Psicologia

Diário da República, 2.ª série — N.º 113 — 13 de junho de 2022, Anúncio nº 111/2022

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas:

  • 06-Filosofia
  • 17-Matemática Aplicada às Ciências Sociais
  • 18-Português

A Licenciatura em Psicologia tem como filosofia os princípios pedagógicos experienciais, hands-on, subjacentes às diretrizes de Bolonha e aos requisitos de formação para exercer a profissão de psicólogo, de acordo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses. Assim, é privilegiada a interligação entre as conceções teóricas apresentadas e a sua aplicação prática (ex. em contextos específicos e em instituições da comunidade), promovendo o contacto com situações do futuro profissional, respeitando, contudo, as caraterísticas de um 1º ciclo de estudo.
São proporcionadas experiências enriquecedoras ao nível pessoal e académico de modo a que, progressivamente, se desenvolvam competências que permitam uma melhor integração no mercado do trabalho.

    Plano Curricular

    - Iolanda Galinha

    • Sensibilizar para a pertinência de técnicas de recolha da informação e respetiva análise;
    • Proporcionar uma preparação de base que permita aos alunos compreender e aplicar técnicas estatísticas relevantes.

    - Joaquim Toscano Monteiro

    • Adquirir conhecimentos na área da biologia do sistema nervoso e compreender as relações com as ciências afins;
    • Aprender a procurar e selecionar informação pertinente sobre o sistema nervoso e tomar consciência do volume de informação que surge diariamente;
    • Desenvolver técnicas de estudo do sistema nervoso.

    - Ana Gomes

    • Conhecer as raízes históricas da Psicologia desde a antiguidade até à atualidade;
    • Compreender o desenvolvimento da Psicologia ao longo dos dois últimos séculos, através do estudo dos sistemas da Psicologia, dos autores neles enquadrados e respetivos modelos teóricos;
    • Adquirir capacidades de reflexão crítica acerca das diversas correntes, suas influências e contributos para a Psicologia, assim como, a capacidade de estabelecer comparações entre as mesmas; identificar, pesquisar, selecionar e avaliar fontes de informação documentais e bibliográficas referentes à História da Psicologia e sistemas atuais.

    - Lídia Ferreira - Tito Laneiro

    • Conhecer o desenvolvimento histórico, os mecanismos das relações interpessoais e as dinâmicas de grupos existentes nas sociedades humanas;
    • Proporcionar aos estudantes um processo de aprendizagem das várias dinâmicas de grupos em contexto social e laboral que lhes permita uma integração diferenciada dos vários contextos;
    • Mostrar na prática alguns dos fenómenos estudados fomentando em simultâneo o desenvolvimento pessoal dos estudantes.
      Desenvolver competências que permitam atuar, como psicólogos, em dinâmicas de grupos.

    Etologia
    6 ECTS

    - Genta Kulari

    • Conhecer a história do estudo do comportamento animal, distinguindo os campos da Psicologia Comparada, Psicologia Animal, Psicologia e Etologia, a par da reflexão teórico-epistemológica sobre problemas bio comportamentais;
    • Conhecer as principais áreas do estudo do comportamento animal e humano, nomeadamente comportamentos agonísticos, social, sexual, territorial e parental;
    • Compreender a aprendizagem numa perspetiva evolutiva;
    • Realizar trabalhos de investigação científica com especial relevo para a categorização comportamental, observação e registo;
    • Contactar os principais temas do estudo da cognição animal;
    • Conhecer os grandes temas da etologia incidente em Homo Sapiens.

    - Iolanda Galinha

    • Conhecer os fundamentos de Estatística que permitam analisar comportamentos e desenvolver estudos sobre características populacionais, com base nos casos concretos encontrados em desempenho profissional, bem como obter as bases para a investigação científica;
    • Adquirir conhecimentos necessários à recolha correta de amostras representativas da população, dos fundamentos e dos mecanismos necessários à estimação dos parâmetros do universo com base nas estatísticas amostrais, para as características que se pretendam estudar, assegurando uma boa compreensão dos métodos a utilizar, da sua justificação e das suas condições de aplicação.

    - Joaquim Toscano Monteiro

    • Aprofundar os conhecimentos na área da biologia do sistema nervoso;
    • Aprender a reciprocidade entre cérebro e ambiente;
    • Desenvolver metodologia de investigação.

