No panorama linguístico mundial, a língua portuguesa conhece uma posição privilegiada, quer pelo número elevado de falantes maternos quer por constituir a língua oficial em nove países e uma região administrativa dispersos por todos os continentes.
A crescente força demográfica e económica dos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) e o facto de o português constituir a língua oficial destes Estados conferiram a esta língua originária de um pequeno país uma posição ímpar entre as dez línguas mundiais mais importantes. Assim se construiu um património comum, pertencente por inteiro a todos os seus falantes, que a todos pode trazer vantagens, quer nas relações bilaterais, quer na cena mundial.
A comunidade dos falantes do português possui uma das maiores projeções demográficas até ao fim do presente século e detém das maiores quantidades de recursos naturais do mundo face à população. Desde as plataformas marítimas, à terra arável, passando pelas reservas de água doce e os recursos minerais e energéticos, os países da CPLP estão entre os mais favorecidos do mundo. Em termos geoestratégicos, os países falantes maternos do português estão presentes em quatro continentes e são uma comunidade linguística determinante em dois deles, América e África, o que permite tecer uma rede de influência e de diplomacia de significativo alcance.
Orador
Professor Catedrático Luís Reto
Coordenação
Professora Doutora Luísa Godinho
Departamento de Relações Internacionais