Mário Marques Silva

- Composição do Conselho Pedagógico - Departamento de Engenharias e Ciências da Computação - Licenciatura em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações - Licenciatura em Engenharia Informática - Licenciatura em Informática de Gestão - Mestrado em Engenharia Informática e de Telecomunicações

Ver Ciência Vitae
Ver curriculum vitae ORCID
mmsilva@autonoma.pt

Mário Marques da Silva é Professor Universitário e Diretor do Departamento de Engenharias e de Ciências Computação, bem como investigador do Instituto de Telecomunicações, em Lisboa, Portugal. Ele concluiu a licenciatura em 1992 e o Mestrado e doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, respetivamente em 1999 e 2005, ambos pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Entre 2005 e 2008 ele foi funcionário da Agência NATO Air Command Control & Management (NACMA) em Bruxelas (Bélgica), onde geriu os projetos de implementação dos sistemas de telecomunicações expedicionárias ​​do programa Air Command and Control System. Ele tem estado envolvido em vários projetos de telecomunicações, designadamente em projetos de investigação 5G e 6G, bem como sobre Internet of Things, Cibersegurança e Redes Blockchain. Mário Marques da Silva é também instrutor certificado pela Cisco para o CCNA.

Ele é o autor de cinco livros da editora Norte Americana CRC Press: Multimedia Communications and Networking; Transmission Techniques for Emergent Multicast and Broadcast Systems; Transmission Techniques for 4G Systems; MIMO Processing for 4G and Beyond: Fundamentals and Evolution e Cable and Wireless Networks: Theory & Practice. . É também autor de uma patente e de vários capítulos de livros. Adicionalmente, é autor de várias dezenas de artigos em revistas e conferências internacionais, membro do IEEE e da AFCEA, e revisor para diversas revistas científicas e conferências internacionais do IEEE. Finalmente, ele presidiu a muitas sessões de conferências e tem vindo a servir na comissão organizadora de relevantes conferências do EURASIP e do IEEE.