Economia

PROVA DE INGRESSO

A seguinte prova:

  • 16-Matemática

A Licenciatura em Economia da UAL, adaptada ao Processo de Bolonha, caracteriza-se pela implementação de metodologias inovadoras, eminentemente práticas e orientadas para as melhores práticas na área das ciências económicas. Deste modo, num ambiente de grande proximidade entre alunos, docentes e departamento, o ensino da economia assenta no corpo docente de elevada qualidade tanto do ponto de vista académico como de vivência empresarial/organizacional. As metodologias activas correspondem às mais recentes correntes de ensino na área, orientadas para a discussão dos temas actuais e tendências, sendo frequente o envolvimento dos alunos em projectos extracurriculares.

Simultaneamente, procura-se constantemente adequar o curso e as suas metodologias e conteúdos programáticos às exigências do mercado de trabalho, havendo órgãos especificamente para o efeito, compostos por especialistas e gestores de grandes empresas nacionais.

Áreas abrangidas pela licenciatura em Economia:

  • Macroeconomia;
  • Microeconomia;
  • Econometria;
  • Contabilidade e fiscalidade;
  • Moedas e bancos;
  • Finanças;
  • Economia nacional e internacional;
  • Gestão de empresas.

Despacho de autorização ministerial
Despacho n.º 9957-AG/2007, de 18 de Abril, publicado no Diário da República, 2ª série – N.º 103 – 29 de Maio de 2007. Registado com o nº R/B-AD-549/2006.
Adequação do curso de licenciatura em Economia ministrado pela Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões ao 1.º ciclo de estudos conducentes ao grau de licenciado em Economia — Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março.

Despacho n.º 9957-AG/2007, de 18 de Abril, D.R. Acreditado pela A3ES, em 23/03/2015.

Esta licenciatura está abrangida pela Campanha “Seleção gradUAL”.

    Plano Curricular

    - Prof. Doutor Sérgio Pontes

    Gerais:

    • Compreender os conceitos básicos da contabilidade, adquirindo competências que permitam saber ler e interpretar demonstrações financeiras.

    Específicos:

    • Assimilar a importância económico-social da contabilidade financeira, relacionando-a com as atividades profissionais possivelmente exercidas por um futuro licenciado em Gestão e Economia;
    • Conhecer o enquadramento institucional da contabilidade, identificando os organismos, nacionais e internacionais, que a regulam;
    • Identificar as demonstrações financeiras e as principais caraterísticas de cada uma delas. Compreender o processo de preparação das mesmas;
    • Conhecer a estrutura conceptual de relato financeiro e, consequentemente, os objetivos das demonstrações financeiras, os seus utilizadores, os pressupostos que presidem à sua elaboração, bem como os critérios de reconhecimento e mensuração existentes;
    • Saber contabilizar as operações inerentes aos principais ciclos do negócio, designadamente: financiamento; investimento; compras, fornecedores e pagamentos; pessoal; vendas, clientes e recebimentos.

    - Prof.ª Doutora Vera Dias Pedragosa

    Proporcionar a introdução aos principais fundamentos teóricos da Gestão, acompanhada da respetiva exemplificação prática e de treino de competências. A perspetiva aqui adoptada é a da visão multidisciplinar da organização no processo de criação de valor, permitindo uma tomada de consciência das especificidades de cada função (nível vertical) e uma visão transversal das várias funções de uma organização (nível horizontal). Os objetivos gerais de aprendizagem são:

    • Conhecer a principal terminologia de gestão;
    • Adquirir competências básicas de gestão: planear, organizar, liderar e controlar;
    • Identificar e compreender os modelos organizacionais;
    • Compreender o papel das diferentes estruturas organizacionais e da sua envolvência;
    • Dominar os indicadores de controlo e de desempenho.

    - Prof. Doutor Bruno Maia

    • Rever e consolidar os pré-requisitos ao cálculo diferencial;
    • Consolidar o Cálculo Diferencial com uma variável;
    • Estender o Cálculo Diferencial a funções multi-variáveis;
    • Introdução ao Cálculo Integral e ao Teorema Fundamental do Cálculo;
    • Sempre que possível, relacionar cada tópico com a sua aplicação à Economia;
    • Usar as tecnologias: calculadora científica ou gráfica, folha de cálculo, Geogebra.

