Gestão

Diário da República, 2ª Série - Nº 14 - 19 de janeiro de 2023, Anúncio nº 7/2023

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas:

  • 04-Economia
  • 17-Matemática Aplicada às Ciências Sociais
  • 18-Português

A Licenciatura em Gestão da UAL, adaptada ao Processo de Bolonha, caracteriza-se pela implementação de metodologias inovadoras, eminentemente práticas e orientadas para as melhores práticas na área das ciências empresariais. Deste modo, num ambiente de grande proximidade entre alunos, docentes e departamento, o ensino da gestão assenta no corpo docente de elevada qualidade tanto do ponto de vista académico como de vivência empresarial/organizacional. As metodologias ativas correspondem às mais recentes correntes de ensino na área, sendo frequente o envolvimento dos alunos em projetos extracurriculares.

Simultaneamente, procura-se constantemente adequar o curso e as suas metodologias e conteúdos programáticos às exigências do mercado de trabalho, havendo órgãos especificamente para o efeito, compostos por especialistas e gestores de grandes empresas nacionais.

Neste contexto, o curso de Gestão pretende afirmar-se no panorama nacional como um projeto baseado na qualidade e na atualidade dos assuntos e metodologia usadas.

Áreas abrangidas pela licenciatura em Gestão:

  • Finanças;
  • Estratégia;
  • Marketing;
  • Contabilidade e fiscalidade;
  • Recursos humanos;
  • Estatística;
  • Economia;
  • Organização de empresas.

 

    Plano Curricular

    Economia I
    6 ECTS

    - Arlindo Donário - Ricardo Borges Santos

    O objetivo da disciplina de Economia I é apresentar um tratamento rigoroso dos conceitos fundamentais da Economia como fundamento para o desenvolvimento da Microeconomia onde se desenvolverão as teorias da oferta e da procura, as elasticidades, as Teorias do consumidor e do produtor, os mercados de concorrência perfeita e imperfeita, com tratamento gráfico bem como utilizando o cálculo matemático adequado, pois são requeridas capacidades analíticas para a resolução de problemas.
    No curso introduzir-se-ão também as visões críticas da microeconomia neoclássica.

    - Anja Bothe - Armando Travassos

    O objectivo principal da Unidade Curricular consiste em dotar a economistas e gestores dos instrumentos essenciais para interagir profissionalmente com juristas no exercício das suas funções, nomeadamente:
    • Ser capaz perceber/intuir que há uma questão jurídica em determinado assunto ou que a intervenção de um jurista pode ser útil;
    • Perceber a área do Direito em causa;
    • Perceber a resposta do jurista/diferentes soluções que são apresentadas na resolução da questão (veja-se o vocabulário próprio (jargão jurídico de difícil apreensão/manuseamento por não juristas);
    • Familiarizar os alunos com determinado vocabulário/determinada aproximação aos problemas.

    Matemática I
    6 ECTS

    - Bruno Maia

    • Rever e consolidar os pré-requisitos ao cálculo diferencial;
    • Consolidar o Cálculo Diferencial com uma variável;
    • Estender o Cálculo Diferencial a funções multi-variáveis;
    • Introdução ao Cálculo Integral e ao Teorema Fundamental do Cálculo;
    • Sempre que possível, relacionar cada tópico com a sua aplicação à Economia;
    • Usar as tecnologias: calculadora científica ou gráfica, folha de cálculo, Geogebra.

    - Jorge Vareda Gomes

    Proporcionar a introdução aos principais fundamentos teóricos da Gestão, acompanhada da respetiva exemplificação prática e de treino de competências. A perspetiva aqui adoptada é a da visão multidisciplinar da organização no processo de criação de valor, permitindo uma tomada de consciência das especificidades de cada função (nível vertical) e uma visão transversal das várias funções de uma organização (nível horizontal). Os objetivos gerais de aprendizagem são:

    • Conhecer a principal terminologia de gestão;
    • Adquirir competências básicas de gestão: planear, organizar, liderar e controlar;
    • Identificar e compreender os modelos organizacionais;
    • Compreender o papel das diferentes estruturas organizacionais e da sua envolvência;
      Dominar os indicadores de controlo e de desempenho.

