Arquitetura (Mestrado Integrado)

Diário da República, 2.ª série - Nº 231 - 30 de novembro de 2022, 2ª série. Anúncio nº 267/2022

PROVAS DE INGRESSO

Uma das seguintes provas:

  • 06 – Filosofia
  • 10 – Geometria Descritiva
  • 16 – Matemática

Documentos

 

O plano de estudos está dividido em dois ciclos segundo o Processo de Bolonha.

O 1º ciclo, com a duração de 3 anos, confere o grau de Licenciatura em Estudos de Arquitetura e corresponde à obtenção de 180 ECTS.

  • Despacho n.º 9957-AP/2007, de 18 de abril, Acreditado pela A3ES, em 09/06/2014.

O 2º ciclo, com a duração de 2 anos, confere o grau de Mestrado Integrado em Arquitetura e corresponde à obtenção de 120 ECTS.

    Plano Curricular

    Projeto I
    11 ECTS

    - Flavio Barbini

    O objetivo da unidade curricular consiste na iniciação gradual à complexidade disciplinar da Arquitetura (da cidades aos objetos arquitetónicos), tornando familiares quer o maior número de especificidades espaciais quer os conceitos concorrentes para a sua caracterização quer os instrumentos e procedimentos necessários à sua representação e comunicação. Analisam-se os elementos constituintes do espaço urbano, identificando as experiências espacio-temporais significantes e abrindo o “saber científico” à apropriação criativa, possibilitando a invenção.
    Descoberta dos “mecanismos” da composição.

    Desenho I
    6 ECTS

    - João Quintela

    O objetivo da unidade curricular consiste no desenvolvimento do sentido crítico, criativo e interpretativo através do desenho. Parte-se do espaço como objeto de estudo, convocando o domínio dos materiais manuais e mentais através da experiência de utilização de várias técnicas, métodos e processos gráficos.

    Geometria I
    3 ECTS

    - Gonçalo Folgado Santos

    O objetivo da unidade curricular consiste em sensibilizar e instruir os alunos para a importância da teoria e das práticas de representação, enquanto ferramentas para desenhar arquitetura, segundo métodos codificados e universais, como linguagens de comunicação.

    As apresentações teóricas e os trabalhos práticos recorrem a diferentes meios e suportes, planimétricos e tridimensionais, consoante as matérias. Abordam-se noções essenciais de geometria (figuras planas, cubo e tetraedro) e representações da modelação de espaços em pequenos objetos.

    - João Belo Rodeia

    O objetivo da unidade curricular é o conhecimento das fontes da Arquitetura e do Urbanismo ocidentais desde as origens até ao final do Mundo Antigo, tendo em conta a especificidade de cada contexto espaciotemporal e o contributo de cada um para a constituição do “genoma” da cultura arquitetónica e urbanística ocidental. Pretende-se apetrechar o aluno com a utensilagem teórica e metodológica que lhe permitirá descodificar as arquiteturas e as formas urbanas do passado e identificar as modalidades da sua transmissão/ adaptação ou negação, em cada um dos diferentes quadros históricos-arquitetónicos e na sua articulação com a Modernidade.

    - Filipa Ramalhete

    O objetivo da unidade curricular consiste em conhecer a natureza ou os fundamentos da Ciência e caracterizar o conhecimento científico
    em relação a outros tipos de conhecimento.

    São ainda objetivos Identificar e saber operacionalizar os principais métodos e técnicas de pesquisa aplicáveis à Arquitetura.

    - João Santa Rita Fernandes

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo dos aspetos relativos à evolução das tecnologias e sistemas construtivos.
    Analisam-se os aspetos construtivos que caracterizaram os principais períodos da História da Arquitetura, colocando em evidência a evolução dos materiais e tecnologias associadas. Pretende-se a compreensão dos aspetos que envolvem uma construção arquitetónica bem como uma síntese criativa dos principais temas abordados.

    Projeto II
    11 ECTS

    - Egas Vieira - João Santa Rita Fernandes

    O objetivo da unidade curricular consiste na iniciação gradual à complexidade disciplinar da Arquitetura (da cidades aos objetos arquitetónicos), tornando familiares, quer o maior número de especificidades espaciais quer os conceitos concorrentes para a sua caracterização quer os instrumentos e procedimentos necessários à sua representação e comunicação. Analisam-se os elementos constituintes do espaço urbano, identificando as experiências espácio-temporais significantes e abrindo o “saber científico” à apropriação criativa, possibilitando a invenção.
    Continuação do incentivo à descoberta dos “mecanismos” da composição.