    - Prof. Doutor Ruben Bahamonde

    O objectivo principal da Unidade Curricular consiste em dotar a economistas e gestores dos instrumentos essenciais para interagir profissionalmente com juristas no exercício das suas funções, nomeadamente:
    • Ser capaz perceber/intuir que há uma questão jurídica em determinado assunto ou que a intervenção de um jurista pode ser útil;
    • Perceber a área do Direito em causa;
    • Perceber a resposta do jurista/diferentes soluções que são apresentadas na resolução da questão (veja-se o vocabulário próprio (jargão jurídico de difícil apreensão/manuseamento por não juristas);
    • Familiarizar os alunos com determinado vocabulário/determinada aproximação aos problemas.

    - Prof. Doutor Bruno Maia

    No seguimento da UC precedente, pretende-se:

    1. Generalizar o estudo de funções de variável real a funções com mais do que uma variável, desenvolvendo os métodos de representação e de visualização no espaço tridimensional;
    2. Estender a teoria do cálculo diferencial em R a funções com mais de uma variável, com vista à optimização dessas funções;
    3. Desenvolver as técnicas de integração em dimensões superiores a 1, com especial ênfase ao cálculo de volumes, áreas e aos teoremas de Stokes e de Gauss, fundamentais ao estudo do electromagnetismo;
    4. Iniciar o estudo da Álgebra Linear através de matrizes e do algoritmo clássico para resolução de sistemas de equações lineares;
    Desenvolver o estudo abstracto dos espaços e transformações lineares, e estudar a aplicação da Álgebra Linear à resolução de sistemas de equações diferenciais lineares.

    - Prof. Doutor José Almas - Prof. Doutor Luís Alves Rita - Prof. Doutor Sérgio Pontes

    Gerais:

    • Aprofundar os conceitos básicos da contabilidade e do relato financeiro, melhorando competências que permitam saber ler e interpretar demonstrações financeiras.

    Específicos:

    • Identificar as demonstrações financeiras e as principais caraterísticas de cada uma delas. Compreender o processo de preparação das mesmas;
    • Conhecer a estrutura conceptual de relato financeiro e, consequentemente, os objetivos das demonstrações financeiras, os seus utilizadores, os pressupostos que presidem à sua elaboração, bem como os critérios de reconhecimento e mensuração existentes;
    • Saber reconhecer e contabilizar as operações inerentes aos principais ciclos do negócio, designadamente: financiamento; investimento; compras, fornecedores e pagamentos; pessoal; vendas, clientes e recebimentos.

    - Prof. Doutor Carlos Proença

    • Habilitar os alunos com conhecimentos sobre aspetos fundamentais do Direito Económico;
    • Em particular, habilitar os alunos com conhecimentos sobre a Constituição Económica Portuguesa, a Constituição Económica Europeia e sobre alguns domínios nevrálgicos do Direito Económico como o setor público empresarial e a proteção da concorrência entre empresas.

    - Profª. Doutora Sandra Ribeiro

    • Proceder ao cálculo de juros em qualquer regime de capitalização;
    • Calcular o valor nominal de letras e livranças nas vendas a crédito;
    • Determinar os encargos do desconto e de reforma de letras;
    • Efetuar a equivalência de capitais;
    • Determinar os vários tipos de rendas financeiras;
    • Elaborar quadros de amortização de empréstimos;
    • Analisar a execução/não execução de um projeto de investimento.

    - Prof. Doutora Ana Terlica Pereira

    • Compreender e analisar as opções dos consumidores, tendo em conta as especificidades das suas preferências;
    • Compreender a escolha das empresas, tendo em conta as suas funções de custo e o mercado em que operam;
    • Reconhecer as especificidades do mercado concorrencial e o equilíbrio parcial;
    • Analisar o mercado concorrencial em equilíbrio geral, com troca e produção. Analisar o bem-estar económico e social.

    - Prof. Doutora Patrícia Ferreira

    • Utilizar e interpretar dados;
    • Compreender o conceito de amostragem;
    • Aprender a aplicar as técnicas de estatística descritiva sobre problemas de engenharia, economia e gestão e interpretar resultados;
    • Relacionar conceitos teóricos e práticos;
    • Efetuar uma análise crítica dos resultados.

