PROVAS DE INGRESSO
Uma das seguintes provas:
- 06-Filosofia
- 17-Matemática Aplicada às Ciências Sociais
- 18-Português
Documentos
A Licenciatura em Psicologia tem como filosofia os princípios pedagógicos experienciais, hands-on, subjacentes às diretrizes de Bolonha e aos requisitos de formação para exercer a profissão de psicólogo, de acordo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses. Assim, é privilegiada a interligação entre as conceções teóricas apresentadas e a sua aplicação prática (ex. em contextos específicos e em instituições da comunidade), promovendo o contacto com situações do futuro profissional, respeitando, contudo, as caraterísticas de um 1º ciclo de estudo.
São proporcionadas experiências enriquecedoras ao nível pessoal e académico de modo a que, progressivamente, se desenvolvam competências que permitam uma melhor integração no mercado do trabalho.
Plano Curricular
Estatística I
6 ECTS
- Sensibilizar para a pertinência de técnicas de recolha da informação e respetiva análise;
- Proporcionar uma preparação de base que permita aos alunos compreender e aplicar técnicas estatísticas relevantes.
Neurobiologia I
6 ECTS
- Adquirir conhecimentos na área da biologia do sistema nervoso e compreender as relações com as ciências afins;
- Aprender a procurar e selecionar informação pertinente sobre o sistema nervoso e tomar consciência do volume de informação que surge diariamente;
- Desenvolver técnicas de estudo do sistema nervoso.
- Conhecer as raízes históricas da Psicologia desde a antiguidade até à atualidade;
- Compreender o desenvolvimento da Psicologia ao longo dos dois últimos séculos, através do estudo dos sistemas da Psicologia, dos autores neles enquadrados e respetivos modelos teóricos;
- Adquirir capacidades de reflexão crítica acerca das diversas correntes, suas influências e contributos para a Psicologia, assim como, a capacidade de estabelecer comparações entre as mesmas; identificar, pesquisar, selecionar e avaliar fontes de informação documentais e bibliográficas referentes à História da Psicologia e sistemas atuais.
- Conhecer o desenvolvimento histórico, os mecanismos das relações interpessoais e as dinâmicas de grupos existentes nas sociedades humanas;
- Proporcionar aos estudantes um processo de aprendizagem das várias dinâmicas de grupos em contexto social e laboral que lhes permita uma integração diferenciada dos vários contextos;
- Mostrar na prática alguns dos fenómenos estudados fomentando em simultâneo o desenvolvimento pessoal dos estudantes.
Desenvolver competências que permitam atuar, como psicólogos, em dinâmicas de grupos.
Etologia
6 ECTS
- Conhecer a história do estudo do comportamento animal, distinguindo os campos da Psicologia Comparada, Psicologia Animal, Psicologia e Etologia, a par da reflexão teórico-epistemológica sobre problemas bio comportamentais;
- Conhecer as principais áreas do estudo do comportamento animal e humano, nomeadamente comportamentos agonísticos, social, sexual, territorial e parental;
- Compreender a aprendizagem numa perspetiva evolutiva;
- Realizar trabalhos de investigação científica com especial relevo para a categorização comportamental, observação e registo;
- Contactar os principais temas do estudo da cognição animal;
- Conhecer os grandes temas da etologia incidente em Homo Sapiens.
Estatística II
6 ECTS
- Conhecer os fundamentos de Estatística que permitam analisar comportamentos e desenvolver estudos sobre características populacionais, com base nos casos concretos encontrados em desempenho profissional, bem como obter as bases para a investigação científica;
- Adquirir conhecimentos necessários à recolha correta de amostras representativas da população, dos fundamentos e dos mecanismos necessários à estimação dos parâmetros do universo com base nas estatísticas amostrais, para as características que se pretendam estudar, assegurando uma boa compreensão dos métodos a utilizar, da sua justificação e das suas condições de aplicação.
Neurobiologia II
6 ECTS
- Aprofundar os conhecimentos na área da biologia do sistema nervoso;
- Aprender a reciprocidade entre cérebro e ambiente;
- Desenvolver metodologia de investigação.
