Doutoramento em História

Diário da República, 2ª série - N.146 - 29 de julho de 2022

O Doutoramento em História da Universidade Autónoma de Lisboa possui um plano curricular assente em um conjunto de conhecimentos teóricos e epistemológicos bem como um acervo de metodologias e práticas de investigação que habilitam os alunos a produzir um trabalho doutoral com elevada qualidade, inovação e interesse cultural, patrimonial e social. A sua estrutura flexível, ancorada em seminários de investigação em diferentes áreas historiográficas e períodos históricos e no acompanhamento tutorial por parte do corpo docente altamente qualificado, permite a cada doutorando satisfazer necessidades individuais focadas nos projetos que estão desenvolvendo. É um curso dinâmico que faculta aos alunos capacidade para desenvolver uma investigação com apurado senso crítico, em conformidade com os desafios atuais.

As atividades do Doutoramento em História são suportadas pelos centros de investigação do Departamento de História, Artes e Humanidades da UAL que dão aos alunos os recursos materiais e financeiros para realizarem suas pesquisas e divulgar os seus resultados parciais em eventos nacionais e estrangeiros, ao longo de sua formação doutoral:

  • Polo do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da UAL (CIDEHUS.UAL) – uma unidade de I&D reconhecida pela FCT
  • Centro de Investigação em Ciências Históricas (CICH) – centro de investigação próprio do DHAH com vocação para acolher projetos nacionais e internacionais que promovam, entre outros aspetos, a integração dos estudantes em atividades de investigação;
  • Centro de Estudos de História Empresarial (CEHE) – Centro de investigação próprio do DHAH, uma estrutura flexível capaz de estabelecer parcerias locais e que se encontra mais vocacionado para a investigação aplicada e para a prestação de serviços (public history)

Edital das Bolsas de Mérito

Início das aulas: 14 de Outubro de 2024

 

    Plano Curricular

    - Roberta Stumpf - Duarte Freitas - Graça Almeida Borges

    Trata-se de refletir sobre o trabalho de investigação em História abordando diferentes âmbitos, de forma a contribuir para a elaboração dos projetos de investigação que serão desenvolvidos pelos discentes no seu doutoramento.

    Para tanto, pretende-se trabalhar com temáticas ligadas ao acesso à informação e à gestão do conhecimento, desde as formas tradicionais até às mais atuais, nomeadamente as que recorrem à inteligência artificial, debatendo as implicações desta para a produção de conhecimento.  Nesta linha, objetiva-se refletir sobre o conceito de integridade académica e sobre as noções de novidade e de originalidade na escrita académica.

    Pretende-se ainda dar a conhecer e debater conceções teórico-metodológicas tradicionais, mas sobretudo as mais recentes, perpassando assim a história narrativa, a micro-história, a história quantitativa, a história comparada e conectada, a história global, entre outras.

    Da mesma forma, se procurará aprofundar a metodologia do tratamento de fontes de natureza diversa e, por fim, a metodologia de elaboração do texto historiográfico.

    - Maria Helena Macedo - Frédéric Vidal - Nuno Gonçalo Monteiro

    Cada aluno terá de se debruçar sobre um assunto de interesse histórico, de qualquer época e de qualquer tema (político, religioso, social, entre tantos outros) e apresentar um plano concreto, com objectivos específicos, de modo a poder desenvolver o trabalho por fases, não necessariamente seguidas, pois pode escrever o primeiro capítulo não em primeiro lugar, mas em todos os capítulos tem de haver uma harmonia e um seguimento de pensamento lógico.

    O plano deve ser apresentado de um modo sintético, mas perfeitamente elaborado de forma a ser, como já foi dito, perceptível sob todos os pontos de vista.

    - Roberta Stumpf - Graça Almeida Borges

    A opção historiográfica escolhida para o seminário fundamenta-se na ideia de que os factos históricos resultam dos esquemas de interpretação teórica que, no caso do conhecimento do período moderno, confluem entre a filosofia, a sociologia, a história e o direito. Assim, os objectivos da unidade curricular são os seguintes:

    • Fornecer uma utensilagem conceptual adequada ao estudo da modernidade;
    • Articular essa bagagem conceptual com as linhas de orientação teórica dos seus autores de referência;
    • Aplicar esse conhecimento teórico para interpretar a «realidade» europeia no domínio político, social, cultural e das relações internacionais;
    • Conhecer as estruturas estruturantes dos sistemas políticos e sociais em Portugal entre a Restauração e o Liberalismo;
    • Interpretar a evolução e a ruptura dos modelos de governo e administração ;
    • Explicar e compreender a relação entre as invasões franceses e a emergência do liberalismo.

    - Adolfo Silveira Martins

    • Definir o contexto das arqueo ciências na defesa e salvaguarda do Património Cultural
    • Fornecer recursos conceptuais necessários à intervenção arqueológica.
    • Caracterizar a natureza da intervenção arqueológica e a sua aplicabilidade
    • Descrever o processo de preparação de uma intervenção arqueológica.
    • Identificar e aplicar as diversas metodologias de intervenção arqueológica no campo, ao nível dos processos e estratégias.

    - Miguel Figueira de Faria

    O seminário procura situar o aluno na diversidade de especializações existentes no âmbito da disciplina de História de Arte, como pressuposto para o escrutínio da metodologia mais adequada ao projecto de investigação a desenvolver.

    O âmbito cronológico será delimitado entre o período final da Monarquia Absoluta à II República (1750-1974), elegendo como tema central as manifestações de Arte Pública, vista em contexto europeu, através de estudos de caso em ambiente de estabilidade e crise política, numa perspectiva pluridisciplinar.

    Procura-se suprir a lacunahistoriográfica existente, aberta na fronteira entre a História da Arquitectura e do Urbanismo, devendo o aluno ficar apto a uma leitura integrada da Arte Pública nos respectivos contextos, e habilitado ao reconhecimento dos aspectos mais específicos (artísticos e simbólicos) dos monumentos em análise.

    Procura-se criar competências para o desenvolvimento de estudos monográficos.

    • Aquisição de conhecimentos e competências sobre:
    • O que é uma tese de doutoramento;
    • Para que serve uma tese de doutoramento;
    • Como se faz uma tese de doutoramento;
    • Como fazer investigação;
    • Organização formal de uma tese de doutoramento;
    • Função do orientador;
    • Orientação conjunta e sua especificidade;
    • Apresentação e discussão pública da tese.