Serviço de Ação Social Escolar (SASE)

O Serviço de Ação Social Escolar é o serviço responsável pela atribuição de Bolsas de Estudo, benefícios educacionais e incentivos à formação aos estudantes do ensino superior, através da aplicação de Regulamentos.

A Ação Social Escolar tem como objetivo, que nenhum estudante seja excluído do ensino superior por incapacidade financeira.

Aa principal função do gabinete do SASE é garantir a gestão, implementação e funcionalidade de apoio aos alunos economicamente carenciados.

Principais Apoios Sociais
  • Redução de propina no âmbito do regulamento da UAL
  • Bolsas por Mérito
  • Bolsas por incapacidade
  • Bolsas das DGES – Direção Geral do Ensino Superior
  • Bolsas Santander
  • Tabela de Benefícios Sociais e outras reduções de propinas aprovadas pela Entidade instituidora da Universidade Autónoma para o ano letivo 2024/2025
Outros Benefícios Sociais
  • Redução de propinas alunos economicamente carenciados, desde que tenham concorrido previamente à bolsa da DGES, e não tenham sido contemplados.
  • Alunos internacionais cuja situação socioeconómica se altere ao longo do ano letivo

Prazos de candidatura:

Alunos internacionais – até 15 dias após o ato de inscrição

Outros (alunos que se candidataram à bolsa da DGES e não obtiveram apoio) – 15 dias após a divulgação do resultado final

Tabela aplicada pelo SASE da UAL

Rendimento per capita e respetiva redução:

< 50% IAS (509,26€) – Situação económica não esclarecida

De 50% a 75% IAS (509,26€) – 20%

De 75% até ao limite do IAS (509,26€) – 10%
> ao IAS (509,26€) – Indeferido por rendimento

 

BOLSA POR MÉRITO

As bolsas de estudo por mérito são atribuídas pelos estabelecimentos de Ensino Superior Público e Privado, aos estudantes com aproveitamento excecional, independentemente dos seus rendimentos, de acordo com o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes de Instituições de Ensino Superior.

 

Ano letivo 2021/2022

Alunos premiados:

Inês Gonçalves Saúde de Almeida – 2º ano do 2º ciclo Engª Inf. e Telecomunicações – média 19,15

Vicente Maria Gorjão Henriques Ribeiro Mateus – 4º ano de Mestrado Integrado em Arquitetura – média 18,62

Rafael Henriques Flor – 1º ano do 1º ciclo de Gestão do Desporto – média de 18,30

Bruno Miguel Lourenço Fernandes – 3º ano do 1º ciclo de Informática de Gestão – média 18:35

David Miguel Guerreiro Arco – 3º ano do 1º ciclo de Engenharia Informática– média 17,73

Carlos Alexandre Soares Fonseca – 2º ano do 2º ciclo de Psicologia – média 17,75

Cláudiu Iulian Vancea – 3º ano do 1º ciclo de Gestão – média 17,90

 

BOLSA POR INCAPACIDADE

O Governo, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, definiu como um dos desígnios da legislatura a iniciativa “Inclusão para o Conhecimento” no sentido de promover o acesso ao ensino superior e ao conhecimento dos cidadãos com necessidades especiais, considerando que dessa forma estão criadas as condições para o exercício dos direitos que são conferidos a qualquer membro de uma sociedade democrática e inclusiva.

Nesse sentido, foi aprovado o regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo para Frequência no Ensino Superior de Estudantes com incapacidade igual ou superior a 60%, de acordo com o qual os estudantes elegíveis podem solicitar a concessão de uma bolsa de estudo correspondente ao valor da propina efetivamente paga.

Por aplicação da Lei do Orçamento do Estado para 2020, esta bolsa passou a corresponder ao valor da propina efetivamente paga, até ao limite do valor máximo do subsídio de propina atribuído pela FCT, I. P., para obtenção do grau de doutor em Portugal, fixado atualmente em 2750 €.

 

Prazos de Candidatura:

De acordo com o despacho do diretor-geral do Ensino Superior disponível abaixo, os requerimentos para atribuição desta bolsa podem ser submetidos a partir de 25 de junho, tendo em vista o ano letivo seguinte, decorrendo o prazo para submissão até 31 de maio do ano letivo a que respeitam.

Pode consultar em www.dges.gov.pt/pt/pagina/bolsas-de-estudo-para-frequencia-de-estudantes-com-incapacidade

 

BOLSA DE ESTUDO – DGES

No sentido de dar resposta às necessidades reais dos estudantes, garantindo a equidade na atribuição de benefícios sociais, promovemos uma ação social que favoreça o acesso ao ensino superior e incremente o sucesso na sua frequência.

