Ainda que a reflexão sobre a produção arquitetónica contemporânea e os desafios que esta enfrenta tenha vindo a ter lugar no contexto da atividade curatorial e editorial, tem vindo, ao mesmo tempo, a ser evitada no âmbito académico, tradicionalmente dedicado aos temas da História da Arquitetura. O curso de doutoramento do Departamento de Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa tem precisamente como objetivo romper com o afastamento da academia em relação ao tempo presente – acreditando-se que a investigação produzida neste campo se poderá vir a tornar instrumental para a construção do que será, no futuro, a história do tempo que agora vivemos. Tirando partido de coexistir no mesmo espaço geográfico onde desenvolvem a sua atividade uma série de autores de referência na esfera da produção arquitetónica mundial, este doutoramento promove o desenvolvimento de trabalhos de investigação avançada que preconizem uma efetiva interação entre a reflexão realizada no seio da universidade e a produção arquitetónica contemporânea.
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Plano Curricular
Na unidade curricular Seminário de Arquitetura Contemporânea I abordam-se os principais objetivos da produção de investigação no contexto deste doutoramento: (1) a transformação da conceção arquitetónica, caracterizada pela sua particularidade e singularidade, num veículo para o conhecimento universal e (2) a transformação de um processo por natureza críptico, o de projetar, numa codificação estável – em algo transmissível, através da escrita –, gerando um conhecimento objetivo, acessível a todos. Nesta unidade curricular é promovida a análise da produção de alguns dos principais atores da contemporaneidade, com o propósito de analisar como é que as obras de arquitetura são feitas e investigar alguns dos pressupostos metodológicos e teóricos nos quais se baseia a conceção arquitetónica.
O Seminário de Práticas Curatoriais tem como primeiro intuito explorar as áreas de tangência e porosidades entre as práticas da curadoria e o próprio ato de projetar em arquitetura. Os estudantes serão desafiados a refletir sobre o trabalho intelectual que está para lá da materialidade da exposição, as formas de construção narrativa e a constelação de relações conceptuais e processuais que sustentam a produção de um projeto curatorial no domínio da arquitetura. Pretende-se: (1) explorar o potencial da prática curatorial como ferramenta analítica de investigação e meio de expressão formal e crítica do arquiteto, (2) dotar os estudantes de doutoramento com um conhecimento sólido sobre as práticas, metodologias e as linhas de problematização no campo da curadoria e (3) promover o desenvolvimento de competências de análise crítica, investigação autónoma e experimentação prática aptas a integrar a especificidade das investigações de doutoramento.
A unidade curricular Metodologias de Investigação e Disseminação tem como objetivo tratar os temas inerentes (1) aos métodos de investigação científica geral, (2) aos métodos de investigação em arquitetura em particular e, em específico, (3) aos métodos de investigação sobre o tempo presente. A unidade curricular explora algumas das aproximações tradicionais da história da arquitetura, mas igualmente outras que têm ficado fora do meio académico convencional. Explora as tradições de que partem estas aproximações, bem como as controvérsias que se têm gerado em seu torno.
Enquanto na unidade curricular Seminário de Arquitetura Contemporânea I se partiu da análise de uma obra concreta, nesta unidade curricular parte-se da análise de um tema, com o objetivo de estimular a capacidade de análise transversal de um problema. Esta unidade curricular tem como principal objetivo promover a análise de alguns dos principais temas da contemporaneidade, estimulando a autonomia intelectual dos estudantes – como potenciais investigadores em Arquitetura, mas também, e principalmente, como potenciais Arquitetos. Procurar-se-á constituir um espaço privilegiado de discussão, ao mais alto nível, com contributos de várias áreas disciplinares – sociologia, geografia, ordenamento do território, paisagismo, urbanismo, agronomia, política territorial.