    Desenho II
    6 ECTS

    - João Quintela

    O objetivo da unidade curricular consiste no desenvolvimento do sentido crítico, criativo e interpretativo através do desenho. Partese do espaço como objeto de estudo, convocando o domínio dos materiais manuais e mentais através da experiência de utilização de várias técnicas, métodos e processos gráficos. Desenho II relaciona-se com o trabalho de Arquitetura para lá dos limites estritamente disciplinares.

    Geometria II
    3 ECTS

    - Gonçalo Folgado Santos

    O objetivo da unidade curricular consiste em sensibilizar e instruir os alunos para a importância da teoria e das práticas de representação, enquanto ferramentas para desenhar arquitetura, segundo métodos codificados e universais, como linguagens de comunicação. As apresentações teóricas e os trabalhos práticos recorrem a diferentes meios e suportes, planimétricos e tridimensionais, consoante as matérias.

    Abordam-se geometrias dos sólidos, secções e planificações, noções métricas de escala (humanas e topográficas), representação de espaços (escadas, coberturas e sombras) e modelação de “cubos incompletos”.

    - João Belo Rodeia

    O objetivo da unidade curricular é o conhecimento do percurso da Arquitetura e do Urbanismo ocidentais durante a idade Média (sécs. V-XV), integrando-o no processo de formação da cultura europeia e tendo em conta a especificidade de cada contexto espacio-temporal particular, designadamente os contextos ibérico e português. Pretende-se apetrechar o aluno com a utensilagem teórica e metodológica que lhe permitirá descodificar as arquiteturas e as formas urbanas do passado medieval e identificar as modalidades da sua transmissão/ adaptação ou negação, em cada um dos diferentes quadros espacio-temporais de que se compõe a Idade Média e na sua articulação com a Modernidade.

    - João Belo Rodeia

    O objetivo da unidade curricular consiste em conhecer e compreender os conceitos básicos da Geografia, assim como as suas diversas áreas de atuação, conhecer as diversas dimensões do território, nas suas vertentes biótica, abiótica e antrópica e compreender a importância do ordenamento do território e os seus principais conceitos e instrumentos.

    - João Santa Rita Fernandes

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo dos aspetos relativos às tecnologias tradicionais (populares e eruditas) bem como os processos da sua evolução e preservação.
    Outro objetivo é a compreensão baseada na observação dos processos e sistemas utilizados na construção contemporânea. Aborda-se
    a análise dos aspetos construtivos e estruturais que caracterizam as tecnologias e sistemas tradicionais em território português.

    Projeto III
    12 ECTS

    - Rui Mendes - João Favila

    O objetivo da unidade curricular consiste no entendimento da arquitetura como uma disciplina onde produção do pensamento e construção são equiparadas. Trabalha-se sobre o desenvolvimento da consciência do espaço como objetivo central da Arquitetura e sobre análises da História da Arquitetura como base de metodologia de projeto. Coloca-se a aproximação conceptual como objetivo estruturante de um projeto: identificação,
    invenção e construção. Desenvolvimento e consolidação dos códigos e instrumentos de comunicação e construção (desenhos e maquetas).

    Desenho III
    3 ECTS

    - Egas Vieira

    O objetivo da unidade curricular consiste no desenvolvimento das capacidades de observação e análise de modo a que o desenho, como reprodução gráfica dos objetos reais ou imaginados cumpra o seu papel na comunicação e análise dos desejos arquitetónicos.

    O objetivo da unidade curricular consiste em apresentar várias soluções informáticas que possam ajudar o aluno a compreender o computador. Apresenta-se uma breve história da Informática, formas de licenciamento e segurança de dados. Utilizam-se ferramentas de software que permitam a procura de soluções de espaço, relações entre objetos e escala, que permitam auxiliar o processo criativo e de conceção de projeto, como complemento do desenho manual e da maqueta física. Introdução ao CAD e ao desenho 2D.

