III ENCONTRO CIENTÍFICO INTERNACIONAL | SISTEMAS CRIMINAIS NA ERA DIGITAL

3 Fev 2025 - 09:30 | 6 Fev 2025 - 17:00

Auditório 1

O III encontro científico internacional, na linha dos anteriores, integra as linhas de I&D e pesquisa do Ratio Legis – Centro de Investigação e Desenvolvimento da Universidade Autónoma de Lisboa, da Delegação do JusGov – Centro de Investigação em Justiça e Governança da Escola de Direito do Minho, sediada na UAL, e da Escola de Direito da PUC-RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, programa de pós-graduação em ciências criminais, e do projeto de pesquisa da Faculdade de Direito da Universidade de Messina.

Professores, investigadores/pesquisadores, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos de várias instituições universitárias vão apresentar e debater paper’s que convocam questões jurídicas, político-criminais e criminológicas, passando pela regulação, pela incriminação e pelo procedimento criminal, que  integram o tema geral do encontro: Sistemas Criminais na Era Digital.

A coordenação científica está a cargo do Doutor Manuel Monteiro Guedes Valente, da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), do Doutor Mário Ferreira Monte, da Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUMinho), do Doutor Nereu José Giacomolli, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e do Doutor Stefano Ruggeri, da Universidade de Messina (UMessina). A coordenação científica adjunta é realizada pela Doutora Clarice Sohngen, da PUC-RS, pelo Doutor Emanuel Carvalho, da UAL, pela Doutora Jamilla Monteiro Sarkis, da Universidade Federal de Minas Gerais e PUC-RS, pela Doutora Janaina Matida, do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), e pelo Doutor Marcos Eberhardt, da PUC-RS.

09h30
Conferência de Abertura – A3
Em conjunto com o «Curso de Prova e Garantismo Penal».

Almoço

15h00
Apresentação de Trabalhos
Coordenador: Doutor Nereu Giacomolli

Jamilla Sarkis & Gabriela Mendes Machado

Beatriz Ferruzzi Sacchetin

Rowana Camargo

09h30
Apresentação de Trabalhos
Coordenação: Doutor Marcos Eberhardt & Doutora Inês Godinho

Jader Marques

Ana Carolina Proença

Gabriela Ruschel de Lia Pires

Almoço

15h00
Sessão Plenária – Doutor Eliomar da Silva Pereira

Apresentação de Trabalhos
Coordenação: Doutor Jader Marques

Ramiro Gomes Vol Saltiel

Raccius Potter

Gustavo Brito

09h30
Sessão Plenária – Professor Doutor Luigi Ferrajoli
A3 – Em conjunto com o «Curso de Prova e Garantismo Penal».

11h30
Apresentação de Trabalhos
Coordenação: Doutor Mário Ferreira Monte & Doutor Emanuel Carvalho

Daniela Scariot

Júlia Rödel de Moraes

Ruben Peregrino

Almoço

15h00
Apresentação de Trabalhos
Coordenação: Doutora Ana Raquel Conceição

David Eberhardt Américo

Gabriel Bulhões Nóbrega Dias

Gabrielle Casagrande Cenci

09h30
Sessão Plenária – Doutor Dário Ippolito

Apresentação de Trabalhos
Coordenação: Doutora Janaina Matida

Gabriel Saad Travassos do Carmo

Nathália Carvalho Silveira

João Carlos Dalmagro Jr.

Joana Coradinho

Almoço

15h00
Apresentação de Trabalhos
Coordenação: Doutor Geraldo Prado

Pâmela de Araújo Aquino

Carla Maria Rodrigues Gregório

Rafael Barros Bernardes da Silveira

 

Coordenação Científica e Executiva

Coordenadores e Investigadores