O Seminário de Práticas Editoriais explora o vasto campo da edição em arquitetura como um lugar privilegiado de produção e disseminação do discurso disciplinar, ao longo do século XX e até aos dias de hoje. A intenção é explorar a relação entre consciência histórica e prática editorial, e orientar a preparação intelectual para as atividades alternativas em arquitetura, praticadas tanto pelas instituições de poder como pelas fronteiras resistentes, ambas quase sempre exteriores à academia. É dentro deste contexto que estruturamos a unidade curricular, que tem como objetivos principais mapear e avaliar o papel das principais edições que marcaram o discurso arquitetónico desde o século XX, e entender de que modo a prática editorial pode ser considerada uma ferramenta essencial para interrogar e criticar o pensar e o fazer arquitetónico, ao mesmo tempo que é capaz de lançar novas linhas de ação e de pensamento.
Esta unidade curricular tem como principal objetivo fornecer aos alunos as ferramentas que lhes permitam desenvolver as capacidades de gestão, organização, desenvolvimento e apresentação de um projeto de investigação avançada em Arquitetura, desmistificando-se e concretizando-se o conceito de formação avançada em Arquitetura com base na investigação em Arquitetura Contemporânea. No final da unidade curricular, o aluno deverá adquirir as seguintes capacidades: (1) saber definir um tema de investigação, bem como o seu objeto de estudo, (2) saber definir o estado da arte e explicar a originalidade do trabalho, (3) saber definir a metodologia a empreender, (4) saber redigir a sua bibliografia. Esta unidade curricular tem ainda como objetivo apoiar o estudante na elaboração de um pedido de financiamento para a sua investigação de doutoramento.
Laboratório de Tese I
30 ECTS
Este ciclo de estudos visa estimular a participação em equipas de investigação, bem como o desenvolvimento de mecanismos de discussão e de retroação através da frequência de cursos avançados, da participação em conferências e seminários, da apresentação de comunicações em congressos e reuniões científicas, da publicação de artigos em revistas e da colaboração em programas de ensino da área de especialização em Arquitetura. Privilegia-se, nos últimos dois anos, o trabalho autónomo do aluno e a orientação tutorial, cumprindo-se uma política de incentivo à disseminação dos resultados em publicações internacionais e a períodos de investigação em centros altamente reconhecidos nacionais e internacionais.
Laboratório de Tese II
30 ECTS
Este ciclo de estudos visa estimular a participação em equipas de investigação, bem como o desenvolvimento de mecanismos de discussão e de retroação através da frequência de cursos avançados, da participação em conferências e seminários, da apresentação de comunicações em congressos e reuniões científicas, da publicação de artigos em revistas e da colaboração em programas de ensino da área de especialização em Arquitetura. Privilegia-se, nos últimos dois anos, o trabalho autónomo do aluno e a orientação tutorial, cumprindo-se uma política de incentivo à disseminação dos resultados em publicações internacionais e a períodos de investigação em centros altamente reconhecidos nacionais e internacionais.
Laboratório de Tese III
30 ECTS
Este ciclo de estudos visa estimular a participação em equipas de investigação, bem como o desenvolvimento de mecanismos de discussão e de retroação através da frequência de cursos avançados, da participação em conferências e seminários, da apresentação de comunicações em congressos e reuniões científicas, da publicação de artigos em revistas e da colaboração em programas de ensino da área de especialização em Arquitetura. Privilegia-se, nos últimos dois anos, o trabalho autónomo do aluno e a orientação tutorial, cumprindo-se uma política de incentivo à disseminação dos resultados em publicações internacionais e a períodos de investigação em centros altamente reconhecidos nacionais e internacionais.
Laboratório de Tese IV
30 ECTS
Este ciclo de estudos visa estimular a participação em equipas de investigação, bem como o desenvolvimento de mecanismos de discussão e de retroação através da frequência de cursos avançados, da participação em conferências e seminários, da apresentação de comunicações em congressos e reuniões científicas, da publicação de artigos em revistas e da colaboração em programas de ensino da área de especialização em Arquitetura. Privilegia-se, nos últimos dois anos, o trabalho autónomo do aluno e a orientação tutorial, cumprindo-se uma política de incentivo à disseminação dos resultados em publicações internacionais e a períodos de investigação em centros altamente reconhecidos nacionais e internacionais.