Licenciatura em Administração de Unidades de Saúde realiza evento de integração de novos alunos

No passado dia 14 de Dezembro, a coordenação científica da licenciatura em Administração de Unidades de Saúde, organizou, pela terceira vez, um evento de integração dos seus alunos, que tem contribuído positivamente para o sucesso escolar na licenciatura.
Este evento contou com a presença de alunos dos 3 anos letivos e com a colaboração de professores que os alunos convidaram.

O programa do evento contou com diversas iniciativas, começando com uma sessão fotográfica dos professores e alunos, seguida de um peddy papper que se intitulou “Caça Pistas Lisboa com História”, jantar, um jogo de cultura geral portuguesa “Cultura e Saberes” e a escolha de madrinhas e de padrinhos pelos caloiros.

 


Fig 2: Programa cedido aos alunos e professores com o convite para o evento.

A sessão fotográfica foi feita no Palácio da Universidade e contou com a boa disposição de professores e alunos.


Fig. 3: Alunos do 1º ano da licenciatura com a coordenadora: (da esquerda para a direita e de baixo para cima) Denise Bastos, Prof. Denise Capela dos Santos, Elisandra Pereira, Aline Teixeira, Mafalda Rosa, Max Sousa, Inês Ascenção, Paula Santos, Eunice Mavudesi, Thiago Freitas, Isabela Lopes, Isabel Pereira e Angélica Manuel.

Fig. 4: Alunos do 2º ano da licenciatura: (da esquerda para a direita e de baixo para cima): Esmeralda Kiasekoka, Crisolita Furtado, Jacob Teca, Jorge Pinto, Edmara Costa, Inês Moita, Licínia Soares, Eduardo Magalhães, Cátia Sá e Pedro Almeida)

Fig 5: Alunos do 3º ano: (da esquerda para a direita e de baixo para cima): Susana Lourenço, Vânia Farrim, Rosalina Arriegas, Fábio Campos, Carlos André Santos, Maura Costa e Aniurca Francisco.

Fig 6: Professores: (da esquerda para a direita e de baixo para cima) Prof. Ana Quaresma, Prof. Gonçalo Costa, Prof. Sara Paralta, Prof. José Brás dos Santos, Prof. Vanessa Gouveia, Prof. João Nabais e Prof. Denise Capela dos Santos

Dividiram-se professores e alunos em 4 grupos de forma aleatória e seguiu-se o peddy papper “Caça Pistas Lisboa com História”. Distribuíram-se 3 pistas a um dos professores de cada grupo, que ficou responsável por só abrir a pista seguinte, depois de todos os membros do grupo tirarem uma foto no monumento/edifício indicado na pista anterior. Ninguém sabia para onde ia mas todos sabiam a morada final do jogo: o restaurante eleito pelos alunos para o jantar, no Cais de Sodré.
De um momento para o outro, os grupos correram para tentar a vitória no jogo e o Palácio ficou rapidamente para trás.
O grupo 1 teve de descobrir, com base em pistas históricas, que teria de passar pela Sinagoga de Lisboa, Largo do Rato e Palácio de S. Bento. O grupo 2 descobriu que teria de chegar à Cinemateca Portuguesa- Museu do Cinema, à Praça das Flores e à Fundação Amália Rodrigues. O grupo 3 ficou incumbido de encontrar a Igreja de S. Mamede, o Museu Nacional de História Natural e o Hospital de Jesus. Já o grupo 4 localizou o Monumento aos Mortos da Grande Guerra na Avenida da Liberdade, o Jardim do Príncipe Real e o Museu Geológico.


Fig7. Grupo 1 na Sinagoga de Lisboa: (da esquerda para a direita e de baixo para cima) Aline Teixeira, Paula Santos, Pedro Almeida, Denise Bastos, Jacob Teca, Jorge Pinto, Prof. Denise Santos, Prof. Sara Paralta e Inês Moita.

Depois de um passo apressado até ao restaurante, a coordenadora da licenciatura monitorizou a chegada do último membro de cada grupo e as fotos de todos os seus membros em cada um dos locais para onde as pistas os levaram.

O grupo vitorioso recebeu um cartão “Está livre de praxe”, como 1º prémio do jogo.


Fig. 8: Grupo Vencedor do peddy paper (da esquerda para a direita): Angélica Manuel, Esmeralda Kiasekoka, Prof. João Nabais, Inês Ascenção, Isabella Lopes, Prof. Vanessa Gouveia, Edmara Costa e Cátia Sá.

Os restantes grupos foram alvos de praxe. O 2º grupo a chegar teve de jantar com pauzinhos; o que ficou em 3º lugar, jantou com pauzinhos e cantou uma canção de Natal; e o grupo mais lento jantou com pauzinhos e ficou responsável por compor a música e a letra do hino da licenciatura em Administração de Unidades de Saúde.


Fig. 9: Grupo responsável por compor a letra e a música do hino da licenciatura no jardim do príncipe real.

Aos presentes, juntaram-se outros alunos do 1º e do 2º ano que só tiveram oportunidade de estar connosco para jantar. Nesta altura, a taxa de adesão ao evento alcançou os 85%. Todos foram integrados nos grupos já existentes para o jogo seguinte.

Na hora da sobremesa, fomos surpreendidos com a oferta de um bolo feito por uma das alunas, como forma de honrar o momento. Muito obrigada em nome de todos à Esmeralda Kiasekoka que contribuiu muito para dignificar o espírito académico que se vivia!!! Foi a melhor sobremesa da noite!


Fig. 10 : Bolo surpresa realizado pela aluna Esmeralda Kiaserkoka.

Seguiu-se o jogo de “Cultura e Saberes”, em que os 4 grupos lutaram pelo lugar dos caloiros integrados no respetivo grupo, tendo de responder acertadamente a 4 questões de Literatura Portuguesa, 4 perguntas de Geografia de Portugal, 4 interrogações de História de Portugal e outras 4 sobre os grande Monumentos da Cidade de Lisboa. O grupo que acertou em mais questões venceu e os seus caloiros seriam os primeiros a escolher uma madrinha/ um padrinho do 2º ou do 3º ano.


Fig. 11: Grupo vencedor do jogo “Cultura e Saberes”

A noite já ia longa, o ambiente estava muito alegre e divertido, os alunos interagiram muito bem uns com os outros e quando se aproximou a hora da despedida, a maior parte dos caloiros já tinha um padrinho ou uma madrinha, mesmo sem a intervenção da coordenação, através do jogo anterior. No entanto, porque há sempre algum aluno mais tímido, a coordenação certificou-se que nenhum caloiro se foi embora sem ter a pessoa indicada para o batismo e para o(a) ajudar a ultrapassar estes 3 anos de luta, que se pretendem também de grande camaradagem, partilha e sorrisos.

É este o espírito da Universidade Autónoma de Lisboa, é este o espírito da Licenciatura em Administração de Unidades de Saúde, que pretende formar profissionais de excelência com memórias felizes na sua tradição académica.

Resultado do Evento: Missão cumprida!

 

Lisboa, 15 Dezembro de 2018

Denise Capela dos Santos

Coordenadora Científica da Licenciatura em AUS