Prof. Doutor Sérgio Pontes

- Departamento de Ciências Económicas e Empresariais - Licenciatura em Administração de Unidades de Saúde - Licenciatura em Economia - Licenciatura em Gestão - Licenciatura em Gestão de Desporto - Mestrado em Gestão de Empresas

Ver curriculum vitae ORCID
spontes@autonoma.pt
  • Doutorado em Contabilidade (2014) pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Mestre em Contabilidade e Auditoria (2003) pela Universidade Aberta. Pós graduado em Fiscalidade (1999) pelo Instituto Superior de Gestão (ISG). Licenciado em Gestão (1998) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – Universidade de Lisboa (ISEG-UL).
  • Docente do ensino superior (desde 2002), em licenciaturas e mestrados. Tem sido responsável de unidades curriculares na sua área de investigação e prática profissional, designadamente, auditoria financeira, contabilidade e relato financeiro, controlo de gestão e fiscalidade.
    Professor Auxiliar sem agregação e Coordenador científico da licenciatura em Gestão (desde 2014) da Universidade Autónoma de Lisboa.
  • Exerce ainda atividade profissional na área da auditoria financeira / revisão legal das contas, inicialmente (desde 1998) como auditor financeiro e, após (2004) como Revisor Oficial de Contas. É sócio da Pontes, Baptista & Associados, SROC (desde 2006).
  • Consultor técnico (desde 2008) para matérias contabilístico-financeiras da Ordem dos Contabilistas Certificados, anterior Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC).
  • Orador em seminários, congressos e ações de formação organizados por diversas entidades.
  • Tem obras publicadas nas suas áreas de conhecimento, tendo sido premiado por alguns dos trabalhos realizados em co-autoria. Neste âmbito, foi-lhe atribuído o primeiro prémio, ex aequo, de investigação em contabilidade ‘Professor Doutor Rogério Fernandes Ferreira’ (2014) e o primeiro prémio de investigação em contabilidade ‘Dr. Luiz Chaves de Almeida’ (2001).
  • Na Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC) exerceu as funções de controlador relator (entre 2010 e 2016), membro do conselho de redação da revista Revisores & Auditores (entre 2012 e 2017) e coordenou o grupo de trabalho das PME (entre 2012 e 2017). Membro do conselho científico (entre 2008 e 2010) da Associação Portuguesa de Contabilistas (APOTEC).
  • É (desde 2015) árbitro do Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD).