Guião de Candidatura
1 – Introdução
O presente guião, em consonância com o Regulamento Geral de Mestrados e Doutoramentos da Universidade Autónoma de Lisboa (nº 564/2019), estabelece as normas e os critérios de candidatura para a 3.ª edição do doutoramento em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
2 – Quem pode candidatar-se
a) Titulares do grau de mestre ou equivalente legal em Ciências da Comunicação ou qualquer área das Ciências Sociais e Humanas/Letras.
b) Os titulares de grau de licenciado com um currículo escolar e científico especialmente relevante que seja reconhecido pelo Conselho Científico, em parecer fundamentado, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos; de forma excecional serão admitidos titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, com reconhecidos méritos curriculares ou científicos que sejam reconhecidos pela comissão do ciclo de estudos e posteriormente validados pelo Conselho Científico.
c) Os detentores de um currículo escolar, científico e profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico, em parecer fundamentado, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
3 – Objetivos Gerais
- Desenvolver competências de rigor no pensar e no produzir académico.
- Discutir desde uma perspetiva crítica as correntes historiográficas que interpretam o colonialismo português e as conceções posteriores do póscolonialismo.
- Fomentar um conhecimento multidimensional dos países que constituem o universo CPLP, em concreto aprofundar a compreensão social, económica, política e mediática de cada uma das realidades em estudo.
- Compreender o papel dos Estados, das Organizações formais e da Sociedade Civil na conformação do projeto da comunidade de países de língua portuguesa.
- Inserir os participantes nas redes académicas e nos projetos que se encontram afetos a esta proposta de terceiro ciclo, em parceria com as nossas congéneres africanas (UNI-CV e UEM) e brasileira (PUC-SP).
4 -Vagas
20 vagas
6 – Documentos
a) Historial académico (certificados que comprovem as habilitações académicas)
b) Curriculum Vitae Europass detalhado6 (contemplando os seguintes campos; formação académica, formação profissional, publicações académicas, participação em eventos científicos, experiência em investigação)
c) Carta de motivação, onde devem ser apresentadas as intenções para cursar o programa de estudo em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
8 – Prazo de candidatura
Entre 25 de julho e 5 de setembro de 2022
9 – Bolsas de Estudo
Os quatro primeiros classificados do processo de seriação serão contemplados com uma bolsa de estudo em conformidade com o regulamento vigente.
10 – Resultados
A lista provisória de ordenação dos candidatos será divulgada na página institucional do doutoramento e comunicada a cada candidato por e-mail no dia 15 de Setembro de 2022.
Contatos: lferreirinho@autonoma.pt