    - Prof. Doutor Eduardo de Almeida Cardadeiro

    Na sequência de Microeconomia I, nesta UC pretende-se aprofundar os conhecimentos de microeconomia, introduzindo novos tópicos típicos de uma cadeira de microeconomia intermédia, utilizando o quadro analítico apresentado naquela disciplina, mas também confrontar os modelos clássicos com os desenvolvimentos mais recentes da economia comportamental e experimental.
    Assim, o objetivo é a aquisição de conhecimentos, a nível intermédio, dos principais modelos de análise do comportamento dos agentes económicos e do funcionamento dos mercados, bem como o desenvolvimento da capacidade de os utilizar como instrumentos de análise de situações reais, mas simultaneamente estimulando o seu sentido crítico sobre os pressupostos dos mesmos para poderem deles retirar os ensinamentos e conceitos fundamentais e mais ajustados à realidade em estudo.
    Procura-se, ainda assegurar a aquisição dos conhecimentos de base necessários a outras unidades curriculares dos semestres subsequentes, nomeadamente a Economia Industrial e Política Económica.

    - Mestre Telma de Mattos Ruas

    • Proporcionar elementos essenciais para uma reflexão da história económica e social;
    • Incrementar hábitos de leitura científica, reflexão e problematização;
    • Fornecer bibliografia que permita orientar o aluno na preparação do seu estudo;
    • Estimular a criatividade e espírito crítico;
    • Analisar, compreender e reflectir sobre os conceitos utilizados na história social e económica;
    • Compreender e caracterizar a evolução dinâmica da sociedade ;
    • Produzir reflexões críticas da evolução histórica, no aspecto económico e social;
    • Investigar, interpretar e comentar as grandes questões socio económicas;
    • Desenvolver competências para consolidar o conhecimento histórico-político.

    - Prof. Doutor Renato Pereira

    • Obter conhecimentos básicos para interpretação da realidade económica da empresa;
    • Desenvolver capacidade de valorização da produção industrial da empresa;
    • Desenvolver capacidade de tomada de decisão empresarial;
    • Compreender os critérios e métodos normativos da contabilidade de gestão;
    • Compreender aprofundadamente a estrutura de custos da empresa;
    • Conseguir formular análises CVR para a tomada de decisão empresarial.

    - Prof. Doutora Anabela Sousa

    • Visão sobre o modo de funcionamento da interdependência das economias nacionais, do funcionamento dos mercados abertos e do efeito das políticas macroeconómicas sobre esse modo de funcionamento;
    • Abordagens ás diversas explicações que justificam o comércio internacional e será usado o modelo Mundell-Fleming como base de trabalho que explica a necessidade de equilíbrio interno e externo;
    • Enquadramento teórico e empírico do funcionamento de uma área monetária – integração de Portugal na União Económica e Monetária.

    - Prof. Doutor António Cabeças - Prof. Doutora Patrícia Ferreira

    • Consolidar e generalizar os conhecimentos adquiridos em Estatística I;
    • Trabalhar com variáveis e modelos multidimensionais;
    • Interpretar resultados e aplicar os seus conhecimentos a casos práticos da sua área de trabalho.

    - Prof. Doutor Manuel de Jesus Farto

    • Estudar a Macroeconomia a um nível intermédio;
    • Utilizar exemplos concretos das economias portuguesa e europeia;
    • Capacitar os estudantes a ler e a criticar a imprensa económica especializada;
    • I Introduzir problemáticas de macroeconomia avançada.

    Competências:
    • Domínio das matérias leccionadas;
    • Capacidade para a redação de textos;
    • Domínio da expressão oral (exposição oral, intervenções nas sessões de contacto);
    • Capacidade para a resolução de problemas (testes, e resolução de casos práticos nas sessões de contacto);
    • Utilização de recursos tecnológicos e capacidade de pesquisa (consultas na Internet, Biblioteca, e outros locais).

