhecimentos específicos no âmbito da profissão do arquitecto.
    • Reflectir sobre a arquitectura de hoje.
    • Desenvolver capacidades de reflexão, seriedade e rigor profissional.

    Competências:

    • Saber reflectir sobre a prática da arquitectura na actualidade a fim de se tornar um profissional competente e inovador.

    As Unidades Curriculares de Tecnologias VII e Tecnologias VIII são o momento de exercícios de síntese,integráveis directamente na elaboração das propostas de projectos.

    As sínteses pretendidas são obtidas propondo uma abordagem de trabalho “bottom-up” ao invés da abordagem ” top-down”. Esta abordagem (bottom-up) ao deixar em crise o paradigma da sequência linear de escalas (top-down), permite o aparecimento de outras opções de análise e abordagem aos desafios da Arq.

    O facto de a abordagem, propositadamente, não ser familiar aos discentes e forçar à proposta de procedimentos de organização construtiva logo no início dos processos de elaboração de projectos, obriga à conceptualização das temáticas das Tecnologias em Arquitectura.A alternativa disponível para os discentes é forçosamente o aprofundar das motivações e consequências das suas decisões, tornando simultâneos diversos níveis de decisão, sem distinção hierárquica, e tão indissociáveis quanto possível entre eles.

    Pretende-se que através da análise e interpretação da complexidade urbana, através do estudo de morfologias, tipologias, funcionalidade, carácter social, fluxos, coexistências e conflitos da área de intervenção, se adquira uma compreensão e sensibilização para os processos interdisciplinares, dando um especial tratamento às noções contemporâneas de sustentabilidade e suas consequências e contradições na sociedade ocidental.

    Pretende-se ainda motivar o trabalho de grupo e estimular a sua necessária interactividade efectiva na concepção de propostas urbanas sustentadas em reflexões sobre as várias forças que se cruzam na construção da cidade. O objectivo destes exercícios de grupo é dotar os alunos de ferramentas, de compreensão do objecto estudado, como da capacidade de crítica e proposta de soluções operativas consistentes e adequadas, à complexidade urbana contemporânea.

    Objectivos

    1. Análise do processo de formação e características do Lugar.
    2. Crítica do Lugar e discussão do programa de intervenção.
    3. O redesenho da Paisagem como Arquitectura.

    Competências

    1. Conhecer e compreender as características e as condições de formação, bem como as capacidades do Lugar.
    2. Desenvolver a capacidade de entender as condicionantes presentes no Lugar e no seu Contexto de Paisagem, e confrontar este discernimento com o Programa de intervenção Desenvolver as capacidades conscientes de desenho projectual do Espaço de Paisagem afecto ao projecto de Arquitectura em desenvolvimento paralelo.

    O objectivo da UC é a descoberta e consolidação de processos de investigação teórico práctica em arquitectura.

    Com a exposição e o debate sobre a investigação em arquitectura e o propósito geral da parte escrita da dissertação teórica prática que os alunos devem desenvolver, pretende-se que o aluno adquira competências de investigação, pensamento abstracto, e sobretudo que se torne capaz de operacionalizar a relação entre investigação, reflexão e prática de projecto.

    Pretende-se que os alunos se autonomizem na capacidade de investigação e reflexão histórica e teórica e que desenvolvam a capacidade de argumentação oral e escrita. Pretende-se ainda que os alunos desenvolvam a capacidade de construir um problema de projecto, de o formular, de mobilizar os recursos necessários para a sua resolução (investigação) e de utilizar de forma transformadora estes recursos para a solução de problemas concretos.

    Projecto IX
    16 ECTS

    O objectivo deste primeiro semestre é que os alunos encontrem a possibilidade de construir, através da combinação destes temas:

    1. Eleger um ponto do território para trabalhar, enquanto primeira decisão de projecto;
    2. Compreender a relação entre a cidade e o rio, e eleger uma maneira de olhar para esta condição;
    3. Definir um conceito forte e unívoco;
    4. Compreender e definir a capacidade de transformação que a intervenção pode ter na paisagem (entendida como território, cidade, cultura, etc.)
    5. Reflectir a várias escalas, desde o projecto como um acto de selecção do território (janela) até ao projecto como construção de um objecto (refúgio)
    6. Os alunos devem ainda adquirir a capacidade de apresentar e comunicar o próprio projecto, de forma precisa e unívoca, através da produção rigorosa de maquetas, desenhos, vídeos, imagens.

    1. Contribuir para a construção de saberes multidisciplinares que alicercem uma prática da arquitetura que responda aos desafios urbanos contemporâneos.
    2. Fornecer um conjunto de conhecimentos conceptuais e teóricos que permitam aos alunos complementar os seus conhecimentos e, em simultâneo, construir um corpo teórico que possam utilizar em intervenções no território.
    3. Aumentar o conhecimento sobre a cidade de Lisboa.
    4. Dar a conhecer a investigação sobre cidades realizada na UAL.

    A UC aprofunda e complementa os conhecimentos adquiridos nas áreas de materiais e tecnologias de arquitectura, equipamentos, redes e instalações prediais. O aprofundamento dos conhecimentos é realizado através de análises quantitativas, sendo apresentados modelos de dimensionamento que permitam perceber o impacto e necessidades que as disciplinas de especialidade impõem ao edifício.

    Competências

    1. Identificar componentes, dimensionar e desenhar redes de abastecimento de águas e drenagem de esgotos e pluviais, e desenhar instalações de gás em edifícios
    2. Definir e caracterizar materiais e dimensionar soluções construtivas de condicionamento acústico e de elevada qualidade térmica
    3. Definir soluções construtivas para aproveitamento de energias renováveis
    4. Identificar os componentes das instalações eléctricas, dimensionar e desenhar instalações de iluminação natural e artificial em edifícios

    Assente em objectos concretos: livros que marcaram profundas transformações na teoria e na história da cultura arquitectónica, o curso analisa e critica os conteúdos, os contextos e as dinâmicas de mudança que estes livros introduziram. É uma história das ideias que informam a prática da arquitectura, mais que uma perspectiva histórica sobre os produtos destas ideias.

