Prof. Doutor Miguel Santos Neves

- Composição do Conselho Científico - Departamento de Ciências da Comunicação - Departamento de Direito - Departamento de Relações Internacionais - Doutoramento em Direito - Doutoramento em Relações Internacionais: Gepolítica e Geoeconomia - Licenciatura Ciências da Comunicação - Licenciatura em Direito - Licenciatura em Relações Internacionais - Mestrado em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais - Mestrado em Relações Internacionais

Doutorado pela London School of Economics and Political Science (LSE), MPhil em Economia do Desenvolvimento pelo Institute of Development Studies (IDS), University of Sussex, e licenciatura em Direito (Jurídico-Económicas) pela Faculdade de Direito de Lisboa. Presentemente é Professor Associado da Universidade Autónoma de Lisboa nas áreas de Relações Internacionais e Direito Internacional e Professor no IESM Mestrado em Ciências Militares, Investigador do Observare-UAL e Presidente do Network of Strategic and International Studies (NSIS), um think tank privado dedicado à investigação de questões internacionais. Desde 1995 e até 2013 foi Diretor do Programa Ásia e do Programa Migrações do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI). Membro do Conselho Académico da CASS Europe e membro do comité científico da revista Asia Europe Journal. É advogado e consultor de empresas.

Anteriormente desempenhou funções como Conselheiro Económico do Ministério dos Negócios Estrangeiros na área multilateral (ONU, Banco, Mundial, OCDE, OMC) e participou como membro de delegações portuguesas a diversas conferências internacionais. Foi ainda Assessor do Governador de Macau, integrado na assessoria diplomática, e do Secretário-Adjunto para a Administração e Justiça e perito do Grupo de Ligação Luso-Chinês sobre a questão do estatuto internacional de Macau. Tem participado desde há vários anos no Asia-Europe dialogue no contexto da ASEM e do EU-ASEAN+3. Em 2006 foi o lecturer convidado pela Asia- Europe Foundation para a 16th ASEF Lecture Tours (2006) – The Knowledge Regions and Innovation in the era of Globalization: challenges and opportunities for Europe and Asia.

Coordenou diversos projetos de investigação sobre a Ásia, designadamente sobre as relações EU-ASEAN, as relações UE-China, a segurança de Timor-Leste no contexto regional, as relações China-Japão, integração regional na ASEAN, a China – reunificação e integração na economia global: “The EU Member States’ bilateral policies towards China”, “Macao and the South China Triangle: from economic convergence to political divergence”; “Macao in the context of EU-China relations” Eminent Persons Report; “The Chinese Diaspora and China´s integration in the global economy” tendo desenvolvido investigação sobre a comunidade de negócios chinesa em Portugal. Tem coordenado igualmente projectos de investigação internacionais sobre direitos humanos, em especial o tráfico de pessoas, e migrações internacionais.