Economia

Diário da República, 2ª série – N.º 236 – 9 de Dezembro de 2022.

PROVA DE INGRESSO

A seguinte prova:

  • 16-Matemática

A Licenciatura em Economia da UAL, adaptada ao Processo de Bolonha, caracteriza-se pela implementação de metodologias inovadoras, eminentemente práticas e orientadas para as melhores práticas na área das ciências económicas. Deste modo, num ambiente de grande proximidade entre alunos, docentes e departamento, o ensino da economia assenta no corpo docente de elevada qualidade tanto do ponto de vista académico como de vivência empresarial/organizacional. As metodologias ativas correspondem às mais recentes correntes de ensino na área, orientadas para a discussão dos temas atuais e tendências, sendo frequente o envolvimento dos alunos em projetos extracurriculares.

Simultaneamente, procura-se constantemente adequar o curso e as suas metodologias e conteúdos programáticos às exigências do mercado de trabalho, havendo órgãos especificamente para o efeito, compostos por especialistas e gestores de grandes empresas nacionais.

Áreas abrangidas pela licenciatura em Economia
  • Macroeconomia;
  • Microeconomia;
  • Econometria;
  • Contabilidade e fiscalidade;
  • Moedas e bancos;
  • Finanças;
  • Economia nacional e internacional;
  • Gestão de empresas.
Despacho de autorização ministerial

Despacho n.º 9957-AG/2007, de 18 de Abril, publicado no Diário da República, 2ª série – N.º 236 – 9 de Dezembro de 2022. Registado com o nº R/B-AD-549/2006.
Adequação do curso de licenciatura em Economia ministrado pela Universidade Autónoma de Lisboa Luís de Camões ao 1.º ciclo de estudos conducentes ao grau de licenciado em Economia — Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março.

Despacho n.º 9957-AG/2007, de 18 de abril, D.R. Acreditado pela A3ES, em 23/03/2015.

    Plano Curricular

    - Júlio Tormenta

    O objectivo principal da Unidade Curricular consiste em dotar a economistas e gestores dos instrumentos essenciais para interagir profissionalmente com juristas no exercício das suas funções, nomeadamente:
    • Ser capaz perceber/intuir que há uma questão jurídica em determinado assunto ou que a intervenção de um jurista pode ser útil;
    • Perceber a área do Direito em causa;
    • Perceber a resposta do jurista/diferentes soluções que são apresentadas na resolução da questão (veja-se o vocabulário próprio (jargão jurídico de difícil apreensão/manuseamento por não juristas);
    • Familiarizar os alunos com determinado vocabulário/determinada aproximação aos problemas.

    Matemática I
    6 ECTS

    - José Pinheiro - Rui Neves

    • Rever e consolidar os pré-requisitos ao cálculo diferencial;
    • Consolidar o Cálculo Diferencial com uma variável;
    • Estender o Cálculo Diferencial a funções multi-variáveis;
    • Introdução ao Cálculo Integral e ao Teorema Fundamental do Cálculo;
    • Sempre que possível, relacionar cada tópico com a sua aplicação à Economia;
    • Usar as tecnologias: calculadora científica ou gráfica, folha de cálculo, Geogebra.

    - Vera Pedragosa

    Proporcionar a introdução aos principais fundamentos teóricos da Gestão, acompanhada da respetiva exemplificação prática e de treino de competências. A perspetiva aqui adoptada é a da visão multidisciplinar da organização no processo de criação de valor, permitindo uma tomada de consciência das especificidades de cada função (nível vertical) e uma visão transversal das várias funções de uma organização (nível horizontal). Os objetivos gerais de aprendizagem são:

    • Conhecer a principal terminologia de gestão;
    • Adquirir competências básicas de gestão: planear, organizar, liderar e controlar;
    • Identificar e compreender os modelos organizacionais;
    • Compreender o papel das diferentes estruturas organizacionais e da sua envolvência;
    • Dominar os indicadores de controlo e de desempenho.

    - Daniela Monteiro

    Gerais:

    • Compreender os conceitos básicos da contabilidade, adquirindo competências que permitam saber ler e interpretar demonstrações financeiras.

