Noite de Literatura Europeia 2026

6 Jun 2026 - 19:00

Universidade Autónoma de Lisboa

O Luxemburgo apresenta o livro “Léa e a teoria dos sistemas complexos”, de Ian De Toffoli — uma narrativa intensa que cruza ficção, teatro e reflexão política sobre a crise climática, na tradução de Fabienne Martinot.

Nascido no Luxemburgo em 1981, De Toffoli é escritor, dramaturgo e académico ítalo-luxemburguês. Estudou na Universidade de Paris IV-Sorbonne, onde se doutorou em Letras, e é autor de ensaios e peças traduzidos e publicados em vários países. A sua obra distingue-se pela abordagem de temas sociais e políticos e pela fusão entre documentário e ficção.

A partir da explosão que destrói a sede luxemburguesa da Koch Industries, uma das maiores empresas petrolíferas dos Estados Unidos, o livro entrelaça duas histórias: a de uma poderosa multinacional e a de Léa, uma jovem que se radicaliza perante a urgência da crise climática. Um retrato incisivo das ligações entre economia global e ação individual, num mundo onde tudo parece interdependente.

A leitura será interpretada pela atriz Carolina David, no átrio interior da Universidade Autónoma de Lisboa, instalada num palácio do século XVII, classificado como Imóvel de Interesse Público — exemplar da arquitetura residencial barroca, sobrevivente ao terramoto de 1755 e hoje uma das mais antigas universidades privadas do país.

A noite de literatura europeia conta com o apoio da Universidade Autónoma de Lisboa através da Autónoma Cultura