    - José Monterroso Teixeira

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo cronológico dos temas centrais do século XV ao século XVI, face ao desenvolvimento
    científico, cultural e político. Analisam-se a tratadística renascentista, a representação da Cidade Ideal, o Maneirismo, o estilo “Chão” e as arquiteturas produzidas pelas ordens religiosas da Companhia de Jesus, Beneditinos, Cisterciences, bem como o urbanismo quinhentista: o Bairro Alto de S. Roque, as novas cidades planificadas, a colonização do Brasil e da Índia. Pretende-se que o aluno reconheça, compreenda e interprete
    criticamente os temas em estudo; que compreenda os cruzamentos, sobreposições e sucessões formais e de conteúdo das diferentes expressões arquitetónicas.

    - João Favila

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo dos principais aspetos associados à natureza geográfica e geológica de um terreno, bem como dos principais sistemas estruturais e construtivos. Outro objetivo é a compreensão de modos de construir, no pressuposto de que essa atividade força um profundo e fundamentado conhecimento dos processos, das tecnologias e dos materiais, bem como das suas diferentes qualidades
    e da sua adequabilidade. É ainda objetivo abordar as inovações tecnológicas da construção bem como das suas diversas componentes.

    - Filipa Ramalhete

    Domínio dos conceitos básicos da estática, nomeadamente os que se referem aos princípios fundamentais da mecânica Newtoniana, aplicada aos pontos materiais – sistemas de forças/equilíbrio e aos corpos rígidos – forças externas e internas, sistemas equivalentes de forças e binários de forças/momentos.

    Domínio da análise de estruturas isostáticas com cargas concentradas e distribuídas, reacções e equilíbrio de forças.

    Projeto IV
    12 ECTS

    - Rui Mendes - João Favila

    O objetivo da unidade curricular consiste no entendimento da arquitetura como uma disciplina onde produção do pensamento e construção são equiparadas. Trabalha-se sobre o desenvolvimento da consciência do espaço como objetivo central da Arquitetura e sobre análises da História da Arquitetura como base de metodologia de projeto. Coloca-se a aproximação conceptual como objetivo estruturante de um projeto: identificação,
    invenção e construção. Desenvolvimento e consolidação dos códigos e instrumentos de comunicação e construção (desenhos e maquetas).

    Desenho IV
    3 ECTS

    - Egas Vieira

    O objetivo da unidade curricular consiste no desenvolvimento das capacidades de observação e análise de modo a que o desenho, como reprodução gráfica dos objetos reais ou imaginados, cumpra o seu papel na comunicação e análise dos desejos arquitetónicos. Estende-se o objetivo à compreensão da estrutura do espaço urbano e dos seus modos de habitabilidade.

    - Gonçalo Folgado Santos

    O objetivo da unidade curricular consiste em trabalhar com soluções de CAD paramétricas orientadas para Arquitetura de forma a tirar partido do modelo como objeto de construção, ao qual são extraídos de forma automática ou semiautomática os desenhos técnicos. Faz-se a introdução a ferramentas de modelação, renderização e animação, através de várias soluções de 3D.

    O aluno terá contacto com ferramentas de Planeamento, de Visualização não fotorrealista, Apresentações e Internet.

    - José Monterroso Teixeira

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo cronológico dos temas centrais do século XVII ao XVIII, face à evolução científica,
    cultural e política. Analisam-se a época Barroca e o Rococó, o Classicismo francês e o Neo-Palladianismo, bem como o urbanismo e arquitetura civil europeia e a reconstrução Pombalina de Lisboa. Pretendese que o aluno: reconheça, compreenda e interprete criticamente os temas em estudo; que compreenda os cruzamentos, sobreposições e sucessões formais e de conteúdo das diferentes expressões arquitetónicas.

    - João Favila

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo dos principais aspetos a ter em conta na definição dos sistemas construtivos relativos à constituição dos pavimentos, muros/paredes e coberturas de uma obra de Arquitetura. Constitui também um objetivo fundamental a compreensão das diversas opções de sistemas em função das solicitações e ações a que estão sujeitos.

    O objetivo da unidade curricular consiste no aprofundamento dos conceitos básicos de estática, nomeadamente os que se referem ao equilíbrio de corpos rígidos, estruturas isoestáticas, peças lineares, esforços axiais, esforços transversos, momentos fletores e respetivos diagramas.

    - João Belo Rodeia

    O objetivo desta unidade curricular consiste na apreensão de alguns conceitos básicos de Física que são fundamentais para compreender o  funcionamento de um edifício.

