Workshop de Primeiros Socorros | 11 dezembro | 17h30 | Auditório 1

 11 Dezembro, 2019 - 17:30

A formação vai abordar o sistema integrado de emergência médica, recursos e resposta do sistema aos pedidos de socorro, o papel do cidadão na cadeia do socorro, os conceitos essenciais de primeiros socorros, o suporte básico de vida, a desfibrilhação automática externa e a obstrução da via aérea.

 

Orador

Miguel Ângelo dos Santos Fernandes
Bombeiro no aeroporto de Lisboa pela empresa FALCK SCI Portugal

Bombeiro desde 2002, formado inicialmente nos Bombeiros Voluntários de Penela, obteve formação profissional na Companhia de Bombeiros sapadores de Coimbra e certificação de tripulante de emergência pelo INEM. Técnico de defesa da floresta contra incêndios, formado na Escola Superior Agrária de Coimbra, exerceu diversas atividades na área da defesa, segurança e socorro como militar, bombeiro, tripulante de ambulância,sapador em equipas helitransportadas de combate a incêndios, técnico de busca e resgate em estruturas colapsadas e operador de socorro e emergências em aeródromos.

Integrante de vários projetos formativos, fez parte do desenvolvimento do manual de preparação física e desportos da Escola nacional de Bombeiros. Formador desde 2009 por várias entidades, foi responsável pelo departamento de formação dos Bombeiros voluntários de Penela entre 2014 a 2017, tendo nesse período levado a cabo programas de formação para escolas.

 

Departamento de Ciências Económicas e Empresariais