A experiência diz-nos que o ensino atual está numa fase de evolução e de mutação onde o aluno cada vez mais se assume como elemento central e ativo no processo de aprendizagem. Cabe
ao docente adotar novas estratégias educacionais, implementando novos métodos “expositivo, ativo, interrogativo, demonstrativo” de modo que o processo pedagógico, não seja dada uma atenção excessiva ao professor em detrimento do aluno e do programa da unidade curricular. A principal função destes métodos será manter e promover o equilíbrio entre Professor – Saber – Aluno. Os objetivos são considerados meios que ajudam os docentes e os alunos a conhecer os caminhos a seguir, permitindo que estes saibam o destino que se pretende alcançar. Numa sociedade cada vez mais dominada pela imagem e pelo som, o processo pedagógico que recorre às técnicas de simulação, encontrou nos meios audiovisuais e nas novas tecnologias, um auxiliar precioso. Na verdade, o docente, numa aula, se quiser fazer compreender, tem de ter sempre em conta o impacto da imagem, do som e do movimento sobre a turma. No entanto, este impacto é fruto de algo que é externo à aula, advêm da capacidade que as imagens têm de falar por si, e muitas das vezes serem mais facilmente apreendidas do que um condimentado discurso. Um recurso didático é todo o material utilizado no processo pedagógico com o objetivo de o tornar mais agradável, eficiente e eficaz. Estes devem servir fundamentalmente para apresentar um tema ou assunto, facilitar a compreensão por meio de documentos escritos, sonoros ou visuais, esclarecer um aspeto de um problema ou questão.
Hoje é impensável imaginar o processo ensino/aprendizagem sem estes meios. Utilização de abordagens inovadoras – criar e implementar material digital inovador, adequado ao que se pretende ensinar e a quem se pretende ensinar; uma aprendizagem eficaz – isto é, a criação de diferentes abordagens a um tema para que os alunos possam escolher a que melhor se adequa à sua forma de aprender; criação de espaços de aprendizagem autónoma para os alunos; criação de espaços de colaboração e estimulação do pensamento cognitivo; avaliação formativa – deve ser proporcionada aos alunos a avaliação, para que estes tomem conhecimento do seu processo de aprendizagem, assim, deve ser dado um feedback célere aos alunos para que eles saibam o que podem melhorar e como podem melhorar. Neste contexto, iniciamos o Webinar sobre o tema “Criação de conteúdos podcasts ao serviço da gestão do desporto”, tendo por objetivo, dotar os alunos de gestão do desporto de ferramentas tecnológicas, atuais, com acesso a novos programas e plataformas colaborativas de aprendizagem, que lhes permitam cumulativamente através das suas dinâmicas, valorar o seu conhecimento e formação.
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