    Estes conceitos são analisados recorrendo a exemplos e analogias que tornam intuitivas as manifestações e influências destes conceitos no comportamento dos edifícios.

    Projeto V
    12 ECTS

    - Ricardo Carvalho - José Adrião Martins

    O objetivo da unidade curricular consiste na materialização de ideias num quadro prático e teórico, através da leitura crítica de realidades no tempo (assimilando a História e a Teoria) e na materialidade (física e construtiva). Pretende-se abordar em todas as fases do projeto os princípios conceptuais relativos aos temas enunciados e uma correspondência construtiva dos mesmos.
    Aborda-se a relação da Arquitetura com a Paisagem e o Território, os Sistemas naturais e os Sistemas Artificiais. Pretende-se operar com os sentidos, apelando à experiência, reconhecendo fragmentos aplicáveis em novos contextos, e obrigando à tomada de consciência dos partidos a assumir em cada fase do trabalho.

    O objetivo do programa procura fornecer um enquadramento para as questões genéricas da arte moderna e contemporânea, partindo do princípio que as relações entre arte e arquitetura ocupam um segmento essencial das práticas artísticas e arquitetónicas contemporâneas. O objeto desta unidade curricular reside na interpenetração entre as práticas das artes visuais e a construção de sucessivas abordagens da espacialidade. O tema desta unidade curricular reside numa visão da transformação das práticas artísticas e, consequentemente, da teoria sobre arte, a partir de dois dispositivos diferentes, mas interligados.

    São eles: o surgimento da exposição como dispositivo inseparável da apresentação pública das obras e as transformações no interior da escultura e da pintura no contexto das vanguardas do séc. XX.

    - João Belo Rodeia

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo dos principais materiais e sistemas utilizados na construção e respetivas tecnologias de aplicação, nos aspetos relacionados com a pormenorização do projeto e nos aspetos relativos ao comportamento geral dos materiais e sua manutenção. Abordam-se os seguintes materiais: ligantes e vedantes; pedra e derivados; madeiras e derivados; metais; argamassas; betões /derivados; vidro; acrílicos/ policarbonatos; cerâmicas e betuminosos.

    - Filipa Ramalhete

    O objetivo da unidade curricular é estabelecer relações entre a Antropologia do Espaço e a Arquitetura, familiarizando o aluno com as diferentes formas de representação coletiva do espaço. O objetivo consiste ainda no desenvolvimento da capacidade de compreensão das múltiplas formas de vivência e representação do espaço.

    - Telmo Cruz

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo dos principais materiais e sistemas utilizados na construção e respetivas tecnologias de aplicação, nos aspetos relacionados com a pormenorização do projeto e nos aspetos relativos ao comportamento geral dos materiais e sua manutenção. Abordam-se os seguintes materiais: ligantes e vedantes; pedra e derivados; madeiras e derivados; metais; argamassas; betões/derivados; vidro; acrílicos/ policarbonatos; cerâmicas e betuminosos.

    Estruturas I
    3 ECTS

    - Fernando Rodrigues

    Conceitos fundamentais da resistência dos materiais, nomeadamente os que se referem ao comportamento depeças lineares – Relações tensão/extensão e dimensionamento/verificação da segurança das mesmas.

    Projeto VI
    13 ECTS

    - José Adrião Martins - Ricardo Carvalho

    O objetivo da unidade curricular consiste na materialização de ideias num quadro prático e teórico, através da leitura crítica de realidades no tempo (assimilando a História e a Teoria) e na materialidade (física e construtiva). Pretende-se abordar em todas as fases do projeto os princípios conceptuais realativos aos temas enunciados e uma correspondência construtiva dos mesmos. Aborda-se a cidade na sua complexidade e heterogeneidade através de um projeto urbano. Pretende-se operar com os sentidos, apelando à experiência, reconhecendo fragmentos
    aplicáveis em novos contextos, e obrigando à tomada de consciência dos partidos a assumir em cada fase do trabalho.

    - João Belo Rodeia

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo da época contemporânea. A transição entre os séculos XIX e XX proporcionará um debate que se estende até ao final da I Grande Guerra Mundial e anuncia a fixação de uma ideia de Estilo Internacional. Após a II Guerra Mundial, a Europa assiste à crise da modernidade e a uma nova aposta na história, no contexto, nos conceitos que recuperam a noção de lugar. Seguem-se as
    discussões em torno do Pós-Modernismo e as saídas que o final de novecentos trará.

