PROVAS DE INGRESSO
Uma das seguintes provas:
- 04-Economia
- 17-Matemática Aplicada às Ciências Sociais
- 18-Português
Documentos
A Licenciatura em Gestão da UAL, adaptada ao Processo de Bolonha, caracteriza-se pela implementação de metodologias inovadoras, eminentemente práticas e orientadas para as melhores práticas na área das ciências empresariais. Deste modo, num ambiente de grande proximidade entre alunos, docentes e departamento, o ensino da gestão assenta no corpo docente de elevada qualidade tanto do ponto de vista académico como de vivência empresarial/organizacional. As metodologias ativas correspondem às mais recentes correntes de ensino na área, sendo frequente o envolvimento dos alunos em projetos extracurriculares.
Simultaneamente, procura-se constantemente adequar o curso e as suas metodologias e conteúdos programáticos às exigências do mercado de trabalho, havendo órgãos especificamente para o efeito, compostos por especialistas e gestores de grandes empresas nacionais.
Neste contexto, o curso de Gestão pretende afirmar-se no panorama nacional como um projeto baseado na qualidade e na atualidade dos assuntos e metodologia usadas.
Áreas abrangidas pela licenciatura em Gestão:
- Finanças;
- Estratégia;
- Marketing;
- Contabilidade e fiscalidade;
- Recursos humanos;
- Estatística;
- Economia;
- Organização de empresas.
Plano Curricular
Economia I
6 ECTS
O objetivo da disciplina de Economia I é apresentar um tratamento rigoroso dos conceitos fundamentais da Economia como fundamento para o desenvolvimento da Microeconomia onde se desenvolverão as teorias da oferta e da procura, as elasticidades, as Teorias do consumidor e do produtor, os mercados de concorrência perfeita e imperfeita, com tratamento gráfico bem como utilizando o cálculo matemático adequado, pois são requeridas capacidades analíticas para a resolução de problemas.
No curso introduzir-se-ão também as visões críticas da microeconomia neoclássica.
O objectivo principal da Unidade Curricular consiste em dotar a economistas e gestores dos instrumentos essenciais para interagir profissionalmente com juristas no exercício das suas funções, nomeadamente:
• Ser capaz perceber/intuir que há uma questão jurídica em determinado assunto ou que a intervenção de um jurista pode ser útil;
• Perceber a área do Direito em causa;
• Perceber a resposta do jurista/diferentes soluções que são apresentadas na resolução da questão (veja-se o vocabulário próprio (jargão jurídico de difícil apreensão/manuseamento por não juristas);
• Familiarizar os alunos com determinado vocabulário/determinada aproximação aos problemas.
Matemática I
6 ECTS
• Rever e consolidar os pré-requisitos ao cálculo diferencial;
• Consolidar o Cálculo Diferencial com uma variável;
• Estender o Cálculo Diferencial a funções multi-variáveis;
• Introdução ao Cálculo Integral e ao Teorema Fundamental do Cálculo;
• Sempre que possível, relacionar cada tópico com a sua aplicação à Economia;
• Usar as tecnologias: calculadora científica ou gráfica, folha de cálculo, Geogebra.
Introdução à Gestão
6 ECTS
Proporcionar a introdução aos principais fundamentos teóricos da Gestão, acompanhada da respetiva exemplificação prática e de treino de competências. A perspetiva aqui adoptada é a da visão multidisciplinar da organização no processo de criação de valor, permitindo uma tomada de consciência das especificidades de cada função (nível vertical) e uma visão transversal das várias funções de uma organização (nível horizontal). Os objetivos gerais de aprendizagem são:
- Conhecer a principal terminologia de gestão;
- Adquirir competências básicas de gestão: planear, organizar, liderar e controlar;
- Identificar e compreender os modelos organizacionais;
- Compreender o papel das diferentes estruturas organizacionais e da sua envolvência;
Dominar os indicadores de controlo e de desempenho.
Contabilidade Financeira I
6 ECTS
Gerais:
- Compreender os conceitos básicos da contabilidade, adquirindo competências que permitam saber ler e interpretar demonstrações financeiras.