- Compreender os processos básicos do desenvolvimento humano, ao nível cognitivo, afetivo e social, desde a fase intrauterina até à adolescência;
- Conhecer os principais estudos clássicos sobre o desenvolvimento da criança, como ponto de partida para compreender os resultados da investigação científica contemporânea;
- Desenvolver um espírito crítico face aos resultados da investigação científica, com base num conhecimento da metodologia científica;
- Desenvolver competências de investigação científica, através do desenvolvimento de um estudo empírico, com base na recolha de dados por observação naturalista ou estruturada.
Teorias da Personalidade
6 ECTS
- Conhecer a evolução de estudo da Personalidade, através das várias perspetivas teóricas que desenvolveram este campo de estudo;
- Conhecer os modelos da Personalidade vigentes mais validados empiricamente e suas aplicações práticas contemporâneas;
- Compreender as diferenças e semelhanças entre as várias perspetivas da Personalidade, desenvolvendo uma análise comparativa e crítica das perspetivas teóricas;
- Integrar os conhecimentos através da participação ativa em atividades práticas: seminários de discussão de literatura científica, aplicação de instrumentos de avaliação da personalidade, trabalhos de aplicação prática dos conteúdos teóricos, reflexões sobre a Personalidade.
Psicologia Social
6 ECTS
- Conhecer a evolução histórica e o desenvolvimento da psicologia social e da psicologia organizacional, identificando os pontos de contacto e de intervenção da psicologia social das organizações;
- Conhecer as várias ciências que interagem com a psicologia social e das organizações;
- Compreender o contributo que a psicologia social das organizações pode trazer ao nível individual;
- Compreender a mais-valia que a psicologia social e das organizações podem trazer para as organizações e para a sociedade em geral;
- Desenvolver conhecimentos e competências que lhes permitam atuar ao nível da psicologia social e das organizações.
Estatística III
6 ECTS
- Proporcionar aos alunos um aprofundamento do conhecimento das técnicas de estatística descritiva univariada e bivariada, e das técnicas (testes de hipóteses) que permitem a comparação entre duas (ou mais) populações, assim como as técnicas de associação entre variáveis;
- Desenvolver competências de seleção e aplicação destas técnicas, com recurso a software de análise estatística (PSPP e SPSS);
- Compreender a pertinência da utilização da Estatística, na Psicologia Aplicada.
Psicologia Cognitiva I
6 ECTS
- Abordar a epistemologia, os objetivos e atualidade ao nível da investigação científica na área da Psicologia Cognitiva;
- Facilitar o conhecimento ao nível dos processos cognitivos com base no comportamento humano;
- Promover a compreensão sobre os modelos de avaliação clínica das funções cognitivas humanas;
- Contextualizar a investigação relativamente ao estudo das funções cognitivas.
Psicopatologia I
6 ECTS
- Sensibilizar para os conceitos base da psicopatologia geral e compreensiva, suas origens, limites e relação com a psicologia;
- Adquirir conhecimentos e desenvolver capacidades de observação clínica, intuitivas e empáticas para estar em relação com o doente, identificando os sinais e sintomas mais significativos que lhes permitam elaborar futuramente uma história clínica.
Psicologia Organizacional
6 ECTS
- Conhecer a evolução histórica e o desenvolvimento da psicologia social e da psicologia organizacional, identificando os pontos de contacto e de intervenção da psicologia social das organizações;
- Conhecer as várias ciências que interagem com a psicologia social e das organizações;
- Compreender o contributo que a psicologia social das organizações pode trazer ao nível individual;
- Compreender a mais-valia que a psicologia social e das organizações pode trazer para as organizações e para a sociedade em geral;
- Desenvolver conhecimentos e competências que lhes permitam atuar ao nível da psicologia social e das organizações.
– Desenvolver conhecimentos e competências técnicas para a análise e a prática da investigação científica em
Psicologia.
– Adquirir instrumentos de pesquisa da produção científica teórica e empírica em Psicologia.
– Conhecer e saber utilizar os vários métodos e técnicas de investigação empírica, adequados aos diferentes
objetivos de estudo em Psicologia.