    - Filipa Ramalhete

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo da responsabilidade social da Arquitetura e da “rentabilidade social” da função do arquiteto, revelando o contributo da perspetiva sociológica na prática da Arquitetura. O desafio consiste em perceber como atuam os sociólogos no sentido de desvendar tais cumplicidades, procurando despertar o aluno para os contextos e os efeitos sociais da Arquitetura.

    - Telmo Cruz

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo dos diversos sistemas construtivos relacionados com a proteção, isolamento, impermeabilização e acabamento dos diversos materiais e sistemas construtivos. Abordam-se os materiais de proteção e revestimento; materiais e sistemas de impermeabilização e materiais e sistemas de isolamento acústico e térmico.

    Estruturas II
    3 ECTS

    - Fernando Rodrigues

    Conceitos fundamentais da resistência dos materiais, nomeadamente os que se referem ao comportamento de peças lineares – Relações tensão/extensão e dimensionamento/verificação da segurança das mesmas.

    Compreensão do funcionamento das construções na sua vertente estrutural e de fundações, nomeadamente os relacionados com o comportamento estrutural e com os aspectos conceptuais interligados com os materiais interessados/disponíveis e os aspectos construtivos propriamente ditos.

    Nesta área curricular são abordadas algumas vertentes dos edifícios com forte impacto na arquitetura. Nesta disciplina estuda-se em particular a acústica e a iluminação de espaço e é discutido o conceito de conforto acústico. Nesta unidade curricular é ainda feita uma introdução às energias renováveis, abordando em particular a energia solar térmica e a energia solar fotovoltaica.

    Projeto VII
    14 ECTS

    - Pedro Júlio Reis - Nuno Ribeiro Mateus

    O objetivo da unidade curricular consiste em trabalhar a ideia e o ato de construir, ligando em todas as fases do projeto os princípios conceptuais a uma correspondência material e construtiva, procurando lógicas que levem a novas combinações conceptuais. Os temas partem de casos concretos e apelam ao pleno usufruto do espaço nas escolhas dos materiais que caracterizam o ambiente desenvolvido, com a finalidade de criar um discurso arquitetónico coeso.

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo do fenómeno urbano, a partir do estudo de morfologias e tipologias presentes na cidade, propondo uma reflexão teórica sobre as várias forças que se cruzam na sua construção. A unidade curricular desenvolve-se com uma relação direta com a unidade curricular de Projeto VII, bem como com a análise do processo de transformação do espaço urbano no contexto da cultura ocidental. Propõe-se a experimentação de métodos de análise e de projeto com procedimentos interdisciplinares.

    - Telmo Cruz

    O objetivo da unidade curricular consiste na apresentação ou desenvolvimento de um determinado tema, recorrendo a conferencistas convidados, tendencialmente exteriores à escola, com um debate subsequente.

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo das questões de Comunicação (a enunciação e formulação de um pensamento) e da arte contemporânea.

    - João Belo Rodeia

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo e análise do processo de transformação do espaço urbano no contexto da cultura ocidental desde o início da Idade Moderna. A unidade incide ainda em casos de estudo relacionados com modelos teóricos e obras de Arquitetura e Urbanismo originários da primeira metade do século XX, com ênfase nos modelos da cultura europeia.

    Projeto VIII
    14 ECTS

    - Pedro Júlio Reis - Nuno Ribeiro Mateus

    O objetivo da unidade curricular consiste em trabalhar a ideia e o ato de construir, ligando em todas as fases do projeto os princípios conceptuais a uma correspondência material e construtiva, procurando lógicas que levem a novas combinações conceptuais. Os temas partem de casos concretos e apelam ao pleno usufruto do espaço nas escolhas dos materiais que caracterizam o ambiente desenvolvido, com a finalidade de criar um discurso arquitetónico coeso.

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo do fenómeno urbano, a partir do estudo de morfologias e tipologias presentes na cidade, propondo uma reflexão teórica sobre as várias forças que se cruzam na
    sua construção. A unidade curricular desenvolve-se com uma relação direta com a unidade curricular de Projeto VIII, bem como com a análise do processo de transformação do espaço urbano no contexto da cultura ocidental, abordando os temas contemporâneos da pós-metrópole e das megalópoles. Propõe-se a experimentação de métodos de análise e de projeto com procedimentos interdisciplinares.