Específicos:
- Assimilar a importância económico-social da contabilidade financeira, relacionando-a com as atividades profissionais possivelmente exercidas por um futuro licenciado em Gestão e Economia;
- Conhecer o enquadramento institucional da contabilidade, identificando os organismos, nacionais e internacionais, que a regulam;
- Identificar as demonstrações financeiras e as principais caraterísticas de cada uma delas. Compreender o processo de preparação das mesmas;
- Conhecer a estrutura conceptual de relato financeiro e, consequentemente, os objetivos das demonstrações financeiras, os seus utilizadores, os pressupostos que presidem à sua elaboração, bem como os critérios de reconhecimento e mensuração existentes;
- Saber contabilizar as operações inerentes aos principais ciclos do negócio, designadamente: financiamento; investimento; compras, fornecedores e pagamentos; pessoal; vendas, clientes e recebimentos.
Economia II
6 ECTS
A disciplina de Economia II tem como finalidade que os alunos conheçam de forma aprofundada, nomeadamente, analisando os conceitos da contabilidade nacional e os números índices, as várias teorias macroeconómicas, sobretudo referentes à conjuntura, bem como analisar o mercado monetário, de forma crítica.
Utilizar-se-ão modelos, nomeadamente o IS/LM, a fim de permitirem avaliar os efeitos das várias políticas.
• Proceder ao cálculo de juros em qualquer regime de capitalização;
• Calcular o valor nominal de letras e livranças nas vendas a crédito;
• Determinar os encargos do desconto e de reforma de letras;
• Efetuar a equivalência de capitais;
• Determinar os vários tipos de rendas financeiras;
• Elaborar quadros de amortização de empréstimos;
• Analisar a execução/não execução de um projeto de investimento.
• Habilitar os alunos com conhecimentos sobre aspetos fundamentais do Direito Económico;
• Em particular, habilitar os alunos com conhecimentos sobre a Constituição Económica Portuguesa, a Constituição Económica Europeia e sobre alguns domínios nevrálgicos do Direito Económico como o setor público empresarial e a proteção da concorrência entre empresas.
Contabilidade Financeira II
6 ECTS
Gerais:
- Aprofundar os conceitos básicos da contabilidade e do relato financeiro, melhorando competências que permitam saber ler e interpretar demonstrações financeiras.
Específicos:
- Identificar as demonstrações financeiras e as principais caraterísticas de cada uma delas. Compreender o processo de preparação das mesmas;
- Conhecer a estrutura conceptual de relato financeiro e, consequentemente, os objetivos das demonstrações financeiras, os seus utilizadores, os pressupostos que presidem à sua elaboração, bem como os critérios de reconhecimento e mensuração existentes;
- Saber reconhecer e contabilizar as operações inerentes aos principais ciclos do negócio, designadamente: financiamento; investimento; compras, fornecedores e pagamentos; pessoal; vendas, clientes e recebimentos.
Matemática II
6 ECTS
No seguimento da UC precedente, pretende-se:
1. Generalizar o estudo de funções de variável real a funções com mais do que uma variável, desenvolvendo os métodos de representação e de visualização no espaço tridimensional;
2. Estender a teoria do cálculo diferencial em R a funções com mais de uma variável, com vista à optimização dessas funções;
3. Desenvolver as técnicas de integração em dimensões superiores a 1, com especial ênfase ao cálculo de volumes, áreas e aos teoremas de Stokes e de Gauss, fundamentais ao estudo do electromagnetismo;
4. Iniciar o estudo da Álgebra Linear através de matrizes e do algoritmo clássico para resolução de sistemas de equações lineares;
Desenvolver o estudo abstracto dos espaços e transformações lineares, e estudar a aplicação da Álgebra Linear à resolução de sistemas de equações diferenciais lineares.