    Pretende-se que os alunos adquiram a capacidade crítica e verbal de relacionar a prática da arquitectura comas transformações mais vastas da cultura e da sociedade em que esta prática se desenvolve. Através da interpretação de textos complexos, e da sua explicitação em aula, pretende-se desenvolver a capacidade de síntese disciplinar e incutir hábitos de estudo e debate que fomentem a autonomia intelectual necessária num arquitecto profissional.

    Objectivos

    1. Análise do processo de formação e características do Lugar.
    2. Crítica do Lugar e discussão do programa de intervenção.
    3. O redesenho da Paisagem como Arquitectura.

    Competências

    1. Conhecer e compreender as características e as condições de formação, bem como as capacidades do Lugar.
    2. Desenvolver a capacidade de entender as condicionantes presentes no Lugar e no seu Contexto de Paisagem, e confrontar este discernimento com o Programa de intervenção Desenvolver as capacidades conscientes de desenho projectual do Espaço de Paisagem afecto ao projecto de Arquitectura em desenvolvimento paralelo.

    O objectivo da UC é a descoberta e consolidação de processos de investigação teórico prática em arquitectura. Pretende-se que os alunos se autonomizem nas suas capacidades de investigação e reflexão,que desenvolvam a capacidade de argumentação oral e escrita.

    Pretende-se sobretudo que os alunos desenvolvam a capacidade de construir um problema de projecto, de o formular, de mobilizar os recursos necessários para a sua resolução (investigação) e de utilizar de forma transformadora estes recursos para a solução de problemas concretos de forma e problemas de desenho.

    Projecto X
    16 ECTS

    O objectivo da UC é de que os alunos encontrem a possibilidade de construir, através da combinação destes temas:

    1. Eleger um ponto do território, enquanto primeira decisão de projecto;
    2. Compreender o tema e definir, de forma crítica, o programa do próprio projecto;
    3. Definir um conceito e uma estratégia de projecto forte e unívoca;
    4. Compreender e definir a capacidade de transformação que a intervenção pode ter na paisagem;
    5. Reflectir a diversas escalas sobre o projecto como um processo de construção de um objecto e como um acto de transformação do território;
    6. Adquirir uma metodologia de trabalho mais próxima possível à sua futura prática profissional, o mais próxima a de um projecto de execução;
    7. Adquirir competências relacionadas com áreas específicas como: arquitectura da paisagem, construções e tecnologia e sociologia;
    8. Adquirir a capacidade de apresentar e comunicar o próprio projecto, através da produção rigorosa de maquetas, desenhos, vídeos, imagens.

    Objectivos:

    1. Conhecer problemas sob uma perspectiva de prática de atelier.
    2. Compreender a articulação entre o trabalho do arquitecto e a urgência de respostas.
    3. Adquirir novos conhecimentos específicos no âmbito da profissão do arquitecto.
    4. Reflectir sobre a arquitectura de hoje.
    5. Desenvolver capacidades de reflexão, seriedade e rigor profissional.

    Competências:

    Saber reflectir sobre a prática da arquitectura na actualidade a fim de se tornar um profissional competente e inovador.

    A UC continua o trabalho desenvolvido em SEI, com um aprofundamento do tema de sustentabilidade e eficiência energética. O objectivo é a concepção de soluções integradas para materiais, redes e sistemas prediais para o projecto desenvolvido pelos alunos na UC Projecto X.

    Competências

    1. Caracterizar o grau de sustentabilidade do local de implantação de um edifício/empreendimento
    2. Integrar técnicas passivas de aquecimento, arrefecimento e ventilação
    3. Identificar os componentes, dimensionar e desenhar redes de abastecimento de águas e drenagem deesgotos e pluviais em edifícios
    4. Caracterização dos materiais
    5. Definir e caracterizar materiais e dimensionar soluções construtivas de condicionamento acústico
    6. Definir soluções construtivas para aproveitamento de energias renováveis
    7. Identificar os componentes das instalações eléctricas, dimensionar e desenhar instalações de iluminaçãonatural e artificial em edifícios

    Assente em objectos concretos: livros que marcaram profundas transformações na teoria e na história da cultura arquitectónica, o curso analisa e critica os conteúdos, os contextos e as dinâmicas de mudança que estes livros introduziram.

    É uma história das ideias que informam a prática da arquitectura, mais que uma perspectiva histórica sobre os produtos destas ideias. Pretende-se que os alunos adquiram a capacidade crítica e verbal de relacionar a prática da arquitectura com as transformações mais vastas da cultura e da sociedade em que esta prática se desenvolve. Através da interpretação de textos complexos, e da sua explicitação em aula, pretende-se desenvolver a capacidade de síntese disciplinar e incutir hábitos de estudo e debate que fomentem a autonomia intelectual necessária num arquitecto profissional.

    Escultor Carlos Nogueira

    Prof.ª Doutora Claúdia Pinto

    Arquiteto Egas Vieira

    Eng.º Fernando Rodrigues

    Arquiteto Paisagista João Gomes da Silva

    Prof. Doutor Joaquim Moreno

    Mestre Arquiteto José Adrião

    Prof. Doutor José Monterroso Teixeira

    Prof.ª Doutora Margarida Tavares

    Prof. Doutor Nuno Mateus

    Prof. Doutor Paulo Pires do Vale

    Arquiteto Pedro Reis

    Arquiteto Rui Mendes

    Arquiteto Telmo Cruz