    - Mónica Pires

    • Compreender os processos básicos do desenvolvimento humano, ao nível cognitivo, afetivo e social, desde a fase intrauterina até à adolescência;
    • Conhecer os principais estudos clássicos sobre o desenvolvimento da criança, como ponto de partida para compreender os resultados da investigação científica contemporânea;
    • Desenvolver um espírito crítico face aos resultados da investigação científica, com base num conhecimento da metodologia científica;
    • Desenvolver competências de investigação científica, através do desenvolvimento de um estudo empírico, com base na recolha de dados por observação naturalista ou estruturada.

    - Cláudia Castro - Pedro Armelim Almiro

    • Conhecer a evolução de estudo da Personalidade, através das várias perspetivas teóricas que desenvolveram este campo de estudo;
    • Conhecer os modelos da Personalidade vigentes mais validados empiricamente e suas aplicações práticas contemporâneas;
    • Compreender as diferenças e semelhanças entre as várias perspetivas da Personalidade, desenvolvendo uma análise comparativa e crítica das perspetivas teóricas;
    • Integrar os conhecimentos através da participação ativa em atividades práticas: seminários de discussão de literatura científica, aplicação de instrumentos de avaliação da personalidade, trabalhos de aplicação prática dos conteúdos teóricos, reflexões sobre a Personalidade.

    - Tito Laneiro - Madalena Mascarenhas

    • Conhecer a evolução histórica e o desenvolvimento da psicologia social e da psicologia organizacional, identificando os pontos de contacto e de intervenção da psicologia social das organizações;
    • Conhecer as várias ciências que interagem com a psicologia social e das organizações;
    • Compreender o contributo que a psicologia social das organizações pode trazer ao nível individual;
    • Compreender a mais-valia que a psicologia social e das organizações podem trazer para as organizações e para a sociedade em geral;
    • Desenvolver conhecimentos e competências que lhes permitam atuar ao nível da psicologia social e das organizações.

    - Lídia Serra - Luísa Ribeiro

    • Proporcionar aos alunos um aprofundamento do conhecimento das técnicas de estatística descritiva univariada e bivariada, e das técnicas (testes de hipóteses) que permitem a comparação entre duas (ou mais) populações, assim como as técnicas de associação entre variáveis;
    • Desenvolver competências de seleção e aplicação destas técnicas, com recurso a software de análise estatística (PSPP e SPSS);
    • Compreender a pertinência da utilização da Estatística, na Psicologia Aplicada.

    - Cláudia Castro - Luísa Ribeiro

    • Abordar a epistemologia, os objetivos e atualidade ao nível da investigação científica na área da Psicologia Cognitiva;
    • Facilitar o conhecimento ao nível dos processos cognitivos com base no comportamento humano;
    • Promover a compreensão sobre os modelos de avaliação clínica das funções cognitivas humanas;
    • Contextualizar a investigação relativamente ao estudo das funções cognitivas.

    - Francisco Moniz Pereira - Rui Bernardino

    • Sensibilizar para os conceitos base da psicopatologia geral e compreensiva, suas origens, limites e relação com a psicologia;
    • Adquirir conhecimentos e desenvolver capacidades de observação clínica, intuitivas e empáticas para estar em relação com o doente, identificando os sinais e sintomas mais significativos que lhes permitam elaborar futuramente uma história clínica.

    - José Guimarães Magalhães

    • Conhecer a evolução histórica e o desenvolvimento da psicologia social e da psicologia organizacional, identificando os pontos de contacto e de intervenção da psicologia social das organizações;
    • Conhecer as várias ciências que interagem com a psicologia social e das organizações;
    • Compreender o contributo que a psicologia social das organizações pode trazer ao nível individual;
    • Compreender a mais-valia que a psicologia social e das organizações pode trazer para as organizações e para a sociedade em geral;
    • Desenvolver conhecimentos e competências que lhes permitam atuar ao nível da psicologia social e das organizações.

    - Catarina Tomé Pires

    – Desenvolver conhecimentos e competências técnicas para a análise e a prática da investigação científica em
    Psicologia.
    – Adquirir instrumentos de pesquisa da produção científica teórica e empírica em Psicologia.
    – Conhecer e saber utilizar os vários métodos e técnicas de investigação empírica, adequados aos diferentes
    objetivos de estudo em Psicologia.
    – Conhecer e saber utilizar os critérios éticos no desenvolvimento e na divulgação de projetos de investigação
    científica.
    – Desenvolver um estudo empírico, pondo em prática os métodos e as técnicas de investigação adquiridos na
    Unidade Curricular.