Contabilidade de Gestão I
6 ECTS
• Obter conhecimentos básicos para interpretação da realidade económica da empresa;
• Desenvolver capacidade de valorização da produção industrial da empresa;
• Desenvolver capacidade de tomada de decisão empresarial;
• Compreender os critérios e métodos normativos da contabilidade de gestão;
• Compreender aprofundadamente a estrutura de custos da empresa;
• Conseguir formular análises CVR para a tomada de decisão empresarial.
Comportamento Organizacional
6 ECTS
Geral:
• Adquirir as competências necessárias à analise critica e compreensão do comportamento das pessoas nas organizações nas quais desenvolvem a sua actividade profissional, destacando o seu papel de construção desta realidade.
Específicos:
• Distinguir diferentes atitudes de colaboradores em contexto organizacional;
• Projectar organizações eficazes, promovendo atitudes favoráveis dos seus membros;
• Definir a relação das pessoas com as organizações nas quais trabalham como relações de intercâmbio social;
• Seleccionar diferentes atributos e condutas dos líderes em função de características do contexto;
• Descobrir diferentes características da organização e das pessoas que condicionam o funcionamento das equipas de trabalho e, consequentemente, o seu desempenho;
• Demonstrar resultados da adopção de equipas em contexto organizacional;
• Analisar o comportamento organizacional em empresas Portuguesas.
Estatística I
6 ECTS
• Utilizar e interpretar dados;
• Compreender o conceito de amostragem;
• Aprender a aplicar as técnicas de estatística descritiva sobre problemas de engenharia, economia e gestão e interpretar resultados;
• Relacionar conceitos teóricos e práticos;
• Efetuar uma análise crítica dos resultados.
Marketing
6 ECTS
- Por um lado, conhecer os conceitos e fundamentos básicos de Marketing e por outro lado, pretende-se que os alunos estejam profundamente familiarizados com o desenvolvimento estratégico das Acções de marketing;
- Os alunos deverão desenvolver um plano estratégico de Marketing em colaboração com empresas de renome, de forma, a que componente prática seja de facto efectuado no terreno e na verdadeira realidade das empresas;
- Adquirir um corpo teórico de referência necessário ao estudo de outras disciplinas específicas da área da comunicação.
Informática de Gestão
6 ECTS
- Promoção do trabalho do discente no sentido de obter, aprofundar e integrar conhecimentos básicos sobre o papel da informática e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas organizações;
- Desenvolvimento de competências para interpretar o valor dos Sistemas de Informação Organizacionais (SIO) no sentido de contribuírem decisivamente para a formulação, implementação e controlo estratégico;
- Possibilitar que os futuros gestores desenvolvam competências de utilização de métodos e técnicas que assegurem a validade, a coerência e a racionalização dos meios tecnológicos e humanos no que respeita à informatização dos SIO.
Estatística II
6 ECTS
• Consolidar e generalizar os conhecimentos adquiridos em Estatística I;
• Trabalhar com variáveis e modelos multidimensionais;
• Interpretar resultados e aplicar os seus conhecimentos a casos práticos da sua área de trabalho.
Contabilidade de Gestão II
6 ECTS
• Compreender a elaboração da contabilidade de gestão em sistema de custeio teórico;
• Elaborar o orçamento anual de uma empresa pelo método das secções homogéneas;
• Entender os aspectos fundamentais da avaliação de desempenho financeiro das empresas.
Gestão de Recursos Humanos
6 ECTS
Desenvolver as capacidades necessárias para a interpretação e implementação da gestão de recursos humanos a nível organizacional;
• Esclarecer os conceitos fundamentais da gestão de recursos humanos e o papel da mesma no âmbito da gestão global da organização;
• Evidenciar as grandes áreas técnicas de intervenção de um gestor de recursos humanos;
• Esboçar políticas de gestão do capital humano e de gestão estratégica de recursos humanos;
• Desenvolver as principais temáticas no âmbito da gestão de recursos humanos aplicadas a organizações em Portugal.
