Realizou-se, no passado dia 1 de outubro na Universidade Autónoma de Lisboa, a Conferência Internacional: A importância das Migrações para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. O Compacto Global para uma Migração Segura, Ordeira e Regular, sob coordenação da Prof.ª Doutora Constança Urbano de Sousa, ex-Ministra da Administração Interna e docente da UAL.
Esta conferência que contou com a participação na sessão de encerramento de Sua Excelência o Presidente da República teve também a presença de Sua Excelência o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
Foram objetivos da conferência internacional que reúne vários especialistas em Migrações de diferentes áreas científicas (economia, sociologia, ciência política, direito), analisar o contributo das migrações internacionais o Desenvolvimento Sustentável, refletir sobre a política europeia de imigração e o seu impacto na regulação das migrações internacionais e fazer uma análise crítica dos princípios orientadores e objetivos do Compacto Global, com especial enfoque no seu contributo para a realização da Agenda 2030 para um Desenvolvimento Sustentável.
Pretendeu-se, igualmente, contribuir para a divulgação, em Portugal, desta iniciativa das Nações Unidas, que mais do que nunca, se revela uma oportunidade para o desenvolvimento de políticas migratórias baseadas no respeito pelos direitos humanos e no reconhecimento de que as migrações internacionais seguras e reguladas devem ser algo que deve unir toda a comunidade internacional e não um fator de dissenso e divisão. Pretende-se, igualmente, com a publicação das intervenções prestar um contributo para esta discussão, que se quer global e esclarecida.