Paulo Portas, antigo Vice-Primeiro Ministro, Ministro da Defesa e Ministro dos Negócios Estrangeiros, foi o orador da conferência “Tendências Geopolíticas e Geoeconómicas de um Mundo em Mudança”, que decorreu hoje no auditório 2 da Universidade Autónoma de Lisboa.
A conferência abordou a relação entre a geopolítica e a geoeconomia e como isso afeta um cenário mundial em constante mudança, em particular na vertente empresarial e laboral. Por um lado, discutiu-se a conexão entre o espaço geográfico e as relações de poder entre as nações, nomeadamente, a turbulência geopolítica na Europa e Médio Oriente, as alterações fronteiriças, os recursos naturais, as mudanças climáticas e outros fatores geográficos que afetem a política de um país ou região serão algumas das temáticas a desenvolver. Por outro lado, esteve em debate as relações económicas entre os países e a forma como a geografia influencia as interações entre as nações, nomeadamente o modo como os países se relacionam em termos comerciais e financeiros e como os seus territórios interferem neste jogo de forças.
As perspetivas para mercado de trabalho em 2024, com a introdução da Inteligência Artificial, a pressão da inflação sobre os orçamentos, a mobilidade associada ao emprego ou a necessidade das iniciativas de diversidade e inclusão, foram outros temas em destaque na intervenção de Paulo Portas.
O evento revelou ser uma oportunidade única para os participantes compreenderem melhor a evolução das relações económicas e políticas globais e a significância dos dois campos para o futuro coletivo.
Paulo Portas disponibilizou a apresentação da conferência à comunidade académica. Descarregue aqui a apresentação.