    Específicos:

    • Assimilar a importância económico-social da contabilidade financeira, relacionando-a com as atividades profissionais possivelmente exercidas por um futuro licenciado em Gestão e Economia;
    • Conhecer o enquadramento institucional da contabilidade, identificando os organismos, nacionais e internacionais, que a regulam;
    • Identificar as demonstrações financeiras e as principais caraterísticas de cada uma delas. Compreender o processo de preparação das mesmas;
    • Conhecer a estrutura conceptual de relato financeiro e, consequentemente, os objetivos das demonstrações financeiras, os seus utilizadores, os pressupostos que presidem à sua elaboração, bem como os critérios de reconhecimento e mensuração existentes;
    • Saber contabilizar as operações inerentes aos principais ciclos do negócio, designadamente: financiamento; investimento; compras, fornecedores e pagamentos; pessoal; vendas, clientes e recebimentos.

    - João Falcão Silva - Inácia Pacheco Pereira

    • Compreender e analisar as opções dos consumidores, tendo em conta as especificidades das suas preferências;
    • Compreender a escolha das empresas, tendo em conta as suas funções de custo e o mercado em que operam;
    • Reconhecer as especificidades do mercado concorrencial e o equilíbrio parcial;
    • Analisar o mercado concorrencial em equilíbrio geral, com troca e produção. Analisar o bem-estar económico e social.

    - Joaquín Quirós - Pedro Pires Lima

    • Proceder ao cálculo de juros em qualquer regime de capitalização;
    • Calcular o valor nominal de letras e livranças nas vendas a crédito;
    • Determinar os encargos do desconto e de reforma de letras;
    • Efetuar a equivalência de capitais;
    • Determinar os vários tipos de rendas financeiras;
    • Elaborar quadros de amortização de empréstimos;
    • Analisar a execução/não execução de um projeto de investimento.

    - Rui Neves

    No seguimento da UC precedente, pretende-se:

    1. Generalizar o estudo de funções de variável real a funções com mais do que uma variável, desenvolvendo os métodos de representação e de visualização no espaço tridimensional;
    2. Estender a teoria do cálculo diferencial em R a funções com mais de uma variável, com vista à optimização dessas funções;
    3. Desenvolver as técnicas de integração em dimensões superiores a 1, com especial ênfase ao cálculo de volumes, áreas e aos teoremas de Stokes e de Gauss, fundamentais ao estudo do electromagnetismo;
    4. Iniciar o estudo da Álgebra Linear através de matrizes e do algoritmo clássico para resolução de sistemas de equações lineares;
    Desenvolver o estudo abstracto dos espaços e transformações lineares, e estudar a aplicação da Álgebra Linear à resolução de sistemas de equações diferenciais lineares.

    - Ana Quaresma - Ana Barbosa

    • Obter conhecimentos básicos para interpretação da realidade económica da empresa;
    • Desenvolver capacidade de valorização da produção industrial da empresa;
    • Desenvolver capacidade de tomada de decisão empresarial;
    • Compreender os critérios e métodos normativos da contabilidade de gestão;
    • Compreender aprofundadamente a estrutura de custos da empresa;
    • Conseguir formular análises CVR para a tomada de decisão empresarial.

    • Proporcionar elementos essenciais para uma reflexão da história económica e social;
    • Incrementar hábitos de leitura científica, reflexão e problematização;
    • Fornecer bibliografia que permita orientar o aluno na preparação do seu estudo;
    • Estimular a criatividade e espírito crítico;
    • Analisar, compreender e reflectir sobre os conceitos utilizados na história social e económica;
    • Compreender e caracterizar a evolução dinâmica da sociedade ;
    • Produzir reflexões críticas da evolução histórica, no aspecto económico e social;
    • Investigar, interpretar e comentar as grandes questões socio económicas;
    • Desenvolver competências para consolidar o conhecimento histórico-político.

    - António Garção Cabeças - Cristina Nunes

    • Utilizar e interpretar dados;
    • Compreender o conceito de amostragem;
    • Aprender a aplicar as técnicas de estatística descritiva sobre problemas de engenharia, economia e gestão e interpretar resultados;
    • Relacionar conceitos teóricos e práticos;
    • Efetuar uma análise crítica dos resultados.

