Este Workshop ajuda a identificar comportamentos que promovem o bem-estar mental fomentando a resiliência e a inclusão, desenvolver estratégias de autocuidado do teu equilíbrio, ajudar os teus colegas em momentos difíceis, descobrir e mobilizar recursos disponíveis na comunidade. Várias questões serão colocadas aos alunos, começando por “Como é estar no Ensino Superior?”, “Saúde mental: é possível encontrar uma receita?”, “O que fazer quando não estamos bem?”, “Apoio Interpares à ajuda especializada” e “Quais os recursos”. Sendo esclarecidas através de diversas atividades interativas, que permitem a partilha de uma forma prática e genérica, sem ser necessário uma exposição pessoal, como o Mentimeter, uma aplicação usada para criar apresentações com feedback em tempo real (https://www.mentimeter.com/pt-BR).
Temas a abordar:
- Comportamentos que promovem a saúde mental;
- Estratégias de autocuidado emocional;
- Sinais de sofrimento mental;
- Recursos existentes na comunidade em situações de sofrimento;
- Mitos e preconceitos sobre saúde mental.
Participa na criação de um Campus mais saudável, onde as ideias e o conhecimento compartilhados constroem uma comunidade educativa de apoio.
O workshop será conduzido por Tiago Casaleiro, Professor da Escola Superior de Enfermagem SFM.
DECORREU NA UAL O WORKSHOP HEALTHY AUTÓNOMA COM A TEMÁTICA BEM-ESTAR NO ENSINO SUPERIOR
No âmbito do Projeto AMBIÇÃO, CAMPUS Autónoma/ESEJD, focado na Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior, através de inovação pedagógica e competências académicas e socioemocionais, foi o Professor Tiago Casaleiro, Enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental, Docente na Escola Superior de Enfermagem SFM do Grupo Autónoma, o convidado para o Workshop HEALTHY Autónoma/ESEJD “Bem estar no Ensino Superior”, que decorreu na UAL dia 10 de janeiro.
Foram abordados vários temas, começando por “Como é estar no Ensino Superior?”, “Saúde mental: é possível encontrar uma receita?”, “O que fazer quando não estamos bem?”, “Apoio Interpares à ajuda especializada” e “Quais os recursos”.
Estas questões foram esclarecidas através de diversas atividades interativas, que permite a partilha de uma forma prática e genérica, sem ser necessário uma exposição pessoal, como o Mentimeter, https://www.mentimeter.com/pt-BR, uma aplicação usada para criar apresentações com feedback em tempo real, que de imediato suscitou o interesse dos jovens, passando para o “Angry Bird”, um peluche azul, que ia de mão em mão através de grupos para respostas curtas e rápidas sobre o que precisam saber para cuidar da sua saúde mental.
Cartas XL de baralho também foram utilizadas para outro exercício, onde se juntam novos grupos e naipes para identificarem nos cinco elementos apresentados, aspetos que ajudam a promover a saúde mental, escrevendo as suas palavras-chave em post-it, colando-os em papel cenário, onde cada grupo tem um dos elementos para trabalhar: “Mente sã em corpo são”, “Exercício”, “Nutrição”, “Tempo de descanso”, “Adaptação” e “Ligação”.
Foram mostrados diversos vídeos como o “Kit Básico de Saúde Mental”, com o registo em https://www.manifestamente.org/kit-baacutesico-de… , uma formação online, aconselhados vários livros como “Uma Caixa De Primeiros Socorros Das Emoções de Maria Palha (2016), comentados Podcasts como o “Desassossego” de “Fumaça” https://fumaca.pt/desassossego-investigacao-sobre-saude…/, uma série de cinco episódios sobre a saúde mental.
No final, foram uma vez mais relembrados, os recursos que o Grupo Autónoma oferece e disponibiliza a todos os seus alunos: o GIRU – Gabinete para a inclusão e Resiliência Universitária em https://autonoma.pt/…/gabinete-para-a-inclusao-e…/, o Grupo de Voluntariado em https://autonoma.pt/voluntariado/ e o GAPS – Gabinete de Aconselhamento e Promoção da Saúde em https://autonoma.pt/…/gabinete-de-aconselhamento-e….
O Grupo Autónoma supera desafios, cuidando da saúde mental dos seus estudantes.