    - Sérgio Pontes - Daniela Monteiro

    Gerais:

    • Compreender os conceitos básicos da contabilidade, adquirindo competências que permitam saber ler e interpretar demonstrações financeiras.

    Específicos:

    • Assimilar a importância económico-social da contabilidade financeira, relacionando-a com as atividades profissionais possivelmente exercidas por um futuro licenciado em Gestão e Economia;
    • Conhecer o enquadramento institucional da contabilidade, identificando os organismos, nacionais e internacionais, que a regulam;
    • Identificar as demonstrações financeiras e as principais caraterísticas de cada uma delas. Compreender o processo de preparação das mesmas;
    • Conhecer a estrutura conceptual de relato financeiro e, consequentemente, os objetivos das demonstrações financeiras, os seus utilizadores, os pressupostos que presidem à sua elaboração, bem como os critérios de reconhecimento e mensuração existentes;
    • Saber contabilizar as operações inerentes aos principais ciclos do negócio, designadamente: financiamento; investimento; compras, fornecedores e pagamentos; pessoal; vendas, clientes e recebimentos.

    Economia II
    6 ECTS

    - Arlindo Donário - Ricardo Borges Santos

    A disciplina de Economia II tem como finalidade que os alunos conheçam de forma aprofundada, nomeadamente, analisando os conceitos da contabilidade nacional e os números índices, as várias teorias macroeconómicas, sobretudo referentes à conjuntura, bem como analisar o mercado monetário, de forma crítica.
    Utilizar-se-ão modelos, nomeadamente o IS/LM, a fim de permitirem avaliar os efeitos das várias políticas.

    - Joaquín Quirós

    • Proceder ao cálculo de juros em qualquer regime de capitalização;
    • Calcular o valor nominal de letras e livranças nas vendas a crédito;
    • Determinar os encargos do desconto e de reforma de letras;
    • Efetuar a equivalência de capitais;
    • Determinar os vários tipos de rendas financeiras;
    • Elaborar quadros de amortização de empréstimos;
    • Analisar a execução/não execução de um projeto de investimento.

    - Júlio Tormenta

    • Habilitar os alunos com conhecimentos sobre aspetos fundamentais do Direito Económico;
    • Em particular, habilitar os alunos com conhecimentos sobre a Constituição Económica Portuguesa, a Constituição Económica Europeia e sobre alguns domínios nevrálgicos do Direito Económico como o setor público empresarial e a proteção da concorrência entre empresas.

    - Luís Alves Rita - Daniela Monteiro

    Gerais:

    • Aprofundar os conceitos básicos da contabilidade e do relato financeiro, melhorando competências que permitam saber ler e interpretar demonstrações financeiras.

    Específicos:

    • Identificar as demonstrações financeiras e as principais caraterísticas de cada uma delas. Compreender o processo de preparação das mesmas;
    • Conhecer a estrutura conceptual de relato financeiro e, consequentemente, os objetivos das demonstrações financeiras, os seus utilizadores, os pressupostos que presidem à sua elaboração, bem como os critérios de reconhecimento e mensuração existentes;
    • Saber reconhecer e contabilizar as operações inerentes aos principais ciclos do negócio, designadamente: financiamento; investimento; compras, fornecedores e pagamentos; pessoal; vendas, clientes e recebimentos.

    - Bruno Maia

    No seguimento da UC precedente, pretende-se:

    1. Generalizar o estudo de funções de variável real a funções com mais do que uma variável, desenvolvendo os métodos de representação e de visualização no espaço tridimensional;
    2. Estender a teoria do cálculo diferencial em R a funções com mais de uma variável, com vista à optimização dessas funções;
    3. Desenvolver as técnicas de integração em dimensões superiores a 1, com especial ênfase ao cálculo de volumes, áreas e aos teoremas de Stokes e de Gauss, fundamentais ao estudo do electromagnetismo;
    4. Iniciar o estudo da Álgebra Linear através de matrizes e do algoritmo clássico para resolução de sistemas de equações lineares;
    Desenvolver o estudo abstracto dos espaços e transformações lineares, e estudar a aplicação da Álgebra Linear à resolução de sistemas de equações diferenciais lineares.

