Pedro Matos

- Departamento de Ciências Económicas e Empresariais - Departamento de Engenharias e Ciências da Computação - Licenciatura em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações - Licenciatura em Engenharia Informática - Licenciatura em Gestão - Licenciatura em Informática de Gestão

jpmatos@autonoma.pt

Pedro Matos é Professor Universitário no Departamento de Engenharias e de Ciências Computação e de Gestão em Gestão de Projetos e Controlo de Gestão.

Concluiu a licenciatura em Gestão em 1987, o mestrado em Liderança em 1999 e o doutoramento em Economia Internacional em 2013, na Universidad Complutense de Madrid.

Foi CEO, Diretor Comercial e Diretor Financeiro de Multinacionais, da Hydro Building Systems, Portuga Telecom Wi-Fi, Browning, Scottish Union Insurance Life (Grupo BPI), Air Portugal Tours (TAP).

Atualmente é desde 2022, facilitador certificado da Amazon France e Amazon España para os temas da Liderança e Mudanças Estratégicas, facilitador e consultor desde 2012 da Bosch España, Bosch Latin America e Bosch Portugal para os temas da Gestão de Novas Oportunidades de Negócios e de Negociação de Compras e de Vendas.

Consultor e Formador da McDonalds, Maersk, Procter & Gamble, Carrier, Shell/Vivo Energy, tem-se deslocado presencialmente a alguns países da Europa, América Latina e África onde perto dos executivos, apoia na elevação das suas competências em Liderança, trabalho de equipa, comunicação e ligação com os media Locais.

É também administrador da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa onde desenvolve negócios com os 22 países da Liga Árabe, bem como ex-administrador financeiro (tesoureiro) do American Club of Lisbon.

Acompanha téses de doutoramento e dissertações de mestrado em várias universidades portuguesas e espanholas, bem como leciona ou já lecionou na Universidade Católica Portuguesa no mestrado de Direito em Liderança, no ISCTE Business School em áreas de Gestão Internacional, Estratégias de Crescimento Económico e Gestão de Recursos Humanos, na Universidad Europea de Madrid na área de Gestão de Marketing, na Universidade Europeia de Lisboa nos Mestrados de Marketing Digital, Liderança de Mercado, Estratégias de Negócios Internacionais.

Participa ativamente em grupos de produção científica no ISPIM, International Society for Profesional Innovation Management, donde é investigador desde 2016, nas áreas de inovação e empreendedorismo, tendo sido convidado para participar num programa de criação de novas 500 start up’s na Roménia a convite da União Europeia.

Embaixador para a Ética desportiva desde 2012, nomeado pelo Governo de Passos Coelho e reconduzido por posteriores, participa regularmente como membro e júri em concursos sobre ética e participa como incentive ethic speaker em reuniões de empresas e setores de mercado.