O II Encontro Internacional Das Cidades Inteligentes as Cidades MIL 2024, edição Portugal que é um evento organizado pelo Social Web Lab – Culturas Móveis e Comunicação Turística, de Lisboa. a Autonomous University of Lisbon (UAL), e o Centro Internacional de Inovação e Desenvolvimento das Cidades MIL da Universidade de São Paulo (CIIDCMIL-USP) com o apoio do Mouraria Creative HUB da Prefeitura de Lisboa, UNESCO MILID, MIL Institute, o Grupo de pesquisa Criatividade, Inovação, Comunicação Marketing e Cidades (CRIARCOMC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a ocorrer entre os dias 5 e 6 de dezembro do ano de 2025.
Tem seu antecedente principal na primeira edição desse mesmo evento realizada no Mouraria Creative HUB e no I Encontro Internacional Das Cidades Inteligentes as Cidades MIL; realizado em São Paulo, Brasil pelo Centro Internacional de Inovação e Desenvolvimento das Cidades MIL, Programa de Integração Latino-americana (PROLAM) da Universidade, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) todos da Universidade de São Paulo (USP) e o Capítulo Brasil de UNESCO MIL ALLIANCE. Estes eventos foram realizados em 2024.
Existe hoje um circuito internacional de eventos sobre Cidades MIL que realiza encontros sobre estes temas em São Paulo, Curitiba, Havana, México, Zaragoza, Macau etc.
Estes encontros foram inspirados no livro “Das Cidades Inteligentes as Cidades MIL, métricas na visão de UNESCO”, organizado pelos professores Mitsuru Yanaze e Felipe Chibás-Ortiz e que conta com capítulos de autores de todos os continentes. Este texto pode ser consultado no site oficial da sede dessa organização em Paris.
As cidades MIL são uma evolução dos paradigmas de cidades saudáveis, inteligentes, educativas, resilientes, entre outros modelos de cidades também lançados por organismos internacionais como ONU e OMS, tendo sinergias com agenda 2030 e os princípios da Governança Social Ambiental ou ESG (Environmental Social Governance).
As cidades MIL são um conceito transdisciplinar que propõe caminhos para construir espaços urbanos que valorizem de forma ética o cidadão em todas suas diversidades e foca a saúde como um indicador essencial. Trata-se de educar a toda a cidade no pensamento crítico e criativo para combater a infodemia, isto é as fake news, deep fakes, pós-verdades, desinformação e discurso de ódio.
O evento tem como principal objetivo contribuir, analisar e propor soluções para problemas que enfrentam Europa e América Latina como a migração desorganizada, desmotivação dos jovens, barreiras culturais, diminuição da inovação, entre outros, partindo de conceitos ligados as estratégias e diretrizes do desenvolvimento de Cidades MIL. Também promover o debate e encontro dos chamados 5 agentes de inovação, isto é os universos acadêmico, corporativo, artístico, cidadãos comuns e atores políticos nesse espaço de reflexão.
Para aprofundar sobre o paradigma das Cidades MIL lançado pela UNESCO em 2018, pode consultar o livro Das cidades Inteligentes às Cidades MIL, Métricas na visão de UNESCO que dá título ao evento ou o breve texto As cidades mil da UNESCO e o futuro dos espaços urbanos com o vídeo acompanhante
No dia se apresentará o livro das Cidades MIL: desafios e soluções para o desenvolvimento sustentável na era da inovação e Inteligência Artificial (IA), editado pela Universidade de São Paulo com apoio de UNESCO MILID que possui capítulos de vários dos panelistas nacionais e estrangeiros que estarão no dia, assim como de outros autores dos cinco continentes.
Também teremos a exposição de cartoons A graça das Cidades MIL do Prof. Dorinho Bastos.