    - Eduardo Cardadeiro - João Falcão Silva

    Na sequência de Microeconomia I, nesta UC pretende-se aprofundar os conhecimentos de microeconomia, introduzindo novos tópicos típicos de uma cadeira de microeconomia intermédia, utilizando o quadro analítico apresentado naquela disciplina, mas também confrontar os modelos clássicos com os desenvolvimentos mais recentes da economia comportamental e experimental.
    Assim, o objetivo é a aquisição de conhecimentos, a nível intermédio, dos principais modelos de análise do comportamento dos agentes económicos e do funcionamento dos mercados, bem como o desenvolvimento da capacidade de os utilizar como instrumentos de análise de situações reais, mas simultaneamente estimulando o seu sentido crítico sobre os pressupostos dos mesmos para poderem deles retirar os ensinamentos e conceitos fundamentais e mais ajustados à realidade em estudo.
    Procura-se, ainda assegurar a aquisição dos conhecimentos de base necessários a outras unidades curriculares dos semestres subsequentes, nomeadamente a Economia Industrial e Política Económica.

    - Cristina Nunes - António Garção Cabeças

    • Consolidar e generalizar os conhecimentos adquiridos em Estatística I;
    • Trabalhar com variáveis e modelos multidimensionais;
    • Interpretar resultados e aplicar os seus conhecimentos a casos práticos da sua área de trabalho.

    • Compreender a elaboração da contabilidade de gestão em sistema de custeio teórico;
    • Elaborar o orçamento anual de uma empresa pelo método das secções homogéneas;
    • Entender os aspectos fundamentais da avaliação de desempenho financeiro das empresas.

    - Sandra Ribeiro - João Falcão Silva

    • Visão sobre o modo de funcionamento da interdependência das economias nacionais, do funcionamento dos mercados abertos e do efeito das políticas macroeconómicas sobre esse modo de funcionamento;
    • Abordagens ás diversas explicações que justificam o comércio internacional e será usado o modelo Mundell-Fleming como base de trabalho que explica a necessidade de equilíbrio interno e externo;
    • Enquadramento teórico e empírico do funcionamento de uma área monetária – integração de Portugal na União Económica e Monetária.

    - Eduardo Cardadeiro - Inácia Pacheco Pereira

    • Estudar a Macroeconomia a um nível intermédio;
    • Utilizar exemplos concretos das economias portuguesa e europeia;
    • Capacitar os estudantes a ler e a criticar a imprensa económica especializada;
    • I Introduzir problemáticas de macroeconomia avançada.

    Competências:
    • Domínio das matérias leccionadas;
    • Capacidade para a redação de textos;
    • Domínio da expressão oral (exposição oral, intervenções nas sessões de contacto);
    • Capacidade para a resolução de problemas (testes, e resolução de casos práticos nas sessões de contacto);
    • Utilização de recursos tecnológicos e capacidade de pesquisa (consultas na Internet, Biblioteca, e outros locais).

    - António Duarte Santos - Inácia Pacheco Pereira

    • Apoio e revisão dos conhecimentos teóricos sobre o PIB;
    • Aplicações práticas da utilização e importância do crescimento económico;
    • A desigualdade no mundo, a redistribuição do rendimento e a equidade;
    • Aplicação do PIB (modelos de crescimento e exercícios);
    • Conhecimento dos ciclos da economia portuguesa e mundial desde a segunda década do século XX e os ciclos de negócios.
    • Compreensão da evolução da economia portuguesa e mundial;
    • Portugal e a União Europeia: Ideias, Factos e Desafios;
    • Casos de Estudo de economias de distintos Continentes e Regiões;
    • Apreensão da análise sectorial da economia portuguesa e a sua trajectória;
    • Desafios futuros: Demografia, Mercado de Trabalho, Desigualdades, Saúde, Distribuição do Rendimento e a Evolução Tecnológica numa (nova) fase crescente da mundialização;
    • Organização de Conferências com convidados externos e internos sobre múltiplos temas económicos e humanos.

    Finanças I
    6 ECTS

    - Vítor Oliveira - Ana Quaresma

    • Permitir aos alunos compreender o papel do sistema e dos mercados financeiros na economia e bem assim a sua estrutura e funções principais, a forma como se organiza e como funciona; pretende-se, em particular, que os alunos fiquem a conhecer o processo de emissão e de transação de valores mobiliários nos mercados;
    • Providenciar os principais conceitos, modelos, técnicas e outros instrumentos analíticos que orientam a avaliação de ativos financeiros e o processo de tomada de decisões de afetação de recursos dos investidores, abordando, nomeadamente, os fundamentos da teoria e estrutura das taxas de juro, a teoria do mercado de capitais, do binómio risco-retorno e dos principais modelos de avaliação de ativos financeiros.