Logística e Operações
6 ECTS
- Compreender a situação actual da logística e operações, desde a origem até ao aparecimento da investigação operativa, a revolução das tecnologias de informação e o modelo de qualidade total;
- Definir as decisões que tomam os gestores de operações, assim como identificar tendências e desafios;
- Descrever as operações em termos de entradas (inputs), processos, saídas (outputs), fluxos de informações, fornecedores e clientes;
- Definir e identificar os elementos de um processo;
- Valorizar as vantagens de um sistema de gestão enfocado em processos.
- Compreender a situação actual da logística e operações, desde a origem até ao aparecimento da investigação operativa, a revolução das tecnologias de informação e o modelo de qualidade total;
- Definir as decisões que tomam os gestores de operações, assim como identificar tendências e desafios;
- Descrever as operações em termos de entradas (inputs), processos, saídas (outputs), fluxos de informações, fornecedores e clientes;
- Definir e identificar os elementos de um processo;
- Valorizar as vantagens de um sistema de gestão enfocado em processos.
Finanças I
6 ECTS
• Permitir aos alunos compreender o papel do sistema e dos mercados financeiros na economia e bem assim a sua estrutura e funções principais, a forma como se organiza e como funciona; pretende-se, em particular, que os alunos fiquem a conhecer o processo de emissão e de transação de valores mobiliários nos mercados;
• Providenciar os principais conceitos, modelos, técnicas e outros instrumentos analíticos que orientam a avaliação de ativos financeiros e o processo de tomada de decisões de afetação de recursos dos investidores, abordando, nomeadamente, os fundamentos da teoria e estrutura das taxas de juro, a teoria do mercado de capitais, do binómio risco-retorno e dos principais modelos de avaliação de ativos financeiros.
Investigação Operacional
6 ECTS
Os objetivos desta unidade curricular estão centrados na aquisição e desenvolvimento de conceitos e modelos que visam transmitir aos alunos um conjunto de técnicas de tratamento de dados que os apoiem a formalizar problemas, a determinar soluções de problemas e a efectuar recomendações baseadas nas soluções obtidas e na análise de sensibilidade, que apoiem o processo de tomada de decisão, a gestão eficiente dos recursos, a maximização dos proveitos e/ou a minimização dos custos.
Com a frequência desta unidade curricular, pretende-se criar e desenvolver competências que permitam:
- Identificar contextos nos quais a Investigação Operacional pode ser utilizada para obter uma solução optimizada;
- A formulação, resolução e implementação de modelos e técnicas de investigação operacional, gestão de projetos, modelos de previsão e decisão na análise de problemas reais, inerentes a diferentes áreas de actividade profissional;
- A análise crítica no processo de tomada de decisão;
- A interpretação e a análise crítica dos resultados obtidos.
Opção I
6 ECTS
Comunicação e Modelos de Negócio
Gestão de Projetos
Organizações Internacionais
Assuntos Europeus
Gestão Estratégica
6 ECTS
Também lecionada em inglês com a designação Strategic Management.
• Desenvolver capacidades para pensar estrategicamente;
• Desenvolver aptidões para realizarem análises estratégicas em diferentes sectores;
• Desenvolver capacidades para recolher, selecionar e interpretar a informação necessária para a análise estratégica;
• Desenvolver capacidades associadas à formulação e execução da estratégia;
• Integrar conhecimentos adquiridos em outras unidades curriculares;
• Desenvolver capacidade de análise e de decisão;
• Consciencializar os alunos da importância dos princípios éticos na gestão;
• Capacidade de compreender e analisar em contextos mais amplos estudos de casos e a resolução de problemas complexos ou de investigação;
• Capacidade de realizar uma aprendizagem que lhe permita a continuidade do estudo de forma autónoma no âmbito da análise empresarial;
Também lecionada em inglês com a designação Entrepreneurship.