    - Luís Alves Rita - José Brito Almas

    • Obter conhecimentos básicos para interpretação da realidade económica da empresa;
    • Desenvolver capacidade de valorização da produção industrial da empresa;
    • Desenvolver capacidade de tomada de decisão empresarial;
    • Compreender os critérios e métodos normativos da contabilidade de gestão;
    • Compreender aprofundadamente a estrutura de custos da empresa;
    • Conseguir formular análises CVR para a tomada de decisão empresarial.

    - Paulo Ventura - Marcos Ferasso

    Geral:
    • Adquirir as competências necessárias à analise critica e compreensão do comportamento das pessoas nas organizações nas quais desenvolvem a sua actividade profissional, destacando o seu papel de construção desta realidade.

    Específicos:
    • Distinguir diferentes atitudes de colaboradores em contexto organizacional;
    • Projectar organizações eficazes, promovendo atitudes favoráveis dos seus membros;
    • Definir a relação das pessoas com as organizações nas quais trabalham como relações de intercâmbio social;
    • Seleccionar diferentes atributos e condutas dos líderes em função de características do contexto;
    • Descobrir diferentes características da organização e das pessoas que condicionam o funcionamento das equipas de trabalho e, consequentemente, o seu desempenho;
    • Demonstrar resultados da adopção de equipas em contexto organizacional;
    • Analisar o comportamento organizacional em empresas Portuguesas.

    - Rui Neves - Cristina Nunes

    • Utilizar e interpretar dados;
    • Compreender o conceito de amostragem;
    • Aprender a aplicar as técnicas de estatística descritiva sobre problemas de engenharia, economia e gestão e interpretar resultados;
    • Relacionar conceitos teóricos e práticos;
    • Efetuar uma análise crítica dos resultados.

    Marketing
    6 ECTS

    - Georg Dutschke - Maria Helena Proença

    • Por um lado, conhecer os conceitos e fundamentos básicos de Marketing e por outro lado, pretende-se que os alunos estejam profundamente familiarizados com o desenvolvimento estratégico das Acções de marketing;
    • Os alunos deverão desenvolver um plano estratégico de Marketing em colaboração com empresas de renome, de forma, a que componente prática seja de facto efectuado no terreno e na verdadeira realidade das empresas;
    • Adquirir um corpo teórico de referência necessário ao estudo de outras disciplinas específicas da área da comunicação.

    - Gonçalo Simões João

    • Promoção do trabalho do discente no sentido de obter, aprofundar e integrar conhecimentos básicos sobre o papel da informática e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas organizações;
    • Desenvolvimento de competências para interpretar o valor dos Sistemas de Informação Organizacionais (SIO) no sentido de contribuírem decisivamente para a formulação, implementação e controlo estratégico;
    • Possibilitar que os futuros gestores desenvolvam competências de utilização de métodos e técnicas que assegurem a validade, a coerência e a racionalização dos meios tecnológicos e humanos no que respeita à informatização dos SIO.

    - Rui Neves - Cristina Nunes

    • Consolidar e generalizar os conhecimentos adquiridos em Estatística I;
    • Trabalhar com variáveis e modelos multidimensionais;
    • Interpretar resultados e aplicar os seus conhecimentos a casos práticos da sua área de trabalho.

    - Ana Quaresma - Luís Alves Rita - Vítor Oliveira

    • Compreender a elaboração da contabilidade de gestão em sistema de custeio teórico;
    • Elaborar o orçamento anual de uma empresa pelo método das secções homogéneas;
    • Entender os aspectos fundamentais da avaliação de desempenho financeiro das empresas.

    - Renato Leite - Marcos Ferasso

    Desenvolver as capacidades necessárias para a interpretação e implementação da gestão de recursos humanos a nível organizacional;
    • Esclarecer os conceitos fundamentais da gestão de recursos humanos e o papel da mesma no âmbito da gestão global da organização;
    • Evidenciar as grandes áreas técnicas de intervenção de um gestor de recursos humanos;
    • Esboçar políticas de gestão do capital humano e de gestão estratégica de recursos humanos;
    • Desenvolver as principais temáticas no âmbito da gestão de recursos humanos aplicadas a organizações em Portugal.

    - Jorge Vareda Gomes

    • Compreender a situação actual da logística e operações, desde a origem até ao aparecimento da investigação operativa, a revolução das tecnologias de informação e o modelo de qualidade total;
    • Definir as decisões que tomam os gestores de operações, assim como identificar tendências e desafios;
    • Descrever as operações em termos de entradas (inputs), processos, saídas (outputs), fluxos de informações, fornecedores e clientes;
    • Definir e identificar os elementos de um processo;
    • Valorizar as vantagens de um sistema de gestão enfocado em processos.