– Conhecer e saber utilizar os critérios éticos no desenvolvimento e na divulgação de projetos de investigação
científica.
– Desenvolver um estudo empírico, pondo em prática os métodos e as técnicas de investigação adquiridos na
Unidade Curricular.
Psicologia Cognitiva II
6 ECTS
- Compreender os fenómenos cognitivos básicos humanos, tais como a perceção de leitura, a representação do conhecimento, a tomada de decisão, a inteligência nos diversos campos;
- Compreender os temas e conceitos chave do desenvolvimento cognitivo, integrando a inteligência humana e a neurociência cognitiva como base transversal aos vários conteúdos programáticos;
- Conhecer o campo da Psicologia Cognitiva em relação com outros campos da Psicologia e de forma aplicada ao mundo contemporâneo;
- Analisar investigação científica atual na área da Psicologia Cognitiva e utilizar instrumentos de medida de processos cognitivos.
Psicopatologia II
6 ECTS
- Dominar os conhecimentos relativos às principais categorias nosológicas, sua compreensão e contextualização de modo a desenvolver competências para a elaboração de uma história clínica, de um psicodiagnóstico e respetiva análise;
- Conhecer aprofundadamente os sistemas de diagnóstico e de classificação das perturbações mentais; conhecer as grandes síndromes psicopatológicas;
- Desenvolver capacidades de observação intuitivas e empáticas que lhe permitam entrar em relação com o doente mental e recolher através da entrevista clínica os sinais e sintomas mais significativos para elaborar uma história clínica.
- Adquirir as noções básicas relacionadas com os testes psicológicos, sua origem, construção e validação, critérios de precisão, aplicação e cotação;
- Adquirir e conhecimentos acerca de algumas das principais provas psicométricas utilizadas no âmbito da avaliação psicológica, nos diversos contextos da prática profissional;
- Sensibilizar os alunos para a importância do rigor, da ética e deontologia do psicólogo em situação de testagem, assim como das condições que devem reunir para o uso adequado dos testes;
- Proporcionar a experiência direta do contacto com a situação de testagens psicológicas e principais instrumentos psicométricos utilizados, através de aulas práticas ministradas no Laboratório de Psicometria e da utilização livre do mesmo por parte dos alunos, em tempos extra sessões de contacto.
- Adquirir os conceitos basilares da Psicologia Educacional e Psicopedagogia com relevância para a prática do psicólogo nos diferentes contextos educativos;
- Adquirir os conhecimentos teóricos e metodológicos e as competências necessárias para realizar, implementar e avaliar programas e projetos de intervenção psicológica em contexto escolar, em populações com problemáticas específicas ou noutros contextos educativos de relevo;
- Aprender a observar e avaliar os diferentes contextos e necessidades, a fim de elaborar planos e projetos de intervenção.
Técnicas Projetivas
6 ECTS
- Conhecer os fundamentos conceptuais e metodológicos das principais Técnicas Projetivas.
- Adquirir as competências teóricas e técnicas necessárias para o uso dos Métodos Projetivos
(enquadramento, administração, cotação, interpretação). - Capacitação para a seleção das técnicas projetivas mais adequadas em função do pedido de avaliação/intervenção e das características da pessoa.
- Adquirir competências de análise e síntese dos resultados (qualitativos e quantitativos) obtidos com a aplicação de Técnicas Projetivas.
- Desenvolver o senso crítico em relação aos limites e às potencialidades do uso das Técnicas Projetivas na avaliação da estrutura e funcionamento da personalidade.
Relação de Ajuda
6 ECTS
- Sensibilizar e informar os alunos para a importância da qualidade da relação nas diferentes intervenções da atividade do psicólogo;
- Apresentar o conceito de relação de ajuda psicológica clarificando a sua aplicabilidade de acordo com os diversos contextos, nomeadamente, clínicos, pedagógicos, organizacionais e sociais;
- Desenvolver nos alunos competências comunicacionais de escuta compreensiva e de resposta de feedback adequadas a uma boa compreensão interpessoal;
- Clarificar os diversos tipos de entrevista de ajuda e sua aplicabilidade.
