Editora (EdiUAL)

Com mais de trinta anos de atividade, os Serviços Editoriais da Universidade Autónoma de Lisboa garantem uma chancela editorial de prestígio e notoriedade.

Serviços Editoriais – EdiUAL

Os Serviços Editoriais são parte essencial da promoção dos resultados de investigação da comunidade UAL há mais de 30 anos.

Contexto

A tradição editorial da Autónoma sempre acompanhou o percurso da Universidade. As edições com a chancela EdiUAL contêm temáticas diversas e díspares, numa abrangência singular qualitativa e quantitativa, quer no domínio das monografias quer no das publicações periódicas, fruto do desempenho conjunto dos distintos Departamentos, docentes e investigadores.

Primeiro com edições em papel, quando apenas existia uma lógica de suporte impresso, transitando posteriormente para um paradigma digital, a UAL está em consonância com os desígnios de Acesso Aberto, estimulados pela FCT desde 2014, e reforçados com o Plano S, promovido pela Science Europe.

Renovada estruturalmente, tem edições no universo digital assumindo, mais do que a desmaterialização do suporte, a partilha de conteúdos, acessíveis através de Camões,  Repositório Institucional da UAL, das páginas dos centros de investigação, bem como dos sites próprios das publicações periódicas: Janus.net: e-Journal of International Relations, Janus Anuário, Galileu: Revista de Direto e Economia, Psique, Estudo Prévio e European Review of Business Economics.

 

Suporte aos autores

Os Serviços Editoriais da UAL são facilitadores da publicação científica, prestam apoio aos autores sobre as boas práticas da edição na comunidade a que pertencem, e podem ser intermediários entre autores e editores comerciais, caso se pretenda editar em suporte papel.

As edições digitais da UAL têm ISBN /ISSN e são valorizadas por indicadores persistentes, Handle e DOI, Digital Object Identifier.

As publicações estão assinaladas com licenças Creative Commons, que protegem os direitos de autor, permitindo a partilha.

 

Processo de submissão de originais

As propostas devem ser enviadas aos Serviços Editoriais, para ediual@autonoma.pt

A política editorial prima pela não publicação de textos que já estão disponíveis, em papel ou online. Esta verificação é feita com recurso a um suporte informático.

Na proposta devem constar:

Sugestão de título,

Área científica,

Autor(es), com a respetiva afiliação

Coordenação científica, quando se aplique

Departamento

Centro de Investigação.

Deve ser indicado o género de publicação: monografia, atas de encontro científico, ensaio, crónicas, discursos, entre outros (Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento estão já disponíveis online em Camões, Repositório Institucional da Universidade Autónoma de Lisboa).

 

A proposta será analisada internamente sendo dada uma resposta até duas semanas:

  • Sobre a aceitação ou não da proposta. A resposta negativa será justificada.
  • Sobre a necessidade de revisão, da responsabilidade do proponente.
  • Sobre a adequação do título, sendo dadas sugestões quando consideradas necessárias.
  • Sobre prazos, nunca inferiores a três meses, a contar da entrega do documento já revisto, e conforme as instruções práticas indicadas abaixo.

 

A aceitação destas condições pressupõe a passagem à fase seguinte, da paginação.

Dependendo da dimensão do documento, número de capítulos, elementos gráficos, imagens, tabelas, gráficos, entre outros, a paginação pode ser mais ou menos demorada.

Terminada a paginação o documento é devolvido ao proponente para uma revisão final, permitindo correção de gralhas e pequenos acertos, sem modificações substanciais.

Depois de devolvido e introduzidas as correções a fazer, é enviado de novo ao proponente para aprovação final.

Em caso de obras coletivas o contacto faz-se entre os Serviços Editoriais e um dos coordenadores, a designar pela coordenação da obra.

A capa é discutida entre os proponentes e os Serviços Editoriais, cabendo a estes a decisão final em caso de não haver unanimidade.

As propostas em áreas científicas com coleção já existente têm uma capa com o respetivo modelo.

 

Informações práticas

O autor ou coordenador envia aos Serviços Editoriais, atempadamente:

Índice

Datas de recebimento e aceitação dos textos por parte da coordenação (caso se aplique)

Resumos (PT-EN) (Caso se aplique)

Introdução

Prefácio, caso se aplique

Notas biográficas do(s) autor(es), (até 10 linhas) com indicação de ORCID e/ou Ciência Vitae.

Ficheiros de texto em formato editável (word).

Imagens em ficheiro à parte, com um mínimo de 300DPI, onde são numeradas pela ordem que entram no texto (fig. 1, 2, 3…)

Lista de legendas das imagens, associando um nº a uma legenda (caso a imagem, ou qualquer outro material, não sejam do autor é obrigatório mencionar fontes e créditos).

Tabelas, gráficos e outros elementos semelhantes nos respetivos formatos editáveis (word, excel, illustrator, …)

Informação a constar na contracapa.

 

As imagens são localizadas no texto com a seguinte menção – (Inserir Fig. X)

Sempre que há lugar a traduções de excertos, deve indicar-se em nota (Tradução nossa).

Em caso de obras coletivas o todo deve refletir apenas uma norma bibliográfica (NP 405, APA, IEEE, Chicago, …).

Todos os links mencionados são verificados na paginação, razão pela qual as bibliografias não assinalam a data de acesso. Esta é indicada em nota, de forma global, pelos Serviços Editoriais.

Todos os aspetos técnicos aqui não mencionados podem ser esclarecidos e partilhados com os autores.

 

Contactos

E-mail: ediual@autonoma.pt

Tel.: 213 177 667