    Econometria
    6 ECTS

    - Sandra Ribeiro - João Falcão Silva

    • Conhecimento e compreensão das técnicas introdutórias mais relevantes, nomeadamente a estimação por mínimos quadrados e respetiva inferência na regressão linear;
    • Capacidade de estimar modelos não lineares;
    • Realização de testes às hipóteses subjacentes ao modelo de regressão linear;
    • Capacidade de mobilizar fontes estatísticas e métodos empíricos e aplicação das técnicas estatísticas e econométricas relevantes na análise dos fenómenos, dos problemas e das políticas económicas para dados seccionais;
    • Capacidade de trabalhar em grupo e elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem.

    - Carlos Freire - Marcos Ferasso

    • Desenvolver capacidades para pensar estrategicamente;
    • Desenvolver aptidões para realizarem análises estratégicas em diferentes sectores;
    • Desenvolver capacidades para recolher, selecionar e interpretar a informação necessária para a análise estratégica;
    • Desenvolver capacidades associadas à formulação e execução da estratégia;
    • Integrar conhecimentos adquiridos em outras unidades curriculares;
    • Desenvolver capacidade de análise e de decisão;
    • Consciencializar os alunos da importância dos princípios éticos na gestão ;
    • Capacidade de compreender e analisar em contextos mais amplos estudos de casos e a resolução de problemas complexos ou de investigação;
    • Capacidade de realizar uma aprendizagem que lhe permita a continuidade do estudo de forma autónoma no âmbito da análise empresarial.

    - Brígida Brito

    • Adquirir referências conceptuais e históricas adequadas sobre a cooperação internacional;
    • Conhecer as abordagens teóricas mais relevantes sobre a cooperação para o desenvolvimento;
    • Identificar os actores e os instrumentos de cooperação internacional para o desenvolvimento;
    • Desenvolver técnicas de auto-aprendizagem.

    As competências a adquirir pelo aluno são:

    • A capacidade crítica de identificar, seleccionar e interpretar fontes de informação e indicadores de desenvolvimento;
    • A aptidão para reconhecer os actores privilegiados em função dos modelos de cooperação;
    • A capacidade de adaptar os insrumentos de cooperação internacional às necessidades concretas de desenvolvimento.

    • Promoção do trabalho do discente no sentido de obter, aprofundar e integrar conhecimentos básicos sobre o papel da informática e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas organizações;
    • Desenvolvimento de competências para interpretar o valor dos Sistemas de Informação Organizacionais (SIO) no sentido de contribuírem decisivamente para a formulação, implementação e controlo estratégico;
    • Possibilitar que os futuros gestores desenvolvam competências de utilização de métodos e técnicas que assegurem a validade, a coerência e a racionalização dos meios tecnológicos e humanos no que respeita à informatização dos SIO.

    - Paulo Ventura - Marcos Ferasso

    Geral:

    • Adquirir as competências necessárias à analise critica e compreensão do comportamento das pessoas nas organizações nas quais desenvolvem a sua actividade profissional, destacando o seu papel de construção desta realidade.

    Específicos:

    • Distinguir diferentes atitudes de colaboradores em contexto organizacional;
    • Projectar organizações eficazes, promovendo atitudes favoráveis dos seus membros;
    • Definir a relação das pessoas com as organizações nas quais trabalham como relações de intercâmbio social;
    • Seleccionar diferentes atributos e condutas dos líderes em função de características do contexto;
    • Descobrir diferentes características da organização e das pessoas que condicionam o funcionamento das equipas de trabalho e, consequentemente, o seu desempenho;
    • Demonstrar resultados da adopção de equipas em contexto organizacional;
    • Analisar o comportamento organizacional em empresas Portuguesas.

    - Henrique Morais - Sandra Ribeiro

    • Identificar as formas de financiamento da economia;
    • Compreender o papel das instituições financeiras e da regulação do sistema financeiro;
    • Descrever o sistema bancário em Portugal;
    • Compreender os riscos de crédito e de mercado;
    • Identificar os instrumentos financeiros;
    • Compreender o mecanismo de criação de base monetária pelos bancos centrais;
    • Identificar o balanço do banco central;
    • Determinar os agregados monetários e o multiplicador monetário;
    • Compreender a balança de pagamentos e a dívida externa;
    • Identificar mercado de câmbios e operações cambiais;
    • Descrever o sistema monetário internacional e a união económica e monetária europeia;
    • Identificar crises e novas tendências do sistema financeiro internacional.

