O II Seminário Pan-africanismo – Ontem e Hoje é inteiramente dedicado àquele que foi um dos mais destacados pensadores e políticos pan-africanistas de teor marxista do século XX: Amílcar Cabral, o fundador e dirigente do PAIGC – Partido Africano para a Independência da Guiné e de Cabo Verde, cujo centenário do nascimento se comemora este ano.
Este seminário, organizado pelo Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa, vai acolher diversos convidados para falarem sobre o tema. Entre eles os investigadores Julião Soares Sousa, Hilarino Luz, Teresa Martinho a par com Daniel Pina, primeiro secretário do PAIGC em Portugal, Yussef, ativista guineense e os doutorandos Jorge Fonseca de Almeida.
Espera-se um conjunto de intervenções de grande relevância académica e um debate vivo e participado. Convidamos os alunos, de todos os graus de ensino, a participar, nomeadamente aqueles que sentem o peso do Racismo, da Xenofobia ou de outras formas de descriminação.
O Pan-africanismo mantém um grande apelo em Portugal, onde tem uma herança histórica que data do início do século XX e um papel na atual abordagem teórica e luta contra o racismo e todo o tipo de discriminação e segregação.
11h: Primeiro Painel
Moderador: Jorge Fonseca de Almeida
Oradores:
Julião Sousa
Hilarino Luz
Daniel Pina
Segundo Painel (15h)
Moderador: Bruno Reis
Oradores:
Teresa Martinha
Jorge Fonseca de Almeida
Yussef