    - Telmo Cruz

    O objetivo da unidade curricular consiste na apresentação ou desenvolvimento de um determinado tema, recorrendo a conferencistas convidados, tendencialmente exteriores à escola, com um debate subsequente.

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo das questões da Comunicação (a enunciação e formulação de um pensamento) e da Literatura (o fenómeno literário como expoente máximo de pensamento e comunicação).

    - Bárbara Silva

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo e análise do processo de transformação do espaço urbano no contexto da cultura ocidental desde o início da Idade Moderna. A unidade incide ainda em casos de estudo relacionados com modelos teóricos e obras de Arquitetura e Urbanismo da cultura portuguesa, originários da primeira metade do século XX.

    Projeto IX
    16 ECTS

    - Francisco Aires Mateus - Inês Lobo - Diogo Guimarães

    O objetivo da unidade curricular consiste na reflexão, pesquisa e análise, com caráter académico, autocrítico e fundamentado, de um tema de Arquitetura. O principal objetivo é a elaboração individual de um projeto de Arquitetura com toda a sua complexidade, desde a fase de Estudo Prévio à de Projeto de Execução. Nesta etapa da sua formação, os alunos já cumpriram oito semestres de estudos académicos e estarão assim aptos para encarar, numa perspetiva semelhante à da prática profissional, a elaboração de um projeto em todas as suas vertentes.

    O objetivo da unidade curricular consiste na apresentação ou desenvolvimento de um determinado tema, recorrendo a conferencistas convidados, tendencialmente exteriores à escola, com um debate subsequente.

    - João Gomes Silva

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo da paisagem, entendida como produção cultural de espaço, ou como expressão espacial organizada, objeto de conhecimento e interesse transdisciplinar. O caráter não linear do seu conhecimento, a interação entre os fenómenos físicos e biológicos, os processos sociais de transformação antrópica e a interpretação e construção de modelos culturais, definem o plano de aproximação teórica ao tema (por oposição ao binómio natureza/ cultura).

    - Telmo Cruz

    O objetivo da unidade curricular consiste numa aproximação à elaboração da documentação desenhada e escrita, sua apresentação e sistematização, relativa a um Projeto de Execução. Abordam-se os temas referentes às diversas infraestruturas, sistemas associados, traçados e aos diversos modos da sua integração no conjunto de um projeto. Esta UC está diretamente relacionada com a UC de Projeto IX.

    Projeto X
    16 ECTS

    - Francisco Aires Mateus - Inês Lobo - Diogo Guimarães

    O objetivo da unidade curricular consiste em criar um clima de reflexão, pesquisa e análise e proposição, com caráter académico, autocrítico e fundamentado de um tema de Arquitetura. O principal objetivo é a elaboração individual da tese para as provas finais do Mestrado Integrado em Arquitetura.

    O objetivo da unidade curricular consiste na apresentação ou desenvolvimento de um determinado tema, recorrendo a conferencistas convidados, tendencialmente exteriores à escola, com um debate subsequente.

    - João Gomes Silva

    O objetivo da unidade curricular consiste no estudo da paisagem, entendida como produção cultural de espaço, ou como expressão espacial organizada, objeto de conhecimento de interesse transdisciplinar. O caráter não linear do seu conhecimento, a interação entre os fenómenos físicos e biológicos, os processos sociais de transformação antrópica e a interpretação e construção de modelos culturais, definem o plano de aproximação teórica ao tema (por oposição ao binómio natureza/ cultura).

    - Telmo Cruz

    O objetivo da unidade curricular consiste numa aproximação à elaboração da documentação desenhada e escrita, sua apresentação e sistematização, relativa a um Projeto de Execução. Aborda-se a organização de desenhos, referenciação da informação (desenhos gerais e de pormenor) e a articulação entre peças desenhadas e escritas, concretamente os aspetos relativos às informações contidas em documentos como Cadernos de Encargos ou Medições e Orçamento. Esta UC está diretamente relacionada com a UC de Projeto IX.

    Bárbara Silva

    Diogo Guimarães

    Fernando Rodrigues

    Gonçalo Folgado Santos

    João Belo Rodeia

    João Gomes Silva

    João Quintela

    José Adrião Martins

    José Monterroso Teixeira

    Nuno Ribeiro Mateus

    Pedro Júlio Reis

    Ricardo Bak Gordon

    Ricardo Carvalho