08:30h Credenciamento e networking com coffee-break
Opening:
09:00h Palavras de boas-vindas do Professor Doutor José Amado da Silva, Reitor da Universidade Autônoma de Lisboa (UAL, sede do evento)
09:05h Palavras de boas-vindas do Prof, Dr. José Manuel Pérez Tornero, Presidente deUNESCO MILID / Universidade Autonoma de Barcelona, (digital)
09:10h Sr. Palavras de boas-vindas Davi Mayer, Co secretário geral do Comitê Diretor Internacional de UNESCO MIL ALLIANCE.
09:15h Palestra magistral do Prof. Dr. Felipe Chibás-Ortiz, Coordenador Executivo do Centro Internacional de Inovação e Desenvolvimento de Cidades MIL da Universidade de São Paulo (CIIDCMIL-USP)
09: 25h Intervenção do Prof. Dr. Vitor Tomé, Universidade Autônoma de Lisboa (UAL)
09:35h Palestra magistral do Dr. Pedro Andrade, Universidade Católica de Portugal
09:45h Vídeo com documentário sobre MIL Cities realizado pelo Prof. Dr. José Manuel Simoes, Universidade São José. Macau, China
09:45h Break
10:00 Sessão especial com painéis de alto nível
10:00h Barreiras culturais e tecnológicas: obstáculos psicológicos dificultando / impedindo o aprendizado e uso adequado da tecnologia, embora exista acesso a ela
Painelistas:
Prof. Dr. Felipe Chibás-Ortiz, Coordenador Executivo do Centro Internacional de Inovação e Desenvolvimento de Cidades MIL da Universidade de São Paulo (CIIDCMIL-USP)
Prof. Dr. Emmanuel Komi Kounakou. Lider de MIL Cities para África e América Latina (digital)
Representante a ser indicado (Case)
Representante do Departamento de Psicologia da UAL (a ser indicado)
11:10h Como construir cidades e cidades universitárias climaticamente neutras, saudáveis, verdes e socialmente justas: Pontos Piloto Cidades MIL
Profa. Dra. Carmen Marta Lazo, Viceretora da Universidade de Zaragoza
Prof. Dr. Samy Taye, Universidade do Cairo, Egito (Digital)
Prof. Dr. Veronica Yarnick, Universidade de Humanidades Estatal de Rusia (Digital)
Representante a ser indicado (Case)
Representante do Departamento de Arquitetura da UAL (a ser indicado)
12:10 Lançamento do livro Cidades MIL: desafios e soluções
14: 00 Proteger os cidadãos e a democracia das fake news e discurso de ódio promovendo a regulamentação da Inteligência Artificial e sua adequada implementação
Painelistas:
Profa. Dra, Luisa Cagica Carvalho, Diretora do Instituto Politécnico de Setubal
Profa. Dra. Almudena Barrientos-Baez, Univeridade Complutense de Madri (Digital)
Representante a ser indicado (Case)
Representante a ser indicado (Case)
Representante do Departamento de Ciências da Comunicação da UAL (a ser indicado)
15:10h Desafios comportamentais enfrentados pela população jovem e idosa na visão das cidades MIL: educação, etarismo, influencers e milicias digitais
Painelistas:
MsC. Davi Mayer, Secretário executivo do Comite Diretivo Internacional de UNESCO MIL ALLIANCE, Brasil/Portugal
Prof. Dra. Estrella Luna, Coordenadora do projeto CEMILLYA – Educação Cívica através da Literacia Mediática e Informacional Liderada por Jovens Adultos e membro do UNESCO MIL ALLIANCE, México
Profa. Dra. Despoina Anagnostopoulou, Universidade de Macedônia, Grécia (Digital)
Representante (Case)
16:20h Intervalo com coffee breack
16:40h Desenvolver uma base econômica forte e vibrante baseada nas competências do curriculum AMI: Cases, plataformas digitais e pontos piloto cidades MIL
Painelistas:
Prof. Dr.Efrain Pantaleon Matamoros, Universidade Federal de Rio Grande do Niorte (UFRN), Brasil
Prof. MsC, Victor Hugo Domingues dos Santos, Diretor Operações e Negócios Realize Hub, Brasil
Encerramento:
17:50h Palestra Magistral:
TBD
18:20h Palestra Magistral Empresa:
TBD