    - António Duarte Santos - Inácia Pacheco Pereira - Henrique Morais

    • Compreender a situação actual da logística e operações, desde a origem até ao aparecimento da investigação operativa, a revolução das tecnologias de informação e o modelo de qualidade total;
    • Definir as decisões que tomam os gestores de operações, assim como identificar tendências e desafios;
    • Descrever as operações em termos de entradas (inputs), processos, saídas (outputs), fluxos de informações, fornecedores e clientes;
    • Definir e identificar os elementos de um processo;
    • Valorizar as vantagens de um sistema de gestão enfocado em processos.

    Finanças I
    6 ECTS

    - Henrique Morais - Vítor Oliveira - Lucas Avezum

    • Permitir aos alunos compreender o papel do sistema e dos mercados financeiros na economia e bem assim a sua estrutura e funções principais, a forma como se organiza e como funciona; pretende-se, em particular, que os alunos fiquem a conhecer o processo de emissão e de transação de valores mobiliários nos mercados;
    • Providenciar os principais conceitos, modelos, técnicas e outros instrumentos analíticos que orientam a avaliação de ativos financeiros e o processo de tomada de decisões de afetação de recursos dos investidores, abordando, nomeadamente, os fundamentos da teoria e estrutura das taxas de juro, a teoria do mercado de capitais, do binómio risco-retorno e dos principais modelos de avaliação de ativos financeiros.

    - Pedro Pires Lima

    Os objetivos desta unidade curricular estão centrados na aquisição e desenvolvimento de conceitos e modelos que visam transmitir aos alunos um conjunto de técnicas de tratamento de dados que os apoiem a formalizar problemas, a determinar soluções de problemas e a efectuar recomendações baseadas nas soluções obtidas e na análise de sensibilidade, que apoiem o processo de tomada de decisão, a gestão eficiente dos recursos, a maximização dos proveitos e/ou a minimização dos custos.

    Com a frequência desta unidade curricular, pretende-se criar e desenvolver competências que permitam:

    • Identificar contextos nos quais a Investigação Operacional pode ser utilizada para obter uma solução optimizada;
    • A formulação, resolução e implementação de modelos e técnicas de investigação operacional, gestão de projetos, modelos de previsão e decisão na análise de problemas reais, inerentes a diferentes áreas de actividade profissional;
    • A análise crítica no processo de tomada de decisão;
    • A interpretação e a análise crítica dos resultados obtidos.

    Opção I
    6 ECTS

    Comunicação e Modelos de Negócio;

    Direito Fiscal;

    Direito da União Europeia I;

    Gestão de Projetos;

    Organizações Internacionais;

    Assuntos Europeus.

    - Carlos Freire - Maria Helena Proença

    • Desenvolver capacidades para pensar estrategicamente;
    • Desenvolver aptidões para realizarem análises estratégicas em diferentes sectores;
    • Desenvolver capacidades para recolher, selecionar e interpretar a informação necessária para a análise estratégica;
    • Desenvolver capacidades associadas à formulação e execução da estratégia;
    • Integrar conhecimentos adquiridos em outras unidades curriculares;
    • Desenvolver capacidade de análise e de decisão;
    • Consciencializar os alunos da importância dos princípios éticos na gestão;
    • Capacidade de compreender e analisar em contextos mais amplos estudos de casos e a resolução de problemas complexos ou de investigação;
    • Capacidade de realizar uma aprendizagem que lhe permita a continuidade do estudo de forma autónoma no âmbito da análise empresarial.

    Fiscalidade
    6 ECTS

    - José Afonso Diz - Rui Leitão

    • Contribuir para o conhecimento do Direito relacionado com a vida do comércio em geral e das empresas em particular, fornecendo os instrumentos necessários para uma fácil compreensão dos fenómenos jurídicos empresariais;
    • Conferir sólidos conhecimentos sobre os conceitos de empresário e de empresa, dominando os principais tipos societários desde o ponto de vista orgânico e funcional;
    • Compreensão da relevância de outras realidades jurídicas, propriedade intelectual, direito da concorrência etc., com relevância para a actividade comercial.