    - Prof. Doutor Eduardo de Almeida Cardadeiro

    • Aprendam a reconhecer as várias características de um mercado, bem como as suas interações, que contribuem para a determinação da sua performance;
    • Entendam o conceito de mercado relevante e a permanente alteração da sua delimitação, ficando aptos à identificação concreta de mercados reais;
    • Percebam a importância da análise dos mercados quer no estudo da competitividade e na determinação das estratégias empresariais, quer na perspetiva das políticas públicas, nomeadamente a política de concorrência;
    • Aprendam a identificar os trade-offs entre os múltiplos objetivos conflituantes na performance dos mercados;
    • Conheçam os modelos base e os instrumentos de análise económica nas temáticas da economia industrial;
    • Desenvolvam aptidões que lhes permitam analisar as principais dinâmicas de mercados reais concretos;
    • Apreendam os fundamentos teóricos base da gestão estratégica;
    • Compreendam os objetivos e instrumentos fundamentais da política de concorrência nacional e europeia .

    - Prof. Doutor Renato Pereira

    • Compreender a elaboração da contabilidade de gestão em sistema de custeio teórico;
    • Elaborar o orçamento anual de uma empresa pelo método das secções homogéneas;
    • Entender os aspectos fundamentais da avaliação de desempenho financeiro das empresas.

    - Prof. Doutor João Ribeiro

    • Permitir aos alunos compreender o papel do sistema e dos mercados financeiros na economia e bem assim a sua estrutura e funções principais, a forma como se organiza e como funciona; pretende-se, em particular, que os alunos fiquem a conhecer o processo de emissão e de transação de valores mobiliários nos mercados;
    • Providenciar os principais conceitos, modelos, técnicas e outros instrumentos analíticos que orientam a avaliação de ativos financeiros e o processo de tomada de decisões de afetação de recursos dos investidores, abordando, nomeadamente, os fundamentos da teoria e estrutura das taxas de juro, a teoria do mercado de capitais, do binómio risco-retorno e dos principais modelos de avaliação de ativos financeiros.

    - Profª. Doutora Sandra Ribeiro

    • Conhecimento e compreensão das técnicas introdutórias mais relevantes, nomeadamente a estimação por mínimos quadrados e respetiva inferência na regressão linear;
    • Capacidade de estimar modelos não lineares;
    • Realização de testes às hipóteses subjacentes ao modelo de regressão linear;
    • Capacidade de mobilizar fontes estatísticas e métodos empíricos e aplicação das técnicas estatísticas e econométricas relevantes na análise dos fenómenos, dos problemas e das políticas económicas para dados seccionais;
    • Capacidade de trabalhar em grupo e elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem.

    - Prof. Doutor António Duarte Santos

    • Apoio e revisão dos conhecimentos teóricos sobre o PIB;
    • Aplicações práticas da utilização e importância do crescimento económico;
    • A desigualdade no mundo, a redistribuição do rendimento e a equidade;
    • Aplicação do PIB (modelos de crescimento e exercícios);
    • Conhecimento dos ciclos da economia portuguesa e mundial desde a segunda década do século XX e os ciclos de negócios.
    • Compreensão da evolução da economia portuguesa e mundial;
    • Portugal e a União Europeia: Ideias, Factos e Desafios;
    • Casos de Estudo de economias de distintos Continentes e Regiões;
    • Apreensão da análise sectorial da economia portuguesa e a sua trajectória;
    • Desafios futuros: Demografia, Mercado de Trabalho, Desigualdades, Saúde, Distribuição do Rendimento e a Evolução Tecnológica numa (nova) fase crescente da mundialização;
    • Organização de Conferências com convidados externos e internos sobre múltiplos temas económicos e humanos.

    - Prof. Doutor Joaquín Quirós - Profª. Doutora Maria Rosário Justino

    • Desenvolver capacidades para pensar estrategicamente;
    • Desenvolver aptidões para realizarem análises estratégicas em diferentes sectores;
    • Desenvolver capacidades para recolher, selecionar e interpretar a informação necessária para a análise estratégica;
    • Desenvolver capacidades associadas à formulação e execução da estratégia;
    • Integrar conhecimentos adquiridos em outras unidades curriculares;
    • Desenvolver capacidade de análise e de decisão;
    • Consciencializar os alunos da importância dos princípios éticos na gestão ;
    • Capacidade de compreender e analisar em contextos mais amplos estudos de casos e a resolução de problemas complexos ou de investigação;
    • Capacidade de realizar uma aprendizagem que lhe permita a continuidade do estudo de forma autónoma no âmbito da análise empresarial.

