Patrício V. Langa é Professor de Sociologia, Etudos do Comparados do Ensino Superior, Políticas Públicas de Ciência e Inovação na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) em Moçambique.
Coordena programas internacionais de doutoramento em Estudos do Ensino Superior e em Estudos Comparados de Políticas Públicas de Ciência e Inovação (CHEPIS) com parceiros do KTH Royal Institute of Technology em Estocolmo, Suécia, na Universidade do Cabo Ocidental, África do Sul.
Faz supervisão de estudantes internacionais de doutorado e mestrado em Moçambique, África do Sul, Holanda, Suécia e Bélgica entre outros países. Estabeleceu o primeiro Programa de Mestrado em Estudos e Desenvolvimento do Ensino Superior (MESD) em Moçambique, em colaboração com a Universidade de Oslo (UiO) na Noruega e a UWC.
É pesquisador e professor visitante em várias universidades e centros de pesquisa, incluindo a Universidade Olso na Noruega, a Universidade Danube Krems (DUK) na Áustria e o Centro para o Ensino Superior (CHET) na África do Sul, Instituto para o Ensino Superior na Etiópia.
Prof Langa é formado em Ciências Sociais, Sociologia e Estudos do Ensino Superior, respectivamente, na UEM e na Universidade da Cidade do Cabo (UCT), África do Sul.
Em 2008 fundou o Centro para o Estudo do Ensino Superior e Desenvolvimento (CESD) e também a Associação Sociológica de Moçambique (AMS), que preside.
O Prof. Langa actuou como o primeiro Diretor Nacional de Avaliação Externa no Conselho Nacional de Garantia da Qualidade do Ensino Superior em Moçambique (CNAQ).
Foi membro do Conselho Nacional de Educação Superior (CNES). Lidera vários projectos de pesquisa internacionais em Moçambique, CEDEAO, SADC e região da África Oriental.
O Prof Langa publicou 4 livros, editou três edições especiais de periódicos e vários artigos em periódicos, incluindo Ensino Superior, Revista Europeia de Ensino Superior, Ensino Superior e Administração.
O Prof Langa faz parte de vários conselhos editoriais de revistas, incluindo o International Journal of Sociology (um jornal da Associação Internacional de Sociologia), Journal of Student Affairs in Africa-JSAA, África do Sul, Sociology Study in USA, Revista Simbiótica (Sociology & History, Brazil), International Journal of Working Papers in Higher Education Studies – WPHES, no qual foi co-fundador e é um dos editores na Áustria.
É um dos mentores por trás da nova Série de Dinâmicas da Educação Superior Africana (AHED), publicada pela African Minds, Stellenbosch, África do Sul.
Seus principais interesses de pesquisa incluem: teoria social, sociologia geral, socuiologia do risco, sociologia da saúde, sociologia da comunicação, estudos sociais da ciência, estudos do ensino superior; ensino superior e desenvolvimento econômico, sociologia do ensino superior, governanção do ensino superior e políticas públicas e financiamento do ensino superior.