• Contribuir para o conhecimento do Direito relacionado com a vida do comércio em geral e das empresas em particular, fornecendo os instrumentos necessários para uma fácil compreensão dos fenómenos jurídicos empresariais;
• Conferir sólidos conhecimentos sobre os conceitos de empresário e de empresa, dominando os principais tipos societários desde o ponto de vista orgânico e funcional;
• Compreensão da relevância de outras realidades jurídicas, propriedade intelectual, direito da concorrência etc., com relevância para a actividade comercial;
Finanças II
6 ECTS
- Promover a compreensão dos principais fundamentos conceptuais e das questões estratégicas e estruturais associadas à tomada de decisão no contexto das finanças empresariais, bem como das respetivas implicações em termos de criação de valor;
- Abordar o papel da informação financeira, quer internamente para a tomada de decisões financeiras, quer externamente para a preparação da tomada de decisões de afetação de recursos dos investidores;
- Promover o conhecimento da importância do diagnóstico financeiro enquanto instrumento de interpretação da informação contida nas demonstrações financeiras;
- Consciencializar para a importância do planeamento financeiro de médio e longo prazo, com especial enfoque nos modelos, técnicas e instrumentos analíticos que permitem projetar a atividade da empresa, modelizando os seus objetivos, opções e estratégias de investimento e de financiamento;
- No domínio das decisões de investimento, promover a compreensão das questões associadas à estimação dos fluxos financeiros relevantes, da taxa de atualização, e dos principais modelos de avaliação de decisões de investimento em ativos reais.
Opção II
6 ECTS
Opinião Pública e Estudos de Mercado
Comunicação Organizacional
História Empresarial e das Organizações
Controlo de Gestão
Auditoria
6 ECTS
Gerais:
- Dotar os discentes dos conhecimentos de base que permitam, por um lado, compreender os relatórios de auditoria e, por outro, iniciar atividade profissional no âmbito da auditoria financeira e, consequentemente, prepará-los para o início do percurso de admissão à ordem que rege a profissão.
Específicos:
- Conhecer e compreender as diversas tipologias de relatório emitido pelo auditor;
- Efetuar o enquadramento da Auditoria Financeira como mecanismo de controlo no âmbito da governação empresarial;
- Clarificar o objetivo do trabalho de revisão/ auditoria e o papel do revisor/auditor no contexto empresarial;
- Fornecer o enquadramento legal da atividade de auditoria financeira;
- Fornecer o enquadramento técnico da atividade de auditoria financeira;
- Demonstrar as diversas fases que envolvem a execução técnica do trabalho de auditoria financeira, até à emissão da opinião.
Marketing Estratégico
6 ECTS
- Compreender as principais decisões de marketing que os gestores têm de tomar no actual mercado global;
- Transmitir aos alunos os conceitos e processos essenciais para entregar valor aos clientes da organização onde trabalhem;
- Entender que a organização, no seu todo, está envolvida no processo de compreender o comportamento dos clientes, concorrentes e outros agentes do contexto externo;
- Saber formular e implementar a estratégia de marketing de uma organização;
- Saber estabelecer a ligação entre a estratégia da empresa e a estratégia de marketing;
- Saber identificar definir cenários estratégicos alternativos, adequar a estratégia de marketing a cada cenário e gerar o plano de marketing;
- Saber desenvolver um modelo de controlo da estratégia de marketing.
Fiscalidade
6 ECTS
• Apoio e revisão dos conhecimentos teóricos sobre o PIB;
• Aplicações práticas da utilização e importância do crescimento económico;
• A desigualdade no mundo, a redistribuição do rendimento e a equidade;
• Aplicação do PIB (modelos de crescimento e exercícios);
• Conhecimento dos ciclos da economia portuguesa e mundial desde a segunda década do século XX e os ciclos de negócios;
• Compreensão da evolução da economia portuguesa e mundial;
• Portugal e a União Europeia: Ideias, Factos e Desafios;
• Casos de Estudo de economias de distintos Continentes e Regiões;
• Apreensão da análise sectorial da economia portuguesa e a sua trajectória;
• Desafios futuros: Demografia, Mercado de Trabalho, Desigualdades, Saúde, Distribuição do Rendimento e a Evolução Tecnológica numa (nova) fase crescente da mundialização;
• Organização de Conferências com convidados externos e internos sobre múltiplos temas económicos e humanos.