    - Prof.ª Doutora Célia Quintas

    • Identificar o objeto de estudo da sociologia e os conceitos, problemáticas e linguagem especificas da Sociologia;
    • Desenvolver a capacidade critica e analítica, que permita distinguir o discurso sociológico do discurso de senso comum, ajudando os estudantes a fazer a necessária rutura epistemológica;
    • Compreender os fundamentos metodológicos que consubstanciam a análise sociológica;
    • Desenvolver a capacidade de análise critica do social, a partir da identificação das principais teorias e problemáticas que enformam a análise sociológica;
    • Compreender a importância da interdisciplinaridade, analisando a relação que se estabelece entre a Sociologia e a Economia para a compreensão das dinâmicas sociais.

    - Prof. Doutor Manuel de Jesus Farto

    Gerais:

    • Aquisição da capacidade metodológica adequada ao conhecimento e crítica das correntes do pensamento económico;
    • Identificar, seleccionar e avaliar fontes de informação documentais e bibliográficas.

    Específicos:

    • Análise das principais doutrinas do pensamento económico;
    • Estudo temático dos principais debates que formaram a ciência económica;
    • Desenvolver o conhecimento sobre as diferentes escolas do pensamento económico;
    • Discutir os progressos e contributos da Economia do século XX e XXI e as fronteiras actuais da ciência.

    - Profª. Doutora Brigida Brito

    • Adquirir referências conceptuais e históricas adequadas sobre a cooperação internacional;
    • Conhecer as abordagens teóricas mais relevantes sobre a cooperação para o desenvolvimento;
    • Identificar os actores e os instrumentos de cooperação internacional para o desenvolvimento;
    • Desenvolver técnicas de auto-aprendizagem.

    As competências a adquirir pelo aluno são:

    • A capacidade crítica de identificar, seleccionar e interpretar fontes de informação e indicadores de desenvolvimento;
    • A aptidão para reconhecer os actores privilegiados em função dos modelos de cooperação;
    • A capacidade de adaptar os insrumentos de cooperação internacional às necessidades concretas de desenvolvimento.

    - Mestre Gonçalo Costa

    • Promoção do trabalho do discente no sentido de obter, aprofundar e integrar conhecimentos básicos sobre o papel da informática e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas organizações;
    • Desenvolvimento de competências para interpretar o valor dos Sistemas de Informação Organizacionais (SIO) no sentido de contribuírem decisivamente para a formulação, implementação e controlo estratégico;
    • Possibilitar que os futuros gestores desenvolvam competências de utilização de métodos e técnicas que assegurem a validade, a coerência e a racionalização dos meios tecnológicos e humanos no que respeita à informatização dos SIO.

    - Profª. Doutora Denise dos Santos

    Geral:

    • Adquirir as competências necessárias à analise critica e compreensão do comportamento das pessoas nas organizações nas quais desenvolvem a sua actividade profissional, destacando o seu papel de construção desta realidade.

    Específicos:

    • Distinguir diferentes atitudes de colaboradores em contexto organizacional;
    • Projectar organizações eficazes, promovendo atitudes favoráveis dos seus membros;
    • Definir a relação das pessoas com as organizações nas quais trabalham como relações de intercâmbio social;
    • Seleccionar diferentes atributos e condutas dos líderes em função de características do contexto;
    • Descobrir diferentes características da organização e das pessoas que condicionam o funcionamento das equipas de trabalho e, consequentemente, o seu desempenho;
    • Demonstrar resultados da adopção de equipas em contexto organizacional;
    • Analisar o comportamento organizacional em empresas Portuguesas.

    - Profª. Doutora Sandra Ribeiro

    • Transmitir conhecimentos básicos para interpretação positiva e normativa da atividade do setor público;
    • Desenvolver capacidade de interpretação da micro e macropolítica dos governos;
    • Desenvolver a capacidade crítica e de avaliação da política económica do Estado;
    • Compreender constituição e manuseamento do orçamento do estado.

    - Mestre Henrique Morais

    • Identificar as formas de financiamento da economia;
    • Compreender o papel das instituições financeiras e da regulação do sistema financeiro;
    • Descrever o sistema bancário em Portugal;
    • Compreender os riscos de crédito e de mercado;
    • Identificar os instrumentos financeiros;
    • Compreender o mecanismo de criação de base monetária pelos bancos centrais;
    • Identificar o balanço do banco central;
    • Determinar os agregados monetários e o multiplicador monetário;
    • Compreender a balança de pagamentos e a dívida externa;
    • Identificar mercado de câmbios e operações cambiais;
    • Descrever o sistema monetário internacional e a união económica e monetária europeia;
    • Identificar crises e novas tendências do sistema financeiro internacional.

