Introduzir o conceito de sustentabilidade, apresentando os três pilares e os 5P’s do desenvolvimento sustentável, bem como os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável e a sua ligação com o setor desportivo. Evidenciar o enquadramento da relação entre o desporto e a sustentabilidade ao nível internacional, com as orientações das Nações Unidas e do Comité Olímpico Internacional. Expor a relação entre a sustentabilidade ambiental e o turismo desportivo, identificando os fatores influenciadores da sua implementação e as várias implicações para a gestão. Apresentar vários estudos sobre a sustentabilidade ambiental em eventos desportivos e a alavancagem estratégica para a implementação da sustentabilidade nos eventos desportivos.
Moderadora
Coordenadora local da conferência. Sobre a decisão de levar o evento à Universidade Autonoma de Lisboa, esta afirmou que: “Portugal é um lugar privilegiado onde se concentram políticas de promoção do desporto e da atividade física em consonância com os países da União Europeia. Reconhecemos os benefícios sociais, económicos e de integridade do desporto. O desporto é mais do que desporto, causa emoção e leva à mobilidade entre países, o que promove a economia, o turismo e a diversidade. É uma honra receber esta conferência e debater os desafios do desporto hoje e no futuro, numa abordagem europeia”.
Oradora convidada
Investigadora em CinTurs – Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being.
PhD em Gestão do Desporto (FMH); Mestre em Gestão do Desporto (FMH) e em Cidadania Amabiental e Participação (UAB); Investigadora Integrada no Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being (CINTURS). Interesses de investigação: Desporto de Natureza, Eventos Desportivos, Sustentabilidade Ambiental, Desenvolvimento Sustentável.