    - Cláudia Castro - Lídia Serra

    • Compreender os fenómenos cognitivos básicos humanos, tais como a perceção de leitura, a representação do conhecimento, a tomada de decisão, a inteligência nos diversos campos;
    • Compreender os temas e conceitos chave do desenvolvimento cognitivo, integrando a inteligência humana e a neurociência cognitiva como base transversal aos vários conteúdos programáticos;
    • Conhecer o campo da Psicologia Cognitiva em relação com outros campos da Psicologia e de forma aplicada ao mundo contemporâneo;
    • Analisar investigação científica atual na área da Psicologia Cognitiva e utilizar instrumentos de medida de processos cognitivos.

    - Rui Bernardino - João Pedro Cardoso - Maria Emília Pereira

    • Dominar os conhecimentos relativos às principais categorias nosológicas, sua compreensão e contextualização de modo a desenvolver competências para a elaboração de uma história clínica, de um psicodiagnóstico e respetiva análise;
    • Conhecer aprofundadamente os sistemas de diagnóstico e de classificação das perturbações mentais; conhecer as grandes síndromes psicopatológicas;
    • Desenvolver capacidades de observação intuitivas e empáticas que lhe permitam entrar em relação com o doente mental e recolher através da entrevista clínica os sinais e sintomas mais significativos para elaborar uma história clínica.

    - Rute Brites

    • Adquirir as noções básicas relacionadas com os testes psicológicos, sua origem, construção e validação, critérios de precisão, aplicação e cotação;
    • Adquirir e conhecimentos acerca de algumas das principais provas psicométricas utilizadas no âmbito da avaliação psicológica, nos diversos contextos da prática profissional;
    • Sensibilizar os alunos para a importância do rigor, da ética e deontologia do psicólogo em situação de testagem, assim como das condições que devem reunir para o uso adequado dos testes;
    • Proporcionar a experiência direta do contacto com a situação de testagens psicológicas e principais instrumentos psicométricos utilizados, através de aulas práticas ministradas no Laboratório de Psicometria e da utilização livre do mesmo por parte dos alunos, em tempos extra sessões de contacto.

    - Mónica Pires

    • Adquirir os conceitos basilares da Psicologia Educacional e Psicopedagogia com relevância para a prática do psicólogo nos diferentes contextos educativos;
    • Adquirir os conhecimentos teóricos e metodológicos e as competências necessárias para realizar, implementar e avaliar programas e projetos de intervenção psicológica em contexto escolar, em populações com problemáticas específicas ou noutros contextos educativos de relevo;
    • Aprender a observar e avaliar os diferentes contextos e necessidades, a fim de elaborar planos e projetos de intervenção.

    - Pedro Armelim Almiro

    • Conhecer os fundamentos conceptuais e metodológicos das principais Técnicas Projetivas.
    • Adquirir as competências teóricas e técnicas necessárias para o uso dos Métodos Projetivos
      (enquadramento, administração, cotação, interpretação).
    • Capacitação para a seleção das técnicas projetivas mais adequadas em função do pedido de avaliação/intervenção e das características da pessoa.
    • Adquirir competências de análise e síntese dos resultados (qualitativos e quantitativos) obtidos com a aplicação de Técnicas Projetivas.
    • Desenvolver o senso crítico em relação aos limites e às potencialidades do uso das Técnicas Projetivas na avaliação da estrutura e funcionamento da personalidade.

    - Rute Brites - Lídia Ferreira

    • Sensibilizar e informar os alunos para a importância da qualidade da relação nas diferentes intervenções da atividade do psicólogo;
    • Apresentar o conceito de relação de ajuda psicológica clarificando a sua aplicabilidade de acordo com os diversos contextos, nomeadamente, clínicos, pedagógicos, organizacionais e sociais;
    • Desenvolver nos alunos competências comunicacionais de escuta compreensiva e de resposta de feedback adequadas a uma boa compreensão interpessoal;
    • Clarificar os diversos tipos de entrevista de ajuda e sua aplicabilidade.

