O Encontro de Jovens Escritores Africanos de Língua Portuguesa e o Prémio Literário EscritAfricando são duas atividades de destaque na vida do projeto EscritAfricando. Um e outro, vão ter em 2024 a sua quarta edição. Como é habitual, os jovens que pretendem melhorar a sua capacidade de escrita e divulgar a sua produção vão estar com “amigos” que lhes proporcionarão pistas de futuro.
Uma literatura viva, forte, florescente, é uma riqueza colectiva.
O EscritAfricando é um projeto da Ser Mais Valia que tem como objetivo geral ajudar os jovens escritores africanos de língua portuguesa a escrever melhor e a publicar os seus trabalhos.
A Ser Mais Valia é uma ONGD que trabalha sobretudo com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, tendo, portanto, como propósito a cooperação para o desenvolvimento.
No âmbito das suas muitas atividades, a SMV identificou jovens escritores africanos de língua portuguesa que necessitam de apoio para divulgarem a sua obra, para editarem o que escrevem, para se relacionarem com outros escritores e artistas e em alguns casos para aperfeiçoarem a sua escrita.
O EscritAfricando é um trabalho de cooperação – cultural – com os países de origem dos referidos jovens escritores.
09h30- Receção e inscrições
10h- Sessão de abertura
10h15- Trabalho com “candidatos a escritores”
12h- Apresentação escritAfricando 2023
12h30- Apresentação livros (venda e autógrafos)
13h- Intervalo para almoço
14h30- Identidades em diálogo
15h30- Rádio e Crónica Jornalística
16h30- Anúncio do Prémio escritAfricando 2024
16h35- Momento musical
17h- Encerramento