    Finanças II
    6 ECTS

    - Carlos Alves Pereira - Lucas Avezum

    • Promover a compreensão dos principais fundamentos conceptuais e das questões estratégicas e estruturais associadas à tomada de decisão no contexto das finanças empresariais, bem como das respetivas implicações em termos de criação de valor;
    • Abordar o papel da informação financeira, quer internamente para a tomada de decisões financeiras, quer externamente para a preparação da tomada de decisões de afetação de recursos dos investidores;
    • Promover o conhecimento da importância do diagnóstico financeiro enquanto instrumento de interpretação da informação contida nas demonstrações financeiras;
    • Consciencializar para a importância do planeamento financeiro de médio e longo prazo, com especial enfoque nos modelos, técnicas e instrumentos analíticos que permitem projetar a atividade da empresa, modelizando os seus objetivos, opções e estratégias de investimento e de financiamento;
    • No domínio das decisões de investimento, promover a compreensão das questões associadas à estimação dos fluxos financeiros relevantes, da taxa de atualização, e dos principais modelos de avaliação de decisões de investimento em ativos reais.

    Opção II
    6 ECTS

    Opinião Pública e Estudos de Mercado;

    Direito do Trabalho;

    Direito das Sociedades Comerciais;

    Controlo de Gestão;

    História Empresarial e das Organizações.

    Auditoria
    6 ECTS

    - Sérgio Pontes - Daniela Monteiro

    Gerais:

    • Dotar os discentes dos conhecimentos de base que permitam, por um lado, compreender os relatórios de auditoria e, por outro, iniciar atividade profissional no âmbito da auditoria financeira e, consequentemente, prepará-los para o início do percurso de admissão à ordem que rege a profissão.

    Específicos:

    • Conhecer e compreender as diversas tipologias de relatório emitido pelo auditor;
    • Efetuar o enquadramento da Auditoria Financeira como mecanismo de controlo no âmbito da governação empresarial;
    • Clarificar o objetivo do trabalho de revisão/ auditoria e o papel do revisor/auditor no contexto empresarial;
    • Fornecer o enquadramento legal da atividade de auditoria financeira;
    • Fornecer o enquadramento técnico da atividade de auditoria financeira;
    • Demonstrar as diversas fases que envolvem a execução técnica do trabalho de auditoria financeira, até à emissão da opinião.

    - Maria Helena Proença - Marcos Ferasso

    • Compreender as principais decisões de marketing que os gestores têm de tomar no actual mercado global;
    • Transmitir aos alunos os conceitos e processos essenciais para entregar valor aos clientes da organização onde trabalhem;
    • Entender que a organização, no seu todo, está envolvida no processo de compreender o comportamento dos clientes, concorrentes e outros agentes do contexto externo;
    • Saber formular e implementar a estratégia de marketing de uma organização;
    • Saber estabelecer a ligação entre a estratégia da empresa e a estratégia de marketing;
    • Saber identificar definir cenários estratégicos alternativos, adequar a estratégia de marketing a cada cenário e gerar o plano de marketing;
    • Saber desenvolver um modelo de controlo da estratégia de marketing.

    • Apoio e revisão dos conhecimentos teóricos sobre o PIB;
    • Aplicações práticas da utilização e importância do crescimento económico;
    • A desigualdade no mundo, a redistribuição do rendimento e a equidade;
    • Aplicação do PIB (modelos de crescimento e exercícios);
    • Conhecimento dos ciclos da economia portuguesa e mundial desde a segunda década do século XX e os ciclos de negócios;
    • Compreensão da evolução da economia portuguesa e mundial;
    • Portugal e a União Europeia: Ideias, Factos e Desafios;
    • Casos de Estudo de economias de distintos Continentes e Regiões;
    • Apreensão da análise sectorial da economia portuguesa e a sua trajectória;
    • Desafios futuros: Demografia, Mercado de Trabalho, Desigualdades, Saúde, Distribuição do Rendimento e a Evolução Tecnológica numa (nova) fase crescente da mundialização;
    • Organização de Conferências com convidados externos e internos sobre múltiplos temas económicos e humanos.

    Arlindo Donário

    Inácia Pacheco Pereira

    Júlio Tormenta