A bolsa de estudo é uma prestação pecuniária anual para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com a realização de um estágio profissional de caráter obrigatório, atribuída pelo Estado, a fundo perdido, sempre que o agregado familiar em que o estudante se integra não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.

A bolsa de estudo é atribuída para um ano letivo completo, salvo as exceções previstas.

As condições de atribuição de bolsa de estudo encontram-se definidas na legislação atualmente em vigor, nomeadamente no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior.

A Bolsa de Estudo destina-se a todos os estudantes que estejam a frequentar o ensino superior.

Todos os candidatos que possuam as credenciais de acesso (código de utilizador + palavra-passe), mesmo que não tenham estado inscritos no ano letivo 2023 / 2024 ou anteriores, podem efetuar a renovação da candidatura na sua área pessoal. Caso não as tenha, pode fazer a sua recuperação aqui. https://www.dges.gov.pt/wwwBeOn/?plid=373

Os novos candidatos, que não possuam as credenciais de acesso (tenham frequentado o Ensino Superior, mas nunca tenham concorrido à bolsa), deverão dirigir-se a partir de 25 DE JUNHO ao Serviço de Ação Social Escolar – SASE da Universidade Autónoma, munidos do seu documento de identificação (Cartão de Cidadão), para efetuarem o pré-registo – receberem as credenciais de acesso (código de utilizador + palavra-passe) que lhes permitirão preencher e posteriormente submeter a candidatura para o presente ano letivo.

Os candidatos que ingressam pela 1ª vez no ensino superior/1º ano (incluindo os que frequentaram em anos anteriores unidades curriculares avulsas), poderão solicitar as credenciais de acesso (código de utilizador + palavra-passe) após a matrícula na Universidade Autónoma no corrente ano letivo.

Os candidatos que tenham solicitado a bolsa de estudo através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (público), quer no corrente ano letivo quer em anos letivos anteriores, deverão contactar DE IMEDIATO o Serviço de Ação Social Escolar – SASE para solicitar a transferência do requerimento de bolsa do ensino superior público para o ensino superior privado/Universidade Autónoma.

 

BOLSAS SANTANDER – Apoio Universitário

As bolsas Santander Apoio Universitário 2024/2025 são destinadas ao apoio a estudantes com nacionalidade portuguesa ou autorização de residência temporária ou permanente, inscritos na UAL e têm como objetivo contribuir para uma estabilidade financeira potenciadora de melhor desempenho escolar dos beneficiários inscritos no 1º ou 2º ciclo de estudos ( Licenciatura ou Mestrado).

O número e bolsa a atribuir para o ano letivo 2024/2025 são num total de 14 no valor anual de 500€.

Deverá aceder ao link: www.bolsas-santander.com.pt

 

BOLSAS SANTANDER – ERASMUS

Para concorrerem à bolsa, os estudantes deverão ser candidatos ao programa Erasmus da Universidade Autónoma, frequentar estudos de 1.º ciclo, sendo fatores prioritários comprovar a situação económica do Agregado Familiar.

Deverá aceder ao link: https://app.santanderopenacademy.com/pt-BR/program/search?

 

BOLSA FINALISTAS – bolsa por mérito

O melhor aluno de cada curso ministrado na UAL, que tenha concluído o 1º ciclo de estudos (Licenciatura) beneficiam de uma bolsa anual.

 

BOLSAS MERIT-UAL

A Bolsa de Merit-UAL é uma iniciativa de cariz social e formativa que tem por objetivo apoiar, através da atribuição de bolsas mérito social, a estudantes da UAL, com dificuldades financeiras integrando-os em projetos de natureza formativa.

Desta forma, ao participar ativamente em iniciativas e projetos da CEU/UAL, o aluno promove o seu desenvolvimento pessoal e através da aquisição de competências transversais em áreas de atividade da comunidade académica, designadamente nas áreas relacionadas com a administração e suporte cultural.

O programa Mérit-UAL promove uma oportunidade de aprendizagem flexível e inclusiva, para fomentar o desenvolvimento de competências no âmbito da vida profissional ativa e da cidadania responsável, em consonância com a Agenda 2030, e em particular com o ODS 4 e 8.

O programa privilegia a colaboração dos estudantes UAL nas seguintes áreas de atividade:

a) Biblioteca;
b) Apoio á organização de exposições;
c) Serviço de apoio a novos candidatos;
d) Serviços de apoio à mobilidade académica;
e) Serviços de gestão do sistema de qualidade;
f) Serviços de gestão da comunicação;
g) Serviços editoriais;
h) Serviços gerais

 

Para mais informações deve dirigir-se ou contactar o SASE (Serviços de Ação Social Escolar)

Contactos:

213177617
sase@autonoma.pt
sase@esesfm.pt

Horário:

09:30h às 19:30h de segunda a sexta feira