    - Prof. Doutor João Ribeiro

    • Promover a compreensão dos principais fundamentos conceptuais e das questões estratégicas e estruturais associadas à tomada de decisão no contexto das finanças empresariais, bem como das respetivas implicações em termos de criação de valor;
    • Abordar o papel da informação financeira, quer internamente para a tomada de decisões financeiras, quer externamente para a preparação da tomada de decisões de afetação de recursos dos investidores;
    • Promover o conhecimento da importância do diagnóstico financeiro enquanto instrumento de interpretação da informação contida nas demonstrações financeiras;
    • Consciencializar para a importância do planeamento financeiro de médio e longo prazo, com especial enfoque nos modelos, técnicas e instrumentos analíticos que permitem projetar a atividade da empresa, modelizando os seus objetivos, opções e estratégias de investimento e de financiamento;
    • No domínio das decisões de investimento, promover a compreensão das questões associadas à estimação dos fluxos financeiros relevantes, da taxa de atualização, e dos principais modelos de avaliação de decisões de investimento em ativos reais.

    - Prof. Doutor Afonso Diz - Prof. Doutor Henrique Fiúza

    Gerais:

    • Esta UC visa dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos que lhes permita fazer face às especificidades fiscais aplicáveis no âmbito da gestão e da economia, quer em relação às pessoas singulares quer em relação às pessoas colectivas;
    • No que se refere às pessoas físicas, são analisadas principalmente as regras do IRS, dando maior ênfase à caracterização dos rendimentos e às obrigações das entidades pagadoras dos rendimentos, sendo em relação às pessoas colectivas, dado particular destaque ao IRC e também ao IVA;
    • São também tratadas as garantias dos contribuintes.

    Específicos:

    • Fornecer as bases para a compreensão da fiscalidade e em especial do sistema fiscal português;
    • Enquadrar os rendimentos e os sujeitos passivos em sede de IRS e identificar as obrigações principais e acessórias no âmbito desse imposto, em especial as exigidas às empresas.

    - Prof. Doutor Renato Pereira

    • Criar e disseminar boas práticas ao nível do fomento do espírito empreendedor (incluindo o empreendedorismo corporativo), as quais auxiliem a construir ou consolidar empresas e outras organizações mais sustentáveis e eficazes;
    • Conhecer os conceitos de empreendedor, espírito empreendedor e conceitos relacionados;
    • Saber analisar os mercados e as oportunidades;
    • Desenvolver o gosto pelo empreendedorismo;
    • Melhorar as capacidades dos discentes no que respeita ao processo de deteção e análise de oportunidades de negócio;
    • Conhecer os critérios utilizados pelos investidores para avaliar propostas de investimento em novos negócios;
    • Conhecer as vantagens associadas à proteção da propriedade industrial;
    • Melhorar a compreensão do papel recursos humanos e operacionais nas primeiras fases de implementação do negócio;
    • Desenvolver um Plano de Negócios.

    - Prof. Doutor Domingos Ferreira

    • Por um lado, conhecer os conceitos e fundamentos básicos de Marketing e por outro lado, pretende-se que os alunos estejam profundamente familiarizados com o desenvolvimento estratégico das Acções de marketing;
    • Os alunos deverão desenvolver um plano estratégico de Marketing em colaboração com empresas de renome, de forma, a que componente  prática seja de facto efectuado no terreno e na verdadeira realidade das empresas;
    • Adquirir um corpo teórico de referência necessário ao estudo de outras disciplinas específicas da área da comunicação.

     

    - Prof.ª Doutora Vera Dias Pedragosa

    Elaboração e análise de projetos empresariais com a capacidade de integrarem inúmeros domínios científicos e técnicos, das mais variedades especialidades, requerendo uma multidisciplinariedade de conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura: marketing; estratégia; contabilidade; finanças, direito, economia, recursos de pessoas, etc.
    Elaboração de um projeto empresarial em que os alunos deverão estar aptos a:

    • Identificarem as diferentes fases de desenvolvimento do projeto;
    • Avaliação e decisão do projeto;
    • Estudos de viabilidade do projeto;
    • Elaboração de um projeto;
    • Análise económica e financeira do projeto.

