Durante muito tempo, a maioria das iniciativas de intervenção sobre a saúde mental nas escolas centrou-se no modelo de causalidade-efeito de um certo número de problemas relacionadas com a escola, considerando, por exemplo, os vários sintomas, e dando respostas limitadas aos problemas observados. Como demonstrei, outras abordagens à saúde mental nas escolas desenvolveram-se com base numa abordagem global e ativa das questões de saúde relacionadas com a escola. Centraram-se em duas direções: uma centrada na gestão dos problemas, ou seja, uma resposta imediata, e a outra centrada na prevenção, ou seja, uma abordagem mais global da saúde mental como um aspeto essencial da educação. Atualmente, a escola é mais amplamente reconhecida como o local ideal para a prevenção e a promoção da saúde mental como parte integrante da sua missão educativa. As iniciativas que apresentei mostram não só que é possível lidar com o aparecimento de problemas e o seu tratamento nas escolas, mas também desenvolver verdadeiros modelos de educação para a saúde nas escolas. Estas novas abordagens, centradas na saúde mental, fornecem agora novos meios de ação nas escolas, tornando a saúde mental um fator essencial do sucesso educativo.