- Abordar o desenvolvimento histórico da Psicologia Comunitária;
- Compreender as especificidades do trabalho em grupo: história dos grupos, suas características, modelos de intervenção em grupo;
- Adquirir competências para avaliar as necessidades de uma dada comunidade real;
- Proporcionar a realização de “trabalho de campo” ao nível do contacto com uma comunidade e levantamento das suas necessidades, desenvolvendo as competências relacionais;
- Desenvolver aptidões que permitam elaborar um projeto de intervenção comunitária de forma sistemática, realista de acordo com as necessidades da comunidade avaliada;
- Obter competências que lhes permitam compreender uma investigação na área da Psicologia Comunitária, assim como adquirir conhecimentos metodológicos básicos.
Psiconeurobiologia
6 ECTS
- Aprofundar conhecimentos na área da biologia do sistema nervoso e compreender as relações com as ciências afins.
- Adquirir as bases da Neuropsicologia através do estudo da relação entre o cérebro e o comportamento humano no indivíduo saudável;
- Adquirir as bases da Neuropsicologia através do estudo da relação entre o cérebro e o comportamento humano no indivíduo com doença neurológica e/ou lesão cerebral;
- Adquirir as bases da Psicologia Clínica e de Aconselhamento no que toca às Doenças Neurológicas.
- Criação da consciência de que o Psicólogo faz parte da equipa de neuroreabilitação.
Psicologia da Linguagem
6 ECTS
- Dar a conhecer os fundamentos da comunicação humana através da linguagem;
- Refletir sobre as origens da linguagem humana;
- Conhecer as dimensões infra verbal e verbal da linguagem humana;
- Aprender a linguagem enquanto função emocional e cognitiva responsável pela subjetividade e socialização;
- Promover o interesse pela investigação em Psicologia da Linguagem.
- Proporcionar um suporte teórico e prático no âmbito da Psicologia Clínica e da Saúde;
- Abordar questões históricas da Psicologia Clínica e da Saúde;
- Conhecer e compreender as especificidades da intervenção das principais abordagens psicoterapêuticas com ênfase na perspetiva humanista, método clínico e princípios éticos;
- Compreender a importância da psicologia no âmbito das organizações de saúde;
- Conhecer o papel do psicólogo nos contextos de intervenção;
- Desenvolver competências que lhes permitam atuar como psicólogos clínicos e da saúde.
- Conhecer as definições dos conceitos de Psicoterapia e de Aconselhamento;
- Caraterizar as diferentes intervenções em Psicoterapia e em Aconselhamento Psicológico;
- Sensibilizar para as diferenças deste tipo de intervenções e respetivos settings;
- Abordar alguns dos modelos de intervenção em psicoterapia e em aconselhamento;
- Sensibilizar para a necessidade de formação específica em função dos modelos teóricos adotados.
Psicodiagnóstico
6 ECTS
- Obter conhecimentos básicos sobre a Consulta Psicológica, como quadro relacional que possibilita a formulação de Psicodiagnósticos, com vista à orientação clínica;
- Adquirir competências teóricas e técnicas em Metodologia Projetiva;
- Desenvolver técnicas de observação e de entrevista na formulação provisória do diagnóstico e na análise e síntese dos resultados obtidos pelas Técnicas Projetivas;
- Saber escolher as Técnicas Projetivas adequadas às pessoas em avaliação, sejam crianças, sejam adultos;
- Adquirir capacidades para a prática clínica com Técnicas Projetivas em crianças e adultos;
- Capacitar para a utilização das Técnicas Projetivas no Modelo do Psicodiagnóstico de Casos Clínicos Paradigmáticos.
Ética e Deontologia
6 ECTS
- Compreender a interação dos fatores psicológicos e sociais no processo de desenvolvimento Humano, ao longo do ciclo de vida;
- Estabelecer a ligação entre os conteúdos teóricos do desenvolvimento psicossocial dos indivíduos e a realidade de organizações e instituições sociais como a família, a escola, as empresas, os hospitais e outras organizações de apoio social;
- Compreender as várias facetas do papel que o psicólogo desempenha nas organizações onde exerce a sua atividade, no apoio a grupos específicos de indivíduos, ao longo do ciclo de vida.