    - Prof. Doutor Luís Tomé

    • Adquirir conhecimentos e capacidade de análise sobre a situação na Ásia-Pacífico;
    • Conhecer a história, os actores e as interacções intra e inter regionais;
    • Desenvolver uma atitude de reflexão sobre as ocorrências nesta região e a sua crescente importância nas relações internacionais.

    Competências a desenvolver:

    • Conhecimento da evolução histórica e da situação actual da Ásia-Pacífico;
    • Identificar as várias sub-regiões e compreender as respectivas especificidades e conexões;
    • Entendimento do potencial, dos constrangimentos e das políticas dos actores mais relevantes, bem como o quadro das interacções bi e multilaterais;
    • Perceber os factores de instabilidade e os principais conflitos e diferendos;
    • Compreender os vectores de competição e de cooperação na Ásia-Pacífico e a especificidade do multilateralismo e do regionalismo;
    • Entender as interacções e interdependências entre a Ásia-Pacífico e outras regiões do globo.

    - Prof. Doutor Ricardo Sousa

    • Dotar aos alunos de instrumentos teóricos e metodológicos que lhes permitam investigar, analisar, interpretar e reflectir sobre as Relações Internacionais da África Subsariana;
    • Identificar, seleccionar e avaliar fontes de informação documentais e bibliográficas a partir dos seus autores;
    • Aproximar os alunos ao mundo das ideias, conceitos centrais e interpretações dos principais representantes nas várias perspectivas para o estudo das Relações Internacionais da África Subsarian;
    • Demonstrar a validade dos modelos de análise de RI para a região;
    • Apresentar um conjunto de assuntos relevantes para compreender e realizar Relações Internacionais numa perspectiva Africana.

    - Prof. Doutor Felipe Pathé Duarte

    Gerais:

    • Familiarizar os alunos com a evolução história e política da região do Médio Oriente e Magrebe. Fornecer aos alunos instrumentos de análise para perceberem que de que forma os conflitos na região tiveram (e têm) um envolvimento externo e impacto regional;
    • Ajudar os alunos a compreender o modo como esta região influência a política externa dos Estados;
    • Capacitar os alunos com um conjunto de conceitos e teorias que ajudem a perceber as dinâmicas sociais e políticos da região do Médio Oriente e Magrebe.

    Aprendizagem:

    • Levantar questões epistemológicas no que diz respeito ao estudo e análise da região do Médio Oriente e Magrebe;
    • Identificar os vários contextos históricos que estão na base das identidades políticas, religiosas e sociais do Médio Oriente e Magrebe. Ler essas identidades como um factor de instabilidade;
    • Analisar com detalhe os vários conflitos que marcaram (marcam) a região, entendê-los como causa de vários factores identitários e ideológicos do Médio Oriente e Magrebe;
    • Saber interpretar a região como polo de impacto nas relações internacionais, e como local de disputa de influência hegemónica de actores regionais;
    • Ver nas consequências das chamadas “Primaveras Árabes” uma redefinição política, estratégica e geográfica do Médio Oriente e Magrebe.

    - Profª. Doutora Nancy Elena Ferreira Gomes

    • Conhecer e compreender as especificidades do Continente Americano: Evolução histórica, fronteiras regionais, Estados e subsistemas; Pluralismo e “autonomia política” das regiões e sub-regiões;
    • Estudar o Sistema Interamericano: conceito; origens; processo de institucionalização;
    • Analisar os processos de integração regionais. Identificar e compreender a conflitualidade na região, os diferendos entre estados, e a criminalidade;
    • Analisar as Relações Internacionais da América Latina, com destaque para as Relações América Latina – EUA, América Latina – UE, América Latina – China, e América Latina – Portugal.

    Prof. Doutora Ana Terlica Pereira

    Prof. Doutora Anabela Sousa

    Prof. Doutor António Duarte Santos

    Prof. Doutor Arlindo Donário

    Prof.ª Doutora Célia Quintas

    Prof. Doutor Eduardo de Almeida Cardadeiro

    Prof. Doutor Henrique Fiúza

    Prof. Doutor José Almas

    Profª. Doutora Nancy Elena Ferreira Gomes

    Prof. Doutor Ruben Bahamonde