    Finanças II
    6 ECTS

    - Inês Cabral - Vítor Oliveira

    • Promover a compreensão dos principais fundamentos conceptuais e das questões estratégicas e estruturais associadas à tomada de decisão no contexto das finanças empresariais, bem como das respetivas implicações em termos de criação de valor;
    • Abordar o papel da informação financeira, quer internamente para a tomada de decisões financeiras, quer externamente para a preparação da tomada de decisões de afetação de recursos dos investidores;
    • Promover o conhecimento da importância do diagnóstico financeiro enquanto instrumento de interpretação da informação contida nas demonstrações financeiras;
    • Consciencializar para a importância do planeamento financeiro de médio e longo prazo, com especial enfoque nos modelos, técnicas e instrumentos analíticos que permitem projetar a atividade da empresa, modelizando os seus objetivos, opções e estratégias de investimento e de financiamento;
    • No domínio das decisões de investimento, promover a compreensão das questões associadas à estimação dos fluxos financeiros relevantes, da taxa de atualização, e dos principais modelos de avaliação de decisões de investimento em ativos reais.

    - Inácia Pacheco Pereira - João Vasco Gama

    • Transmitir conhecimentos básicos para interpretação positiva e normativa da atividade do setor público;
    • Desenvolver capacidade de interpretação da micro e macropolítica dos governos;
    • Desenvolver a capacidade crítica e de avaliação da política económica do Estado;
    • Compreender constituição e manuseamento do orçamento do estado.

    • Criar e disseminar boas práticas ao nível do fomento do espírito empreendedor (incluindo o empreendedorismo corporativo), as quais auxiliem a construir ou consolidar empresas e outras organizações mais sustentáveis e eficazes;
    • Conhecer os conceitos de empreendedor, espírito empreendedor e conceitos relacionados;
    • Saber analisar os mercados e as oportunidades;
    • Desenvolver o gosto pelo empreendedorismo;
    • Melhorar as capacidades dos discentes no que respeita ao processo de deteção e análise de oportunidades de negócio;
    • Conhecer os critérios utilizados pelos investidores para avaliar propostas de investimento em novos negócios;
    • Conhecer as vantagens associadas à proteção da propriedade industrial;
    • Melhorar a compreensão do papel recursos humanos e operacionais nas primeiras fases de implementação do negócio;
    • Desenvolver um Plano de Negócios.

     

    Elaboração e análise de projetos empresariais com a capacidade de integrarem inúmeros domínios científicos e técnicos, das mais variedades especialidades, requerendo uma multidisciplinariedade de conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura: marketing; estratégia; contabilidade; finanças, direito, economia, recursos de pessoas, etc.
    Elaboração de um projeto empresarial em que os alunos deverão estar aptos a:

    • Identificarem as diferentes fases de desenvolvimento do projeto;
    • Avaliação e decisão do projeto;
    • Estudos de viabilidade do projeto;
    • Elaboração de um projeto;
    • Análise económica e financeira do projeto.

    - Daniela Monteiro - José Brito Almas

    Gerais:

    • Esta UC visa dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos que lhes permita fazer face às especificidades fiscais aplicáveis no âmbito da gestão e da economia, quer em relação às pessoas singulares quer em relação às pessoas colectivas;
    • No que se refere às pessoas físicas, são analisadas principalmente as regras do IRS, dando maior ênfase à caracterização dos rendimentos e às obrigações das entidades pagadoras dos rendimentos, sendo em relação às pessoas colectivas, dado particular destaque ao IRC e também ao IVA;
    • São também tratadas as garantias dos contribuintes.

    Específicos:

    • Fornecer as bases para a compreensão da fiscalidade e em especial do sistema fiscal português;
    • Enquadrar os rendimentos e os sujeitos passivos em sede de IRS e identificar as obrigações principais e acessórias no âmbito desse imposto, em especial as exigidas às empresas.

    • Por um lado, conhecer os conceitos e fundamentos básicos de Marketing e por outro lado, pretende-se que os alunos estejam profundamente familiarizados com o desenvolvimento estratégico das Acções de marketing;
    • Os alunos deverão desenvolver um plano estratégico de Marketing em colaboração com empresas de renome, de forma, a que componente  prática seja de facto efectuado no terreno e na verdadeira realidade das empresas;
    • Adquirir um corpo teórico de referência necessário ao estudo de outras disciplinas específicas da área da comunicação.

     

    Inácia Pacheco Pereira

    João Falcão Silva

    João Vasco Gama

    José Brito Almas

    Pedro Pires Ribeiro