Prof. Doutor Manuel Farto

- Departamento de Ciências Económicas e Empresariais - Licenciatura em Economia

Ver curriculum vitae ORCID
mfarto@autonoma.pt

Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), doutor em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL) por equivalência do doutoramento em Histoire de la Pensée Économique, obtido na Universidade de Paris-X, Nanterre, 1987.

Professor associado no ISEG-UTL desenvolveu actividades docentes em universidades nacionais (ISEG e Universidade Autónoma de Lisboa) e internacionais (Universidade de Orléans – França, Universidade Federal da Paraíba – Brasil, Universidade Agostinho Neto – Angola e Universidade do Maputo – Moçambique), tendo sido responsável e leccionado várias disciplinas (História do Pensamento Económico, História das Ideias Sociais e Politicas, Macroeconomia, Politica Económica, Economia Monetária e Economia Aplicada) integradas nos diversos ciclos universitários.

Orientou várias teses de doutoramento e mestrado e participou em múltiplos júris de doutoramento e mestrado em Portugal e no estrangeiro. Participou em várias conferências nacionais e internacionais, publicou vários artigos em revistas e livros e assumiu funções de direcção e coordenação em centros de investigação (Presidente do CEDIN-Centro de Estudos de Economia Internacional) e em revistas científicas. Participou em vários projectos de investigação e de auditoria em contexto público e privado.

Desempenhou funções de direcção no âmbito académico (Vice-Presidente do Conselho Directivo do ISEG/UTL e Vice-presidente do Departamento de Economia do ISEG/UTL) e não académico (Administrador Delegado da Fundação Económicas) e exerceu funções e cargos públicos diversos (Membro da Comissão de Especialistas da Direcção Geral do Ensino Superior, Subdirector Geral do Ensino Superior e Chefe de Gabinete do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações).

Presentemente é professor na Universidade Autónoma de Lisboa, Director do Departamento de Ciências Económicas, Empresariais e Tecnológicas daquela Universidade, subdirector da revista JANUS e investigador do Centro de Estudos Observare.

Os seus principais interesses de investigação são: Macroeconomia, Economia Internacional e Politica económica.