Este livro, de que coordenei os conteúdos e a edição, resulta do colóquio internacional realizado em 2014 pela Universidade Autónoma de Lisboa, com o apoio das Câmaras de Lisboa e de Sintra, e a articulação estreita com a Direcção Geral do Património Arquitectónico.
O título feliz, sugerido pelo professor José Monterroso Teixeira, exprime bem a época em que Norte Júnior viveu e trabalhou, entre os inícios do século XX e os seus meados. O Eclectismo, como corrente estética, correspondeu então, na arquitectura, à utilização aberta e diversificada dos vários estilos que o Romantismo e Historicismo criaram, evoluindo desde o Classicismo à Arte Nova.
E Norte Júnior foi o expoente desta prática e deste entendimento da arquitectura em Portugal, a par do excepcional Ventura Terra (com este nas primeiras duas décadas de Novecentos).
A arquitectura de Norte Júnior reflectiu intensamente o gosto pelas artes decorativas, pela profusão ornamental, na procura pela riqueza de elementos escultóricos e pictóricos – ao longo de uma época em que tal visão da Belas Artes foi gradualmente depurada e abandonada, em prol da nascente arquitectura modernista.
Mas Norte Júnior também praticou esta, nas fases mais recentes do seu trabalho, inovando nos aspectos tecnológicos e construtivos – e acentuando deste modo a sua importância num tempo longo da evolução da arquitectura em Portugal.
Autor injustamente esquecido, ou pouco reconhecido e estudado, espera-se que com esta obra tal lacuna se ultrapasse; além do livro impresso com as comunicações havidas no colóquio referido, a DGPC criou um “Inventário Temático” disponível no seu site, dedicado à obra de Norte Júnior, que foi outra resultante útil e qualificada do evento, e será apresentada no lançamento agora previsto.
José Manuel Fernandes
17-2-2023
Oradores:
- Deolinda Folgado
- Fernando Martins
- João Carlos Santos
- João Rodeia
- João Correia
- José Manuel Fernandes
- José Monterroso Teixeira
- Jorge Ferreira