    - Edite Oliveira

    • Abordar o desenvolvimento histórico da Psicologia Comunitária;
    • Compreender as especificidades do trabalho em grupo: história dos grupos, suas características, modelos de intervenção em grupo;
    • Adquirir competências para avaliar as necessidades de uma dada comunidade real;
    • Proporcionar a realização de “trabalho de campo” ao nível do contacto com uma comunidade e levantamento das suas necessidades, desenvolvendo as competências relacionais;
    • Desenvolver aptidões que permitam elaborar um projeto de intervenção comunitária de forma sistemática, realista de acordo com as necessidades da comunidade avaliada;
    • Obter competências que lhes permitam compreender uma investigação na área da Psicologia Comunitária, assim como adquirir conhecimentos metodológicos básicos.

    - Lídia Serra

    • Aprofundar conhecimentos na área da biologia do sistema nervoso e compreender as relações com as ciências afins.
    • Adquirir as bases da Neuropsicologia através do estudo da relação entre o cérebro e o comportamento humano no indivíduo saudável;
    • Adquirir as bases da Neuropsicologia através do estudo da relação entre o cérebro e o comportamento humano no indivíduo com doença neurológica e/ou lesão cerebral;
    • Adquirir as bases da Psicologia Clínica e de Aconselhamento no que toca às Doenças Neurológicas.
    • Criação da consciência de que o Psicólogo faz parte da equipa de neuroreabilitação.

    - Cláudia Castro - Sandra Figueiredo

    • Dar a conhecer os fundamentos da comunicação humana através da linguagem;
    • Refletir sobre as origens da linguagem humana;
    • Conhecer as dimensões infra verbal e verbal da linguagem humana;
    • Aprender a linguagem enquanto função emocional e cognitiva responsável pela subjetividade e socialização;
    • Promover o interesse pela investigação em Psicologia da Linguagem.

    - Samuel Antunes

    • Proporcionar um suporte teórico e prático no âmbito da Psicologia Clínica e da Saúde;
    • Abordar questões históricas da Psicologia Clínica e da Saúde;
    • Conhecer e compreender as especificidades da intervenção das principais abordagens psicoterapêuticas com ênfase na perspetiva humanista, método clínico e princípios éticos;
    • Compreender a importância da psicologia no âmbito das organizações de saúde;
    • Conhecer o papel do psicólogo nos contextos de intervenção;
    • Desenvolver competências que lhes permitam atuar como psicólogos clínicos e da saúde.

    - Lídia Ferreira

    • Conhecer as definições dos conceitos de Psicoterapia e de Aconselhamento;
    •  Caraterizar as diferentes intervenções em Psicoterapia e em Aconselhamento Psicológico;
    •  Sensibilizar para as diferenças deste tipo de intervenções e respetivos settings;
    •  Abordar alguns dos modelos de intervenção em psicoterapia e em aconselhamento;
    •  Sensibilizar para a necessidade de formação específica em função dos modelos teóricos adotados.

    - Renato Carvalho

    • Obter conhecimentos básicos sobre a Consulta Psicológica, como quadro relacional que possibilita a formulação de Psicodiagnósticos, com vista à orientação clínica;
    • Adquirir competências teóricas e técnicas em Metodologia Projetiva;
    • Desenvolver técnicas de observação e de entrevista na formulação provisória do diagnóstico e na análise e síntese dos resultados obtidos pelas Técnicas Projetivas;
    • Saber escolher as Técnicas Projetivas adequadas às pessoas em avaliação, sejam crianças, sejam adultos;
    • Adquirir capacidades para a prática clínica com Técnicas Projetivas em crianças e adultos;
    • Capacitar para a utilização das Técnicas Projetivas no Modelo do Psicodiagnóstico de Casos Clínicos Paradigmáticos.

    - Sandra Figueiredo - Madalena Mascarenhas

    • Compreender a interação dos fatores psicológicos e sociais no processo de desenvolvimento Humano, ao longo do ciclo de vida;
    • Estabelecer a ligação entre os conteúdos teóricos do desenvolvimento psicossocial dos indivíduos e a realidade de organizações e instituições sociais como a família, a escola, as empresas, os hospitais e outras organizações de apoio social;
    • Compreender as várias facetas do papel que o psicólogo desempenha nas organizações onde exerce a sua atividade, no apoio a grupos específicos de indivíduos, ao longo do ciclo de vida.

    Francisco Moniz Pereira

    João Pedro Cardoso

    Lídia Ferreira

    Maria Emília Pereira

    Rui Bernardino

    Samuel Antunes